[RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
[RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?
Bom, depois de 3,5 anos e 25kkm depois era natural a bateria Yuasa acabar. Comprei uma Heliar, R$140,00. Ontem.
Meu pai hj inventou de sair com a moto e quando ia voltar pra casa, a moto nao dava partida. A bateria nao carregou, ele deu tranco e chegou em casa. Ou a bateria que comprei veio com problema ou o estator foi pro saco e eu ainda comprei uma bateria a toa... Dá para eu fazer algum teste para saber se o problema é a bateria ou o estator?
Em tempo, em três meses a Fazer me deu a dor de cabeça que num tinha dado em três anos... vedação do TPS, tubo de deliberação, Oring ali do motor de arranque, bateria (?) e agora talvez o Estator...
Que zica...
Quando será q a bomba vai pro saco?
O bom casamento com a fazer virou coisa do passado em míseros 3 meses...
Meu pai hj inventou de sair com a moto e quando ia voltar pra casa, a moto nao dava partida. A bateria nao carregou, ele deu tranco e chegou em casa. Ou a bateria que comprei veio com problema ou o estator foi pro saco e eu ainda comprei uma bateria a toa... Dá para eu fazer algum teste para saber se o problema é a bateria ou o estator?
Em tempo, em três meses a Fazer me deu a dor de cabeça que num tinha dado em três anos... vedação do TPS, tubo de deliberação, Oring ali do motor de arranque, bateria (?) e agora talvez o Estator...
O bom casamento com a fazer virou coisa do passado em míseros 3 meses...
Editado pela última vez por Henrique Marmota em 27 Jul 2010, 12:07, em um total de 1 vez.
Versys 650 S ABS
- Saddam
- Roda Presa
Re: Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?
cara a minha começou com graça de bateria fraca, sentia ao bater partida, e depois de pouco tempo morreu de vez a bateria.
como é 05/06, acreditava que fosse bateria velha mesmo, até pq a moto ficou 10 meses andando só de domingo na mão do meu pai...enfim, troquei bateria e descarregou, levei na yamaha e foi o estator mesmo.
não lembro o preço, acho que na casa de 80 - 120 mangos, vou ver se encontro a nota em casa.
mais não deu mais nada a moto até hoje...só alegria!
como é 05/06, acreditava que fosse bateria velha mesmo, até pq a moto ficou 10 meses andando só de domingo na mão do meu pai...enfim, troquei bateria e descarregou, levei na yamaha e foi o estator mesmo.
não lembro o preço, acho que na casa de 80 - 120 mangos, vou ver se encontro a nota em casa.
mais não deu mais nada a moto até hoje...só alegria!
Motoatividoso 
Para um teste répido, Vc precisa um multiteste. Com a moto ligada verificar a tensão entre os bornes da bateria, dependendo da moto ( veja se tem alguma indicação no manual), com a moto acelerada a 5000 rpm, a tensão deve ser maior que 14 V, caso esteja menor a sua moto não está gerando o sufuciente. e não adianta bateria nova.
NC700x, Shadow 750,Tenere 250, Intruder 125,Falcon 400,Twister 250,Bros 125,Strada 200
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Valeu cardan.CARDAN escreveu:Para um teste répido, Vc precisa um multiteste. Com a moto ligada verificar a tensão entre os bornes da bateria, dependendo da moto ( veja se tem alguma indicação no manual), com a moto acelerada a 5000 rpm, a tensão deve ser maior que 14 V, caso esteja menor a sua moto não está gerando o sufuciente. e não adianta bateria nova.
Agora durante o almoço meu pai teve esta mesma idéia. Vamos fazer o teste. Se alguem já trocou o estator/retificador/o-que-quer-que-seja que possa ter causado ainda, qual foi o valor do reparo? Na internet achei o estator por 380 mangos até agora...
Obrigado!
Versys 650 S ABS
-
Alequirino
- Dinossauro
Deve ser o retificador....aconteceu com a minha com 33mil km...
- Saddam
- Roda Presa
RETIFICADOR!
é isso mesmo Alequirino!
falei merda lá em cima, troquei o nome da peça...
é isso mesmo Alequirino!
falei merda lá em cima, troquei o nome da peça...
Motoatividoso 
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Lembra qual o tamanho do preju, Alequirino?Alequirino escreveu:Deve ser o retificador....aconteceu com a minha com 33mil km...
Abss
Versys 650 S ABS
-
sirangelo
- Motociclista
troquei da minha 05/06 com 40.000 km. R$ 70,00 na concessionária.
Até achei que era bateria, mas troquei e dava o mesmo defeito. Troquei o rgulador/retificador de voltagem e coloquei a bateria original de volta e esta boa até hoje.
Abraço
Até achei que era bateria, mas troquei e dava o mesmo defeito. Troquei o rgulador/retificador de voltagem e coloquei a bateria original de volta e esta boa até hoje.
Abraço
-
Alequirino
- Dinossauro
Paguei 70 tbm na CC instalado....sirangelo escreveu:troquei da minha 05/06 com 40.000 km. R$ 70,00 na concessionária.
- Jhony
- Motociclista
hummm perguntinha basica e curiosidade tbm, lampada original??
é q tipo, coloquei na minha uma de 55w, mas tirei, por medo de me dar algum prejuizo..
e como disse, só por curiosidade mesmo.
Valeu
é q tipo, coloquei na minha uma de 55w, mas tirei, por medo de me dar algum prejuizo..
e como disse, só por curiosidade mesmo.
Valeu
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Jhony, Lampada 35W sempre. Alarme Positron dualblock desde 0km...
BOM, fui no manual de serviços para fazer os seguintes testes:
1- Teste fusível - Fusível OK
2- Teste de Carga da Bateria
Motor ligado a 5.000RPM testei a carga da bateria (manual indica que deveria ser de 14 volts... marcou 10 volts).

O manual de serviço diz que a bateria tem que estar totalmente carregada para fazer esse teste. Mas nao consigo carregar totalmente a bateria pq o carro do meu pai está na revisão hj e nao tenho um carregador de bateria em casa. E se o problema for outro que nao a bateria, posso andar 500km q nao vai carregar a bateria.
Como a carga da bateria não estava carregada 100%, este teste foi INCONCLUSIVO, mas aponta para o retificador. Qual o próximo teste, oh manual?

ENTRETANTO, este teste também foi inconclusivo. Por quê? Porque eu não sei se fiz direito. Tirei uma foto do que estava fazendo para ver se algum amigo pode dizer se eu estava testando direito. E então, é assim que se testa a resistividade das bobinas? O chicote tem estrutura diferente do que o manual faz imaginar...

SE eu fiz o teste direito, então o problema é o estator mesmo. Aí, é chorar, chorar e chorar... por curiosidade, medi a voltagem (não a resistividade) nestes mesmos pontos com a moto ligada a 5.000RPM e acusou 7.5Volts...

A dúvida é: testei do jeito certo, no lugar certo? (em tempo, o multímetro foi cuidadosamente colocado nas leituras certas, voltagem quando queria ler voltagem, resistividade quando queria ver resistividade).
BOM, fui no manual de serviços para fazer os seguintes testes:
1- Teste fusível - Fusível OK
2- Teste de Carga da Bateria
Motor ligado a 5.000RPM testei a carga da bateria (manual indica que deveria ser de 14 volts... marcou 10 volts).

O manual de serviço diz que a bateria tem que estar totalmente carregada para fazer esse teste. Mas nao consigo carregar totalmente a bateria pq o carro do meu pai está na revisão hj e nao tenho um carregador de bateria em casa. E se o problema for outro que nao a bateria, posso andar 500km q nao vai carregar a bateria.
Como a carga da bateria não estava carregada 100%, este teste foi INCONCLUSIVO, mas aponta para o retificador. Qual o próximo teste, oh manual?

ENTRETANTO, este teste também foi inconclusivo. Por quê? Porque eu não sei se fiz direito. Tirei uma foto do que estava fazendo para ver se algum amigo pode dizer se eu estava testando direito. E então, é assim que se testa a resistividade das bobinas? O chicote tem estrutura diferente do que o manual faz imaginar...

SE eu fiz o teste direito, então o problema é o estator mesmo. Aí, é chorar, chorar e chorar... por curiosidade, medi a voltagem (não a resistividade) nestes mesmos pontos com a moto ligada a 5.000RPM e acusou 7.5Volts...

A dúvida é: testei do jeito certo, no lugar certo? (em tempo, o multímetro foi cuidadosamente colocado nas leituras certas, voltagem quando queria ler voltagem, resistividade quando queria ver resistividade).
Versys 650 S ABS
Marmota,
Verifique, antes de tudo, os conectores.
Vejam se estao bem encaixados e limpos.
Se nao forem eles,
Meca a tensao na bateria. Moto desligada em torno de 12.5v, moto ligada acelere bem, deve chegar em torno de 13.8v pra mais.
Se os dois acima estiverem corretor,
Meca a resistencia entre cada fio branco do estator. Devem estar iguais. Na fazer nao sei o valor, na XT e 1,5kOhms em cada enrolamento.
A tensao no estator e muito maior que 7,5v, normalmente passa dos 40v...
Meca a tensao entre o fio branco e o negativo da bateria, CORRENTE ALTERNADA e nao continua.
flws.
Verifique, antes de tudo, os conectores.
Vejam se estao bem encaixados e limpos.
Se nao forem eles,
Meca a tensao na bateria. Moto desligada em torno de 12.5v, moto ligada acelere bem, deve chegar em torno de 13.8v pra mais.
Se os dois acima estiverem corretor,
Meca a resistencia entre cada fio branco do estator. Devem estar iguais. Na fazer nao sei o valor, na XT e 1,5kOhms em cada enrolamento.
A tensao no estator e muito maior que 7,5v, normalmente passa dos 40v...
Meca a tensao entre o fio branco e o negativo da bateria, CORRENTE ALTERNADA e nao continua.
flws.
- Jhony
- Motociclista
Editando . pessoal ja avançou mais nas informações..
Editado pela última vez por Jhony em 20 Jul 2010, 20:54, em um total de 1 vez.
Henrique
pra vc testar se o problema é no estator, ali naquele plug com 2 fios brancos vc faz assim: coloque o multiteste na opção corrente ALTERNADA 50 V, coloque o fio positivo do multiteste em um dos fios brancos do estator e o preto pode ser no motor mesmo ou no terra do estator. Repita esse procedimento no segundo fio branco. Tem que medir próximo de 40 V em cada um dos fios sob aceleração. Se em algum deles marcar muito pouco ou nada é estator mesmo.
pra vc testar se o problema é no estator, ali naquele plug com 2 fios brancos vc faz assim: coloque o multiteste na opção corrente ALTERNADA 50 V, coloque o fio positivo do multiteste em um dos fios brancos do estator e o preto pode ser no motor mesmo ou no terra do estator. Repita esse procedimento no segundo fio branco. Tem que medir próximo de 40 V em cada um dos fios sob aceleração. Se em algum deles marcar muito pouco ou nada é estator mesmo.
- Tio Frei
- Mito
Não sei se to viajando na maionese, mas o M@D anda dando uns esbirros de vida inteligente, há vários tóxicos tecnicos na área.
Quanto ao seu problema, o primeiro é media a garda da batera/curto no estator, e verificar limpeza das conexões, em todas minhas motos uma das primeiras coisas que faço é isolar as conexões com silicone....ihhh na bandida ainda não fiz isso.
Se era pra dar resistencia entre branco e branco e deu zero deve estar em curto. Como estava a escala do multímetro? as vezes o cara erra a escala e dá zero mas é só pq o aparelho não entende o que lê
Quanto ao seu problema, o primeiro é media a garda da batera/curto no estator, e verificar limpeza das conexões, em todas minhas motos uma das primeiras coisas que faço é isolar as conexões com silicone....ihhh na bandida ainda não fiz isso.
Se era pra dar resistencia entre branco e branco e deu zero deve estar em curto. Como estava a escala do multímetro? as vezes o cara erra a escala e dá zero mas é só pq o aparelho não entende o que lê
- Tio Frei
- Mito
Corrente alternada?Mcnasty escreveu:Henrique
40 V
desenha
Se não me engano em motos o alternador não tem a ponte de diodos integrada, função que é feita pelo regulador/retificador
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alternador
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alternador
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Bom pessoal, amanhã vou fazer o teste em corrente ALTERNADA. Tinha feito a medição em corrente contínua quando deu os 7,5V.
Obrigado a todos pelas dicas!!!
Até amanhã!!!
Obrigado a todos pelas dicas!!!
Até amanhã!!!
Versys 650 S ABS
Não tenho prática no Paint ou Photoshop, senão desenhava. Eu quis dizer pra deixar o multiteste na função de medição de corrente alternada AC ou ACV na opção até 50 Volts. Entende?(by Pélé)Tio Frei escreveu:Corrente alternada?Mcnasty escreveu:Henrique
40 V
desenha
-
Alequirino
- Dinossauro
Leva direto na CC lá eles fazem os testes na hora ....para mim tem 90% de chances de ser o retificador, se for já troca lá mesmo..