Triumph Tiger 900 2020
Re: Triumph Tiger 900 2020
Valeu Jota!
Zero grau com ventos fortes. Barraca quase se foi, já comprei uma melhor.
Zero grau com ventos fortes. Barraca quase se foi, já comprei uma melhor.
-
Robson
Dá para ilustrar capa de revista!!!
eclinck escreveu:
Camping no Cânion Boa Vista - São José dos Ausentes RS
Que foto... sensacional
!!
Ontem acampei no Cânion do Espraiado em Grão Pará SC.

Estrada muito foda pra subir e espetacularmente fodona pra descer, inclinada, estreita, curvas fechadas inclinadas e erosão por toda parte. Exigiu bastante do Véio gordo.

Estrada muito foda pra subir e espetacularmente fodona pra descer, inclinada, estreita, curvas fechadas inclinadas e erosão por toda parte. Exigiu bastante do Véio gordo.
Evandro, em AGO do ano passado tracei todo esse roteiro que vc anda fazendo por partes (e estou babando), ia fazer de jipe, mas no meio do caminho peguei COVID e voltei (pelo menos deu para fazer uma visita ao Jota, graças a Deus, sem transmitir COVID). Provavelmente não conseguirei fazer de jipe (leva mais tempo, coisa que não tenho agora) e to pensando em fazer de moto, daqui pro final do ano.
Uma das incógnitas era essa subida do Espraiado, de jipe, todo mundo diz que é bem tranquilo. De moto, alguns dizem que é, outros não. Há dois meses um brother que também anda de moto (tem uma Streetglide e faz trilha de Tornado) foi de jipe e falou que achou a subida "nada de outro mundo", disse que de BT é tranquilo de subir (inclusive disse que viu várias lá em cima). Contou que um conhecido tava de Ultra em Urubici, alugou uma Biz e subiu de boa... enfim, não sei o que esperar. É foda mesmo ou pra quem tem um mínimo de experiência offroad sobe de boa?
Minha intenção seria subir carregado (malas laterais), com garupa, etc para acampar. Mas depois de ler teu relato, fiquei preocupado.
Uma das incógnitas era essa subida do Espraiado, de jipe, todo mundo diz que é bem tranquilo. De moto, alguns dizem que é, outros não. Há dois meses um brother que também anda de moto (tem uma Streetglide e faz trilha de Tornado) foi de jipe e falou que achou a subida "nada de outro mundo", disse que de BT é tranquilo de subir (inclusive disse que viu várias lá em cima). Contou que um conhecido tava de Ultra em Urubici, alugou uma Biz e subiu de boa... enfim, não sei o que esperar. É foda mesmo ou pra quem tem um mínimo de experiência offroad sobe de boa?
Minha intenção seria subir carregado (malas laterais), com garupa, etc para acampar. Mas depois de ler teu relato, fiquei preocupado.
Triumph Tiger 900 2020
Cara, cada um vai medir conforme sua experiência. Pra você, se a estrada estiver seca sem chuva por uns 5 dias, vai achar barbada pra subir e talvez um pouco mais difícil pra descer. Outra coisa, pessoal reforma a estrada a cada tantos meses, quem pegar no fim do período de manutenção vai ter uma impressão muito pior de quem pegar no começo. Portanto tudo é relativo, lá em cima tinha casal de GS 1200 e de cb500x por exemplo. A subida no meu caso não foi ooooo que difícil, ja peguei coisa pior, mas tava cansado, moto carregada e estou absurdamente fora de forma. Você talvez subiria só com uma mão e uma perna esticada.
Filmei todo o trajeto, segue link. Pula pros 37 minutos que é onde começa a rota pro cânion. Vídeo bruto sem qualquer edição. O trecho piorzinho que é a subida fica nos 52 minutos.
Sem dúvida essa não é a pior rota de cânion que fiz até agora, a mais foda foi do pedras brancas. Ali sim o bicho pega.
Quando postei a foto ainda tava cansado, relembrando agora já não me parece tão complicada. Kkkk
Vídeo da descida. Aqui eu tava preocupado com as pedras molhadas.
Em suma, pra você eu diria que é tranquilo.
Filmei todo o trajeto, segue link. Pula pros 37 minutos que é onde começa a rota pro cânion. Vídeo bruto sem qualquer edição. O trecho piorzinho que é a subida fica nos 52 minutos.
Sem dúvida essa não é a pior rota de cânion que fiz até agora, a mais foda foi do pedras brancas. Ali sim o bicho pega.
Quando postei a foto ainda tava cansado, relembrando agora já não me parece tão complicada. Kkkk
Vídeo da descida. Aqui eu tava preocupado com as pedras molhadas.
Em suma, pra você eu diria que é tranquilo.
Editado pela última vez por eclinck em 19 Mai 2021, 13:37, em um total de 2 vezes.
Obrigado, Evandro! Esse vídeo farei questão de assistir em casa, na TV... massa
!
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Fizemos a descida, eu de Bandit e o Henrique de Shadow 750, com chuva e cheio de pedras grandes soltas. Estava bem ruim.eclinck escreveu: 19 Mai 2021, 13:37 Cara, cada um vai medir conforme sua experiência. Pra você, se a estrada estiver seca sem chuva por uns 5 dias, vai achar barbada pra subir e talvez um pouco mais difícil pra descer. Outra coisa, pessoal reforma a estrada a cada tantos meses, quem pegar no fim do período de manutenção vai ter uma impressão muito pior de quem pegar no começo. Portanto tudo é relativo, lá em cima tinha casal de GS 1200 e de cb500x por exemplo. A subida no meu caso não foi ooooo que difícil, ja peguei coisa pior, mas tava cansado, moto carregada e estou absurdamente fora de forma. Você talvez subiria só com uma mão e uma perna esticada.
Descer é foda, muito inclinada e lisa. Lembro que se freava a frente levantava a traseira e se freava a traseira arrastava. Tenso.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Com chuva deve ser horrível, tá loco.
- Rehbein
- Motoqueiro
eclinck escreveu: 10 Mai 2021, 14:13 Tigrona com 11.000 km firme e forte.
Camping no Cânion Boa Vista - São José dos Ausentes RS
Abraços!
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Eu reparei...
Mas o que mais me impressionou mesmo foi a Tiger 900, que é uma moto bem maior e mais pesada e carregando muito mais carga, ter conseguido acompanhar a Lander na subida desse morro. Tiro o chapéu para os ingleses!

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Tiger andava freando pois a Lander tava com medo de furar pneu. Com isso não me preocupo e sento o cacete. Hehe
- Rehbein
- Motoqueiro
eclinck escreveu: 20 Mai 2021, 09:39 Tiger andava freando pois a Lander tava com medo de furar pneu. Com isso não me preocupo e sento o cacete. Hehe
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Cortar pneu? Nunca vi isso não, ainda mais em moto leve. De Lander pode meter o pau, conjunto perfeito para essas estradinhas de chão com erosões/pedra/etc, pura diversão.
Único pneu "cortado" que já tive foram os Heidenau kc60 scout na GS1200 carregada... pneu lixo, furou duas vezes por conta de pedra pontuda na Bolívia/Peru. Tirando esse pneu que não aguenta mesmo, se a calibragem estiver correta, pode moer sem dó.
Único pneu "cortado" que já tive foram os Heidenau kc60 scout na GS1200 carregada... pneu lixo, furou duas vezes por conta de pedra pontuda na Bolívia/Peru. Tirando esse pneu que não aguenta mesmo, se a calibragem estiver correta, pode moer sem dó.
Penso assim e faço assim.
Marcus, olha a diferença pro meu vídeo.
-
Jota
Finalmente fiz minha primeira viagem com a tiger 900.
Total de 1600km. BH - Itambacuri - Itaúnas - Caratinga - BH.
Tava em alta abstinência.
Deu pra perceber os defeitos... o motor tem uma vibração chatinha entre 130 e 140, algo que não rolava na 800. o banco é inferior ao da 800, não pela espuma/gel mas pelo formato, o que vai fazer o airhawk voltar à ativa. A bolha tb é inferior à última versão da 800.
Fora isso, muitas qualidades. Suspensão impecável. Mesmo com os ajustes dianteiros e traseiros 100% voltados pro conforto, dava pra fazer curvas com total segurança independentemente da velocidade (não ando acima de 150 nunca), os freios são perfeitos, muito fortes mas totalmente moduláveis. Troquei a bolha original por um para brisa de scania e viajei com total silêncio, turbulência zero, vento inexistente.
Neutra em curvas, facílima de pilotar, e todo conforto. Nem mesmo o trajeto Itambacuri - Itaúnas, feito 100% do tempo na chuva, tirou o conforto e a segurança. Pneu não escapou uma única vez (calibrei 32 - 36 ao invés do recomendado 36 - 42). Consumo médio de 20,6km/l andando a 120 na maior parte do tempo, o que me pareceu excelente. Realmente, a ciclística dessa moto é foda, um bom up em relação à 800. Tá com um erro no sensor de pressão do pneu traseiro, marca corretamente mas reclama que tá com a calibragem incorreta mesmo se estiver apenas 1 libra abaixo do recomendado no manual. É tão irrisório que vou deixar pra ver na próxima revisão.
Se a tiger 800 e a gs800 eram mais parelhas, com vantagens pra um lado e pra outro, dependendo do uso, agora ficou ruim pra gs850. Ficou difícil encontrar uma situação em que seja mais vantajoso ter uma se comparada à tiger 900.
Vai ser legal ver se a triumph vai conseguir tornar a 1200 pelo menos próxima da gs1200. Acho muito difícil, pela questão da suspensão, mas talvez a diferença ciclística tenha diminuído. No aguardo...
Total de 1600km. BH - Itambacuri - Itaúnas - Caratinga - BH.
Tava em alta abstinência.
Deu pra perceber os defeitos... o motor tem uma vibração chatinha entre 130 e 140, algo que não rolava na 800. o banco é inferior ao da 800, não pela espuma/gel mas pelo formato, o que vai fazer o airhawk voltar à ativa. A bolha tb é inferior à última versão da 800.
Fora isso, muitas qualidades. Suspensão impecável. Mesmo com os ajustes dianteiros e traseiros 100% voltados pro conforto, dava pra fazer curvas com total segurança independentemente da velocidade (não ando acima de 150 nunca), os freios são perfeitos, muito fortes mas totalmente moduláveis. Troquei a bolha original por um para brisa de scania e viajei com total silêncio, turbulência zero, vento inexistente.
Neutra em curvas, facílima de pilotar, e todo conforto. Nem mesmo o trajeto Itambacuri - Itaúnas, feito 100% do tempo na chuva, tirou o conforto e a segurança. Pneu não escapou uma única vez (calibrei 32 - 36 ao invés do recomendado 36 - 42). Consumo médio de 20,6km/l andando a 120 na maior parte do tempo, o que me pareceu excelente. Realmente, a ciclística dessa moto é foda, um bom up em relação à 800. Tá com um erro no sensor de pressão do pneu traseiro, marca corretamente mas reclama que tá com a calibragem incorreta mesmo se estiver apenas 1 libra abaixo do recomendado no manual. É tão irrisório que vou deixar pra ver na próxima revisão.
Se a tiger 800 e a gs800 eram mais parelhas, com vantagens pra um lado e pra outro, dependendo do uso, agora ficou ruim pra gs850. Ficou difícil encontrar uma situação em que seja mais vantajoso ter uma se comparada à tiger 900.
Vai ser legal ver se a triumph vai conseguir tornar a 1200 pelo menos próxima da gs1200. Acho muito difícil, pela questão da suspensão, mas talvez a diferença ciclística tenha diminuído. No aguardo...
Não sei se as motos melhoraram ou se é porque eu nunca tinha andado nessa velocidade (com as GS air cooled), mas as minhas amizades "herança do tempo de jaca" tem me feito andar a 110/120 com o mamute, impressionante como ele "remunera" bem andando frouxo. Com o tanque de 20L, se andar até 120 km/h, dá para chegar próximo dos 380 kms de autonomia. Eu achava inimaginável essas >1000 fazerem acima de 17 km/l, mas agora acredito, fazem mesmo. Mas não é a minha tocada, só consigo andar assim em comboio de jaca. No feriado fui acampar, fui sozinho, arrochei... aí não tem milagre, com malas e acima dos 140 km/h o tempo todo, fica ali na casa dos 15 km/l, o que acho justo (mas aí a autonomia fica pouca, saudades da GSA).Jota escreveu: 19 Out 2021, 12:38Consumo médio de 20,6km/l andando a 120 na maior parte do tempo, o que me pareceu excelente.
Eu nunca andei em nenhuma Tiger sequer, então meu comentário é mero achismo, mas vamos lá... esses dias conversei com um amigo que tem uma Tiger 1200 acho que 2016 (ele disse que o modelo mudou em 2019 e acertaram). Cabra reclamou absurdos sobre a temperatura do motor, disse que rodando em dias quentes (acima de 35), viajando a 140 km/h ele ficava desconfortável com o calor do motor. (imagina na cidade). Também reclamou muito da proteção aerodinâmica da moto (ele tem uns 1,90), só conseguiu resolver quando tirou a bolha original e colocou uma microbolha feita por ele (de ali. Como amante das duas rodas torço pela evolução da Triumph, mas a impressão que dá ao conversar com os proprietários da marca é que o projeto é uns 10 anos defasados em relação ao da GS.Jota escreveu: 19 Out 2021, 12:38Vai ser legal ver se a triumph vai conseguir tornar a 1200 pelo menos próxima da gs1200. Acho muito difícil, pela questão da suspensão, mas talvez a diferença ciclística tenha diminuído. No aguardo...
Uma grande qualidade da Triumph que sempre falam é o motor, que dizem ser muito mais forte que o da GS, etc. Nas GS A/C eu realmente achava o motor um pouco limitado, não me sentia bem rodando muito além dos 140 km/h por horas a fio, parecia estar um pouco acima da faixa agradável. Mas já nas LC, sinceramente, além da potência que subiu bem, o motor ficou elástico, a moto chega aos 200 km/h (e por lá pode ser manter) muito rápido. Não sei o quanto a mais a Triumph 1200 anda, mas sinceramente, não há mais a falta de fôlego das antigas GS.... logo, se o motor era o único diferencial da Triumph, sinceramente, nem por 20 mil a menos que uma GS eu pegaria
-
Jota
É o que eu falei... a expectativa é que a diferença diminua, pq atualmente é até covardia comparar. Entre os mamutes, não tem pra ninguém, a ciclística da gs1250 é vencedora.
Triumph Tiger 900 2020
17.000 km e cada vez gostando mais da moto. Fazendo o uso que merece.