YAMAHA XJ6-N PROBLEMAS COM A EMBREAGEM
Re: YAMAHA XJ6-N PROBLEMAS COM A EMBREAGEM
Legal o video, as pessoas falam bastante das engrenagem do cambio, mas é bom ver como funciona.minholi escreveu:Sim, ou isso ou dê umas aceleradas leves pra subir o giro do motor na hora de reduzir a marcha, isso deixa o engate mais fácil também. Se fizer isso vai ver que consegue engatar a marcha mais rápido e sem trancos também. O segredo sempre é manter os eixos do câmbio/pinhão em rotações compatíveis.foxdanger escreveu:Mais uma coisa, na hora de reduzir, ai sim eu tenho que apertar toda a embreagem, se não as marchas não entram, pelo menos na minha na hora de reduzir, só apertando tudo pra marcha entrar.... Ta certo isso né? Vc disse lá em cima que pra reduzir tinha que apertar mesmo, normal né?!
Quanto menor for a diferença na hora que soltar a embreagem, menor o traco, igual na hora da aceleração.
- BAROLA
- Novato
- Contato:
foxdanger, pra reduzir o processo é o mesmo, porém aplicando o inverso!
Se na hora de subir marcha você dá uma breve "desacelerada" no punho, vamos agora pra segunda etapa que é mais difícil um pouquinho mas funciona com um pouco de treino!
Pra descer marcha sem usar ou usando um pouco apenas do manete de embreagem basta deixar a moto ir reduzindo e quando você achar a hora certa de descer a marcha basta dar uma breve e rápida "aceleradinha"!
Entendeu?
Quando estamos subindo de marcha o pinhão da moto está fazendo mais força do que a roda, ou seja, o pinhão está puxando a corrente, e a corrente puxando a roda (a coroa). A parte de cima da corrente fica esticada e a parte debaixo fica com uma barriga (folga).
Quando estamos descendo de marcha ou usando freio motor, a roda (ou a coroa) estão puxando o pinhão! A parte de baixo fica esticada e cria-se uma barriga (folga) na parte de cima da corrente! Por isso quanto mais forte estamos descendo um morro, por exemplo, mais o motor "geme", pois a roda traseira está puxando cada vez mais o pinho e o giro do motor vai só aumentando!
Isso ocorre até em uma bicicleta, quando estamos pedalando e pretendemos trocar de marcha, colocar uma marcha mais veloz e pesada, note que devemos dar uma breve aliviada na força que estamos aplicando nos pedais para que a marcha seja trocada, do contrário se não aliviar o pé a marcha passa estralando e forçando a corrente! E quando vamos reduzir de marcha pra colocar uma mais leve, temos que dar a tal "aceleradinha", ou seja, fingir que estamos pedalando... num é verdade?
Não sei se você entendeu, mas tá valendo! rsrs...
Mas faça isso, quando estiver usando freio motor, de 4ª marcha por exemplo, daí a moto vai reduzindo e vc pretende botar uma terceira e o acelerador está solto, certo? Quando sentir que é a hora de engatar a 3ª, apenas dê uma giradinha no acelerador (que estava solto) e ao mesmo tempo clique o câmbio pra baixo, no mesmo instante! Vá fazendo o teste aí e depois conte pra gente! Vai ver que nem precisa usar a embreagem pra fazer isso, ou pode usar um totózinho pra não perder o costume!
Olha no 2:25 e 2:26 daquele meu vídeo número 3, na página 1 deste tópico, você vai ver que eu reduzo de 3ª para 2ª, e em seguida reduzo de 2ª para ponto NEUTRO, sem usar a mão no manete. Escute a aceleradinha que eu dou no mesmo momento que clico o câmbio pra baixo, isso é feito pra aliviar a tensão na corrente!
Abraço,
Se na hora de subir marcha você dá uma breve "desacelerada" no punho, vamos agora pra segunda etapa que é mais difícil um pouquinho mas funciona com um pouco de treino!
Pra descer marcha sem usar ou usando um pouco apenas do manete de embreagem basta deixar a moto ir reduzindo e quando você achar a hora certa de descer a marcha basta dar uma breve e rápida "aceleradinha"!
Entendeu?
Quando estamos subindo de marcha o pinhão da moto está fazendo mais força do que a roda, ou seja, o pinhão está puxando a corrente, e a corrente puxando a roda (a coroa). A parte de cima da corrente fica esticada e a parte debaixo fica com uma barriga (folga).
Quando estamos descendo de marcha ou usando freio motor, a roda (ou a coroa) estão puxando o pinhão! A parte de baixo fica esticada e cria-se uma barriga (folga) na parte de cima da corrente! Por isso quanto mais forte estamos descendo um morro, por exemplo, mais o motor "geme", pois a roda traseira está puxando cada vez mais o pinho e o giro do motor vai só aumentando!
Isso ocorre até em uma bicicleta, quando estamos pedalando e pretendemos trocar de marcha, colocar uma marcha mais veloz e pesada, note que devemos dar uma breve aliviada na força que estamos aplicando nos pedais para que a marcha seja trocada, do contrário se não aliviar o pé a marcha passa estralando e forçando a corrente! E quando vamos reduzir de marcha pra colocar uma mais leve, temos que dar a tal "aceleradinha", ou seja, fingir que estamos pedalando... num é verdade?
Não sei se você entendeu, mas tá valendo! rsrs...
Mas faça isso, quando estiver usando freio motor, de 4ª marcha por exemplo, daí a moto vai reduzindo e vc pretende botar uma terceira e o acelerador está solto, certo? Quando sentir que é a hora de engatar a 3ª, apenas dê uma giradinha no acelerador (que estava solto) e ao mesmo tempo clique o câmbio pra baixo, no mesmo instante! Vá fazendo o teste aí e depois conte pra gente! Vai ver que nem precisa usar a embreagem pra fazer isso, ou pode usar um totózinho pra não perder o costume!
Olha no 2:25 e 2:26 daquele meu vídeo número 3, na página 1 deste tópico, você vai ver que eu reduzo de 3ª para 2ª, e em seguida reduzo de 2ª para ponto NEUTRO, sem usar a mão no manete. Escute a aceleradinha que eu dou no mesmo momento que clico o câmbio pra baixo, isso é feito pra aliviar a tensão na corrente!
Abraço,
Thiago - Barola
YAMAHA XJ6-N "morango" - Escapamento Hurricane
Três Corações-MG
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7 ... 4257895959
Três Corações-MG
- BAROLA
- Novato
- Contato:
Dessa de 90 dias de garantia pra peças de desgaste eu não sabia! Interessante e valeu pelo toque!svdneto escreveu:BAROLA escreveu:Vamos lá!
já tenho até acompanhamento particular do mecânico que é meu amigo, rsrs, mas meu medo está sendo com o fabricante! Mas não posso esquecer que o povo da concessionária daqui é embirrado comigo de não ter comprado com eles (o gerente em especial) mas o Renato que é meu brother vai contactar o fabricante e fazer o que for possível!
Com ou sem medo, existe lei pra consumidor... peças de desgasta, é minimo de 90 dias a garantia, o resto é 1 ano, além de ter prazo de 30 dias para devolução quando o produto não atende o propósito (esse ultimo não sei direito se aplica a veiculos, mas ja utilizei para outros produtos)
Ao que eu tinha entendido não tinha garantia nenhuma pois é assim que o manual nos deixa entender... mas que bom também que por enquanto estou livre de brigas com o fabricante, me parece que está indo tudo bem pois de ontem pra hoje ninguém telefonou pra dizer o contrário!
Amanhã vou aproveitar que estarei na cidade em que deixei a moto, Pouso Alegre, e darei uma passadinha só pra perguntar se está tudo ok! Qualquer novidade posto aqui!
Abraço, valeu...
Thiago - Barola
Três Corações-MG
Três Corações-MG
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
É barola!
Perfeito sua descrição cara! Principalmente a parte de usar a bicicleta como exemplo, ficou bem fácil de entender!
Hoje ao vir pro trabalho vim treinando a redução (a subida das marchas acho que já me encontrei com a minha moto, tá mUITO suave e tranquila, me amarrei
)...
Agora a redução já é um pouco mais difícil. Dei a aceleradinha e talz, em algumas eu acertei, em outras eu errei (a marcha não entra)... Mas aos pouquinhos vou pegando o jeito.
Valeu mesmo a dica cara!
Perfeito sua descrição cara! Principalmente a parte de usar a bicicleta como exemplo, ficou bem fácil de entender!
Hoje ao vir pro trabalho vim treinando a redução (a subida das marchas acho que já me encontrei com a minha moto, tá mUITO suave e tranquila, me amarrei
Agora a redução já é um pouco mais difícil. Dei a aceleradinha e talz, em algumas eu acertei, em outras eu errei (a marcha não entra)... Mas aos pouquinhos vou pegando o jeito.
Valeu mesmo a dica cara!
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )