Fazer 450 LC!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Fazer 450 LC!

Mensagem por Kuati »

tharnusk escreveu:Ja imagino a cena, o cbzeiro encosta a máquina do lado dessa fazer, chama prum racha de sinal a sinal, e como sempre, a Yamaha leva mais uma Honda...
E a fodastica yamaha para na próxima esquina esperando o guincho. Isso não é motor pra rua, pra uso civil, essa fazer é só um hobby, curiosidade.
Imagem
Passoka
Motoqueiro

Fazer 450 LC!

Mensagem por Passoka »

Pous eh, nao minha 250 o manual fala em 50 para dar um confere geral. Como esta com o kit 290 instalado com uma 30 hrs, vou revisar com umas 80 horas.

Uma coisa que deve diminuir bastante a vida util do motor tambem e a taxa de compressao. Na minha o manual fala de 13,5/1. Alem disso o projeto minimalista de cada peca. A moto pesa 92kg seca, ja imaginou uma fz250 com esse peso? Nem bateria a moto tem!
tharnusk
Roda Presa

Mensagem por tharnusk »

Kuati escreveu:
tharnusk escreveu:Ja imagino a cena, o cbzeiro encosta a máquina do lado dessa fazer, chama prum racha de sinal a sinal, e como sempre, a Yamaha leva mais uma Honda...
E a fodastica yamaha para na próxima esquina esperando o guincho. Isso não é motor pra rua, pra uso civil, essa fazer é só um hobby, curiosidade.
Mas pensa na emoção :lol: :lol:

Será que teria como adaptar um motor desses numa Lander??
Atualmente no MSM
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

dava pra colocar 2-3 juntas no cilindro/cabeçote para diminuir a taxa de compressão, isso iria fazer o motor forçar menos e aguentar mais, andando bem ainda.
Robson

Mensagem por Robson »

Como se a durabilidade de um motor desses fosse ditada pela taxa de compressão....rs
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

esta é nova.... colocar mais juntas pra aumentar a durabilidade de um motor?? hehehehe
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
VictorHugo
Roda Presa

Mensagem por VictorHugo »

é claro que colocar 2 ou 3 juntas ajudam a aumentar a durabilidade do motor e a conta é simples....

se você tem 2 motores iguais, um com 13:1 de taxa e outro com 11:1 de taxa. Considerando uso igual e nenhuma fadiga prematura em algum componente do motor, obviamente o motor com taxa de 13:1 tem perspectiva de vida menor....

Quando o cara fala em colocar 2 ou 3 juntas, po, ele não fala de colocar na tampa da embreagem, ele fala de colocar entre o cilindro e o cabeçote e não estamos considerando um motor cansado, folga de aneis e pinos, falamos de um motor bom com potencia espefica alta que se vc baixar a potencia vai automaticamente durar mais.

Há outros meios para ajudar a aumentar a vida util, outra possibilidade simples é colocar um limitador de giro, tira 1500 giro por minuto que já vai ganhar alguma coisa.

O quanto ganha de vida util com estas mudanças é dificil dizer, prefiro deixar para os engenheiros da teoria do M@D oraculo hehehhe

:lol: :lol: :lol:
"Nenhum homem deveria envelhecer sem conhecer a beleza e a força que seu corpo é capaz de ter"
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

éé... deixa pros engenheiros que eles manjam mais mesmo....

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
VictorHugo
Roda Presa

EduLeitão escreveu:éé... deixa pros engenheiros que eles manjam mais mesmo....

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
precisar o quanto ganha é dificil, mas ganha!

o mal/mau da "maioria" dos engenheiros (e de qq outro graduado em um curso um pouco mais tecnico) é que acham que conhecimento só vem da faculdade, simplesmente acham que se o fulano não fizer uma faculdade referente ao assunto debatido, não terá conhecimento suficiente.

hehhe, doce engano.

Acredito que engenheiro saiba muito, afinal, 1.2k por mes para pagar facul tem que colocar algo na cabeça do sujeito, mas não é o unico meio de aprender e nenhuma das verdades dos "formados" são absolutas.

nas oficinas de preparação se escuta bastante o termo "na pratica a teoria é outra".

e ganha vida util simmmmm, hhhehehe, faz as contas ai, Doutor. kkk

:bnn:
"Nenhum homem deveria envelhecer sem conhecer a beleza e a força que seu corpo é capaz de ter"
VictorHugo
Roda Presa

ah, quer saber, gostei do assunto...

vamos a algumas considerações mais tecnicas mas confrontar as ideias dos engenheiros que sabem mais.

Colocar limitador de giro aumenta vida util sim e vamos provar!!!

motor da YZ450f 2011 (specs):

http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_yz450f_2011.php
Engine and transmission
Displacement: 449.00 ccm (27.40 cubic inches)
Engine type: Single cylinder, four-stroke
Engine details: Titanium valves
Compression: 12.5:1
Bore x stroke: 97.0 x 60.8 mm (3.8 x 2.4 inches)
Valves per cylinder: 4

Nós, non-engenheiros, sabemos que o ideal é a velocidade do pistão não ultrapassar 20m/s e que a conta para chegar a velocidade de deslocamento do pistão é:

((((curso do pistão * 2) rpm max)/ 1000)/60)

deste modo temos:
((((60,8 *2) * 10000)/1000)/60) = 20,26 m/s

Não sei o giro maximo deste motor, mas imagino que deva ficar perto dos 10k rpm que citei, com isto, se o motor fosse 100% usado a 10krpm teria um deslocamento de 20,26 m/s que é um deslocamento no limite, a fadiga viria com certa rapidez. Logicamente ninguem usa o motor 100% do tempo com 100% de aceleração e isto entra na conta para aumetar a vida util dele.

com um limitador de giro tirando 1000 rpm do motor a conta ficaria assim:
((((60,8 *2) * 9000)/1000)/60) = 18,24 m/s

só com esta mudança já deu uma diferença de 10,89%....

agora eu pergunto, isto não melhora a vida util?

Só que não vale responder com formulas que somente engenheiros entendem, a conta que eu coloquei foi explicada e qualquer um pode entender :)

abraço!!!

:beer:
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

hahaha, mandei MP perguntando se isto foi diretamente pra mim.. sujeito leu e nem respondeu... ta pior que minha namorada de TPM..

uiii... minina ficou nervosa gente! segura o caboclo ai!!

só tenho uma coisa a dizer: PARABENS!

(apenas algumas coisas que nao vou concordar com voce ai pra tras: nao paguei pela minha faculdade e eu nao estudei uma cadeira sequer de automobilistisca.. minha area é outra! mas continua assim que voce vai longe ainda...)
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

hahah, ate agora to rindo...

que pitizinho fresco mais sem motivo e do nada... cada uma que vejo, hahaha
VictorHugo
Roda Presa

ah man, cai na real... é a terceira vez que tu me manda mp perguntando se foi pra vc, foi de vc ou com vc que falei alguma coisa.

FOI pra vc... tu chega com uma mensagem com teor de conhecimento absoluto falando sobre algo que não tem plena razão? diminuir giro, diminuir taxa de compressão ou qualquer outro meio para diminuir potencia especifica aumenta SIMMMM a vida util do motor, ai tu vem e solta uma afirmação e não da nenhum embasamento para isto?

Na boa, não estou de piti não, li e não respondi sua mp por que acho desnecessario ficarmos conversando no forum e qualquer coisinha vai para a MP, tanto que estou te respondendo aqui.

Não precisa me mandar MP para perguntar se foi pra ti, pode perguntar por aqui.

Não sou mecanico formado, não sou engenheiro formado e meu estudo superior nem foi voltado a isto, fiz educação fisica, mas gosto de mecanica e se quiser conversar no ABERTO comigo sobre mecanica sem ficar me mandando MP para perguntar se foi pra vc, a gente vai longe conversando pq eu gosto e posso dizer que entendo um pouco do assunto.

mais uma vez, não tem piti nenhum e até lhe desafio a apontar quotando com contexto as partes que escrevi que mostra que dei piti. se ficar evidenciado que dei piti, eu me desculpo no aberto, sem mp nem nada do genero.

se tiver argumentos para tal, o desafio esta lançado.

abraços e bola pra frente.

:drunk:
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

:lol: :lol: :lol: :lol:
VictorHugo
Roda Presa

EduLeitão escreveu::lol: :lol: :lol: :lol:
hahuah, que bosta... eu ia mandar uma msg aqui pra te provocar, mas tu mandou só :lol: heheh. fudeu, fiquei sem graça de te provocar.. huahuahu
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

pode tentar me tirar do serio se quiser....

hehehe
Robson

Mensagem por Robson »

VictorHugo escreveu:ah, quer saber, gostei do assunto...

vamos a algumas considerações mais tecnicas mas confrontar as ideias dos engenheiros que sabem mais.

Colocar limitador de giro aumenta vida util sim e vamos provar!!!

motor da YZ450f 2011 (specs):

http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_yz450f_2011.php
Engine and transmission
Displacement: 449.00 ccm (27.40 cubic inches)
Engine type: Single cylinder, four-stroke
Engine details: Titanium valves
Compression: 12.5:1
Bore x stroke: 97.0 x 60.8 mm (3.8 x 2.4 inches)
Valves per cylinder: 4

Nós, non-engenheiros, sabemos que o ideal é a velocidade do pistão não ultrapassar 20m/s e que a conta para chegar a velocidade de deslocamento do pistão é:

((((curso do pistão * 2) rpm max)/ 1000)/60)

deste modo temos:
((((60,8 *2) * 10000)/1000)/60) = 20,26 m/s

Não sei o giro maximo deste motor, mas imagino que deva ficar perto dos 10k rpm que citei, com isto, se o motor fosse 100% usado a 10krpm teria um deslocamento de 20,26 m/s que é um deslocamento no limite, a fadiga viria com certa rapidez. Logicamente ninguem usa o motor 100% do tempo com 100% de aceleração e isto entra na conta para aumetar a vida util dele.

com um limitador de giro tirando 1000 rpm do motor a conta ficaria assim:
((((60,8 *2) * 9000)/1000)/60) = 18,24 m/s

só com esta mudança já deu uma diferença de 10,89%....

agora eu pergunto, isto não melhora a vida util?

Só que não vale responder com formulas que somente engenheiros entendem, a conta que eu coloquei foi explicada e qualquer um pode entender :)

abraço!!!

:beer:
chuuuuuuteeeeee !!!! :lol:

primeiro que a vida util de um motor não depende só de giro e taxa de compressão.

depende do tipo de material que usaram na confecção do motor, do tipo de óleo usado, folgas, etc.... e claro, tb da manutenção.

vc mesmo disse, o motor não é usado 100% do tempo em 100% do giro máximo, então, colocar um limitador de giro só diminui a performance do motor, e mais nada.... rs

Abraço
VictorHugo
Roda Presa

Robson escreveu: chuuuuuuteeeeee !!!! :lol:

primeiro que a vida util de um motor não depende só de giro e taxa de compressão.

depende do tipo de material que usaram na confecção do motor, do tipo de óleo usado, folgas, etc.... e claro, tb da manutenção.

vc mesmo disse, o motor não é usado 100% do tempo em 100% do giro máximo, então, colocar um limitador de giro só diminui a performance do motor, e mais nada.... rs

Abraço
sim sim, mas por isto que considerei motores iguais limitando a diferença apenas na taxa de compressão e no giro maximo...

é igual a uma pergunta que fizeram uma vez por aqui: considerando duas motos iguais, mesmo "zelo" etc e tal, uma o dono liga todos os dias e embaralha por 30 segundos e a outra o dono não faz isto.

qual das duas tu acha que vai durar mais ou qual das duas tu optaria por comprar?

fato que em um motor com + de 1000 peças moveis, não vai ser taxa e giro que vai salvar a patria, mas ajuda :)

concorda?
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka »

Robs, claro nao depende so disso mas e um dos fatores e nesses motores ele eh bem taxado.

Essas motos mesmo novas fazem uma barulheira dos infernos e segundo o pessoal que anda no off, nas motos 4t a parte de baixo eh bem judiada por conta TAMBEM da taxa de compressao bem elevada e pecas minimalistas.

Essas motos realmente nao foram feitas para ser um motor duravel mas para ser nervoso mesmo
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

tem como tirar 54cv de um motor 125cc 2 tempos, porem so dura uma corrida, ou tirar 18cv dele e durar 40,000 km.

agora uma coisa que aumenta a vida util é não forçar o motor enquanto estiver frio, isso sim faz uma diferença danada, pois quando frio as folgas são maiores no motor e se for exigido muito dele , irão forçar e aumentar mais ainda, logo quando estiver quente o material dilatou no tamanho certo diminuindo a folga e podendo ser forçado mais pois estara mais "assentado".
coisa basica de resistencia dos materiais.
Responder