Scooters & iscútis - Tópico Único
Re: Scooters & iscútis - Tópico Único
Intruder 125 e Burgman 125 são fabricados pela Haojue que é o braço chinês da Suzuki. Lá elas continuam, aqui não tem mais Suzuki abaixo dos 650 cc da Strom ou do Burgman Executive.
Toda baixa cc da Suzuki agora chega aqui direto da Haojue com a marca Haojue. Ao que tudo indica a Suzuki perdeu o interesse em vender motos e scooters abaixo de 650 aqui. Deixou essa missão com sua representante chinesa.
Se eu somar 7,5 anos que tive Intruder 125 mais 4 anos até agora de Inazuma, são quase 12 anos com Haojue e afirmo com convicção que a marca é muito confiável e suas motos são bem construídas.
A Chopper Road 150 é a intruder 125 com melhor acabamento e motor com menos vibração. A Lindy 125 é semelhante ao Dafra Smart 125 que é semelhante ao Burgman 125. A Lindy ainda é carburada, mas a injeção chega em breve.
Sobre o Smart o OL pode opinar. E acho que a Lindy é tal e qual.
Até o fim do ano essa linha toda de baixa cc Haojue vendida aqui vai receber injeção. A primeira foi a street DK 150 que já está saindo da J. Toledo com injeção.
Tem um modelo novo da Kymco que é maior que a Lindy e com um pouco mais de potência, o Agility. Tem injeção e ABS. Está nas lojas Suzuki.
Toda baixa cc da Suzuki agora chega aqui direto da Haojue com a marca Haojue. Ao que tudo indica a Suzuki perdeu o interesse em vender motos e scooters abaixo de 650 aqui. Deixou essa missão com sua representante chinesa.
Se eu somar 7,5 anos que tive Intruder 125 mais 4 anos até agora de Inazuma, são quase 12 anos com Haojue e afirmo com convicção que a marca é muito confiável e suas motos são bem construídas.
A Chopper Road 150 é a intruder 125 com melhor acabamento e motor com menos vibração. A Lindy 125 é semelhante ao Dafra Smart 125 que é semelhante ao Burgman 125. A Lindy ainda é carburada, mas a injeção chega em breve.
Sobre o Smart o OL pode opinar. E acho que a Lindy é tal e qual.
Até o fim do ano essa linha toda de baixa cc Haojue vendida aqui vai receber injeção. A primeira foi a street DK 150 que já está saindo da J. Toledo com injeção.
Tem um modelo novo da Kymco que é maior que a Lindy e com um pouco mais de potência, o Agility. Tem injeção e ABS. Está nas lojas Suzuki.
Então se a smart, lindy e Burgman e tudo igual. vai na mais em conta.
so nao faz sentido a lindy ainda ser injetada se a Burgman ja estava vindo com ie, sendo q sao a mesma moto
so nao faz sentido a lindy ainda ser injetada se a Burgman ja estava vindo com ie, sendo q sao a mesma moto
Tornado 300
Estou sem pressa para comprar uma scooter e só vou comprar porque a franquia do seguro da Ducati é muito cara prá ficar rodando todo dia prá cima e pra baixo com ela. Quinta feira , nessa loja: http://motoplay.com.br/busca - perto da CC Suzuki,piccoli escreveu: 28 Jul 2019, 17:58 Até o fim do ano essa linha toda de baixa cc Haojue vendida aqui vai receber injeção. A primeira foi a street DK 150 que já está saindo da J. Toledo com injeção.
eu achei um Burgman 2016 por 7K e uma Lead 2010 por 5K. Mas vamos vendo...
Ah, também fiz teste bunda nesse Agility. É maior, mais encorpado e mais potente que o NMax, 200 cc, aros 16", mas não gostei do espaço para as pernas, o escudo é muito reto e muito perto do banco. Além disso custa 12k e pouco, que está meio além do que eu quero gastar. Esse Agility comporta confortavelmente um casal de gordinhos de estatura mediana, mas não é bom para um magrão alto como eu, que tem pernas de saracura e braços de orangotango

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Optimus Leo
- Mito
Eu tive uma Haojue Skyhawk 125 (aqui vendida como Dafra Smart), tirei 0km, andava só no modo on-off com ela, viajei, etc. Nada do que reclamar. Mas só cheguei a rodar uns 20 mil kms antes de vender ela porque vim pro Brasil.
O Lindy é exatamente a mesma mecânica da Burgman carburada e Smart, então não da BO. O unico que não curto da Lindy é o fato de ainda ser carburada (a minha era carburada, mas na Venezuela não tinha opções então era isso ou algum outro scooter mais xingling carburado tmb, mas também a gasolina lá era pura não o lixo de mijolina daqui que estraga carbura), e que o painel da Lindy não tem um relogio digital que nem o da Skyhawk/Smart tinha (acho isso um retrocesso, eu curto um relogio no painel).
A Lindy faz um tempo atrás tinha um custo beneficio muito bom, mas por 8 conto já estaria olhando a Neo e Elite se fosse comprar 0km, Burgman e Lead se fosse para comprar usada.
O Lindy é exatamente a mesma mecânica da Burgman carburada e Smart, então não da BO. O unico que não curto da Lindy é o fato de ainda ser carburada (a minha era carburada, mas na Venezuela não tinha opções então era isso ou algum outro scooter mais xingling carburado tmb, mas também a gasolina lá era pura não o lixo de mijolina daqui que estraga carbura), e que o painel da Lindy não tem um relogio digital que nem o da Skyhawk/Smart tinha (acho isso um retrocesso, eu curto um relogio no painel).
A Lindy faz um tempo atrás tinha um custo beneficio muito bom, mas por 8 conto já estaria olhando a Neo e Elite se fosse comprar 0km, Burgman e Lead se fosse para comprar usada.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
O que pega para mim é a posição de pilotagem. Exceto as motos custom que dá para mudar o guidão e avançar as pedaleiras com relativa facilidade, é difícil encontrar uma moto que seja adequada ao meu biotipo, que é bem retilíneo, com pernas e braços muito longos. Alhas (by GG) , esse foi um dos fatores que me levou a vender a Te250 com menos de um ano de uso.
Já percebi que com scooters essa questão pega bastante, por causa da posição do escudo e. No Burgman eu fico "apertado" e na Lindy eu fico mais confortável.

Já percebi que com scooters essa questão pega bastante, por causa da posição do escudo e. No Burgman eu fico "apertado" e na Lindy eu fico mais confortável.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Tio Frei
- Mito
Se quer gastar pouco e não se incomodar o negócio é a lead na minha opinião
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
- Optimus Leo
- Mito
Lead tem a vantagem de vender rapido e manter seu valor, um dos motivos que me fez pegar uma (além do mega espaço interno)
O importante É ficar confortável gastando pouco. Manhã vou na Honda fazer uns testes bunda na lead e na elite.

- Saurus
- Mito
Lead está fora de linha. Uma pena. Honda deveria ter trazido o Lead 125 em vez do Elite (talvez em vez do SH150). Em fim...Russo escreveu: 29 Jul 2019, 10:58 O importante É ficar confortável gastando pouco. Manhã vou na Honda fazer uns testes bunda na lead e na elite.
Elite é um Lead sem o porta-malas, feito para baixo custo, não tem tampa do porta-objetos no escudo frontal. Fora isso e o visual 'mudérnu", é um Lead.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Barros_RN
- Motociclista
- Contato:
Mas a Elite aqui em Natal / RN está custando a bagatela de R$ 10.000,00Saurus escreveu: 29 Jul 2019, 11:03Lead está fora de linha. Uma pena. Honda deveria ter trazido o Lead 125 em vez do Elite (talvez em vez do SH150). Em fim...Russo escreveu: 29 Jul 2019, 10:58 O importante É ficar confortável gastando pouco. Manhã vou na Honda fazer uns testes bunda na lead e na elite.
Elite é um Lead sem o porta-malas, feito para baixo custo, não tem tampa do porta-objetos no escudo frontal. Fora isso e o visual 'mudérnu", é um Lead.
Nesse precinho aí até a PCX 150 usada é mais vantagem.
----------------------------------------------------------------------
Quando TUDO falhar e nada mais resta a fazer, leia o Manual de Instruções.
Quando TUDO falhar e nada mais resta a fazer, leia o Manual de Instruções.
- Saurus
- Mito
Também acho que o Elite não vale o preço pedido.
Suspensão dura como a do Lead, rodas do Lead, motor de Lead com 15cc à mais apenas, não houve alteração de performance, de potência, de torque, etc. Acho que até o chassis é o mesmo do Lead. Mudaram a carenagem e um cadim de deslocamento volumétrico, enforcaram a IEC para manter o nível de emissões e coisas assim. Em fim... um Lead com casca de Elite.
Mais vale um Lead usado e em bom estado de conservação, já desvalorizou o que tinha que desvalorizar.
Quanto ao tal de Lindy... bem... aí a coisa muda de figura... é um Burgman 125 carburado com outra casca, segue no mesmo caminho o Lead, ou seja, mecânica e ciclística igual ao Burgman AN 125 com casca de Lindy. Ficou mais pobre que o Burgman, pois o Burgman ainda tinha tampa no porta-trecos do escudo frontal. De resto... só a casca visual é diferente.
Mais vale um Burgman 125i ou até mesmo um AN 125 velho em bom estado de conservação.
Suspensão dura como a do Lead, rodas do Lead, motor de Lead com 15cc à mais apenas, não houve alteração de performance, de potência, de torque, etc. Acho que até o chassis é o mesmo do Lead. Mudaram a carenagem e um cadim de deslocamento volumétrico, enforcaram a IEC para manter o nível de emissões e coisas assim. Em fim... um Lead com casca de Elite.
Mais vale um Lead usado e em bom estado de conservação, já desvalorizou o que tinha que desvalorizar.
Quanto ao tal de Lindy... bem... aí a coisa muda de figura... é um Burgman 125 carburado com outra casca, segue no mesmo caminho o Lead, ou seja, mecânica e ciclística igual ao Burgman AN 125 com casca de Lindy. Ficou mais pobre que o Burgman, pois o Burgman ainda tinha tampa no porta-trecos do escudo frontal. De resto... só a casca visual é diferente.
Mais vale um Burgman 125i ou até mesmo um AN 125 velho em bom estado de conservação.
Nessa altura do campeonato Kamerad Saurus, sem querer parecer esnobe, o que mais me interessa para o corre corre do dia à dia é, nessa ordem, uma scooterzinha ergonomicamente confortável, bem conservada e barata, dentro de um orçamento que gira em torno de 8K com uma variação de 2K para mais ou para menos. Logo, o Burgman já está em desvantagem por apresentar uma ergonomia desfavorável ao meu porte físico.

- Saurus
- Mito
Tio Russo, de boa, você tem um tipo físico que não ajuda nem um pouco para um "iscúti". Acho que você não vai encontrar nenhum "decente" que lhe sirva.Russo escreveu: 29 Jul 2019, 13:20 Nessa altura do campeonato Kamerad Saurus, sem querer parecer esnobe, o que mais me interessa para o corre corre do dia à dia é, nessa ordem, uma scooterzinha ergonomicamente confortável, bem conservada e barata, dentro de um orçamento que gira em torno de 8K com uma variação de 2K para mais ou para menos. Logo, o Burgman já está em desvantagem por apresentar uma ergonomia desfavorável ao meu porte físico.
Aceita a sugestão de uma Biz?
Se for para o lado de uma moto nessa faixa de preço olha na loja Suzuki a DK 150 injetada. Acho que na ergonomia ela atende melhor. No site haojue.com.br tem detalhes sobre a mecânica.
Sobre o Lead, o motor é refrigeração líquida. Eu acho melhor assim.
Sobre o Lead, o motor é refrigeração líquida. Eu acho melhor assim.
O Lindy me vestiu bem, o Motorino Cappuccino também.Saurus escreveu: 29 Jul 2019, 15:45 Tio Russo, de boa, você tem um tipo físico que não ajuda nem um pouco para um "iscúti". Acho que você não vai encontrar nenhum "decente" que lhe sirva.
Se fosse pra comprar uma Biz ou uma motoka com cara de CG eu partiria logo para uma Bros 160 ou uma XTZ 125 ...piccoli escreveu: 29 Jul 2019, 16:40 Se for para o lado de uma moto nessa faixa de preço olha na loja Suzuki a DK 150 injetada. Acho que na ergonomia ela atende melhor...
A idéia do Scooter é também ter um veículo que possibilite usar, quando necessário, alguma roupa mais social, caso contrário nessas ocasiões é melhor continuar a usar o Uber.
Mas, companheiros, a busca continua:
Agora no começo da tarde eu dei um pulo na CC da Honda prá ver as scooters... e vou te contar, Honda é Honda, eheheheh...
Acostumado a ver CC cheias de motos e com um ou outro vendedor coçando o saco esperando um cliente entrar, na CC da Honda o papo é diferente. Prá começar, a peãozada muitos clientes em volta das motinhas no saguão, uma penca prá ser exato. Ai um gerente viu o tiozão (eu) entrando e veio me atender e logo fez um sinal para que uma vendedora viesse me atender. E diferentemente dos "vendedores de panela" que se acha nas CC, essa vendedora entendia (e bastante) de moto. Mostrou me o PCX 150, o SH 150 e o SH 300. Elite não tinha na loja.
O SH 300 eu descartei... por R$ 24.500 eu compro uma Royal Enfield...
... ou vendo a Ducati, compro uma CB500 X e viajo com o troco, eheheheh...
Do PCX eu gostei do espaço para os pés (dá para variar a posição) e do espaço sob o banco. Não gostei muito do banco, achei-o estreito, com pouca espuma e o rebaixo não deixa acomodar a bunda um pouco mais para trás. Também não curti muito o "túnel central".
Do SH150 eu gostei do banco, que tem bastante espuma e permite uma boa acomodação, do piso plano e das rodas 16,sendo que por causa delas o capacetário é um pouco menor... mas tudo bem, não pretendo mesmo "fazer mercado" com a motoquinha. O espaço para os pés e pernas é quase perto do ideal, mas o escudo reto não permite variar a posição dos pés.
Vamos aos preços:
PCX 150: R$ 11.990,00 à vista ou R$ 5.950,00 de entrada + 10 X R$ 678,00 no cartão de crédito - Total R$ 12.730,00
SH 150: R$ 13.390,00 à vista ou R$ 6.695,00 de entrada + 10 X R$ 762,89 no cartão de crédito - Total R$
14.323,92
Elite: R$ 9.690,00 à vista ou R$ 4.845,00 de entrada + 10 X R$ 552,09 no cartão de crédito - Total R$ 10.365,86
E segue o Baile by Gilberto

- froesdamotta
- Motoqueiro
Esse PCX aí era com ABS, ou somente com o freio combinado?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Nem perguntei, mas acho que era o mais basicão.froesdamotta escreveu: 29 Jul 2019, 19:27 Esse PCX aí era com ABS, ou somente com o freio combinado?

- Tio Frei
- Mito
Sobre lead x elite. Não acho que sejam a mesma moto com roupa diferente. As diferenças são mais profundas, a começar pelo motor, refrigerado a água na lead e a ar na elite.
De igual mesmo só o tamanho das rodas.
- Saurus
- Mito
Nesse ponto você tem razão. A estabilidade térmica do Lead é muuuuuuiiiiito superior ao do Elite. Mas é o mesmo motor, só que não tem o arrefecimento por líquido. De resto, 99% das peças do Elite, são as mesmas do Lead. Ou você acha que a Honda iria desenvolver um novo motor do zero para um "iscúti" peba para vender em grosas? Pegaram o motor do Lead, que já estava pronto, desenvolvido, confiável, com peças fáceis de botar em produção, tiraram a arrefecimento por líquido para baratear o custo, aumentaram o deslocamento volumétrico para repor a potência e torque que o motorzinho antigo oferecia e bota para andar.Tio Frei escreveu: 30 Jul 2019, 07:58 Sobre lead x elite. Não acho que sejam a mesma moto com roupa diferente. As diferenças são mais profundas, a começar pelo motor, refrigerado a água na lead e a ar na elite.
Quanto ao líquido de arrefecimento, no meu Lead, a cada 6 meses, quando vou fazer a troca do óleo de motor e transmissão (basta 1 litro para tudo), aproveito e mando logo trocar o fluido de arrefecimento (12 reáus). Mas é impressionante a estabilidade térmica do motorzinho do Lead.
Mas, na minha opinião, em termos práticos (usando no dia-a-dia), O Elite é apenas uma versão mais pobre (em termos de conveniências para o usuário), com visual modernoso de transformer e mais cara do Lead.
- Optimus Leo
- Mito
Caralho que bosta esse decrepito fanboy da Lead...pqp palpitometro estralando forte "estabilidade termica" que caralhos significa isso? Quer parecer que manja algo de termodinamica?
Espero uma explicação de que é "estabilidade termica" e como isso influencia o uso para os mortais de uma motoquinha para ir e voltar do trampo
Espero uma explicação de que é "estabilidade termica" e como isso influencia o uso para os mortais de uma motoquinha para ir e voltar do trampo