Começando a procurar minha primeira 4 canecos

Grupo de discussão geral sobre motos.
Rubens Melo
Motoqueiro

Começando a procurar minha primeira 4 canecos

Mensagem por Rubens Melo »

Mal posso acreditar que estou pra realizar um sonho de criança, minha primeira 4 canecos.

Me lembro de pirralho quando ficava de madrugada acordado só pra escutar o ronco das srad 750, 7galo... pois morava perto de uma grande avenida e que passavam sempre por lá.

A realidade é a seguinte, tenho entre 20.000 e 25.000 para comprar a moto e tenho as seguintes necessidades...

Vou comprar outra pequena para usar no dia a dia, provavelmente será uma Intruderzinha...

Moto não vai ser 0km, mas quero uma o mais nova possível e pouco rodada.

Preciso de seguro o mais barato possível, meu perfil é: casado, 30 anos, garagem em casa, região metropolitana de BH. Então se alguem tiver o mesmo perfil gostaria de saber quanto está pagando. Acho que o seguro vai ser o maior gasto para manter, então estou dando importância especial para ele.

No momento não me interessa se é a menos potente como a XJ6, irrelevante pra mim.

Valor e facilidade de manutenção são importantes, assim como o consumo.

Conforto é importante também.

Vai ser moto pra rodar pouco, rolezinho no final de semana e raramente uma viagem mais longa. Mas que se foda, eu quero uma 4 canecos.

Bom, minha ordem de preferência (julgado unicamente afinidade estética e conforto) seria: GSX650F (a azul rs), Bandit 650N, XJ6, Fazer 600. Hornet está descartada pois já sei que o seguro é absurdo e não quero ficar rodando com medo de ser assaltado a cada esquina.

Já andei de Bandit (650 e 1250), GSXF750 e hornet, essas são minhas referências.

E aí?
Lucas_1
Roda Presa

Re: Começando a procurar minha primeira 4 canecos

Mensagem por Lucas_1 »

Já sei: Kawasaki ER-6, BMW F 800 R... :lol:
Procura ver o seguro antes mesmo, está sendo fator decisivo em muitas compras
Responsável pelo bom humor do MAD
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

tá sobrando Bandit nos Classificados aqui (vantagem que quase todas tem procedência) e no moto.com

eu dei vendi a minha há alguns dias, mas acho que tem mais duas por lá.

no moto.com vai achar B1250 2011 por 24 conto

tem o Jota ai do lado da sua casa com uma CG1300 também, quem sabe ele cai na sua conversa

sobre seguro, fale com seu corretor, isso varia demais de um canto pro outro
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Demo escreveu: tem o Jota ai do lado da sua casa com uma CG1300 também, quem sabe ele cai na sua conversa
;-)
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Se for comprar Bandit, compra a 1250N. Tá dentro da sua faixa de preço e o custo de manutenção e seguro é a mesma bosta da B650. O conforto é bem superior a todas as outras que você cogitou.

Manutenção de Bandit (quando dá) é barata e fácil. A mais barata de todas as 4 canecos, arrisco dizer.

Se você ainda se preocupar com a viadagem de que "1200 é muita coisa", não pegue a B650. Pegue uma FZ6, que é a melhor 4 canecos 600 cilindradas das que você listou. B650 não compensa.

650F só compensa se você fizer questão da carenagem, pois é uma B650 com carenagem.

Consumo: Se for se preocupar com essa viadagem (o que nao deveria, pois só vai rodar no fim de semana), pega a FZ6. É a mais econômica de todas.

XJ6 pra mim é mico. Deveria ser bem mais barata pra compensar.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Rubens Melo
Motoqueiro

Como falei, estou só começando a buscar informações sobre qual modelo terá o melhor custo x benefício pra mim. Na verdade, qual o modelo terá o menor custo :-D

A compra só será feita daqui a um mês mais ou menos, quando os recursos necessários estarão disponíveis, então vou torcer pra moto do Jota encalhar... :roll:

Priest, realmente, consumo não vai ser tão importante mesmo. ;-) Minha vontade era usar a moto mesmo no dia a dia, mas trabalho em vários lugares e muitas vezes tenho que deixar moto na rua, em comunidades complicadas, então melhor pegar uma pequena tranqueirinha mesmo pra isso. Então desconsiderem o consumo.

Não disse que uma 1250 seria demais pra mim, só disso que isso é irrelevante, só quero uma moto que caiba no meu bolso. Se meus gastos com uma 650 ou uma 1250 forem praticamente os mesmos, lógico que fica com a 1250. ;-)
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Se o consumo não é importante, esqueça as 600. Pegue uma Bandit 1250N 2010 por uns 22000 e seja feliz.

Na minha opinião, melhor moto disparado pra iniciantes no mundo das 4 canecos. Nenhuma entrega tanto por tão pouco.

Depois você começa a pensar em Z1000, CB1000R, K1300R...
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

PriesT escreveu:Se for comprar Bandit, compra a 1250N. Tá dentro da sua faixa de preço e o custo de manutenção e seguro é a mesma bosta da B650. O conforto é bem superior a todas as outras que você cogitou.
- Fato, a 650 faz tudo que a 12,5 faz, mas quando tu anda na irmã obesa, e descobre o que é torque, vai passar raiva. Muito embora a 650 seja uma excelente moto.

Manutenção de Bandit (quando dá) é barata e fácil. A mais barata de todas as 4 canecos, arrisco dizer.
- Depende da manutenção, mas concordo que é difícil de dar manutenção, o sistema é bruto demais.

Se você ainda se preocupar com a viadagem de que "1200 é muita coisa", não pegue a B650. Pegue uma FZ6, que é a melhor 4 canecos 600 cilindradas das que você listou. B650 não compensa.
- A FZ6 é a mais bonitas das 600, tanto a N quanto a S.

650F só compensa se você fizer questão da carenagem, pois é uma B650 com carenagem.
- Concordo, eu prefiro a semi carenagem, gosto do motor exposto

Consumo: Se for se preocupar com essa viadagem (o que nao deveria, pois só vai rodar no fim de semana), pega a FZ6. É a mais econômica de todas.
- Sei não, voltando uma vez do Churrastiba, junto a uma FZ6S, nos abastecimentos, a maior diferença da minha (carbussauro rex) para a FZ6 foi de 1 litro, e isso em uma parada só, nas outras, no máximo 0,5l.

XJ6 pra mim é mico. Deveria ser bem mais barata pra compensar.
- Vejo a XJ como uma 4 canecos urbana, e só. Mas não desgosto da moto, só que pelo preço, iria em uma FZ6.
Mas sem querer desanimar, veja o seguro antes, aqui no RJ, mesmo com toda pacificação, o seguro aumentou uns 80% em relação ao ano anterior.

Outra coisa, eu já tive esta idéia de ter uma menor para o dia a dia. Desisti, sei que na hora que olhasse as duas, usaria a 12 para tudo, como de fato uso. Se colocar na balança documnentação, e manutenção, vai quase empatar o gasto da grande com o custo de ter duas. E isso falando pela experiência que tenho com o mamute.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Parabéns Rubens!

Comprei minha primeira 4 caneco a pouco mais de um ano, estou com uma GSX650F no momento, pesquisei bastante antes de fechar o negócio, vou te dar um resumo do que percebi nesta busca:

Meu sonho sempre foi a GSX650F, mas na época não tinha grana para tal, então estava decidido por uma Bandit S, consegui realizar meu sonho pois tinha o dinheiro na mão (consórcio contemplado), negociei a moto durante um mês e consegui o cara baixar o preço para poder pega-la.

O que me fez optar pela GSX e não suas concorrentes que na época pesquisei:

Hornet: Não tão confortável, tanto para mim qto garupa (viajo e dou rolés semore com garupa junto), naked, tá que nem bunda aqui na minha região.

XJ6: Quase fechei nessa em um bom negócio: Esta moto em particular compraria tranquilamente, pontos contra são o painel pior que a GSX em questão de visual, e o conforto menor também.

ER-6: Nem cogitei, queria uma 4 caneco, se ela fosse, poderia ser cogitada, o único ponto contra seria o menor conforto.

Fazer 600: Só ouvi falar bem da moto, eu compraria a S por causa da proteção aerodinâmica. Um dos únicos pontos que me deixaram receoso com esta em questão foi a manutenção, não entendo nada de motor e tive realmente medo de ficar na mão com peça pelo fato dela ter saído de linha.

Bandit: Estava no topo da lista como lhe falei, eu novamente compraria-a S por causa da proteção aerodinâmica, unico ponto a favor da GSX é o visual realmente, nada além disso muda.

GSX650F: Comprei e me sinto muito feliz e realizada com ela.
Pontos contra: pesada, grande (eu curto, mas tem gente que não gosta) dizem que os freios são ruins perto das outras, não tenho parâmentro de comparação neste quesito
Pontos a favor: Carenagem, acho este ítem essencial hoje depois de ter visto realmente como é viajar com ela, tinha uma Fazer 250 que fiz viagens de 450km e fiz o mesmo com a GSX650F, para comparação, de Fazer estando a 110km/h, seria o mesmo que estar de GSX a 160km/h em relação a incomodação em relação ao vento. Visual, acho ela a mais linda de todas, painel, também acho o mais lindo de todos, conforto, é a mais confortável de todas. Ótima posição de pilotagem.

Obs.: Um bom capacete também faz toda a diferença, lia muito sobre isso mas achava que não mudava tanto, tenho um LS2 Moaii e um AGV K3, a relação de conforto e incomodação de vento entre um e outro seria na base de 120km/h para 160km/h.

Importante: Aqui na minha cidade não há necessidade de seguro, então este foi um ponto irrelevante para mim.

Aqui tenho algumas fotos dela "lisa", dela carregada pra viagem e também de viagem com a Fazer caso queira ver.

Fico a disposição, se tiver qualquer outra dúvida é só perguntar meu guri! E boa sorte, só não te afoba que é a melhor escolha que se faz.
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Concordo com tudo que o PriesT e o Smoker disseram, com uma ressalva.

Estava afim também de pegar uma B125, não o fiz por medo, sou novo ainda, não tinha experiência nenhuma em 4cil e fiquei realmente com medo de pegar uma moto com quase o dobro de torque que a 650, único ponto que me fez desisti da ideia, e não me arrependo, a GSX me atende muito bem.
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Rubens Melo
Motoqueiro

Chedid,

Obrigado pela paciência de escrever tanta coisa :-D . Quando fez o seu up eu fiquei feliz pra caralho, me vi no seu lugar fazendo a mesma coisa, principalmente pois foi uma F650 Azul :pnk:

Conheço a qualidade e durabilidade desses motores da suzuki, já trabalhei na concessionária da marca, e por isso estão dentre minhas principais opções.

A questão do seguro é que pesa mais, vou ter que fazer cotação de vários modelos pra me decidir. Você realmente não tem seguro da sua moto? :shock: Tudo bem que tua cidade seja tranquila, mas e quando viaja? Só escolhe lugares "tranquilos" também? E uma eventual queda?? Tu é doido cara...rs
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Rubens Melo escreveu:A realidade é a seguinte, tenho entre 20.000 e 25.000 para comprar a moto e tenho as seguintes necessidades...

Vou comprar outra pequena para usar no dia a dia, provavelmente será uma Intruderzinha...
Se vai ter uma pequena é porque pretende usar a maior parte do tempo só na estrada, nesse caso acho que XJ6 e qualquer uma sem carenagem ou semi-carenagem não é a melhor opção.

Nessa faixa de preço e pensando na questão de consumo, conforto, etc. eu acho ficaria assim:

- FZ6S
- Bandit 650S
- GSX650F
- Bandit 1250S

Todas ano 2009 são injetadas e tem refrigeração liquida. Se você não gosta de carenagem / semi-carenagem vá de naked em qualquer versão de uma dessas que falei, mas saiba que a diferença nas viagens é grande.

Porque não uma XJ6? R: Custo/benefício e conforto ruins se comparados ao dessas outras que citei.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
revit
Roda Presa

Mensagem por revit »

PriesT escreveu:Se você ainda se preocupar com a viadagem de que "1200 é muita coisa", não pegue a B650. Pegue uma FZ6, que é a melhor 4 canecos 600 cilindradas das que você listou. B650 não compensa.
Então, dentre as minhas opções de up pro futuro (talvez esse ano ainda, quem sabe ano que vem), estariam a 1250N (visual renovado, balança de alumínio e torque estúpido) ou a 650S (basicamente pela semi-carenagem e o conforto que proporcionaria em viagens). Não cogito a 1250S a menos que ela receba o mesmo 'facelift' que a 650S, não ia querer comprar uma moto nova que parece velha.

Enfim, a questão é: a 650 é MUITO INFERIOR à 1250? Tirando a diferença óbvia do torque e potência, qual as maiores diferenças entre os modelos? Aquela balança da 650 deixa ela muito ruim de curva? Obrigado.
Diogo A.
Motoqueiro

Mensagem por Diogo A. »

Chedid escreveu:Parabéns Rubens!

Comprei minha primeira 4 caneco a pouco mais de um ano, estou com uma GSX650F no momento, pesquisei bastante antes de fechar o negócio, vou te dar um resumo do que percebi nesta busca:

Meu sonho sempre foi a GSX650F, mas na época não tinha grana para tal, então estava decidido por uma Bandit S, consegui realizar meu sonho pois tinha o dinheiro na mão (consórcio contemplado), negociei a moto durante um mês e consegui o cara baixar o preço para poder pega-la.

O que me fez optar pela GSX e não suas concorrentes que na época pesquisei:

Hornet: Não tão confortável, tanto para mim qto garupa (viajo e dou rolés semore com garupa junto), naked, tá que nem bunda aqui na minha região.

XJ6: Quase fechei nessa em um bom negócio: Esta moto em particular compraria tranquilamente, pontos contra são o painel pior que a GSX em questão de visual, e o conforto menor também.

ER-6: Nem cogitei, queria uma 4 caneco, se ela fosse, poderia ser cogitada, o único ponto contra seria o menor conforto.

Fazer 600: Só ouvi falar bem da moto, eu compraria a S por causa da proteção aerodinâmica. Um dos únicos pontos que me deixaram receoso com esta em questão foi a manutenção, não entendo nada de motor e tive realmente medo de ficar na mão com peça pelo fato dela ter saído de linha.

Bandit: Estava no topo da lista como lhe falei, eu novamente compraria-a S por causa da proteção aerodinâmica, unico ponto a favor da GSX é o visual realmente, nada além disso muda.

GSX650F: Comprei e me sinto muito feliz e realizada com ela.
Pontos contra: pesada, grande (eu curto, mas tem gente que não gosta) dizem que os freios são ruins perto das outras, não tenho parâmentro de comparação neste quesito
Pontos a favor: Carenagem, acho este ítem essencial hoje depois de ter visto realmente como é viajar com ela, tinha uma Fazer 250 que fiz viagens de 450km e fiz o mesmo com a GSX650F, para comparação, de Fazer estando a 110km/h, seria o mesmo que estar de GSX a 160km/h em relação a incomodação em relação ao vento. Visual, acho ela a mais linda de todas, painel, também acho o mais lindo de todos, conforto, é a mais confortável de todas. Ótima posição de pilotagem.

Obs.: Um bom capacete também faz toda a diferença, lia muito sobre isso mas achava que não mudava tanto, tenho um LS2 Moaii e um AGV K3, a relação de conforto e incomodação de vento entre um e outro seria na base de 120km/h para 160km/h.

Importante: Aqui na minha cidade não há necessidade de seguro, então este foi um ponto irrelevante para mim.

Aqui tenho algumas fotos dela "lisa", dela carregada pra viagem e também de viagem com a Fazer caso queira ver.

Fico a disposição, se tiver qualquer outra dúvida é só perguntar meu guri! E boa sorte, só não te afoba que é a melhor escolha que se faz.
É, aí complica...

Mas, falando do tópico e do comentário em sí, foram exatamente os mesmo critérios que usei pra escolher a 650F, que inclusive devo pegar hoje !!! :bnn: :bnn: :bnn:
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Chedid escreveu:Concordo com tudo que o PriesT e o Smoker disseram, com uma ressalva.

Estava afim também de pegar uma B125, não o fiz por medo, sou novo ainda, não tinha experiência nenhuma em 4cil e fiquei realmente com medo de pegar uma moto com quase o dobro de torque que a 650, único ponto que me fez desisti da ideia, e não me arrependo, a GSX me atende muito bem.
Quando comprei a b12 eu tinha 24 anos. Nunca passei perigo. Tudo questão de ter a cabeça no lugar. Se o camarada não tiver, vai morrer até de JOG.

Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

revit escreveu:
PriesT escreveu:Se você ainda se preocupar com a viadagem de que "1200 é muita coisa", não pegue a B650. Pegue uma FZ6, que é a melhor 4 canecos 600 cilindradas das que você listou. B650 não compensa.
Então, dentre as minhas opções de up pro futuro (talvez esse ano ainda, quem sabe ano que vem), estariam a 1250N (visual renovado, balança de alumínio e torque estúpido) ou a 650S (basicamente pela semi-carenagem e o conforto que proporcionaria em viagens). Não cogito a 1250S a menos que ela receba o mesmo 'facelift' que a 650S, não ia querer comprar uma moto nova que parece velha.

Enfim, a questão é: a 650 é MUITO INFERIOR à 1250? Tirando a diferença óbvia do torque e potência, qual as maiores diferenças entre os modelos? Aquela balança da 650 deixa ela muito ruim de curva? Obrigado.
Bom... A 650 é a moto "quase". Quase potente, quase ogra, quase uma bandit!

A diferença é o motor, mesmo, o que não e pouca coisa.

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Nessa faixa de preço, querendo 4 canecos, não teria dúvida em ir Suzuki GSXF650 ou Yamaha XJ6F. Carenagem é bom demais, naked só se quiser andar na maciota. Se quisesse moto pra usar mesmo, iria de Bandit 1250S, não acho tão bonita, mas o custo benefício é fodástico.

Tb poderia ir atrás Honda CBR600F 2002 por paixão na moto mesmo, mas aí acho que não consegue fazer seguro.

Na verdade vc tem opções pra baralho, CB1300, Fazer 600, XJ6, Bandits, Hornet, GSX... se não importa se quer naked ou carenada, iria na com melhor preço do seguro e na qual conseguisse melhor preço, pois nenhuma tem problema de projeto, todas são duráveis e compras relativamente tranquilas.

[ ]'s
Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Podem me malhar.

Ms eu acho esse culto todo ao TORQUE das big four uma coisa meio forcada demais.

Ok, sao ogras, eu sei. Mas as 600 e 650 tem o seu encanto. A unica obra que andei até hoje foi a do Smoker, uns 100km, uma puta moto, motor animal, mas quando sai dela e peguei de volta minha 65 goisdei ainda mais dela...Hehehe. Pra mim, andar com o motor um pouco mais cheio, em torno dos 6 krpm em estrada me deu a nítida sensação ter ter uma moto mais na minha mao, mais pronta pra responder. Claro que as big respondem muito mais violentamente, mas lá a brincadeira comeca nos 3 mil, e eu sei que pra muitos aí que tá a graca, mas eu curtia muito o motor mais girador da 65, e passei a ver mais graca nele justamente depois de andar numa 1200. Claro que eu teria uma 1200 ou 1300 e aprenderia a curtir tb, mas isso de "depois que andar numa 1200 nunca mais gostara das menores" pra mim nao funcionou.

Vale dizer que se me der uma Mobilete pra andar eu acho a maior curtição, entao nao conta muito.
revit
Roda Presa

Mensagem por revit »

Mas ela chega a ser ruim?

Ou é apenas a questão da inferioridade de motor quando comparada com a irmã maior?

Digamos assim: A 650S seria uma moto boa, estável e confortável pra andar na casa nos 150 km/h com potência de sobra pra ultrapassagens tocando umas 5/6 horas numa viagem, considerando ainda talvez uns 2 bauletos cheios e eventualmente uma garupa?

E uma 1250N com um parabrisa aftermarket na frente chegaria perto em termos de conforto em relação à semi-carenagem da 650S ou nem chegaria perto?
Jota

Mensagem por Jota »

revit escreveu:Digamos assim: A 650S seria uma moto boa, estável e confortável pra andar na casa nos 150 km/h com potência de sobra pra ultrapassagens tocando umas 5/6 horas numa viagem, considerando ainda talvez uns 2 bauletos cheios e eventualmente uma garupa?
sim.
boa, estável, confortável e com potência de sobra pra ultrapassagens. ;-)
Responder