BMW's peças compatíveis e dicas

Grupo de discussão geral sobre motos.
rods
Motoqueiro
Contato:

Re: BMW's peças compatíveis e dicas

Mensagem por rods »

Rauber escreveu:Demo, como postei, melhor pesquisar antes de desmontar, seja por diagramas de peças, seja internet...
seja catálogos por aplicação (não por dimensão)...
o formato para esta aplicação não tem uma regra para todas as motos, podem ser diversos tipos...
alguns servem em outros, mas não dá pra definir regra...

rods, além do tipo de vedação (lábio), seja quantidade de lábios, seja quantidades de molas, seja ter ou não molas...
além disso pode variar outras coisas... exemplo, pode ter diferentes configurações no diâmetro externo, ser de metal,
pode ser de borracha, ter ranhuras ou não, etc... ou seja, não dá pra comprar somente pela medida...

só pra ilustrar:

Imagem

e além destes tem muitos outros "desenhos" de retentores...

sobre rolamentos de skate, na madrugada eu tava sem sono e postei um querido diário do tópico de skate... kkkk

saudações
Atualizando sobre os retentores. Fiz a troca dos meus nessa semana, aproveitei também para trocar o óleo da suspensão. Infelizmente por falta de tempo levei numa oficina de confiança, em vez de fazer eu mesmo.

Pedi para o mecânico guardar os que foram retirados da moto e tirei fotos deles para a gente ver como são. Interessante que depois de limpar as peças retiradas, apenas no olho não consegui diferenciar o retentor estragado do outro que ainda estava bom (eu troquei os dois).

Esse é um dos retentores retirados:

Imagem

Lembrando do post quotado aí em cima do Rauber, eu queria ver a estrutura do treco. Aí, utilizando uma microretífica, fiz um corte no outro retentor retirado. Agora o Rauber vai poder finalmente nos dizer qual é o modelo e se tem retentores compatíveis fáceis aí no mercado. Ou se a melhor ideia é essa mesma que usei de comprar na Inglaterra pelo Ebay.

Imagem

Imagem

E pra fechar o post, este é o conjunto de retentores que comprei. Como comprei dois conjuntos, esse aqui tá de reserva caso precise mais à frente.

Imagem

Imagem
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

são do tipo "BRO":

B = borracha por fora
R = carcaça (esqueleto) de metal
O = 2 lábios de vedação com 1 mola de tensão em cada lado

é quase uma "mosca branca", duvido que fabricante nacional como SABÓ faça...

só pra confirmar, veja na peça nova ou na usada, se aparecem as dimensões...

daí consultamos o catálogo sabó: http://www.sabo.com.br/2010/arquivos/ca ... o_1_70.pdf

mas é quase certo que não fazem...

daí torcer que um fabricante menor, tipo vedamotors, se anime a produzir...

se não... só importando...

saudações
dinda
Novato

Mensagem por dinda »

Nunca gostei dessas bmw 800, seja a F ou GS, basta dizer que comprei uma GS 800, após uma semana troquei, comercei a conhecer a moto e observar as peças empregadas, e comparando com a GS 1200 do meu irmão, não deu outra, troquei, não tem nada haver com as gs 1200, essas sim, são produzidas na alemanhã.
BMW só 1200.
shadow 750
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

dinda escreveu:Nunca gostei dessas bmw 800, seja a F ou GS, basta dizer que comprei uma GS 800, após uma semana troquei, comercei a conhecer a moto e observar as peças empregadas, e comparando com a GS 1200 do meu irmão, não deu outra, troquei, não tem nada haver com as gs 1200, essas sim, são produzidas na alemanhã.
BMW só 1200.
por isso agora anda de Shadow 750???

mais um pouco era tocar fogo no corpo!!!
dinda escreveu:Nunca gostei dessas bmw 800, seja a F ou GS...
não seria R ou GS???
eu tenho uma F800R
tem gente que tem F800GS

estou achando que você nem sabe o que comprou, isso se comprou algo, ai olho pra XTZ1200 de alguém.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Rauber escreveu:são do tipo "BRO":

B = borracha por fora
R = carcaça (esqueleto) de metal
O = 2 lábios de vedação com 1 mola de tensão em cada lado

é quase uma "mosca branca", duvido que fabricante nacional como SABÓ faça...

só pra confirmar, veja na peça nova ou na usada, se aparecem as dimensões...

daí consultamos o catálogo sabó: http://www.sabo.com.br/2010/arquivos/ca ... o_1_70.pdf

mas é quase certo que não fazem...

daí torcer que um fabricante menor, tipo vedamotors, se anime a produzir...

se não... só importando...

saudações
As dimensões eu já tinha colocado no primeiro post, informação da própria BMW:

Código de peça BMW: 31427702837
Dimensões: 43 x 54 x 11

Bom, se só tiver importado também não faz grande problema. Pelo que me custaram essas no Ebay, não dói nada.
Editado pela última vez por rods em 04 Set 2015, 11:39, em um total de 1 vez.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Em Foz, a moto de um do grupo (RT 1100 97) estourou o retentor, até achei que seria uma facada, que os caras iriam esfolar o dono da poderosa, mas não, era exatamente o mesmo retentor original que o da DT 180. Saiu menos de 20,00 na época.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Minha moto estragou a bomba d'água, começou a babar óleo da base e será trocada em garantia.

Em rápida pesquisa na Internet, vi ser fato "comum" , fazendo par com os comutadores que deixam o cara na rua sem avisar.

Achei as partes aqui: http://www.bikebandit.com/2011-bmw-f800 ... 3sch697420, totalizando US$ 350,00, o preço na concessionária é de R$ 1.800,00, valor de venda da fábrica para a concessionária, nem imagino quanto sai uma porra dessas para o consumidor final... vou chutar o dobro instalado :ufa:

Enfim, fica a dica.
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Ticano escreveu:Minha moto estragou a bomba d'água, começou a babar óleo da base e será trocada em garantia.

Em rápida pesquisa na Internet, vi ser fato "comum" , fazendo par com os comutadores que deixam o cara na rua sem avisar.

Achei as partes aqui: http://www.bikebandit.com/2011-bmw-f800 ... 3sch697420, totalizando US$ 350,00, o preço na concessionária é de R$ 1.800,00, valor de venda da fábrica para a concessionária, nem imagino quanto sai uma porra dessas para o consumidor final... vou chutar o dobro instalado :ufa:

Enfim, fica a dica.
Mais uma boa dica!

Esse defeito na bomba tá bem comum mesmo, ja encontrei vários relatos. E foi um dos motivos de eu ter escolhido especificamente uma 2010. Não encontrei registro desse defeito nas mais antiguinhas, só nas 2011 para frente. Além disso, já que a moto já estava com 30k km e já tinha viajado bastante, se tinha que dar defeito nisso já teria dado. Quem sabe desse eu estou livre.
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

rods escreveu:
Ticano escreveu:Minha moto estragou a bomba d'água, começou a babar óleo da base e será trocada em garantia.
Mais uma boa dica!

Esse defeito na bomba tá bem comum mesmo, ...
Quem não!? :lol:
Sobre o tendão de Aquiles da BMW, o defeito não é da bomba d'água em sí, mas nos o'rings. Fácil de resolver, troca-se os o'rings.

A BMW faz "recall branco" e não um recall de verdade por não se tratar de um problema que comprometa a segurança.
Criei um tópico sobre isso aquí: http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthrea ... de-Aquiles

Sobre a garantia dessa peça ou qualquer outra oculta: http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/cl ... dnot=13136
.
DEUS abeçoe a todos
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Carlos-BSB, essa sua dica é bem o tipo de coisa que eu gosto! É esmiuçar o problema e buscar soluções bem além de trocar a peça inteira!

Agora, lendo o tópico inteiro, fiquei com impressão de que não é só trocar os o'rings, ou pelo menos não para todos os casos. Teve um cara lá que fez uma baita postagem técnica, explicando o projeto da bomba d'água e porque trocam tudo de uma vez. Bem interessante.

Valeu!! ;-) ;-) ;-)
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

minha F800R também já escorreu água, não tem jeito...

é só pegar uma chuva, escorre água por todo lado!!
dinda
Novato

Mensagem por dinda »

Não amigo Demo, não ando mais de shadow, essa faz muito tempo que vendi, depois dela tive cb 1300, cbr 600 rr, xt 660, transalp, e outras, não me apego a marcas nem modelos, foi moto eu gosto, desde que seja bem construida em confiavel, coisa que essa GS 800 não é.
shadow 750
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

ah tah!!
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

dinda escreveu:Não amigo Demo, não ando mais de shadow, essa faz muito tempo que vendi, depois dela tive cb 1300, cbr 600 rr, xt 660, transalp, e outras, não me apego a marcas nem modelos, foi moto eu gosto, desde que seja bem construida em confiavel, coisa que essa GS 800 não é.
:lol:

Quase apanho estes dias por falar de algumas coisas da F800 GS, justamente pra um fã e proprietário do modelo, senhor Dj. Rock Punk, do XT600, rs.

Ele retrucou tudo, disse que a dele nunca deu problema na bomba d'água, vazamento de óleo no cabeçote... Mas quando eu falei dos probleminhas elétricos que deixam o cara a ver navios ele titubeou.

Imediatamente ele elogiou o serviço de resgaste da BWM.

Acho que foi vítima, kkkkkkkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
dinda
Novato

Mensagem por dinda »

É, de fato, a unica coisa que presta em relação a gs 800 e linha chinesa da BMW, é a assistência técnica.
shadow 750
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Linha chinesa, he he he...

Tenho um amigo, colega de trabalho, que comprou uma BMW R1200GS zerinho. Deu azar, a moto teve montes de problemas. Cansou de se incomodar e trocou na loja por outra do mesmo modelo, perdendo dinheiro pagando a diferença. Não é o modelo que tem ou não tem problema, é uma moto ou outra.

Essa ideia de que só as 1200 são BMW é bem comum, teve montes de gente de nariz torcidinho quando elas foram lançadas. "Só as boxer são legítimas BMW". Bullshit total. Essa série é sucesso mundial de vendas, trazendo para a BMW uma outra faixa de consumidores além daqueles que ela já tinha, e que estavam envelhecendo.

Essa série F800 é uma delícia, eu estou adorando. Dá defeito? Claro que dá, toda máquina dá defeitos. Minha Buell tinha montes. A Suzuki GS500 antes dela também. Mas a qualidade geral de construção e das peças é fenomenal. Teve muita atenção aos detalhes no seu projeto e construção.
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Realmente a série 800 é que preenche a maior quantidade de quesitos quando se buscar versatilidade dentro da marca, principalmente a GS.

Porém, apesar de considerar uma das motos mais competentes do mercado, não posso afirmar que a moto tenha a robustez proposta e vendida pela marca. Se for falarmos em robustez, a V-strom está ai pra mostrar isso da melhor maneira possível, por exemplo.

Eu penso da seguinte forma. A F800 GS seria a moto perfeita (pra mim) se tivesse controle eletrônico mais simplório e pneus radiais sem câmara de ar.

É como a Renault que insiste em usar módulo eletrônico de controle em alguns atuadores (dispositivo do ar condicionado, piscas, dentre outros simples) quando poderia ser feito com maestria através de relês, como é na maioria dos carros.

Tem muita coisa que não consigo entender nos fabricantes, com certeza a escolha de determinadas opções num projeto não é pra atender ponto de vista técnico.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

nada como a visão minimalista das coisas!!
dinda
Novato

Mensagem por dinda »

Linha chinesa sim, a moto é BMW, digo emblema, o motor é da LONCIM, em alguns modelos é da LIfan Chinesa mesmo, a planta é da Dafra e a mão de obra.. e ai mora o perigo, é de brasileiros apertadores de parafusos ....no final vc tem uma zona organizada vendida pelo maior preço do planeta que além de empregar meia dúzia de red necks, envia uma pá de dolares como royalties para a Alemanha.
shadow 750
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

dinda escreveu:Linha chinesa sim, a moto é BMW, digo emblema, o motor é da LONCIM, em alguns modelos é da LIfan Chinesa mesmo, a planta é da Dafra e a mão de obra.. e ai mora o perigo, é de brasileiros apertadores de parafusos ....no final vc tem uma zona organizada vendida pelo maior preço do planeta que além de empregar meia dúzia de red necks, envia uma pá de dolares como royalties para a Alemanha.
Não sei se você acompanha o tópico do Tio Frei no Off Topic, mas seja bem vindo à globalização. Se você acha que a sua moto é de algum modo diferente disso, deve estar bem enganado.

Bom, devo dizer que acho seus argumentos meio exageradinhos, mas isso é m@d style. Tirou da onde essa do motor Rotax ser LONCIM? Não que isso me incomode, mas passa um link aí de fonte. Gostaria de dados mais precisos.

- Maior preço do planeta? Paguei 24,5 pila na minha. Mais barato que uma Hornet do mesmo ano, e eu acho mais moto. Mais torque, mais tecnologia.
- Enviar royalties para Alemanha? Na real eu, como compro motos usadas, não envio para lugar algum. Mas sem ser tão estrito senso, já enviei para Japão, EUA, agora Alemanha. Não tem opção de não enviar, né? Você sua envia para onde?
- Apertadores de parafusos brasileiros? Desculpe aí, mas acho isso é preconceito do mais detestável. Conheço engenheiros brasileiros dos mais qualificados do mundo nas empresas brasileiras. Vários.
- Zona organizada? Putz, vou te dizer: que zona deliciosamente bem organizada. Vai saber fazer zona assim lá na Alemanha! Todos meus amigos que já deram uma volta na minha 'zona organizada' adoraram a motoca.

Mas pra fachar, tem problema algum que você não goste, né? Eu mesmo tenho uma porção de motos que não gosto. Cada um com suas preferências!
Responder