Longas viagens de moto: quando menos é mais!
Re: Longas viagens de moto: quando menos é mais!
Estou planejando fazer um BR->AR com minha muié no início do ano que vem, e procurando uma moto boa que se encaixe no meu orçamento, cheguei a uma conclusão que não tem nenhuma moto média/grande de até uns 25k, para meu caso, que seja melhor do que duas tenerés 250.
Obviamente o desempenho duma média/grande seria melhor, mas pelo fato da viagem ser em dois, e de minha muié pilotar, se ela pudesse ir na boléia ao invés de na garupa, seria muito mais interessante. Além das inúmeras vantagens que já é ir com duas motos, e ainda mais, iguais.
Acho que a ideia de ir com uma pequena já está sólida, no entanto...
Tem um cara do youtube chamado Alfredo (canal motochileiro) que viaja de biz pela américa do sul. Muito massa, ele foi até pra machu picchu de PCX. Num dos vídeos ele conta que vendeu a HD softail pra poder viajar com as pequenas pelo mundo, tanto pela questão de custos quanto a de facilidade com pneus, manutenção, etc., já que se a HD estragar longe, vai custar praticamente outra pra mandar trazer embora.
Pior que depois que eu vi o vídeo da viagem dele de pcx eu fiquei instigado, deu uma vontade danada de comprar outra (já temos uma) pra fazer a viagem com minha muié. Eu gosto muito da motinho, mas o porém é que o valor se aproxima muito de uma tenerezinha, que é outra moto que eu só tenho elogios a fazer...
Enfim... sei lá o que faço
Obviamente o desempenho duma média/grande seria melhor, mas pelo fato da viagem ser em dois, e de minha muié pilotar, se ela pudesse ir na boléia ao invés de na garupa, seria muito mais interessante. Além das inúmeras vantagens que já é ir com duas motos, e ainda mais, iguais.
Tem um cara do youtube chamado Alfredo (canal motochileiro) que viaja de biz pela américa do sul. Muito massa, ele foi até pra machu picchu de PCX. Num dos vídeos ele conta que vendeu a HD softail pra poder viajar com as pequenas pelo mundo, tanto pela questão de custos quanto a de facilidade com pneus, manutenção, etc., já que se a HD estragar longe, vai custar praticamente outra pra mandar trazer embora.
Pior que depois que eu vi o vídeo da viagem dele de pcx eu fiquei instigado, deu uma vontade danada de comprar outra (já temos uma) pra fazer a viagem com minha muié. Eu gosto muito da motinho, mas o porém é que o valor se aproxima muito de uma tenerezinha, que é outra moto que eu só tenho elogios a fazer...
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
Mecanico da Yamaha de MCR, fez Ushuaia com mulher na garupa de XT660, na volta trocou por duas Te250, e foram inicio do ano fazer o Paso Agua Negra(AR) nas duas Te250, melhor coisa que ele fez, segundo ele.mumorato escreveu:Estou planejando fazer um BR->AR com minha muié no início do ano que vem, e procurando uma moto boa que se encaixe no meu orçamento, cheguei a uma conclusão que não tem nenhuma moto média/grande de até uns 25k, para meu caso, que seja melhor do que duas tenerés 250.
Ander escreveu:Mecanico da Yamaha de MCR, fez Ushuaia com mulher na garupa de XT660, na volta trocou por duas Te250, e foram inicio do ano fazer o Paso Agua Negra(AR) nas duas Te250, melhor coisa que ele fez, segundo ele.mumorato escreveu:Estou planejando fazer um BR->AR com minha muié no início do ano que vem, e procurando uma moto boa que se encaixe no meu orçamento, cheguei a uma conclusão que não tem nenhuma moto média/grande de até uns 25k, para meu caso, que seja melhor do que duas tenerés 250.
Abaixo um videozinho de um casal que foi da Grécia até a Mongólia (e voltou!!!) pilotando duas Hondas CFR 250:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Jota
choques inelásticos x choques elásticos, distribuição da energia por vários "cabos", é a dinâmica da pancada de um buraco em uma roda que explica o porquê de uma roda raiada sem câmara ser mais interessante que uma de liga. o rmd já explicou antes.froesdamotta escreveu:Até hoje não consegui entender, ou me convencer, de qual a vantagem de roda raiada pra uma de liga convencional, ambas sem câmara. A raiada tem o aro de alumínio, que também é caaaro caso precise trocar, além de ter a manutenção de verificação/reaperto de raios.Jota escreveu:Pra mim ainda acho difícil bater dl650 como padrão, ainda mais agora, que tem dela com roda raiada sem câmara.
.
- Klein
- Motociclista
Neste contexto recomendo a Téneré sem sombra de duvida, observar a questão do quadro, que sob muita carga, pode quebrar. De resto vai atender muito bem, sobretudo se não tiver muita pressa. Fiz mais de 1000 km em um dia respeitando o limite da moto.
No último Churrastácio alguém meteu uma Versys num buraco indo pro encontro, roda de liga, mandaram foto no Whatsapp, pra maioria aquilo já tinha condenado a vinda do cabra, foi um amassado bem monstro de onde vazou o ar.RMD escreveu:Pelo q sei as raiadas absorvem melhor os impactos. Um buraco que racharia uma roda de liga a raiada passaria com certa tranquilidade. Além de poder desamassar uma roda raiada danificada. Se uma de liga amassar, já era pode comprar outra.

Não achei uma de moto pra mostrar, mas foi +- deste tamanho aí.
Pararam num borracheiro, +- 1 hora de martelo de borracha voltou tudo, não vazou ar e o cara chegou com a moto.
---
Sobre a Ténéré 250, tb acho uma ótima escolha, amigão meu vive viajando com uma.
O problema é o banco duro, que ele trocou, e o pneu sem câmara.
Ele mesmo já teve o pneu furado no meio de uma curva e passou muito apurado, pois o pneu com câmara murchou muito rápido com um furo pequeno.
---
Mumorato, eu iria de PCX, primeiro pq o pneu é sem câmara, mas o principal é o conforto para as pernas no scooter, dá pra se movimentar mais sobre ele.
Este meu chegado instalou pedaleiras no mata-cachorro da Ténérézinha, ajuda um bocado... mas o lance é q eu gosto mesmo de scooter... tb tem o escudo pra proteger as pernas/pés do frio/chuva e o capacetário pra poder levar mais coisa.
[ ]'s

-
sirangelo
- Motociclista
A roda era de uma dl 650, foi numa pedra e era uma marreta de aço. [THUMBS UP SIGN]
Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
Primeiro Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, vendo que estava só, criou a moto para levá-lo onde quisesse; em seguida criou belas estradas de pista dupla e loiras, morenas e ruivas para levarmos na garupa. Aí veio o diabo e criou o radar, os buracos e a sogra....
retirado do site er6-n
retirado do site er6-n
Marretinha de ouro então.
[ ]'s

- Optimus Leo
- Mito
Landoca/Tenere vai até o fim do mundo, mas PQP eu não tenho paciencia pra pegar BR com ela não...fiz uns 750 kms num dia com a minha e achei que jamais ia chegar. Entediante demais, vai esgoelando a moto e a velocidade final dela é baixa pra BR, sem falar que tem que parar muito por causa do tanque pequeno
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Por essa e outras que sinto saudade da NX 350 Sahara.Optimus Leo escreveu:Landoca/Tenere vai até o fim do mundo, mas PQP eu não tenho paciencia pra pegar BR com ela não...fiz uns 750 kms num dia com a minha e achei que jamais ia chegar. Entediante demais, vai esgoelando a moto e a velocidade final dela é baixa pra BR, sem falar que tem que parar muito por causa do tanque pequeno
Não era cara e não é pesada, vai onde a Tornado (no seu caso a Lander) vai, segura uma velocidade de cruzeiro melhor, com garupa e bagagem não sente tanto, tem alguma proteção aerodinâmica e não bebia como a Falcon.
Mesmo com motos 'melhores' e maiores, com a Sahara me sentia mais bem equipado nas viagens, considerando a versatilidade.
Só velocidade final que não era aquela coisa.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Sahara era uma puta moto que deixou saudades...
Esse lance q o OL falou da velocidade é complicado, mesmo quem gosta de andar vendo os bois pastar chega a certa altura da viagem que quer mesmo é chegar, aí tome enrolada de cabo.
Outro problema é, dependendo a rodovia, ter que ficar cuidando do retrovisor pra não ser atropelado por um Cometão, carreta ou mesmo uma pickup apressada...
Por isso uma VStrom 650 vai tão bem, não é um foguete mas ainda tem fôlego pra poder se livrar da manada.
[ ]'s
Esse lance q o OL falou da velocidade é complicado, mesmo quem gosta de andar vendo os bois pastar chega a certa altura da viagem que quer mesmo é chegar, aí tome enrolada de cabo.
Outro problema é, dependendo a rodovia, ter que ficar cuidando do retrovisor pra não ser atropelado por um Cometão, carreta ou mesmo uma pickup apressada...
Por isso uma VStrom 650 vai tão bem, não é um foguete mas ainda tem fôlego pra poder se livrar da manada.
[ ]'s

Não troco minha ST pra viajar nem por uma XT banhada a ouro.

R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
É complicado... eu vendi a Te250 logo após a primeira viagem mais longa por causa de ter que rodar com ela esgoelada e, consequentemente, ter pouco fôlego (torque) para ultrapassagens e/ou manter a velocidade em subidas.Optimus Leo escreveu:Landoca/Tenere vai até o fim do mundo, mas PQP eu não tenho paciencia pra pegar BR com ela não...fiz uns 750 kms num dia com a minha e achei que jamais ia chegar. Entediante demais, vai esgoelando a moto e a velocidade final dela é baixa pra BR, sem falar que tem que parar muito por causa do tanque pequeno
Ah, eu lembro de uma vez o Ari (Custom) ter ido para Machu Piccho com uma Honda pequena, não lembro se era uma XR200 ou uma XLX 250.
No vídeo o cara fala que, para andar no asfalto, em viagens que duram poucos dias, carregando garupa e/ou muita bagagem, as Big Trail são a melhor opção.jsamuel escreveu:Não troco minha ST pra viajar nem por uma XT banhada a ouro.![]()
Entretanto, para sair pelo mundo, rodando muito e por muito tempo, enfrentando estradas ruins e com pouco dinheiro prá gastar, tipo "aventureiro puro", as midle trail são mais convenientes.
Você, assim como eu e a maioria dos mortais, enquadramo-nos provavelmente no primeiro grupo.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
A lander usa a mesma relação da teneré? Eu mantinha 115km/h de velocidade cruzeiro (7,5krpm) na té250 descarregada. Acho que se ela se manter acima dos 100 com a carga será o suficiente.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
- StvRacer
- Roda Presa
https://www.facebook.com/Yagoporamerica/ esse rodou de biz por tudo que é canto, por muitos anos.mumorato escreveu:Estou planejando fazer um BR->AR com minha muié no início do ano que vem, e procurando uma moto boa que se encaixe no meu orçamento, cheguei a uma conclusão que não tem nenhuma moto média/grande de até uns 25k, para meu caso, que seja melhor do que duas tenerés 250.
Esse aqui eu até comprei o livro: http://advrider.com/index.php?threads/s ... ot.460631/
---

..........o´¨__..................
____(o)\#|(o)________

..........o´¨__..................
____(o)\#|(o)________
Acho essa uma questão bem pessoal, sem resposta definitiva. Eu não rodaria a AL com uma Biz nem fudendo, mas admiro quem o faz. Já viajei bastante de Twister na década passada e sei que dá para ir onde quiser com ela, mas me dá muito mais prazer viajar com a F800R que tenho hoje. Ando nas duas na mesma velocidade, entre 110 e 120km/h, mas a sobra de potência e a rotação baixa que a 800cc roda nessa circunstância é muito mais agradável.
Agora, vale a pena subir de cilindrada além dessa 800? Talvez sim, talvez não, depende do gosto do dono. Racionalmente talvez não valha, o que se ganha não paga o que se perde. Mas e o prazer? Onde entra na conta?
Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk
Agora, vale a pena subir de cilindrada além dessa 800? Talvez sim, talvez não, depende do gosto do dono. Racionalmente talvez não valha, o que se ganha não paga o que se perde. Mas e o prazer? Onde entra na conta?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
- Optimus Leo
- Mito
7500 no GPS da uns 100 kmh aprox de velocidade realmumorato escreveu:A lander usa a mesma relação da teneré? Eu mantinha 115km/h de velocidade cruzeiro (7,5krpm) na té250 descarregada. Acho que se ela se manter acima dos 100 com a carga será o suficiente.
Muito lenta pra uma BR aonde os limites são 110 ou 120. Andar acima de 7500 na Lander faz ela beber mais que o Lula, mandando a autonomia pro saco e aumentando vibração e tals...mas na boa, tem momentos que so ando de punho colado, só assim consigo viajar de 250 ao pegar BR. Ainda bem que a motinho é boa, e não me preocupo em estourar o motor com tal de não ficar batendo no limitador.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
rods escreveu:Acho essa uma questão bem pessoal, sem resposta definitiva. Eu não rodaria a AL com uma Biz nem fudendo, mas admiro quem o faz. Já viajei bastante de Twister na década passada e sei que dá para ir onde quiser com ela, mas me dá muito mais prazer viajar com a F800R que tenho hoje. Ando nas duas na mesma velocidade, entre 110 e 120km/h, mas a sobra de potência e a rotação baixa que a 800cc roda nessa circunstância é muito mais agradável.
Ae Kamerad Rods,
Como falavam nos puteiros, com prazer a conta é sempre mais cara, eheheheh...

Exatamente por isso a minha frase faz total sentido. rsRusso escreveu:É complicado... eu vendi a Te250 logo após a primeira viagem mais longa por causa de ter que rodar com ela esgoelada e, consequentemente, ter pouco fôlego (torque) para ultrapassagens e/ou manter a velocidade em subidas.Optimus Leo escreveu:Landoca/Tenere vai até o fim do mundo, mas PQP eu não tenho paciencia pra pegar BR com ela não...fiz uns 750 kms num dia com a minha e achei que jamais ia chegar. Entediante demais, vai esgoelando a moto e a velocidade final dela é baixa pra BR, sem falar que tem que parar muito por causa do tanque pequeno
Ah, eu lembro de uma vez o Ari (Custom) ter ido para Machu Piccho com uma Honda pequena, não lembro se era uma XR200 ou uma XLX 250.
No vídeo o cara fala que, para andar no asfalto, em viagens que duram poucos dias, carregando garupa e/ou muita bagagem, as Big Trail são a melhor opção.jsamuel escreveu:Não troco minha ST pra viajar nem por uma XT banhada a ouro.![]()
Entretanto, para sair pelo mundo, rodando muito e por muito tempo, enfrentando estradas ruins e com pouco dinheiro prá gastar, tipo "aventureiro puro", as midle trail são mais convenientes.
Você, assim como eu e a maioria dos mortais, enquadramo-nos provavelmente no primeiro grupo.
R 1200 GS Adventure Rallye
-
Jota
Tb ando a 110/120.Russo escreveu:rods escreveu:Acho essa uma questão bem pessoal, sem resposta definitiva. Eu não rodaria a AL com uma Biz nem fudendo, mas admiro quem o faz. Já viajei bastante de Twister na década passada e sei que dá para ir onde quiser com ela, mas me dá muito mais prazer viajar com a F800R que tenho hoje. Ando nas duas na mesma velocidade, entre 110 e 120km/h, mas a sobra de potência e a rotação baixa que a 800cc roda nessa circunstância é muito mais agradável.
Ae Kamerad Rods,
Como falavam nos puteiros, com prazer a conta é sempre mais cara, eheheheh...
Aí vem um taxista qqer (go uber) e diz: seu jumento, compra uma xre300, nessa velocidade de cruzeiro é desperdício uma 800.
Ele está focado apenas na velocidade, e não no principal, o prazer que a motoca oferece, seja nas curvas, na frenagem, na segurança pra acelerar, no conforto em piso ruim, na ergonomia, em um tanto de aspectos sensoriais que são o que realmente importa, pq se não fosse isso era melhor andar de carro.