Como suspensoes funcionam.
Re: Suspensoes
Gelous, se tiver a oportunidade de pegar uma CBRF, deixe no mais macio só o retorno, meta a mão no freio dianteiro e veja o que acontece... dá final de curso fácil, a moto vira uma merdz molenga, depois deixe com 3 voltas ou no máximo de rigidez, meta a mão no freio e vai ver que a moto mergulha quase nada. Como disse, não sei se o sistema da CBRF é chulé ou outra coisa, mas o mísero retorno não muda o comportamento da moto só 10% não. Talvez em susp. melhores os 10% sejam válidos, mas na CBRF muda uma porcentagem bem maior.
[ ]'s
[ ]'s

Kuati escreveu:Gelous, se tiver a oportunidade de pegar uma CBRF, deixe no mais macio só o retorno, meta a mão no freio dianteiro e veja o que acontece... dá final de curso fácil, a moto vira uma merdz molenga, depois deixe com 3 voltas ou no máximo de rigidez, meta a mão no freio e vai ver que a moto mergulha quase nada. Como disse, não sei se o sistema da CBRF é chulé ou outra coisa, mas o mísero retorno não muda o comportamento da moto só 10% não. Talvez em susp. melhores os 10% sejam válidos, mas na CBRF muda uma porcentagem bem maior.
[ ]'s
Kuatanga, mas, até onde eu sei, o retorno nem tem a ver com o tal "mergulho". Sei l[a, acho que suspensão é um assunto relacionado ao ocultismo!
Eu tb acho, minhas experiências não estão batendo com isso aqui. huauauhauhauh
Apesar do Vini dizer que é o psicológico, eu não vejo nada de psicológico a moto dando final de curso em frenagem considerada fraca.
Suspensão é um troço do capeta mesmo, muita coisa louca! Muitas variáveis, muita coisa pra mexer, combinações infinitas, o cara tem que ser meio médium, nascer com dom, sei lá...
E, ao menos na CBRF, achei um troço extremamente perigoso pra se mexer radicalmente, tem que ser bem aos poucos, e perceber mudancinha de pouco em pouco é bem complicado, trabalhoso, tem que ter sensibilidade apurada. No meu caso é ainda mais perigoso, pq a CBRF não tem amortecedor de direção, e pegar a estrada cheia de morrinhos de asfalto andando acima de 200 é só uma vez por semana, e só aí dá pra perceber se a moto vai shimmar mais ou menos, se ficou pior ou melhor para se fazer curvas... complicado.
Bem legal aprender sobre o assunto, mas eu prefiro não arriscar e chupinhar setups prontos.
[ ]'s
Apesar do Vini dizer que é o psicológico, eu não vejo nada de psicológico a moto dando final de curso em frenagem considerada fraca.
Suspensão é um troço do capeta mesmo, muita coisa louca! Muitas variáveis, muita coisa pra mexer, combinações infinitas, o cara tem que ser meio médium, nascer com dom, sei lá...
E, ao menos na CBRF, achei um troço extremamente perigoso pra se mexer radicalmente, tem que ser bem aos poucos, e perceber mudancinha de pouco em pouco é bem complicado, trabalhoso, tem que ter sensibilidade apurada. No meu caso é ainda mais perigoso, pq a CBRF não tem amortecedor de direção, e pegar a estrada cheia de morrinhos de asfalto andando acima de 200 é só uma vez por semana, e só aí dá pra perceber se a moto vai shimmar mais ou menos, se ficou pior ou melhor para se fazer curvas... complicado.
Bem legal aprender sobre o assunto, mas eu prefiro não arriscar e chupinhar setups prontos.
[ ]'s

- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Marquinho, duas coisas a observar sobre a tua pergunta. Primeiro, veja que entre cada posição de ajuste da pré-carga há uma diferença de alguns milímetros apenas.marquinho escreveu:Vinicius, a pré carga é para ajustar o curso de acordo com o peso que a moto carrega, até aí entendi.
Mas ao apertar a pré carga, não diminuimos o curso?
Não é um batente que levanta no final da mola deixando ela mais comprimida?
Se for isso, o final de curso chegará mais cedo! não adiantaria nada. até pioraria.
Acho que não entendi.

Outra coisa é que na verdade o "batente" é móvel, ele fica em uma das pontas do amortecedor. Se na posição mais macia o próprio peso da moto já afundava um tanto "X" a suspensão (mola e amortecedor), ao usar mais pré-carga, força o topo do amortecedor mais pra cima, afundando menos.
Mas em vez de pensar no curso da mola, pense no curso do amortecedor. Ao mudar a pré-carga, vai mudar o ponto de repouso do amortecedor quando o piloto estiver sobre a moto.
Imagine que antes de aumentar a pré-carga, o peso da moto+piloto fazia o amortecedor percorrer 60% do seu curso, o que não é nada desejável, pois só restaria 40% até o final. Mas após o ajuste da pré-carga, o amortecedor passaria a comprimir 40% do seu curso (por exemplo), o que já seria melhor.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
- Vinicius.
- Motoqueiro
Marquinho, o curso da suspensao eh determinado pelo amortecedor, ou amortecedor e bump stop em compressao, nao pela mola. Se a mola comprime totalmente antes do amortecedor e bump stop, fizeram caca.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Estranho isso. Para mim o ajuste do retorno não teria nenhuma relação com a velocidade da compressão (afundamento da frente).Kuati escreveu:Gelous, se tiver a oportunidade de pegar uma CBRF, deixe no mais macio só o retorno, meta a mão no freio dianteiro e veja o que acontece... dá final de curso fácil, a moto vira uma merdz molenga, depois deixe com 3 voltas ou no máximo de rigidez, meta a mão no freio e vai ver que a moto mergulha quase nada. Como disse, não sei se o sistema da CBRF é chulé ou outra coisa, mas o mísero retorno não muda o comportamento da moto só 10% não. Talvez em susp. melhores os 10% sejam válidos, mas na CBRF muda uma porcentagem bem maior.
[ ]'s
Viajaire é preciso...
MAD e Vinicius! Valeu a explicação!!! entendi!
Então é isso, o limite de curso não é feito pela mola.
O que o MAD falou aí pro kuati, eu tb já tinha reparado mas fiquei calado rsrsrs.
Então é isso, o limite de curso não é feito pela mola.
O que o MAD falou aí pro kuati, eu tb já tinha reparado mas fiquei calado rsrsrs.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- Lobo
- Roda Presa
X2Vinicius, o que você falou faz todo sentido, mas tem uma coisa que eu ainda não entendi. Sempre que fucei um pouco as regulagens da suspensão e mexi na pré-carga eu percebia a moto mais firme ou mais macia, dependendo se eu estava apertando ou soltando a pré-carga. Por que?
Na prática, é isso aí, se sente muita diferença só mexendo na pré carga.
Nas indicações na peça tá lá > S (soft) < H (hard) , e no manual:
"Pré-carga: Para aumentar a pré- carga da mola e assim tornar a suspensão mais dura .....
Para reduzir a pré-carga da mola e assim, tornar a suspensão mais mole,..."
Força amortecedora de recuo
Para aumentar a força amortecedora de recuo e assim torna o amortecimento de recuo mais duro....
Força amortecedora de compressão.
Para aumentar a forla amortecedora de compressão e assim tornar o amortecimento de compressão mais duro ...
Mas segue o baile
mexer na pré- carga, não altera o curso total, apenas a posição se tem mais para cima ou para baixo.
Não deixa nem mole , nem dura.
Atual: TIGER 800 XR
Ex :
BMW R 1200 GS
V STROM 650 XT
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
XRE 300 ABS
Shadow 600
XLX 350 R
Suzuki 50
Ex :
BMW R 1200 GS
V STROM 650 XT
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
XRE 300 ABS
Shadow 600
XLX 350 R
Suzuki 50
- Vinicius.
- Motoqueiro
Gelous escreveu:Vinicius, parabéns pela iniciativa.
Geloso, eh mais ou menos por ai. A forca que o amortecedor gera (nos termos corretos, a energia que eles dissipam) dependente da velocidade que o sistema se move, ao contrario da mola que so depende da posicao do sistema. A porcao de baixa velocidade, que eh o que essas valvulas controlam, eh pouco do total de velocidades esperadas pra suspensao superar. Essa porcao de velocidade baixa eh so pra controlar o mergulho e o squat.. nada mais. Mas.. isso eh a teoria, na pratica, essas suspensoes nao dao a resposta esperada.Gelous escreveu: E ele dizia que os ajustes de compressão e retorno (esses que fazemos em "clicks) não correspondiam a mais de 10% do funcionamento da suspensão. Dizia que são ajustes finos, que ajustes maiores são feitos internamente (vávulas, tipo de fluido, etc). Não sei se é verdade, mas sempre que vejo alguém dizendo que ajustou não sei o que no retorno e não sei o que na compressão e que a moto virou outra já fico cabreiro! rsrsrs
Qdo chegar nesse assunto vou colocar uns graficos aqui pra facilitar o entendimento do que eh velocidade alta e baixa e explicar como os amortecedores funcionam e controlam isso.
-
Puma
Nem tinha visto este topico direito.
Boa Vinicius.
fui.......
Boa Vinicius.
fui.......
- Vinicius.
- Motoqueiro
Puma escreveu: Boa Vinicius.
fui.......
Entendeu sobre o K ou quer que desenhe o ralho junto?
Falando serio, me diz se vc entendeu a bagaca!
- Saurus
- Mito
Vinicius, o que eu entendo é que a mola nada mais é do que a forma de fazer a suspensão acompanhar, ou melhor, copiar a pista. A constante da mola apenas é a representação de qual força é necessária para comprimi-la e fazer a suspensão absorver o impacto dos desníveis de pista.
A parte hidráulica é do amortecedor, ou seja, é ela que tem a função de "apaziguar" a oscilação da mola e não deixa-la entrar em ressonância, reduzindo o tempo que a mola comprime-se e estende-se de forma contínua. Sem o amortecedor, a mola ficaria oscilando entre a compressão e a extensão muito tempo, provocando instabilidade do veículo, num sobe e desce descontrolado. A hidráulica amortece essa oscilação.
A velocidade de compressão e de retorno é justamente a contra-força que vai amortecer a extensão ou compressão oscilatórias da mola, vai reduzir o coeficiente de restituição de energia armazenada na mola. É mais ou menos o mesmo efeito que quicar uma bola bem cheia e outra mais "murcha". A mais cheia ficará quicando muito mais tempo do que a "murcha".
A parte hidráulica é do amortecedor, ou seja, é ela que tem a função de "apaziguar" a oscilação da mola e não deixa-la entrar em ressonância, reduzindo o tempo que a mola comprime-se e estende-se de forma contínua. Sem o amortecedor, a mola ficaria oscilando entre a compressão e a extensão muito tempo, provocando instabilidade do veículo, num sobe e desce descontrolado. A hidráulica amortece essa oscilação.
A velocidade de compressão e de retorno é justamente a contra-força que vai amortecer a extensão ou compressão oscilatórias da mola, vai reduzir o coeficiente de restituição de energia armazenada na mola. É mais ou menos o mesmo efeito que quicar uma bola bem cheia e outra mais "murcha". A mais cheia ficará quicando muito mais tempo do que a "murcha".
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- gui dantas
- Motoqueiro
- Contato:
Saurus, não esqueça que a mola também pode ser comprimida.
- Saurus
- Mito
Uai, eu falei algo que não inclui a compressão (e extensão) das molas?gui dantas escreveu:Saurus, não esqueça que a mola também pode ser comprimida.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Certo. Mas a costante da mola nao eh "apenas" um parametro da mola, eh O parametro que a define.Saurus escreveu:Vinicius, o que eu entendo é que a mola nada mais é do que a forma de fazer a suspensão acompanhar, ou melhor, copiar a pista. A constante da mola apenas é a representação de qual força é necessária para comprimi-la e fazer a suspensão absorver o impacto dos desníveis de pista.
Em termos leigos, mas correto.Saurus escreveu:A parte hidráulicaO que dissipa a energia é do amortecedor, ou seja, é elae que tem a função de "apaziguar" a oscilação da mola e não deixa-la entrar em ressonância, reduzindo o tempo que a mola comprime-se e estende-se de forma contínua. Sem o amortecedor, a mola ficaria oscilando entre a compressão e a extensão muito tempo, provocando instabilidade do veículo, num sobe e desce descontrolado. A hidráulica amortece essa oscilação.
"A velocidade... eh justamente contra-forca" Aqui vc se perdeu.Saurus escreveu:A velocidade de compressão e de retorno é justamente a contra-força que vai amortecer a extensão ou compressão oscilatórias da mola, vai reduzir o coeficiente de restituição de energia armazenada na mola. É mais ou menos o mesmo efeito que quicar uma bola bem cheia e outra mais "murcha". A mais cheia ficará quicando muito mais tempo do que a "murcha".
O exemplo da bola tambem esta errado, uma bola nao tem amortecedor alem da histeresis da borracha que eh minima. Uma bola murcha eh uma mola de costante baixa, uma bola cheia eh uma mola de constante alta, nada mais.
Edit.. alias, os pneus sao como a bola, inclusive a constante dos pneus influenciam no calculo da constante da mola e no coeficiente de amortecimento ideais. Caraca esse nogocio vai ficar muito grande.. mas vou acabar escrevendo sobre isso tambem.
Vinicius. escreveu:Caraca esse nogocio vai ficar muito grande.. mas vou acabar escrevendo sobre isso tambem.
Isso aí é matéria para um ano.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Pior que eh mesmo!
Minha dissertacao na verdade foi sobre esse assunto, mas especifico de suspensao de monoposto.
Minha dissertacao na verdade foi sobre esse assunto, mas especifico de suspensao de monoposto.
- Saurus
- Mito
Que seje. Fazia tempo que não aparecia um assunto interessante assim aqui no fórum.Joaquim escreveu:Vinicius. escreveu:Caraca esse nogocio vai ficar muito grande.. mas vou acabar escrevendo sobre isso tambem.![]()
![]()
![]()
![]()
Isso aí é matéria para um ano.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Talvez seja por aí a explicação de porque a regualgem do retorno pode influenciar no afundamente da dianteira, como relatou o Kuati. Vou especular agora: embora possamos ter a impressão de que nesse momento só existe a compressão, não é só a mola+amortecedor que está agindo, há o pneu se deformando e também as irregularidades do asfalto, então deve haver uma série de micro oscilações, sobre as quais devem agir as regulagens tanto de compressão quanto de retorno, e a resultante nos parece uma coisa linear, mas não deve ser tão linear assim.Vinicius. escreveu:Edit.. alias, os pneus sao como a bola, inclusive a constante dos pneus influenciam no calculo da constante da mola e no coeficiente de amortecimento ideais. Caraca esse nogocio vai ficar muito grande.. mas vou acabar escrevendo sobre isso tambem.
E aí Vinicius, pode ser algo assim ou nada a ver?
Viajaire é preciso...
- Vinicius.
- Motoqueiro
MAD escreveu:Talvez seja por aí a explicação de porque a regualgem do retorno pode influenciar no afundamente da dianteira, como relatou o Kuati. Vou especular agora: embora possamos ter a impressão de que nesse momento só existe a compressão, não é só a mola+amortecedor que está agindo, há o pneu se deformando e também as irregularidades do asfalto, então deve haver uma série de micro oscilações, sobre as quais devem agir as regulagens tanto de compressão quanto de retorno, e a resultante nos parece uma coisa linear, mas não deve ser tão linear assim.Vinicius. escreveu:Edit.. alias, os pneus sao como a bola, inclusive a constante dos pneus influenciam no calculo da constante da mola e no coeficiente de amortecimento ideais. Caraca esse nogocio vai ficar muito grande.. mas vou acabar escrevendo sobre isso tambem.
E aí Vinicius, pode ser algo assim ou nada a ver?
O que faz uma regulagem afetar a outra eh o tipo de construcao do amortecedor e a precisao das partes internas.