Diário de bordo da Sucatinha:final do 1º (e único?) Capítulo
Re: E o tio Russo hein? ... Chutou o balde!!!
Leandro, estou usando um defletor daqueles que é uma lamina parcialmente sobreposta a bolha. Com isso se tem um fluxo de vento por tras do defletor também. Nunca experimentei aqueles que são sómente uma lamina de extensão a bolha pois acho que aí a coisa complica. E até chegar num bom acerto experimentei uma distancia maior e menor da bolha e inclusive uma inclinação diferente. Sempre lembrando que até a altura do piloto faz diferença...
É que essa bolha é presa no guidão não ? No caso da Tiger é presa quadro, acho que não causaria problemaLeandro escreveu:Tenho a bolha Givi A200 e testei um defletor nela.
A vibração daquilo por causa do vento criou uma vibração gigante no guidão da moto. Tive que tirar.
Talvez numa bolha específica para modelos de motos com melhores pontos de fixação o defletor ajude, mas nessas bolhas genéricas não.
Mas ainda tenho que testar, se quiser me mandar esse defletor ai eu testo nela
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Ae Kameraden...
Para preservar o assunto bolha para a posteridade eu transplantei a conversa sobre elas para esse tópico do Pérolas do M@D sobre o assunto que estava meio vazio:
Para preservar o assunto bolha para a posteridade eu transplantei a conversa sobre elas para esse tópico do Pérolas do M@D sobre o assunto que estava meio vazio:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Jota
ninguém vê as pérolas, então vou postar aqui tb...
-
Jota
bolha é airflow, o resto é só enfeite.
Sim, o problema é esse: preso somente no guidão.Luigi escreveu: É que essa bolha é presa no guidão não ? No caso da Tiger é presa quadro, acho que não causaria problema
Passa o endereço que mando na segunda feira.Luigi escreveu:Mas ainda tenho que testar, se quiser me mandar esse defletor ai eu testo nela
Meu defletor é parecido com esse:rcf2 escreveu:Leandro, estou usando um defletor daqueles que é uma lamina parcialmente sobreposta a bolha. Com isso se tem um fluxo de vento por tras do defletor também. Nunca experimentei aqueles que são sómente uma lamina de extensão a bolha pois acho que aí a coisa complica. E até chegar num bom acerto experimentei uma distancia maior e menor da bolha e inclusive uma inclinação diferente. Sempre lembrando que até a altura do piloto faz diferença...
http://www.motopanther.com.br/defletor- ... -cristal/p
Ele melhorou bastante o fluxo de ar e diminuiu a turbulência no capacete depois que achei a angulação correta.
O problema é que bolha da Givi é presa somente no guidão, e gerou nele uma vibração que incomoda depois de um tempo rodando.
Como diria o Russo, Isso eu assino embaixo.Jota escreveu:bolha é airflow, o resto é só enfeite.![]()
Airflow o cara compra só uma vez. Não precisa ficar mexendo em nada depois , nem acrescentando defletor....na real, o próprio airflow já é um defletor só que maior.
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Esse defletor do leandro me chamou a atenção numa coisa...a peça onde ele vai montado, me pareceu que é uma adaptação daqueles suportes de antena VHF de carro. Se não é, é bem parecido.Leandro escreveu:Meu defletor é parecido com esse:rcf2 escreveu:Leandro, estou usando um defletor daqueles que é uma lamina parcialmente sobreposta a bolha. Com isso se tem um fluxo de vento por tras do defletor também. Nunca experimentei aqueles que são sómente uma lamina de extensão a bolha pois acho que aí a coisa complica. E até chegar num bom acerto experimentei uma distancia maior e menor da bolha e inclusive uma inclinação diferente. Sempre lembrando que até a altura do piloto faz diferença...
http://www.motopanther.com.br/defletor- ... -cristal/p
Ele melhorou bastante o fluxo de ar e diminuiu a turbulência no capacete depois que achei a angulação correta.
O problema é que bolha da Givi é presa somente no guidão, e gerou nele uma vibração que incomoda depois de um tempo rodando.
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
- Betao Atibaia
- Motociclista
Russowksi,
To olhando com carinho para uma Icon, e acho que sábado vou lá fazer um TR mas como são curtos, vou te fazer umas perguntinhas aqui.
- Rodo uns 180 km/dia 3 x semana para vir para o escritório (90 por perna sendo uns 50 de Fernão Dias e o resto de Marginais), como é a moto andando em regime de estrada? (100 a 120 km/h)
- Pega uns corredores tranquilos? nada espremido demais?
- Garupatroa ja andou contigo? Dá divórcio ou nem reclamou?
A minha olhou, gostou da motoca mas reclamou que não tem Sissybar e o banco é "fino"
- Farol é bom ou tem que partir para alguma coisa alternativa a noite?
Consumo essas coisas nem me incomoda muito, a DS não é um primor de economia mesmo e tá tranquilão
To olhando com carinho para uma Icon, e acho que sábado vou lá fazer um TR mas como são curtos, vou te fazer umas perguntinhas aqui.
- Rodo uns 180 km/dia 3 x semana para vir para o escritório (90 por perna sendo uns 50 de Fernão Dias e o resto de Marginais), como é a moto andando em regime de estrada? (100 a 120 km/h)
- Pega uns corredores tranquilos? nada espremido demais?
- Garupatroa ja andou contigo? Dá divórcio ou nem reclamou?
A minha olhou, gostou da motoca mas reclamou que não tem Sissybar e o banco é "fino"
- Farol é bom ou tem que partir para alguma coisa alternativa a noite?
Consumo essas coisas nem me incomoda muito, a DS não é um primor de economia mesmo e tá tranquilão
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
H-D Sportster XL1200 CB
Vamos lá Kamerad Betão:
A 100/120 km/h a motoka vai super tranquila, dá prá rodar folgado com ela a velocidades bem superiores, as suspensões são firmes e super eficientes... e o banco é firme, mas meio duro;Betao Atibaia escreveu: - Rodo uns 180 km/dia 3 x semana para vir para o escritório (90 por perna sendo uns 50 de Fernão Dias e o resto de Marginais), como é a moto andando em regime de estrada? (100 a 120 km/h)
Corredor é tranquilo, apesar do guidão ser largo ele passa por cima dos retrovisores dos carros, só meio que entala quando tem dois SUVs, um de cada lado.Betao Atibaia escreveu: - Pega uns corredores tranquilos? nada espremido demais?
Ainda não andei com a D. Russa, mas ela reclamou das mesmas coisas, pois para garupa acostumada com sissy bar e banco de dois andares, andar numa moto com banco reto e sem sissybar é retrocesso, eheheh... e, como já disse, o banco é meio duro. Ou seja: acho que pensar numa moto dessas para rodar com garupatroa é pedir pelo divórcio, eheheheh...Betao Atibaia escreveu: - Garupatroa ja andou contigo? Dá divórcio ou nem reclamou?
A minha olhou, gostou da motoca mas reclamou que não tem Sissybar e o banco é "fino"![]()
O farol dela é excelente! Não precisa de mais nada.Betao Atibaia escreveu: - Farol é bom ou tem que partir para alguma coisa alternativa a noite?
A motoka ainda está amaciando e eu quase não peguei estrada com ela. Rodando na cidade ela tem feito cerca de 15 a 16 km/L.Betao Atibaia escreveu: Consumo essas coisas nem me incomoda muito, a DS não é um primor de economia mesmo e tá tranquilão

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Ae Kameraden...
Domingão de Sol, um Kamerad me passsa um zap . Ele comprou recentemente uma Harley Road King e queria experimentar a motoka na estrada e perguntou se eu não estava a fim de experimentar a Sucatinha na BR... vambora!
Saímos as 14 hs para tomar um café em Wittmarsun, a uns 70 km de Curitiba e tradicional ponto de bate-e-volta de muitas tribos de motociclistas de Curitiba (tem muitiso filminhos de lá no Youyube: O caminho é pela BR 277, sentido Ponta Grossa. Estrada boa, duplicada e pedagiada, com asfalto em ótimas condições. Quando chega no Posto da PRF após o 1° pedágio, pega-se o acesso à direita, rumo a Palmeira e , após uns poucos kms, novamente pega-se outro acesso à direita, e segue por uma bucólica estradinha rural, asfaltada e cheia de curvinhas legais, como pode ser visto na foto abaixo:

Bom, mas vamos ao que interessa: como anda a Sucatinha na estrada?
A resposta é.... anda muito bem, eheheheh... além disso é muito divertida. O meu principal parâmetro de comparação é o Harlão, com o qual eu viajo a quase 8 anos, mas vou comparando ela com outras motokas que tive
Motor:
Não pude esticar muito, pois o motor está amaciando e até os 1.000 km não pode passar dos 6.500 rpm. Em 4ª marcha a 6.500 rpm a motoka está a 126 km/h, que foi o máximo que eu cheguei hoje. Mas o motor de 800 cc e 75 CV é muito esperto. Diferente do Harlão, onde o gostoso e divertido é enrolar o cabo em 5ª marcha e ir sentindo o motor "encher", na Sucatinha o gostoso são as cambiadas, reduzir uma marcha, enrolar o cabo e segurar firme no guidão pois a cabrita pula para a frente.
Aliás, parece que são dois motores, até os 4.500 giros é um motor, com muita vibração e uma barulheira tremenda, parece que tem um monte de talheres batendo lá dentro. A partir dai a vibração e a barulheira vão sumindo e, às 5.000 rpm é outro motor, está lisinho, com um ronco alto, grave e abafado, coisa linda de se ouvir... estou muito curioso para ver qual é a desse motor lá pela casa dos 7 a 8 mil giros.
Ciclística e dirigibilidade:
Sem comentários a motoka é leve, ágil e intuitiva.
Como eu estou muito acostumado com o Harlão, estranhei um pouco, pois com a Harley cada curva exige uma "negociação", você tem que antecipar mentalmente tudo o que você vai fazer antes de fazer a tomada da curva: a que velocidade e em que local da pista você deverá estar ao fazer a tomada, como você irtá contornar a curva e como, quando e onde irá sair dela. Numa estrada cheia de curvas isso chega a ser um pouco estressante se você estiver tocando rápido.
Já com a Sucatinha a conversa é outra: você chega na curva e faz a curva, simples assim... se você chegou um pouco mais rápido do que devia, é só frear um pouco mais forte antes da tomada da curva e/ou inclinar um pouco mais a moto, sem medo, pois ela não vai raspar. Com o Harlão, se tiver um buraco ou alguma imperfeição na curva você tem que agarrar o guidão bem firme, com as duas mãos e com a outra mão você "segura na mão de Deus e vai", eheheheh... a Sucatinha, dentro de certos limites, permite que você mude a trajetória no meio da curva.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o efeito do vento lateral, pois à exceção foi no período 2011/12 em que eu tive a Teneré 250, desde 2008, quando comecei a andar com as Harleys, praticamente não sentia o efeito de ventos laterais, Já com a Sucatinha eu senti esses efeitos, tendo que corrigir a trajetória uma ou duas vezes. Mas fora isso, motoka sempre no trilho.
Suspensões e Pneus:
Firmes sem serem demasiado rígidas, muito progressivas, difícil darem final de curso. No asfalto remendado elas vão bem, aliás a transição do asfalto liso para o remendado e vice-versa é bastante neutra. Os pneus MT 60 RS tem um excelente grip no asfalto seco, nem parece que são pneus on-of.
Estou curioso para ver como essa motoka se comporta em outros tipos/condições de piso, como asfalto molhado, estrada de chão, cascalho, areião... Na verdade, pelos filminhos que se vê no Youtube, parece que ela se sai bem, a minha curiosidade é mais em saber como eu vou me sair nessas condições, eheheheh...

Conforto:
Se não fosse a pequena bolha que eu instalei, a proteção aerodinâmica seria zero, eheheheh, similar a qualquer moto nacked com o agravante do guidão alto e aberto. A bolha funcionou bem, desviando boa parte da ventania do peito para o capacete. O banco é firme , um tanto duro até, mas a espuma não cede com facilidade. Nos primeiros dias rodando com ela senti um pouco de desconforto, mais questão de estar acostumado com a posição de pilotagem das jakas do que por causa da moto em si. Lembrei até de um comentário do kamerad RMD no tópico dos Scooters, pois comigo aconteceu a mesma coisa:
Consumo:
O motor ainda está amaciando e, por isso, estou "pegando leve". Na cidade ela tem feito médias de 16 km/L e nesse passeio em estrada, rodando entre 90 e 120 km/h ela fez 22 km/L. Médias muito próximas do que fazia a Sportster 883C. Já o Harlão faz 11 km/L na cidade e entre 18 e 20 km/L na estrada.
Avaliação Geral:
Por enquanto estou gostando
Domingão de Sol, um Kamerad me passsa um zap . Ele comprou recentemente uma Harley Road King e queria experimentar a motoka na estrada e perguntou se eu não estava a fim de experimentar a Sucatinha na BR... vambora!
Saímos as 14 hs para tomar um café em Wittmarsun, a uns 70 km de Curitiba e tradicional ponto de bate-e-volta de muitas tribos de motociclistas de Curitiba (tem muitiso filminhos de lá no Youyube: O caminho é pela BR 277, sentido Ponta Grossa. Estrada boa, duplicada e pedagiada, com asfalto em ótimas condições. Quando chega no Posto da PRF após o 1° pedágio, pega-se o acesso à direita, rumo a Palmeira e , após uns poucos kms, novamente pega-se outro acesso à direita, e segue por uma bucólica estradinha rural, asfaltada e cheia de curvinhas legais, como pode ser visto na foto abaixo:

Bom, mas vamos ao que interessa: como anda a Sucatinha na estrada?
A resposta é.... anda muito bem, eheheheh... além disso é muito divertida. O meu principal parâmetro de comparação é o Harlão, com o qual eu viajo a quase 8 anos, mas vou comparando ela com outras motokas que tive
Motor:
Não pude esticar muito, pois o motor está amaciando e até os 1.000 km não pode passar dos 6.500 rpm. Em 4ª marcha a 6.500 rpm a motoka está a 126 km/h, que foi o máximo que eu cheguei hoje. Mas o motor de 800 cc e 75 CV é muito esperto. Diferente do Harlão, onde o gostoso e divertido é enrolar o cabo em 5ª marcha e ir sentindo o motor "encher", na Sucatinha o gostoso são as cambiadas, reduzir uma marcha, enrolar o cabo e segurar firme no guidão pois a cabrita pula para a frente.
Aliás, parece que são dois motores, até os 4.500 giros é um motor, com muita vibração e uma barulheira tremenda, parece que tem um monte de talheres batendo lá dentro. A partir dai a vibração e a barulheira vão sumindo e, às 5.000 rpm é outro motor, está lisinho, com um ronco alto, grave e abafado, coisa linda de se ouvir... estou muito curioso para ver qual é a desse motor lá pela casa dos 7 a 8 mil giros.
Ciclística e dirigibilidade:
Sem comentários a motoka é leve, ágil e intuitiva.
Como eu estou muito acostumado com o Harlão, estranhei um pouco, pois com a Harley cada curva exige uma "negociação", você tem que antecipar mentalmente tudo o que você vai fazer antes de fazer a tomada da curva: a que velocidade e em que local da pista você deverá estar ao fazer a tomada, como você irtá contornar a curva e como, quando e onde irá sair dela. Numa estrada cheia de curvas isso chega a ser um pouco estressante se você estiver tocando rápido.
Já com a Sucatinha a conversa é outra: você chega na curva e faz a curva, simples assim... se você chegou um pouco mais rápido do que devia, é só frear um pouco mais forte antes da tomada da curva e/ou inclinar um pouco mais a moto, sem medo, pois ela não vai raspar. Com o Harlão, se tiver um buraco ou alguma imperfeição na curva você tem que agarrar o guidão bem firme, com as duas mãos e com a outra mão você "segura na mão de Deus e vai", eheheheh... a Sucatinha, dentro de certos limites, permite que você mude a trajetória no meio da curva.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o efeito do vento lateral, pois à exceção foi no período 2011/12 em que eu tive a Teneré 250, desde 2008, quando comecei a andar com as Harleys, praticamente não sentia o efeito de ventos laterais, Já com a Sucatinha eu senti esses efeitos, tendo que corrigir a trajetória uma ou duas vezes. Mas fora isso, motoka sempre no trilho.
Suspensões e Pneus:
Firmes sem serem demasiado rígidas, muito progressivas, difícil darem final de curso. No asfalto remendado elas vão bem, aliás a transição do asfalto liso para o remendado e vice-versa é bastante neutra. Os pneus MT 60 RS tem um excelente grip no asfalto seco, nem parece que são pneus on-of.
Estou curioso para ver como essa motoka se comporta em outros tipos/condições de piso, como asfalto molhado, estrada de chão, cascalho, areião... Na verdade, pelos filminhos que se vê no Youtube, parece que ela se sai bem, a minha curiosidade é mais em saber como eu vou me sair nessas condições, eheheheh...

Conforto:
Se não fosse a pequena bolha que eu instalei, a proteção aerodinâmica seria zero, eheheheh, similar a qualquer moto nacked com o agravante do guidão alto e aberto. A bolha funcionou bem, desviando boa parte da ventania do peito para o capacete. O banco é firme , um tanto duro até, mas a espuma não cede com facilidade. Nos primeiros dias rodando com ela senti um pouco de desconforto, mais questão de estar acostumado com a posição de pilotagem das jakas do que por causa da moto em si. Lembrei até de um comentário do kamerad RMD no tópico dos Scooters, pois comigo aconteceu a mesma coisa:
Mas, no geral a motoka é confortável, ágil na cidade e relativamente confortável na estrada. Acho que para o tipo de viagem que eu faço, emtre 600 e 1200 km ida e volta, sem garupa, a motoka atende perfeitamente. Acho ainda que, com garupa, só servirá para tiros curtos, tipo 200 a 300 km ida e volta. Se for prá levar garupa mais longe que isso é melhor ir de Harlão.RMD escreveu:"...Espuma do banco achei um pouco dura. Depois de um tempo acostuma (como ja me acostumei). Mas no inicio a bunda e parte de tras da coxa ficavam um pouco dormente...".
Consumo:
O motor ainda está amaciando e, por isso, estou "pegando leve". Na cidade ela tem feito médias de 16 km/L e nesse passeio em estrada, rodando entre 90 e 120 km/h ela fez 22 km/L. Médias muito próximas do que fazia a Sportster 883C. Já o Harlão faz 11 km/L na cidade e entre 18 e 20 km/L na estrada.
Avaliação Geral:
Por enquanto estou gostando
Editado pela última vez por Russo em 24 Set 2017, 11:06, em um total de 1 vez.

[
...Bom relato...
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
-
Jota
Re: E o tio Russo hein? ... Chutou o balde! 1ªs impressões p
achei um relato meio tucano...
Você é um chato de galochasJota escreveu:achei um relato meio tucano...

huahuahuahau
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
- jucie
- Motociclista
Jota escreveu:achei um relato meio tucano...
Cara, outro dia eu vi passando uma igual à do Russo, do meu lado, na Av. do Estado. Bonita, hein?!
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
- Saurus
- Mito
Agradeço a São Ducati por forçar a Pirelli a continuar produzindo os pneu da linha MT-60.Russo escreveu:....
...Pneus:
...Os pneus MT 60 RS tem um excelente grip no asfalto seco, nem parece que são pneus on-of.
...
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Vi uma hj. Q motinha bonita mas q guidon medonho!
Tornado 300