Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
b0fh
Bastard operat0r

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por b0fh »

descasca?
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Se pintar direito não descasca, mas sai quase o preço de usar um compressor.

to com uma puta preguiça de revisar a té...

A moto tá com 36000km rodei 14.000km nas férias, a moto tá um nojo já passou a "cor de moto" faz tempo fora que tá em petição de miséria.

Acho que vou fazer o mínimo só e vender kkkk
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

compressor e pistola até tenho, mas tb tenho preguiça... e como não tenho aquele negocio de tirar o óleo do ar certamente daria merda.

nem quero pintar a mota inteira, só as pontas de baixo dos paralamas que tão fodidas e descascando... vou mandar um colorgin preto fosco ali e boas. mas não quero que descasque depois de 2 meses né.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Lixa bem, se aparecer o metal passa fundo em spray e depois o preto fosco.

Talvez tenha que lixar pra não ficar tão grosseiro.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Camadas muito muito finas de tinta...

saudações
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Então use colorgin 600ºC.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Colorgin preto fosco e depois passa aquele verniz spray da colorgin, umas 3 mãos de tinta e 5 de verniz.

Fiz assim com as ferragens dos baús laterias que comprei usadas, fica um "preto-semi brilho" e dificilmente descasca.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

tirei o paralama da frente e tou experimentando. por enquanto tá uma merda :lol:
-
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

b0fh escreveu:tirei o paralama da frente e tou experimentando. por enquanto tá uma merda :lol:
Tu é doido.

Só andei sem pára-lama dianteiro quando deixei a peça pro cara acertar a cor do tanque da 883 e no primeiro dia o pneu dianteiro mandou chuva de esgoto a céu aberto na minha cara :rof:
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

não porra. tirei pra 'pintar', não vou andar sem não que não sou doido :lol:
-
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

sujei a mão colocando os escapes novos na mid, serviço simples, mas digo , tenha todas ferramentas....
risco de espanar certos parafusos que esta no calor a muito tempo....
com tudo em mãos, meia hora um serviço bem feito !
aconselho a empresa escapes cobra, que entrego rapidamente , é de Piracicaba a empresa
http://www.escapecobra.com.br/

Imagem

Imagem
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Baeta, catedráticos das FIM e demais palpiteiros de plantão: segue abaixo fotos do pinhão da CB aos 53.000 km rodados, para análise técnica criteriosa do estado de conservação.

Imagem

Imagem

Aproveitei o tampo de ter que desmontar um monte de coisas pra acessar e fiz uma limpeza no local.
Depois que comecei a usar o Mobil spray e vez de óleo 90 comum, a quantidade de sujeira acumulada no local caiu drasticamente.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Parece muito bom!

O da B12 quando troquei com 44.000km estava bem "ondulado"
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Vai longe ainda...
Pode ir até parecer aquelas estrelas ninja kkk

saudações
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tá bão demais da conta.....Varadero quando troquei relação com mais de 50kkm original, troquei pinhão e coroa mais por capricho mesmo, tava máomeno assim...
Nessas motos, cuidando direitin a relação, vai longe

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Eu rodaria mais uns 10 K Km antes de revisar de novo.
Eu vejo um leve desgaste nos dentes na parte que não traciona, à direita de cada dente. Seria contragolpes que a corrente dá ao se soltar o acelerador?
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

piccoli escreveu:Eu rodaria mais uns 10 K Km antes de revisar de novo.
Eu vejo um leve desgaste nos dentes na parte que não traciona, à direita de cada dente. Seria contragolpes que a corrente dá ao se soltar o acelerador?
apesar que as transmissões são assim, dura um monte, mas deu uma leve inclinada nos dentes
começam a gastar bem mais rapido a partir dai, mas da pra usar bastante ainda..
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Ricardo_Blu
Novato

Mensagem por Ricardo_Blu »

A CB não contra golpeia ao desacelerar. Um dos motores mais acertados da história recente, pois foi desenvolvido para maciez na pilotagem e muito torque. Dá para sair do subterrâneo da garagem sem acelerar, somente na lenta.....

Voltando ao observado, o pinhão se desgasta muito pouco na área de contato com a corrente onde ocorre a pressão durante a aceleração.

Mas porque desgasta do outro lado???

Ao contrário do que é preconizado, de trocar o pinhão e manter a corrente por mais um tempo, o correto é trocar a corrente para evitar o desgaste das engrenagens (pinhão e coroa). A corrente desgastada tem um leve aumento no comprimento, levando a não "casar" mais com os dentes. A regulagem da tensão da mesma não corrige isto, apenas a folga livre. Como consequência do descasamento provocado pelo desgaste, o rolete da corrente começa a "subir" no dente da engrenagem, forçando o desgaste onde não traciona....

Estas correntes originais da CB 1300, Varadero, que foram citadas, são DID ZVM, corrente topo de linha, com anéis de retenção em X e com os melhores aços e tratamentos térmicos. Duram uma eternidade, se feitas a manutenção básica.

Quem lembra das antigas XL 250 até NX 350, com regulagem por catraca e com selo indicador da troca (verde OK, vermelho substituir)?? Depois do terceiro ou quarto estágio, já indicava troca (uns 12 a 15 mil KM, aproximadamente).

A XT 660, que tem fama de problemática em relação a corrente, tem a recomendação de troca no manual de oficina francês a cada 12.000 km.

Somos um pais pobre, de terceiro mundo, inundado de produtos de baixíssima qualidade ou falsificados. A cultura é de usar até acabar, depois remove mais sei lá quantos elos e continua a rodar.....

Vejo muita critica ao sistema de transmissão por correntes, mas tem suas vantagens e desvantagens, como tudo. Pessoalmente vejo muito mais vantagens que problemas. Motos de enduro, cross, que andam em terrenos extremamente abrasivos, usam corrente.

O que precisa é limpeza, lubrificação e substituição quando desgastar. O limite de desgaste é em torno de 1,5% do comprimento da mesma. depois disto, começa a desgastar as engrenagens e o sistema todo colapsa.

Aí tem que trocar tudo. Tenho uma NX 350 com 1991 com pinhão e coroa originais, mas já troquei a corrente. Provavelmente troque ainda mais uma corrente, sem mexer no pinhão e coroa.

Há mas daí sai caro..... Trata-se de componente ligado a segurança diretamente. Quanto vale a sua vida??

Att., Ricardo.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Fabio Ninja escreveu:
apesar que as transmissões são assim, dura um monte, mas deu uma leve inclinada nos dentes
começam a gastar bem mais rapido a partir dai, mas da pra usar bastante ainda..
Também fiquei em dúvida. Reparei um desgaste maior na parte dos dentes que tracionam a corrente, mas ainda não sei se é desgaste mesmo ou distorção da imagem por causa da posição da câmera.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Ricardo_Blu escreveu:
A CB não contra golpeia ao desacelerar. Um dos motores mais acertados da história recente, pois foi desenvolvido para maciez na pilotagem e muito torque. Dá para sair do subterrâneo da garagem sem acelerar, somente na lenta.....
...
Estas correntes originais da CB 1300, Varadero, que foram citadas, são DID ZVM, corrente topo de linha, com anéis de retenção em X e com os melhores aços e tratamentos térmicos. Duram uma eternidade, se feitas a manutenção básica.
...
Att., Ricardo.
;-) ;-)

Esqueceu de dizer que sai dos subterrâneos da garagem com piloto + garupa + bitrem carregado só na lenta.. }:)

Uma corrente dessa nova pra reposição custa uns R$ 800,00 (no Brasil, só achei por enquanto Corcopin pra vender), e segundo relatos não confirmados tecnicamente as DID de reposição não tem a mesma durabilidade que as OEM.

Outro "problema" é o pinhão+coroa que não existe original pra repor, só se tentar importar do Japão ou da Europa onde a CB13 ainda é vendida zero km.
As nacionais, geralmente Riffel, não tem a mesma durabilidade, por mais que todos jurem de pé junto.
E essa durabilidade menor pode estar compromentendo algumas DID japonesas montadas em motos nacionais que duram bem menos, comparadas a algumas motos importadas.

Ou seja: motor, corrente, coroa e pinhão com controle de qualidade da Honda Japan.
Muito diferente da Onda Brasil.
Responder