Fazer falhando. O que pode ser? (RESOLVIDO!!!!!)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: Fazer falhando. O que pode ser?

Mensagem por Saurus »

MAD escreveu:
Saurus escreveu:
crique_aqui escreveu:Fui a Salvador e senti que a moto passou a apresentar um comportamento estranho quando voltei:

Ela não pega mais de primeira quando está fria;

Outra coisa que notei é que no início das retomadas ela dá uma falhadinha, ou seja, eu alivio o acelerador e quando volto a acelerar ela dá uma engasgadinha rápida;

A moto passou a "morrer" quando reduzo a velocidade e aperto a embreagem após um período de aceleração constante. Hj eu quase me estabaquei pq a desgraçada morreu no meio da curva de um retorno e, quando soltei a embreagem, a roda traseira travou com ela ainda inclinada.

Talvez tenha abastecido com gasolina vagabunda na estrada, mas já estou no segundo tanque (abastecido no posto de costume) e ela continua de putaria.

Será que é necessária uma limpeza de bico injetor?

Alguém tem alguma sugestão?

Desculpem-me pelo excesso de caracteres. :-D
Qual a quilometragem da moto?

Possibilidades:
1) filtro de ar sujo ou velho;
2) Conectores de bateria ou interferência de alarme anti-furto;
3) Sujeira na linha de combustível;
4) Combustível de má qualidade (adulterado)
5) Anel de vedação do sensor híbrido.

Qualquer coisa, você também pode recorrer à galera do fazer On Line. Lá tem muita informação sobre o assunto.

Espero ter ajudado.
Saurus, o que mais tu sabe desse anel de vedação? Estava falando com meu mecânico (Laércio, bastante conhecido aqui em Porto Alegre) e ele falou de um problema comum em Fazer, que é o ressecamento de uma junta de um sensor, não sei se é esse. Segundo ele, esse ressecamento gera uma medição errada do ar (ar falso) e aí a moto injeta mais gasolina pra compensar e aí enxarca a vela. Ele disse que não existia pra vender só a junta, e o sensor custava mais de mil, então ele pediu pra um conhecido dele fazer uma junta e ficou boa, já arrumou várias assim. Parece que apareceu uma junta paralela no mercado, mas essa ele ainda não testou. Terça vou falar com ele de novo pra confirmar qual é o sensor.
MAD, é o seguinte: Esse senso híbrido fica acoplado ao TBI da motocicleta. Ele é responsável pela leitura tanto da vazão/pressão/temperatura do ar admitido. Acontece que o acoplamento é vedado por um anel de borracha com um formato esquisitíssimo. Esse anel de borracha vez ou outra resseca e acaba não fazendo mais a vedação e o motor passa a ter uma entrada de ar "falsa", deixando esse sensor mais perdido que cego no meio de tiroteio. Com esse sensor fazendo leituras e repassando informações "malucas" para a ECU, essa última também fica sem saber se aumenta ou diminui o tempo de injeção. Isso provoca pequenos pipocos em desacelerações e engasgos nas acelerações.

Acontece que a Yamaha, pelo que sei até o presente momento, não vende esse anel de borracha separadamente. Não tem nem código de peça só para o anel ou somente o sensor. Então, o bagual propreitário tem que morrer me mais de R$1.2K comprando todo o conjunto do TBI (corpo de injeção com borboleta, TPS, sensor híbrido, borrachinha de vedação, etc).

Há especulações que a Yamaha passou a vender ou está em vias de passar a vender esse anel de vedação separadamente. Também há especulações que já há algum(ns) fabricantes dessa peça no mercado não original de fábrica.

Lá no Fazer On Line tá rolando uns tópicos sobre todo esse problema. Eu mesmo já escrevi para a Yamaha reclamando dessa política de peças de reposição deles. Um outro monte de gente também já fez o mesmo.

Uma das soluções "viáveis" sugeridas foi a utilização de borrachas de silicone de uso automotivo para vedação de juntas e outros elementos onde passe combustível e resistentes a altas temperaturas.

O fato é que se a Yamaha continuar com essa política de peças de reposição, uma hora o mercado descobre como fazer a tal borrachinha e vão mandar a Yamaha enfiar o anel no outro anel. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
crique_aqui
Motoqueiro

Mensagem por crique_aqui »

Faro escreveu:Deixa de querer ser "mexânico" e leva lá na loja para dar uma olhada, acende algo no painel?

Leve em conta essa junta do sensor da injeção, é uma merda e a dona yamaha só fez algo para proteger o sistema depois que várias deram pau, e a coisa não é barata se foder o sensor, mais ou menos uns 1500k, acho até que já te mostrei o que é.
:lol: :lol:

Eu vou lá, seu mala.

Só estou meio sem tempo. Em breve estarei de férias então levo pra vocês analisarem.

No painel não acende nada, o que notei foi o aumento do consumo. Costumava rodar quase 400 km com um tanque, agora rodei menos de 300 km e só resta um pontinho no marcador. :emo78:

O eletrodo da vela está preto, a moto as vezes falha na retomada e nas desacelerações dá uns "peidos" quase imperceptíveis.

Levando em consideração o que o MAD e o Saurus escreveram, chego a brilhante conclusão de que tomei no meio do brioco. :forc:

Vou tratar de procurar essa junta paralela pq a yamaha não vai comer essa grana toda do meu bolso não. :no:

Valeu, pessoal. ;-)
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

crique_aqui escreveu:Levando em consideração o que o MAD e o Saurus escreveram, chego a brilhante conclusão de que tomei no meio do brioco. :forc:

Vou tratar de procurar essa junta paralela pq a yamaha não vai comer essa grana toda do meu bolso não. :no:

Valeu, pessoal. ;-)
Crique, se não achar a junta, o meu mecânico manda fazer aqui. Qualquer coisa me avisa que eu peço uma e te mando pelo correio.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Esse problema de ressecamento na vadação me lembra muito dum problema cronico também nas viraguinhos, que ressecava o coletor de admissão, causando também entrada de ar falso.

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
crique_aqui
Motoqueiro

MAD escreveu:
crique_aqui escreveu:Levando em consideração o que o MAD e o Saurus escreveram, chego a brilhante conclusão de que tomei no meio do brioco. :forc:

Valeu, pessoal. ;-)
Crique, se não achar a junta, o meu mecânico manda fazer aqui. Qualquer coisa me avisa que eu peço uma e te mando pelo correio.
Porra, MAD.

Não preciso nem dizer o quanto ficaria grato.

Prepare-se para ser incomodado. :lol:
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Fala galera, blz ?

Agendei hoje, para essa semana, a revisão de 75.000 km da Fazer.

Pedi para fazerem a limpeza da injeção eletrônica, pois ela começou, de uns tempos para cá, a perder potência em subidas, mesmo acelerando a moto.

Ela fica meio amarrada e por incrível que pareça, estou tendo que reduzir uma marcha, às vezes, e estou tendo que chegar no final da aceleração da moto em outras.

Bom, o detalhe é que hoje conversando com o chefe da mecânica da concessionária que faços as revisões, ele me comentou que vai trocar o "reparo" do sensor híbrido (acho que é o tal anel de vedação) e que não está à venda na Yamaha, mas a fábrica está enviando às concessionárias para serem feitas as substituições, no caso, ele vai fazer essa troca, já que pedi para fazer a limpeza do corpo inteiro (gasolina brasileira, peruana, boliviana devem ter entupido quase todos os buracos do bico injetor).

Enfim, fica o aviso aí para os amigos.

Grande abraço,

P.s.: Parece que a D. Iamapaia resolveu fazer o que já devia ter feito desde o lançamento da moto, que é levar a sério a manutenção dos produtos que vende, e viva a CB300, o que não é uma ótima concorrência, tomara que o J.Atoleiodedo também lance uma moto concorrente, aí a D.Iamapaía vai ter que ir atrás de fazer um ótimo serviço.
Ushuaia 2007/2008 - Nós fomos e foi bão dimais!!
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Só para constar, depois dessa ótima notícia (afinal agora dá para fazer a limpeza da injeção eletrônica com muuuuita tranquilidade, já que o meu medo era o tal anel de vedação do sensor híbrido).

Espero que a D. Iamapaia lance de vez a venda do sensor híbrido à parte, com preços realistas.

Ou que a concorrência utilize o mesmo sensor híbrido, assim, fica mais fácil para comprar um e levar na bagagem da moto, afinal, as minhas única preocupações em viagem sempre foram a bomba de gasolina e o sensor híbrido(que são simples de resolver, tipo plug and play, o problema são os preços....heheheheheeheh).

Fato é que mesmo o pessoal das BMW e das KTMs que fazem as viagens pelo mundo (aquelas que dão a volta mesmo ao mundo) levam esses sensores na bagagem, me parece que especificamente um modelo das KTMs tem que estar com as duas peçassempre na bagagem, mas me falha a memória se é com certeza uma KTM, se lembrar posto aqui.

Grande abraço,
crique_aqui
Motoqueiro

Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

crique_aqui escreveu:Encontrei no ML, R$35,00.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vidade-_JM
crique, à primeira vista é esse aí mesmo o tal anel de vedação. Como a bagaça não tá num preço exorbitante impagável (muito embora 35 lascas sejam um tanto demais por uma mherdinha de um pedaço de borracha), então confirme primeiro com seu mecânico se é o tal anel de vedação o problema de sua moto. Se for acho que vale a pena tentar esse do ML ou, se já estiver disponível na rede de concessionárias Yamaha, o original mesmo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
crique_aqui
Motoqueiro

Saurus escreveu:
crique_aqui escreveu:Encontrei no ML, R$35,00.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vidade-_JM
crique, à primeira vista é esse aí mesmo o tal anel de vedação. Como a bagaça não tá num preço exorbitante impagável (muito embora 35 lascas sejam um tanto demais por uma mherdinha de um pedaço de borracha), então confirme primeiro com seu mecânico se é o tal anel de vedação o problema de sua moto. Se for acho que vale a pena tentar esse do ML ou, se já estiver disponível na rede de concessionárias Yamaha, o original mesmo.
Não sou adepto de jogar dinheiro fora, Saurus.

Mas vou pedir esse troço mesmo sem ter certeza que seja ele o problema, só para não ser pego com as calças na mão no futuro.
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Fala galera, blz ?

conforme mencionei estive hoje com a minha Fazer na Concessionária onde faço as revisões dela, vai ficar lá por dois dias.

Vão analisar se precisa ou não fazer a Limpeza da Injeção Eletrônica, segundo o chefe da mecânica, tal procedimento é desnecessário já que o bico é autolimpante, mas vão fazer o teste.

A boa notícia, é que há um teste super simples de medir se o problema da injeção eletrônica está na vedação do sensor híbrido:

Infelizmente o cabeção aqui não pegou direito o nome do produto que foi utilizado para testar a vedação, mas é simples.

Um tubo do tipo WD foi espirrado sobre o sensor híbrido, depois de um tempo a minha Fazer deu uma baixada na lenta, foi nítido.

Foi feita a troca do "reparo" e de um anel (são dois mesmo) e tudo isso em menos de 5 minutos, estava resolvido.

Fiquei com o reparo antigo e depois vou postar as fotos, no caso da minha moto estava um pouco "derretido", acho que vai ser normal ter que trocar esse reparo de tempos em tempos.

Fica o aviso aos amigos, tem como testar se o problema da injeção eletrônica é só o reparo, é rápido e é mais fácil, segundo o que me contaram, de perceber com a moto fria.

Novamente, a minha Fazer, apresentou somente um sintoma que me levou a desconfiar da injeção eletrônica(no caso desconfiava e desconfio que seja o bico injetor entupido, já que peguei gasolinas de péssima qualidade no Peru e no Altiplano a gasolina é Boliviana), que foi a moto perder um pouco de potência nas subidas mais fortes, isso com garupa e bagagem, algo que ela fazia normalmente, agora tinha um pouco de dificuldade.

Acho que vai ser assim com todas as motos independente de marcas(fadiga do reparo do sensor híbrido), sinceramente algo que é até esperado.

Tomara que a D. Iamapaia tome a mão na consciência e libere de vez esse reparo(esse ao meu ver o único problema disso tudo), já que, numa moto que passa por revisões desde 0 Km de 5.000 em 5.000 km, exceto no período de viagens longas (Ushuaia, Atacama e machu Picchu), onde não havia como fazê-las, apresentou um problema, que no meu caso, não chegou nem a ser um incômodo.

Aproveitamos para testar também na moto a emissão de CO2(após a troca do reparo), já que na inspeção veicular deu quase 5,00 de um limite de 7,00, algo beeeeeem estranho, já que normalmente a Fazer teria que estar fazendo 0,6, desta vez a moto estava sem a gasolina Podium e posso afirmar com certeza, a gasolina Podium não alterou em nada os valores apresentados no sensor, ou seja, dá para fazer o teste da inspeção veicular em SP, sem se preocupar com o combustível (no caso a moto estava com gasolina aditivada, como sempre!!!).

A moto vai passar por outros testes, para ver a influência do catalisador, já que no meu caso, o catalisador (como era esperado) fadigou, mas que cheguei a ficar na dúvida se era o tal barulho da biela (outra informação interessante, o problema das motos com bielas, são em um único lote das 2008, novamente é preciso confirmar, mas a informação veio da mesma fonte).

Tendo novidades aviso aqui.

Crique-Aqui , amigo, leve a sua moto numa concessionária Yamaha e peça para fazerem o mesmo teste, salvo engano o produto, tinha cheiro de WD, mas é um tubo que é para limpar disco de freios e outra coisa que me esqueci, é um tubo verde, com os escritos em Vermelho ou algo assim.

Grande abraço,

P.s.: como sempre me doi no coração deixar a moto na concessionária, principalmente pelo tempo de 3:30 para chegar em casa.....heheheheheheheh ehehehehehehehe ehehehhe

Mas vale a pena.

P.s.2: Aviso importante, surpreendeu a galera, o disco de freio da minha moto ainda ser original, segundo eles me contaram, quem está usando freio Fischer, tá acabando com o disco de freio, portanto, novamente, de repente é uma econômica que vai sair cara.

E pra falar a verdade, até agora foram trocados dois jogos de pastilhas, isso pq vai se trocado agora, mas olha, eu uso a moto, 75% em estradas e 25% em SP (que é muito, afinal eu ando razoavelmente nos corredores, Marginal e 23 de Maio, corredor norte-sul, quem conhece sabe que se usa bastante o freio e freia seco).

Outro detalhe importante, eu estou usando o aeroquip que comprei do Renato-SBC, a moto realmente vira outra e eu recomendo muito, pois pode estar influênciando também na duração do disco de freio, afinal, com o aeroquip o freio realmente funciona como deve funcionar.

E chega de p.s. que tá ficando gigante!!!!
crique_aqui
Motoqueiro

Mandei essa mensagem para o SACo da yamaha:
Minha moto está apresentando sinais que levam a crer que há necessidade de fazer a substituição do anel de vedação do sensor TPS, sendo que tal peça não consta no catálogo de peças, embora tenha notícias de que a Yamaha está providenciando a disitribuição do tal anel entre as concessionárias, frisando que vários amigos meus que tinham o mesmo problema já o resolveram graças a essa medida tomada pelo fabricante .

Entrei em contato com a concessionária CONCORDE MOTOS Aracaju e descobri que eles ainda não dispõem do o'ring.

Venho por meio deste solicitar a resolução deste problema, ciente de que a Yamaha reconhece que é inviável adquirir o CORPO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, única e exclusivamente, por conta de um o'ring. Isso sem mencionar que venda casada configura crime tipificado no Código de defesa do Consumidor.

Desde já, agradeço.
Vamos ver o que respondem.

Sem muita expectativa, claro.
crique_aqui
Motoqueiro

Reposta da yamaha:
Inicialmente agradecemos seu contato.

Em atenção ao seu e-mail, registrado através da ocorrência nº 268554, referente ao modelo YS FAZER 250, esclarecemos que é necessário que a motocicleta seja encaminhada á Concessionária mais próxima ou de sua preferência, para que seja realizada uma análise.

Quando a motocicleta estiver nas dependências da Concessionária, se preferir, nos retorne informando os dados abaixo, para que possamos manter contato com o Concessionário e auxiliarmos no que for possível.

Dados do cadastro:

RG:
Data de Nascimento:
Número de filhos:
Profissão:

Dados do produtos:

Placa:
Data da Venda:
Data da aquisição:
Data da última revisão:
Concessionária que efetuou a compra da motocicleta:
Endereço da Concessionária (se possível):
Quilometragem atual:

Dados do ocorrência:

Nome da Concessionária que a motocicleta se encontra:
Endereço da concessionária Autorizada (se possível):
Número da Ordem de Serviço (se possível):
Data de abertura da Ordem de Serviço:

Observação: todas as informações são importantes para realizarmos o atendimento.

Dessa forma, solicitamos a gentileza de acessar nosso site www.yamaha-motor.com.br e localize a Concessionária Autorizada mais próxima ou de sua preferência.

Qualquer informação adicional, estamos à disposição também no Tel.: (55 11) 2431-6500.

Atenciosamente.

Kátia Soares
SAC
Yamaha Motor do Brasil Ltda.
* Rodovia Presidente Dutra, Km 214 Jd. Cumbica
07183-903 Guarulhos - SP
((55 11) 2431-6500 / 7 (55 11) 3885-6720 Cód. 671
Amanhã vou numa concessionária.
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

heheheheheheheheheheheheheheehheeheheheheheheheheheheh

Essa é a famosa resposta podrão by Yamaha.

Já recebi umas 7 ou 8 dessas.

Cansei quando li no XT600, o carinha que ia viajar o mundo de XT660, recebeu uma resposta do tipo, a XT660 não prevê a utilização de outros combustíveis, diferentes do Brasileiro, não sendo aconselhável tal uso, faz um tempinho isso, imagina a cabeça do cara, ia viajar o mundo com a melhor moto que havia no mercado brasileiro e a fábrica aconselhava a ele só usar gasosa brasuca......heheheheheheheheheheheheheeheheheheheheheheh

Na verdade, o carinha estava assustado com a marcha lenta da XT660 e achou que o drama estava no combustível, mal sabe ele que era "característica" da moto, se bem me lembro deixou a XT660 para vender e comprou uma DR650 (troquei, a moto era uma 650) usada e foi embora, incrível como a D.Iamapaia perde as chances de "marcar gols", o cara até deu entrevista na GROBO sobre a viagem, com direito a aparecer a marca dos diapasões de grátis, lembro que elogiou a moto e tudo..... Chato né ??!!!!.

Depois foi o Fiuza Tabajara, que teve o problema do "tubo de deliberação" falou que não foi a moto, foi uma pedra que bateu lá, falta de sorte segundo ele, isso aconteceu quando estava atravessando a Transiberiana ????? E teve outro problema, acho eu, pois ele escondeu qual era, na Corrente de Comando, já quando estava nos States, sobre o problema da corrente de comando, eu não sei, mas será que não era prevísivel que o tubo de deliberação poderia abrir o bico no meio da viagem ???? Sem querer ser chato, mas será que os departamentos dentro da Yamaha se conversam ????

Pior foi ler ele falando que o principal ponto de uma viagem pelo mundo é conhecer a moto....... heheheheeheheheheheheheheheheheeheheheheheheheh

A outra parte chata é saber que ele foi sozinho, não.... foi com uma XT660 o tempo todo até o fim da Rússia, o carinha bancou a viagem dele só para acompanhar o Fiúza, mas isso ele nem mencionou nas entrevistas dele, pô o cara foi até roubado e o Fiuza lá, falando que foi ótimo.

Cara, leva a moto lá, espera muita vontade da D.Iamapaia não, vai ter resposta automática até perder de vista, melhor negócio é conversar e criar amizade com o pessoal da autorizada, pois são eles que levam bucha de tudo que é lado, pois as motos chegam com os mesmos problemas, mas a fábrica demoooooooora a dar uma solução, aí eles acabam tendo que fazer "paliativos" para tentar solucionar o problema até o retorno, vide aí a solução que o cara de POA que o MAD comentou.

A sorte da D. Iamapaia é que é assim nas outras marcas também, vide o caso do lchicralla e a BMW.

O meu CPF (by Russo) fica indignado, mas faz parte...... Ao menos não tenho que me preocupar com o CNPJ da Iamapaia.

Depois pergunta para o Rodrigo de Paula sobre os e-mails que ele recebeu da D.Iamapaia quando estava na dúvida se comprava uma Fazer ou não.

Eu já nem surpreendo mais.

Enfim, vamos nos conversando, deixei para ir buscar a Fazer amanhã, quero que olhem ela com calma, depois ela vai ter que pegar pauleira e é melhor que passe o tempo necessário antes disso, depois comento aqui como ficou a moto.

Grande abraço,

P.s.: Vc já conversou na concessionária sobre o problema ??? Conversa com calma, os caras provavelmente já até sabem o que é, mas ficam vendidos na situação.
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Enfim, só dando o "feedback" sobre a limpeza do corpo de injeção eletrônica.

Peguei a moto hoje, tinha pedido para trocar os cabos do acelerador que ainda eram originais, foi "esse o problema" que acharam no corpo de injeção eletrônica..... heheheheheheheeh

No caso já estavam desfiando, já tinha trocado o cabo de embreagem com 70.000 km e estava meio suspeitando, aproveitei o caminho e já pedi para fazerem isso.

Enfim, explicando o pq falei isso.

Achei que o acelerador ficou um pouco mais pesado, só isso, de resto a moto ficou a mesma coisa, exceto pelo problema de perder potência nas subidas, voltou ao que era.

Aquela sensação de a moto perder potência e dar uma "amarradinha" sumiram.

Segundo o chefe da mecânica, nem precisava limpar o bico injetor, fez a limpeza do corpo de injeção e só, nem quis me cobrar, pois segundo ele não foi necessário.

Enfim, fica a informação, dá uma olhada direito se não é outra coisa, pois no caso da minha moto, não houve falhas, engasgos, moto morrendo, só e somente só, uma leve perda de potência em subidas fortes, nem precisava limpar o bico de injeção eletrônica.

Aviso aos amigos sobre a bomba de gasolina aproveitei a oportunidade e perguntei sobre os problemas que surgiram, ele me comentou que as 2008 tem tido problemas com um único lote, nos casos mais antigos, é só dar "um choquinho" de 24V que normalmente a bomba volta a funcionar.

Enfim, no caso do Priest que já trocou a bomba e está com ela jogando num canto da garagem, seria legal testar isso, lá na loja de conserto de bombas de gasosa, pois segundo o pessoal lá da concessionária, tem conserto com esse método, ainda brinquei, não vai condenar de vez a bomba ??? ele riu e falou, NÃO HÁ GARANTIAS..... heheheheheheheheheheheheeheheheheheheheheheheheehhe

Mas, se fosse comigo eu tentava dar um "choquinho" e ver o que acontece, deve ser normal até.

Enfim, fica a informação no tópico.

Alguém precisando de informação é só gritar que vou olhar ainda um tempinho esse tópico, esperando o "feedback" do Crique aqui.

Grande abraço,
nina

Mensagem por nina »

senhores, preciso de ajuda. a minha resolve às vezes não ligar, roda o motor mas não liga, então vou tentar fazer um histórico breve pra ver se ajuda.

na revisão dos mil da fazer, ela andava apagando do nada, em movimento.

na concessionária acharam que fosse a bomba de gasolina e a trocaram. não era. depois de trocarem a bomba passaram no scanner e era um desajuste na injeção. assim me relataram. nunca mais apresentou esse defeito.

de uns tempos pra cá, depois que voltei de sp com ela, depois da revisão dos cinco mil, às vezes ela não pega. não é de manhã nem é quando está fria. é na hora do almoço, quando já rodei com ela de manhã, mesmo que pouco, e, invariavelmente, quando passou mto tempo estacionada sob sol forte.

não é bateria, todas as luzes se acendem, a partida funciona mas parece que o motor não gira.

paro, respiro, conto até mil, dou um tempinho, funfa. do nada.

ela andou apagando na mudança de marcha tb como relataram aí, mas só fria, de manhã, indo trabalhar. achei que fosse a regulagem da lenta.

revisão dos dez mil. relatei o ocorrido. não identificaram nada, até pq diz um tal dum cretino dum murphy que se uma coisa tem probabilidade de dar errado, dará, e do pior jeito possível. quando vc está sozinho e sem socorro, não dentro da concessionária com 4 mecânicos em cima da sua moto.

pois bem.

ela continuou não ligando. mas é totalmente aleatório, a única coisa que sempre está presente quando ela não liga é o sol forte.

levei na concessionária de novo.

regularam a lenta, que eu tava achando estranha mesmo. nunca mais morreu nem apagou andando. beleza.

voltou a não ligar. passei a deixar faróis e corta-corrente desligados, sempre, sob sol ou chuva, de dia ou à noite. percebi que ligava mais fácil assim.

ok.

há dois dias voltou a não ligar. mesmo com corta-corrente e faróis desligados.

hoje, nem empurrando pegou.

tudo na hora do almoço, calor inclemente.

na segunda deixei estacionada lá e voltei à noite pra buscar. funcionou normalmente, como se nunca tivesse pifado.

hj à noite aposto que, quando for buscá-la, vai pegar.

então?
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Já olhou a vela, nina?
orgulho de ser CGzeiro!
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Fala Nina, blz ?

Olha eu começaria pelo mais básico, pediria para alguém medir a carga da bateria, tem que estar próximo de 13V (isso com a moto desligada) (tinha colocado errado o valor, sorry!!!).

Isso é o mais básico (vc usa lâmpadas de 55W, tem alguma gambiarra na moto ??? Tomada para GPS ???).

Fiquei na dúvida, vc ligava a moto com a lâmpada ligada ???

Quanto tempo tem a bateria da moto ????

Ela, quando aciona e não pega os "marcadores de velocidade e rpm ficando subindo e descendo" ??

A parte do Sol forte, pode ser respiro, pode ser o problema que deu na moto do Saurus, mas a bomba de gasolina quando para, para mesmo, mas não sei se dá sinais antes.

Acho que o fato dela morrer era ajuste da marcha lenta, como descrevi para o Crique_Aqui.

Que kilometragem e quanto tempo já passou da revisão dos 10.000 km ???

Esse é pior problema, o intermitente.

Voltando ao histórico, depois de quanto tempo que vc chega no serviço é sua hora de almoço ??? Falo isso pq, se for mais de 1 hr. a moto estará "fria" de novo, ou seja, passará pelo processo de ligar o "afogador eletrônico" novamente, enfim, vai ter que esquentar a moto, mas a moto não ligar não está ligado ao fato dela estar fria.

Vc já tentou parar em algum lugar que a moto ficasse fora do "sol forte" ?? Acontece em dias nublados ???? (sei que em Bsb isso é raro).

Enfim, vamos nos conversando.

Acho necessário primeiramente a medição da bateria com ela desligada, se puder faça a medição com ela ligada também para garantir que está sendo "carregada" (embora eu ache mais provável bateria cansada, do que a moto não estar dando carga nela).

Vou procurar a tabela com os valores para verificar o "estado" da bateria .

Grande abraço,
Editado pela última vez por chinaf em 18 Nov 2009, 16:18, em um total de 1 vez.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Chinaf, a minha XTE também deu problema no respiro do tanque, mas não era aleatório não. A moto ligava sempre, mas era andar um pouco e dava vácuo no tanque e a gasolina não descia. Parava, esperava um pouco, e a moto ligava de primeira, andava mais um pouco e o problema se repetia. Acho que não é o respiro não, mas não custa dar uma olhada também.

Pelo relato da Nina, não parece bateria, pois nem empurrando a moto pega.

Sinixtro.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Engraçado o calro influenciar. Afinal, a moto fica mais quente ligada às 8:00 do que parada no sol ao meio dia, né? Só se for o lance do respiro como chinaf falou. Pq nao consigo imaginar mais nada.
Versys 650 S ABS
Responder