Velocidade Final: a grande panacéia!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Velocidade Final: a grande panacéia!

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden:

Quando o assunto é moto, a primeira discução que vem a tona é a velocidade final.
Acho que os culpados por isso são os frentistas de postos de gasolina, pois a primeira pergunta que fazem quando encostamos na bomba é: quanto pega?... só depois perguntam quanto custa.. normal ou aditivada? é a última coisa que perguntam, eheheheh...

Nos inúmeros comparativos que já vimos por aqui (desde os antigos CG X Ybr, CB X GS, TW X FZ, etc, etc, etc... até os mais recentes Transalp X VtStrom e GS1200 X ST 1200), sempre a questão mais polêmica é a famosa velocidade final. Parece que vai "ganhar" o comparativo aquela que tiver a melhor final, eheheh...

Quem é que anda, o tempo todo, com o cabo enrolado buscando a final? Tirando os Jáspions (os verdadeiros, não os fake-posers), a grande maioria do pessoal, pelas conversas que vejo aqui, costuma rodar bem abaixo da final. É um ou outro (tipo o DecoZ), que roda sempre em ritmo forte, o restante, roda num ritmo mais "pacifico".

Dai a questão: o que é realmente importante: a motoka ter maior velocidade final que a sua concorrente direta ou ela ser mais ágil, mais esperta, ter um conjunto melhor que a sua principal concorrente?

Eu, particularmente, acabei desenvolvendo o gosto por motokas com mais torque, que possibilitem boas arrancadas e retomadas, pois em 99% dos casos é disso que eu preciso numa moto. Raramente eu chego à final da moto e nas raras vezes que faço isso, geralmente é uma vez só com aquela moto, por mera curiosidade, nunca por necessidade.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
gmedina
Roda Presa

Re: Velocidade Final: a grande panacéia!

Mensagem por gmedina »

Russo escreveu:Ae Kameraden:
Quem é que anda, o tempo todo, com o cabo enrolado buscando a final? Tirando os Jáspions (os verdadeiros, não os fake-posers), a grande maioria do pessoal, pelas conversas que vejo aqui, costuma rodar bem abaixo da final. É um ou outro (tipo o DecoZ), que roda sempre em ritmo forte, o restante, roda num ritmo mais "pacifico".
Não sei, mas não seria apenas POSER e não FAKE-POSER? :lol: :lol: :lol:
zuera!

E no tópico da bolha a mais veloz é mais cara! :lol: Ainda mais se for empinadeira! :lol: :lol:
Editado pela última vez por gmedina em 29 Mai 2011, 20:05, em um total de 1 vez.
Participante do MSM ;(

ex-Kawasaki Ninja 250R
ex-Suzuki GSX750R
ex-Suzuki GSX650F
ex-Honda CBX 250 Twister
ex-EMME Mirage 50CC
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Russo,

Para mim qualquer coisa qua ande entre 120/140 com tranqüilidade tá de bom tamanho.
Por isso que eu sempre falo que geralmente as motos andam mais que eu.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Tio Russo, sempre avalio o conjunto do que a moto tem para me oferecer. Velocidade final, desde que a moto consiga me oferecer velocidade de cruzeiro fique em torno ou acima dos 90 Km/h, tá bom.

Confiabilidade, durabilidade, resistência, agilidade, conforto, consumo, custo de manutenção e coisas assim são mais importantes para mim.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

Russo escreveu:Ae Kameraden:

Quando o assunto é moto, a primeira discução que vem a tona é a velocidade final

Acho que os culpados por isso são os frentistas de postos de gasolina, pois a primeira pergunta que fazem quando encostamos na bomba é: quanto pega?... só depois perguntam quanto custa.. normal ou aditivada? é a última coisa que perguntam, eheheheh...

Nos inúmeros comparativos que já vimos por aqui (desde os antigos CG X Ybr, CB X GS, TW X FZ, etc, etc, etc... até os mais recentes Transalp X VtStrom e GS1200 X ST 1200), sempre a questão mais polêmica é a famosa velocidade final. Parece que vai "ganhar" o comparativo aquela que tiver a melhor final, eheheh...

Dai a questão: o que é realmente importante: a motoka ter maior velocidade final que a sua concorrente direta ou ela ser mais ágil, mais esperta, ter um conjunto melhor que a sua principal concorrente?

Eu, particularmente, acabei desenvolvendo o gosto por motokas com mais torque, que possibilitem boas arrancadas e retomadas, pois em 99% dos casos é disso que eu preciso numa moto. Raramente eu chego à final da moto e nas raras vezes que faço isso, geralmente é uma vez só com aquela moto, por mera curiosidade, nunca por necessidade.

russo acabou a discussão antes que edite
1. Exame de uma questão em que tomam parte várias pessoas.
2. Polémica.
3. Controvérsia.
4. Questão.
5. Desinteligência.
6. Jur. Excussão.

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

O que importa nao e a velocidade final...e sim que tao rapido se chega la.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

ltadeu escreveu:

russo acabou a discussão antes que edite
1. Exame de uma questão em que tomam parte várias pessoas.
2. Polémica.
3. Controvérsia.
4. Questão.
5. Desinteligência.
6. Jur. Excussão.
Ops, foi mal... sorry :oops: ...
Ah, sorry again... esqueci também de citá-lo junto com o DecoZ, eheheheh...
Editado pela última vez por Russo em 29 Mai 2011, 20:17, em um total de 1 vez.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

já pode editar
já está cotado
o f. é que tb escapo nessas

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

ltadeu escreveu:já pode editar
já está cotado
o f. é que tb escapo nessas
Deixa quieto... daqui a pouco o pessoal da gramática aparecerá e terá com que se divertir, eheheheh...
Editado pela última vez por Russo em 29 Mai 2011, 20:24, em um total de 1 vez.
Imagem
Danilodsp
Roda Presa

Mensagem por Danilodsp »

É simples, velocidade final é o parâmetro citado anteriormente que possui melhor relação com potência(estou certo?), e potência é o que mais se procura em motos esportes/superesportes, que são as motos que mais fascinam.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Danilodsp escreveu:É simples, velocidade final é o parâmetro citado anteriormente que possui melhor relação com potência(estou certo?), e potência é o que mais se procura em motos esportes/superesportes, que são as motos que mais fascinam.
Mas é válida a transferência desse parâmetro para todos os tipos ou estilos de motos?
Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Pra eu viajar sozinho qquer coisa que mantenha os 130/140 km/h sem parecer que vai explodir tá bom. Muitas vezes uma retomada mais vigorosa faz falta.
O foda é qdo vai viajar com os psicopatas aqui do sítio, aí vira âncora... é só 200+.

Esse lance de saber "qto dá" é inerente à muita gente que gosta de moto, afinal moto já é um veículo esportivo (até custom). Não que a velocidade seja importante, mas é legal saber e de discutir.

[ ]'s
Imagem
edgard
Motociclista

Mensagem por edgard »

o negócio é como chegar a vel. final da moto, por ex: de falcon 135km/h é um tormento, numa haya 310km/h deve ser 'mais" tranquilo. Pra mim, raramente ando acima de 120 na falcon, então.........
moto atual cb500f 2014, branca
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

é por isso que, do alto dos meus 125 cc (e em que pese já ter tido uma 350 2T), tenho pra mim que vou "parar" lá pelos 600-800 cc. OU seja, de XT a BMW... Ncao sinto necessidade de nada além disso: 120 kph de cruzeiro, com reserva de potência.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Danilodsp
Roda Presa

Mensagem por Danilodsp »

Russo escreveu:
Danilodsp escreveu:É simples, velocidade final é o parâmetro citado anteriormente que possui melhor relação com potência(estou certo?), e potência é o que mais se procura em motos esportes/superesportes, que são as motos que mais fascinam.
Mas é válida a transferência desse parâmetro para todos os tipos ou estilos de motos?
É isso ai que o Kuati falou.
O carinha do posto, o tio do cara, os amigos, etc etc, geralmente desconhecem o que é necessário para um boa viagem de moto por exemplo. Também desconhecem os pontos fortes das demais categorias (custons, bigtrails).
As pessoas que conhecem e possuem moto certamente irá qualificar uma moto por vários outros requisitos.
Danilodsp
Roda Presa

Mensagem por Danilodsp »

Lá na faculdade as pessoas só perguntam sobre a velocidade final da Fazer, eu digo logo que não corre. Quando eu lhes digo a velocidade final eles fazem uma cara de como se tirassem muitas conclusões sobre a moto, hehe.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

haendel escreveu:é por isso que, do alto dos meus 125 cc (e em que pese já ter tido uma 350 2T), tenho pra mim que vou "parar" lá pelos 600-800 cc. OU seja, de XT a BMW... Ncao sinto necessidade de nada além disso: 120 kph de cruzeiro, com reserva de potência.

Abraço,
Pois então... eu rodava por aí, tranquilo e faceiro com a Savage 650 ou com a Sportster 883, na "casinha" dos 100 - 120 km/h.
Hoje rodo com a HD 1450 e raramente passo dos 120 km/h. No entanto, tenho muito mais "reserva" de motor.
O preço disso é um consumo médio maior e o ganho é em maior tranquidade em ultrapassagens.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Danilodsp escreveu:Lá na faculdade as pessoas só perguntam sobre a velocidade final da Fazer, eu digo logo que não corre. Quando eu lhes digo a velocidade final eles fazem uma cara de como se tirassem muitas conclusões sobre a moto, hehe.
Na Faculdade onde leciono, as pessoas também me perguntam qual a final da(s) minhas moto(s)... e eu costumo dizer: não sei, por causa do seguro tem um "limitador" que corta o motor antes de chegar à final...

PS... se bem que éssa conversa não é de todo fiada não, eheheheh...
no caso, o limitador é o meu perfil, que conta uns pontinhos na hora de fazer o seguro, eheheheh...
Imagem
edgard
Motociclista

Mensagem por edgard »

O grande problema da moto, penso eu, é que a veloc. engana muito. Minha mulher odeia moto, não anda comigo de jeito nenhum, mas, fomos para Aparecida do Norte, e ela foi comigo de falcon. Saí de Volta redonda aonde moramos e fui a 70km/h, parei umas 4 x no caminho, enfim chegamos, rezamos(ela) e no dia seguinte viemos embora. andei uns períodos a 110/120km/h e ela se sentiu "segura" e impressionada com a sensação falsa de segurança que a moto te transmite.
moto atual cb500f 2014, branca
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

edgard escreveu:O grande problema da moto, penso eu, é que a veloc. engana muito. Minha mulher odeia moto, não anda comigo de jeito nenhum, mas, fomos para Aparecida do Norte, e ela foi comigo de falcon. Saí de Volta redonda aonde moramos e fui a 70km/h, parei umas 4 x no caminho, enfim chegamos, rezamos(ela) e no dia seguinte viemos embora. andei uns períodos a 110/120km/h e ela se sentiu "segura" e impressionada com a sensação falsa de segurança que a moto te transmite.
O mesmo ocorre com a minha mulher... ela costuma dizer que sente-se mais segura na garupa da moto do que no banco do passageiro do carro.
Eu acho que isso ocorre por que no carro não existe muita diferença entre o passageiro e a bagagem e, na moto, a garupa está mais para "copiloto", tendo que acompanhar os movimentos de corpo do piloto. Ou seja a interação garupa-moto é muito maior que a interação passageiro-carro.
Imagem
Responder