Cão na estrada

Grupo de discussão geral sobre motos.
Allende
Mito

Cão na estrada

Mensagem por Allende »

Prezados!

Moro ao lado de uma estrada pedagiada, asfalto relativamente bom, acostamento meia boca, mato sempre aparadinho, placas de sinalização em dia.

Dá pra andar chutado. Acabei de vir agora da cidade sentido interior, onde eu moro, a 120km/h, bem tranquilo, quando a uns 300 metros vejo um cachorro.

EU SEMPRE diminuo quando vejo um cachorro. Mas esse apareceu do nada e eu a 120.

Era um cachorro de porte médio. Passei, acredito eu, por cima da cola dele (ou pelo menos foi essa a impressão, de tão perto)

Minha reação inicial (a uns 10-20 metros do cão) foi instintiva: Fiquei em pé na moto, fazendo força com o corpo para deixar a traseira pesada e a frente leve, me preparando para o choque, e fazendo como se fazia com bicicleta: milésimos antes de bater, puxar o guidão para ela dar uma empinadinha - coisa que de moto, agora, de cabeça fria, vejo sem sentido.

Vivi de novo. Vou andar mais devagar e aquela coisa toda depois de um cagaço. Foi foda. Sustão.

Foi muito perto do cachorro mesmo.

Fica a pergunta: O que fazer? Ficar em pé, sentado? Frear não dava tempo. De carro eu sei: segura o volante firme e tchau tchau cachorro. Mas eDeMoto?
Alguém tem dicas de como proceder?

Ab, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
zulay
Mito

Re: Cão na estrada

Mensagem por zulay »

eu passei um gelo assim vindo da praia no feriado passando pelo rodoanel, quando vi o cachorro vindo tava muito em cima o meu instindo foi enrolar o cabo dai deu tempo de passar antes do cachorro atravessar. talvez se tivesse 10km/h a mais ou a menos poderia ter dado merda.

acho que numa dessas de moto tb tem que fazer um procedimento parecido com o de carro de segurar o guidão firme. vide o tópico ai que postaram que o cara acertou o veado e não caiu só quebrando a carenagem da Gixxer.
JotaeMe
Roda Presa

Mensagem por JotaeMe »

Não olhe para o tótó, olhe para onde quer passar e freia fi, o mais é sorte!
Freia o que dá para frear e se prepara... para ganhar chão!
Diminua a velocidade com a qual você irá rolar pelo chão, essa é a dica que tenho para essa situação, no mais e prevenir para que isso não ocorra.
Ps: há uma teoria que afirma: cães que andam por rodovias tem fortes tendências suicidas, tenha em mente que eles "sempre"entrarão na suas frente...
Moto não é problema, moto é solução!!
Gabriel Bruschi
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Gabriel Bruschi »

o alliende ta tudio tranquilo com vc e a moto
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

acho que é o cão do seu Avatar que dá azar troque por um gato pois esse pelo menos se acertar é + dificil de cair. :lol: :-D }:)
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

Faz um Powerslide e acerta o cachorro com a lateral do pneu traseiro.
Com sorte tu acerta só a cabeça dele e o cachorro sai girando de um jeito muito loco e divertido. :pnk:
Editado pela última vez por Belzebu em Sex Ago 13, 2012 6:66 am, num total de 9 círculos
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

Acho que eu teria a mesma reaçaõ que o Sr. Alienn!!

Se iria dar certe é outro papo!!!

Sds
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

JotaeMe escreveu:Não olhe para o tótó, olhe para onde quer passar e freia fi, o mais é sorte!
Diminua a velocidade com a qual você irá rolar pelo chão, essa é a dica que tenho para essa situação, no mais e prevenir para que isso não ocorra.
Ps: há uma teoria que afirma: cães que andam por rodovias tem fortes tendências suicidas, tenha em mente que eles "sempre"entrarão na suas frente...
Diminua a velocidade com a qual você irá rolar pelo chão,
Essa parte faz sentido mas....
Eu não freei e, logo, não cai. Se tivesse freado forte poderia ter caido. Talvez, com abs, teria alicatado mesmo. ;-)

Ab, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
brunoddsilva
Novato

Mensagem por brunoddsilva »

Cara há um mês e meio atrás caí na minha moto (CB 500), ao saltar um quebra molas voltando de uma cidade satélite.. aqui de Brasília/DF..

Estava voltando p/ minha casa, andando na manha... quando passava por esse caminho resolvi dar uma aceleradinha de leve.. já passei por esse local várias vezes e o problema é que, nesse bendito dia que resolvi dar uma aceleradinha, a porra da Administração dessa cidade resolveu colocar um quebra-molas no mesmo dia, pela manhã.. E p/ completar, sem sinalização. Numa via sem iluminação.. Imagina a merda que foi ver o quebra-molas em cima, sem tempo de freiar... Na hora, de relance, pensei.. Vou pular o bendito, pois se eu freiar agora a moto vai derrapar or conta do pouco espaço.. e eu vou cair só a bosta aqui..

Aí que veio a grande idéia.. vou fazer que nem quando andava de bike.. vou chegar o corpo p/ trás e quando enconstar no quebra-molas, puxo o guidão de leve.. p/ moto dar aquela empinadinha e saltar o obstáculo sem dificuldades.. hehe!! Que burro, dá zero p/ ele..

Rapá... tive pouco mais de 2 segundos p/ ensar isso tudo e quando tava pronto p/ supapo... só senti a pancada no peito e o asfalto rasgando partes do meu corpo... tô com dor até agora.. hehe!! Resultado da brincadeira... R$ 1.800,00 p/ arrumar a moto e ainda tenho que comprar um escape novo p/ moto.. fora minha jaqueta que tava novinha (nova mesmo, tinha usado umas 6 X no máximo) e se acabou.. Fico feliz, pq se não fosse por ela e pelas luvas (sem esquecer do capacete) eu tava enrolado agora viu... Saí até no jornal aqui de Brasília...

Pois bem.. moral da história.. o truque da bike não dá certo com motos com mais de 150 kg..

Abs!!
kinder
Roda Presa

Mensagem por kinder »

Se for a queima-roupa (ui :frag: ) e não tiver como frear:

1º Buzine. Normalmente a buzina causa um freeze-time no dog.
2º desvie dele o máximo que der. Lembre-se de não ficar olhando pro cachorro. Agente vai pra onde ta olhando.
3º boa sorte. :bnn: :bnn:

Normalmente frear não é uma boa. Uma freada brusca pode fazer vc cair. Só freie se tiver bastante espaço pra isso... De moto, se vc tem a opção de torcer o cabo e desviar, normalmente é melhor que frear.
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

Imagem

Melhor coisa é jogar uma pra baixo, dar uma bombada queima embreage e levanta acelerando em alta, vai corta o dog em 2
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

kinder escreveu:
2º desvie dele o máximo que der. Lembre-se de não ficar olhando pro cachorro. Agente vai pra onde ta olhando.
Boa essa. :wsh:
K'waszaK
Dinossauro
Contato:

Mensagem por K'waszaK »

Em 2007, em viagem à SRR, entre Lages e São Joaquim... vínhamos em 9 motos, a uns 120/130 e eu de Twister, quando vejo alguns metros adiante, um micro-ônibus parado no acostamento para descer algum passageiro - no meio do nada - numa aldeia indígena, eu acho :-XX
Quando pensei:
"Sempre tem um paL no c.. pra atravessar na frente do onibus, resolvi apenas aliviar o acelerador.. e não é que à frente do micro, tinha um cachorro(ou cadela sei lá) me mirando.. e não deu outra.. como um falou aqui:
dito e feito...
o Cão (porte de um Pastor Alemão) veio em direção a Twister, que nessa hora tava a uns 120... e tirei o olho do bicho e "joguei" a moto com um cotoco de perna no tanque - apenas impulso na tanque - e foi o suficiente...
Pra eu arrebentar com o cachorro....
Meu pé(protegido por uma Bota Steitz) bateu na cabeça do cachorro, juntamente com a alavanca do freio traseiro, onde a mesma entortou um pouco com o choque, fazendo com que o cão viesse a falecer...
Legal foi ver o cara que tava o Grupo numa "JACA 600cc" que sempre se atrasava uns 5min, dizendo:
"Bah! Vocês viram o tamanho do Cachorro morto lá atrás???"
:shock:
:o
:pow:
:rof:
Lembro-me que após uns 5km do choque, paramos para algumas fotografias e o casal que vinha na moto atrás (Seu Luiz e a Nilza, da F) vieram me cumprimentar pela frieza da manobra.. porque naquela velocidade, qualquer tipo de freada ou mudança brusca de trajetória, teríamos tido uma outra história pra contar...
Minha esposa quis voltar dali, mas já estávamos a uns 40km de São Joaquim, e não valeria a pena.. seguimos viagem e foi nossa primeira viagem com o Grupo e à SRR.
Ah! Detalhe.. ele mirou pra Se matar na menor moto do Grupo.. o resto era: CB500, GSX750F, Hornet, Falcon, GSXW 750R, Shadow 600...
Parada após o choque:
Imagem
Imagem
Mais detalhes em http://inema.com.br/mat/idmat103585.htm

God Save The Queen!!!

Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
K'waszaK
Dinossauro
Contato:

Mensagem por K'waszaK »

Allende escreveu:
kinder escreveu:
Boa essa. :wsh:
Nas palestras sobre Pilotagem Defensiva que ministro de vez em quando, em nome da Grava Motos, comento justamente isso:

"Olhou ou buraco, olhou o buraco, olhou o buraco..."

Você cai no Buraco!!! :-?

Olhar SEMPRE à frente...
;-)

God Save The Queen!!!

Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

Chutar cachorros em rodovias vai ser o esporte da próxima década.

Chutar eles na rua de casa já enjoou.
Editado pela última vez por Belzebu em Sex Ago 13, 2012 6:66 am, num total de 9 círculos
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

Cara, apenas na questao de se freiar! se nao for moto com abs, eu nao arrisco hoje a querer alicatar pra valer nao.. toda vez que fiz isto travei a roda traseira, ate aliviar o freio e voltar a freiar ja deu tempo de dar merda!!!

K'waszaK escreveu:...veio em direção a Twister, que nessa hora tava a uns 120... e tirei o olho do bicho e "joguei" a moto com um cotoco de perna no tanque - apenas impulso na tanque...
nao entendi.. desenha?
(merda de ignorancia)
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Se o choque for inevitável, mire na melhor parte para se acertar em um cachorro, a que te fará menos estrago; o rabo e reze para ele ser cotó. :-D
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Cachorro na estrada é até hj uma coisa que me broxa em ter moto grande novamente. O último cagaço desses eu estava com garupa, e foi a história do cadarço no outro tópico, o tal efeito borboleta, um thau que eu não dei, um relógio que eu não olhei, qquer coisa e pronto, acertaria um cachorro grande a 150 km/h... o peso na consciência maior fica por conta de estar garupado. Já atropelei cachorro de carro e digo, por melhores reflexos q vc tenha, em algumas ocasiões não dá tempo, é lance de sorte do momento.

Acho q depende muito da velocidade, do tamanho do cachorro, de onde ele saiu e qto o cachorro está correndo. Estrago sempre vai fazer, mas o ideal penso que é freiar sempre o máximo que der e tentar desviar sempre com o tal "target fixation" devidamente aprendido e treinado. Se for bater mesmo, ficar em pé sobre as pedaleiras sempre ajuda no equilíbrio já que não haverá a catapultada na bunda.

[ ]'s
Imagem
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

De trail é só dá uma entortada pro lado e pronto... um toptable! Se resolver tentar chutar o suicida, derrepente rola um toptable onefoot! UHU!

Numa SS ou tu corta no meio o bicho, ou vai fazer um superman sem a moto...

Numa jaca é só parar um pouco adiante e raspar o q tiver grudado nos cromados...

Se for uma vaca...iii... ae só a SS se salva. É só passar por baixo!

Se for uma put@ jacona de 1800cc, encara a vaca e tenta explodir ela!

De trail... já era... derrepente se a vaca estiver de costas pra vc, tenta dar um mergulho...

Enfim... coitado de td mundo... :(
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Se for bater mesmo, ficar em pé sobre as pedaleiras sempre ajuda no equilíbrio já que não haverá a catapultada na bunda.

;-)
Responder