Aparelho de GPS na moto

Grupo de discussão geral sobre motos.
Carlos_Mogi
Novato

Re: Aparelho de GPS na moto

Mensagem por Carlos_Mogi »

Nossa, ainda estão vendendo esse Garmin Legend por $160.70 USD. :-D :-D :-D
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=173
Não só ele, mas outros modelos com tela P&B (eu não compraria); pensei que tivessem descontinuado há muito tempo, hoje existem opções muito melhores, até pra cachorro.
Nem lembro mais quando foi que eu tinha comprado esse Garmin Legend (hoje deve valer uns 300), acho que foi logo depois que o Bill Clinton tirou aquele negócio de degradação do sinal de GPS (chamavam de SA-Selective Availability ou disponibilidade seletiva). Nem quero me lembrar do jurássico GPS 12... :-D
Márcio escreveu:Eu tenho um modulo GPS Bluetooth, pra tentar ligar com o Palm, mas ainda nao achei um software legal, com mapas, rotas, etc... Alguem conhece algum programa legal pra usar?
Apesar de ter um Tungsten E2, prefiro usar o notebook, é muito mais completo.
Em termos de freeware, o único que conheço é o Cetus, mas não é grande coisa:
http://www.cetusgps.dk/
No site do PalmBrasil tem algumas informações:
http://www.palmbrasil.com.br/acessorios/gps-10.html
No site da Palm-USA tem mais informações:
http://www.palm.com/us/support/accessor ... gator.html
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Também tenho um Tungsten E2 e possuo também um Nokia E50, que tem opção para trabalhar via Blue tooth com um GPS.
A questão é :

É melhor comprar logo uma GPS razoável ?
Comprando um acessorio desses da nokia e usar junto ao PDA / Celular ?
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

O melhor é comprar um GPS mesmo... caso já tenha investido em um bom celular ou PDA, pode tentar usar um receptor GPS Bluetooth... vai ter mais trabalho buscando programas e mapas compatíveis
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

KSA escreveu:Também tenho um Tungsten E2 e possuo também um Nokia E50, que tem opção para trabalhar via Blue tooth com um GPS.
A questão é :

É melhor comprar logo uma GPS razoável ?
Comprando um acessorio desses da nokia e usar junto ao PDA / Celular ?

depende de como e pra que vai usar o gps!
Imagem Imagem
cortacerol
Roda Presa
Localização: Capital do Sangue Quente do Melhor e do Pior do Brasil

Mensagem por cortacerol »

Pessoal, tive aqui um baita panorama da questão GPS e moto.

Obrigadaço a 100% de vocês. ;-)

Descobri esse fórum sobre GPS:

*http://www.portalgps.com.br/forum/[/web]
- S u z u k i I n t r u d e r 1 2 5 c c -
Imagem
Com uma nova patroa.
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka »

Opinião de quem sempre viaja com o GPS no Guidão.

Para viagens o GPS mais simples possível como o eTrex Legend já quebra um mega galho. Viajo sempre com um desses e não sinto falta de nada.

Na moto não dá pra ficar consultando muito mapa, então deixo ele sempre na tela Trip Computer e configuro para mostrar as infos que mais fazem sentido para MIM. Indispensável para mim é Pointer e a distância do próximo point na minha route.

Se for para consultar mapas, melhor um com mais memória e rendering de mapas mais rápidos. O projeto tracksource está ficando cada vez maior e só os mapas rodoviários do Brasil já pesam uns 40 megas.

Uma coisa legal na linha eTrex é que o suporte para guidão é bem fácil de encontrar.

Minha opinião, levar o GPS no bolso, a única utilidade é para consultar mapas e logar o track mesmo. Então melhor um smartphone com google maps :)

Para motos acho que não vale a pena investir muita grana num GPS. Pega um com suporte a maps, a prova da água e que você ache o suporte original para guidon. Ah, se for Garmin, melhor que vc usa fácil os mapas do tracksource.

Já para carros, ou usa um Windows Mobile com Destinator ou um desses que já saem de fábrica com mapas como o 4 rodas por exemplo.
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Putz, lá no antigo fórum tinha um tópico que comparava vários modelos de GPS.
Procurei pra baralho e não encontrei. :no:

Alguém tem o link ? ;-)
SergioMS
Roda Presa

Mensagem por SergioMS »

KSA escreveu:Putz, lá no antigo fórum tinha um tópico que comparava vários modelos de GPS.
Procurei pra baralho e não encontrei. :no:

Alguém tem o link ? ;-)
Tá no Pérolas, segue o link

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 71&nrpag=1
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

No site da garmin vc pode fazer algumas comparações entre modelos
http://www.garmin.com

depois compare os preços no mercado livre ;-)
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Usei muito GPS qdo mergulhava....a gente ia pro mar, e mesmo com possibilidade de navegar pelo visual, jamais dá pra confiar......aqui o mar vira rápido demais, e vc perde totalmente o contato visual....
Fora q ás vezes a gente tentava economizar nas pilhas, e ia pela bússola......geralmente acertávamos, mas já houve dia de errarmos a Lage de Santos, e passarmos dela, sem vê-la, unas 2 ou 3 milhas......daí, a gente repara q ja passou da hora de chegar, e resolve ligar o GPS........economia porca de pilha!
GPS, em minha opinião, tem de ser com o máximo de satélites q vc achar.....qto mais satélites, mais preciso! Vale a pena investir um pouco mais! No mar, pelo menos, GPS com menos satélites às vezes nem funcionava fora da cabine da lancha...a gente tinha de ir pro convés....
Em relação a GPS em celular, não sei se é tudo assim, mas um amigão ganhou um BlackBerry (nem sei bemk oq é essa porra, qto mais escrever o nome direito...) e ele tava reclamando q não tem muitos mapas do Brasil disponíveis......disse q nem vale a pena....
Bom...pessoalmente, não dispenso meus guias em papel, q me suprem totalmente as necessidades, e o já supracitado "preguntaprohómiali", muito embora hómi que é hómi, morre perdido, mas nao para pra perguntar onde ficam os lugares!
hehehehehe!!
Since 03/03/2006
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

Mau, indica pra sou amigo os sites.

plusgsm e pdabrasil, lá vão ter programas e mais mapas pro blackberry.

Fiuuuuum
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

mau/santos escreveu:Usei muito GPS qdo mergulhava....a gente ia pro mar, e mesmo com possibilidade de navegar pelo visual, jamais dá pra confiar......aqui o mar vira rápido demais, e vc perde totalmente o contato visual....
Fora q ás vezes a gente tentava economizar nas pilhas, e ia pela bússola......geralmente acertávamos, mas já houve dia de errarmos a Lage de Santos, e passarmos dela, sem vê-la, unas 2 ou 3 milhas......daí, a gente repara q ja passou da hora de chegar, e resolve ligar o GPS........economia porca de pilha!
GPS, em minha opinião, tem de ser com o máximo de satélites q vc achar.....qto mais satélites, mais preciso! Vale a pena investir um pouco mais! No mar, pelo menos, GPS com menos satélites às vezes nem funcionava fora da cabine da lancha...a gente tinha de ir pro convés....
Em relação a GPS em celular, não sei se é tudo assim, mas um amigão ganhou um BlackBerry (nem sei bemk oq é essa porra, qto mais escrever o nome direito...) e ele tava reclamando q não tem muitos mapas do Brasil disponíveis......disse q nem vale a pena....
Bom...pessoalmente, não dispenso meus guias em papel, q me suprem totalmente as necessidades, e o já supracitado "preguntaprohómiali", muito embora hómi que é hómi, morre perdido, mas nao para pra perguntar onde ficam os lugares!
hehehehehe!!

vai da aplicação do gps...

mas pra mim gps no celular não acho muito bacana, prefiro um gps mesmo... alem dos mapas serem atualizados todo mês, tem como editar os mapas... outro ponto que acho legal no gps 'e que 'e resistente a água e quedas/trepidação

e pra uso marítimo tem o modelo 76 que bóia, assim não tem perigo de cair no mar e ficar sem o gps...
Imagem Imagem
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka »

Lucas, concordo contigo e para quem vai usar na moto, além da resistência à água, levar em conta também a facilidade de achar um suporte para o guidão ou ver se é fácil fazer um que fique seguro.

A linha eTrex da Garmin, apesar de ser a mais básica, acha-se fácil esse suporte:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/583/721988
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

Passoka escreveu:Lucas, concordo contigo e para quem vai usar na moto, além da resistência à água, levar em conta também a facilidade de achar um suporte para o guidão ou ver se é fácil fazer um que fique seguro.

A linha eTrex da Garmin, apesar de ser a mais básica, acha-se fácil esse suporte:

o garmin 'e fácil pra achar suporte... original e genérico...

mas tem um suporte chamado Ram-Mount... que tem suporte pra tudo o que pensar...

http://www.ram-mount.com/gps_mounts/mod ... _mount.htm
Imagem Imagem
Mau/Santos
Mito

Felipe Ghost Rider escreveu:Mau, indica pra sou amigo os sites.

plusgsm e pdabrasil, lá vão ter programas e mais mapas pro blackberry.

Fiuuuuum
Valeu, Felipe!!
Vou passar pra ele!!
Obrigado!
Mosimann
Roda Presa

Mensagem por Mosimann »

Lucas_BH escreveu:
Passoka escreveu:Lucas, concordo contigo e para quem vai usar na moto, além da resistência à água, levar em conta também a facilidade de achar um suporte para o guidão ou ver se é fácil fazer um que fique seguro.

o garmin 'e fácil pra achar suporte... original e genérico...

mas tem um suporte chamado Ram-Mount... que tem suporte pra tudo o que pensar...

http://www.ram-mount.com/gps_mounts/mod ... _mount.htm
O suporte que veio no Zumo 450 não serve pra esportiva, então acabei comprando um específico na Ram Mount. Não tive qualquer problema. ;-)
Mau/Santos
Mito

Semana passada comprei meu GPS. É um Garmin 76CSX.
Agora to atrás do suporte pra moto, pq pra carro já tenho.
Andei vendo o suporte original da Garmin, mas segundo relatos, por ter a abraçadeira de fixação ao guidão fixado nas costas do case do aparelho, vibra demais.
A melhor opção seria mesmo um suporte da Ram Mount q é representada no Brasil pela Mare GPS.
E a diferença de preços nem é tããããão significativa assim.
O da Garmin vi por uns R$ 79,00 e esse basicão da Ram Mount sai por R$ 110,00 SEM O CASE na Mare GPS. Eu disse "sem o case" pq como já tenho o suporte Ram Mount para carro, daqueles de ventosa, basta desparafusar o case do suporte veicular e fixá-lo no suporte de guidão. Esse modelo básico serve para bikes tbém, e a marca disponibiliza outros modelos de suportes, alguns específicos para determinados modelos de moto, o que vc pode pesquisar no site do fabricante.
Como o suporte de moto da Ram Mount tem um braço entre o case e a abraçadeira, parte da vibração inerente à moto é absorvida, oq facilita a leitura no caso do LCD do 76CSX, que é pequeno.
Since 03/03/2006
Schiavetto
Motoqueiro

Mensagem por Schiavetto »

eu comprei um chines...
o problema é a duracao da bateria..

testei gps no carro ele acertou todos os caminhos...usa o sistema igo.

agora tenho uma duvida...troco a bateria ou adapto cabo de energia na moto?

Abraços
Schiavetto
Twister -> Honda Shadow Vt 600 -> HD Sportster 883 Low -> Suzuki Gsx 750F -> Yamaha Xtz Lander 250 / Srad 750
Mau/Santos
Mito

Tem moto cujo sistema elétrico é meio embassado pra adaptar.....pode causar problemas. Tem de ser uma adaptação muito bem feita.
Só q o meu gps, por exemplo, se tiver de usar a noite, deixando-o iluminado o tempo todo come uma bateria lascada. Então, fica aí o dilema...
Since 03/03/2006
Schiavetto
Motoqueiro

Mensagem por Schiavetto »

é...
tenho duvidas..se eu adaptar uma bateria de celular ele nao dure mais...
a minha bateria é de 3.7v 1000 m...
Twister -> Honda Shadow Vt 600 -> HD Sportster 883 Low -> Suzuki Gsx 750F -> Yamaha Xtz Lander 250 / Srad 750
Responder