Limite de inclinação da MOTO nas curvas
-
Helder.soares
- Dinossauro
Limite de inclinação da MOTO nas curvas
(03-10-11) – Uma das perguntas mais comuns no curso SpeedMaster de Pilotagem é sobre os limites. Durante o desenrolar do curso, várias vezes os alunos questionam sobre qual o limite de inclinação da moto nas curvas ou como perceber que a moto está chegando perto do limite.
Normalmente as motos atuais têm um limite de inclinação bem maior do que a maioria dos usuários imagina. Desde uma simples 150cc utilitária até uma poderosa moto esportiva, todas têm limites seguros e que podem ser percebidos pelo motociclista.
Em primeiro lugar, uma inquietação comum nos novos motociclistas é o medo de enfrentar as curvas. Esse medo é natural e compreensível, uma vez que nos sites de compartilhamento de vídeos existem milhares de quedas em curvas. E nas competições o tombo acontece sempre perto ou durante as curvas. Mas o que vou revelar é um alívio a todos os motociclistas: a moto é um veículo mais estável quando está na curva do que em linha reta!
Isso se deve à construção dos pneus. Quando está inserida na curva, a área de borracha que entra em contato com o solo aumenta pela deformação causada pelos esforços laterais. Além disso, as laterais dos pneus de moto já têm naturalmente mais área mesmo. Quando está em linha reta a área de contato do pneu com o solo é menor! Se for para se preocupar, então que seja em linha reta!
Nas motos a partir de 250cc os pneus são construídos e projetados para dar ainda mais esta situação de estabilidade em curvas. Quando chega nas motos esportivas, a banda que toca o solo em linha reta representa cerca de 20% do total da banda de rodagem do pneu. É na curva que os pneus de motos esportivas gostam de ficar e se sentem bem.
Justamente por ser um elemento de vital importância na segurança, os pneus, de qualquer tipo, são desenhados de forma a passar ao motociclista o ponto de limite de inclinação nas curvas. Na junção da banda de rodagem com a lateral do pneu forma-se um ângulo, uma espécie de vinco, que serve para determinar o limite de inclinação na curva. Ao atingir esse ponto, o motociclista sente como se a moto quisesse voltar, como se uma força a empurrasse para a vertical.
Como nem todo mundo tem esta sensibilidade, as fábricas de moto instalam alguns limitadores que servem para avisar ao motociclista que chegou a hora de parar de inclinar. Geralmente esse limitador é um pino colocado na extremidade das pedaleiras. Por uma questão de segurança, esse limitador toca o solo antes de atingir o limite do pneu. Por exemplo: imagine que a fábrica de pneus determinou que aquele produto permite inclinar com segurança até 50º em relação ao solo (horizontal). Para dar uma margem de segurança, esse limitador da pedaleira tocará o solo quando a moto chegar a 53º, um pouco antes do limite dos pneus (esses números são hipotéticos).
Mesmo assim é comum ver motociclistas que gostam de retirar esses limitadores, alegando que atrapalham a pilotagem! O que atrapalha são os arranhões pelo corpo!
Imagine o risco que um motociclista corre quando altera a medida do pneu! Ao usar um pneu traseiro mais largo, apenas por questões estéticas, esse limite de inclinação na curva será alterado, porém a moto não estará preparada para essa mudança. O resultado é que em algumas situações a moto encosta a pedaleira no asfalto com tanta violência que arremessa o piloto pra cima!
Meus limites
Mais importante do que os limites determinados pela moto são os próprios limites. Acho potencialmente perigoso quando vejo turmas de motos viajando em alta velocidade pelas estradas. Não só pela velocidade em si, mas porque em uma grupo de pessoas sempre tem diferenças de habilidade e sensibilidade. Pessoas são diferentes!
Em competição os pilotos correm quase se encostando porque todo mundo ali conhece os seus limites e dos colegas. Mas fazer isso pelas estradas é uma temeridade, porque por mais amigos que sejam, nunca se conhece as reações de outra pessoa diante de um susto. Uma frenagem inesperada pode causar uma baita confusão.
A atitude mais sensata em relação aos limites é “ouvir” seu sexto sentido. Quando não se sentir confortável naquela situação o melhor é reduzir e avisar aos amigos que vai encontrá-los em algum ponto. Um dos grandes erros cometidos por novos motociclistas é querer estender seus limites além da capacidade e do conhecimento.
Uma dica que sempre recomendo é a mesma usada em trilhas ou atividades de aventura que envolvem riscos. “O da frente é responsável pelo de trás”. Ou seja, o motociclista que vai à frente precisa manter os de trás no campo de visão do retrovisor. Se ele sumir, reduz a velocidade. Assim o grupo todo fica limitado à velocidade de quem está no fim da fila.
Caso contrário, se todo mundo sai correndo, alguém menos preparado pode querer acompanhar e sofrer uma queda que vai atrapalhar o fim de semana de todo mundo.
Respeite seus limites e os da moto e sua jornada será muito mais tranquila!
Normalmente as motos atuais têm um limite de inclinação bem maior do que a maioria dos usuários imagina. Desde uma simples 150cc utilitária até uma poderosa moto esportiva, todas têm limites seguros e que podem ser percebidos pelo motociclista.
Em primeiro lugar, uma inquietação comum nos novos motociclistas é o medo de enfrentar as curvas. Esse medo é natural e compreensível, uma vez que nos sites de compartilhamento de vídeos existem milhares de quedas em curvas. E nas competições o tombo acontece sempre perto ou durante as curvas. Mas o que vou revelar é um alívio a todos os motociclistas: a moto é um veículo mais estável quando está na curva do que em linha reta!
Isso se deve à construção dos pneus. Quando está inserida na curva, a área de borracha que entra em contato com o solo aumenta pela deformação causada pelos esforços laterais. Além disso, as laterais dos pneus de moto já têm naturalmente mais área mesmo. Quando está em linha reta a área de contato do pneu com o solo é menor! Se for para se preocupar, então que seja em linha reta!
Nas motos a partir de 250cc os pneus são construídos e projetados para dar ainda mais esta situação de estabilidade em curvas. Quando chega nas motos esportivas, a banda que toca o solo em linha reta representa cerca de 20% do total da banda de rodagem do pneu. É na curva que os pneus de motos esportivas gostam de ficar e se sentem bem.
Justamente por ser um elemento de vital importância na segurança, os pneus, de qualquer tipo, são desenhados de forma a passar ao motociclista o ponto de limite de inclinação nas curvas. Na junção da banda de rodagem com a lateral do pneu forma-se um ângulo, uma espécie de vinco, que serve para determinar o limite de inclinação na curva. Ao atingir esse ponto, o motociclista sente como se a moto quisesse voltar, como se uma força a empurrasse para a vertical.
Como nem todo mundo tem esta sensibilidade, as fábricas de moto instalam alguns limitadores que servem para avisar ao motociclista que chegou a hora de parar de inclinar. Geralmente esse limitador é um pino colocado na extremidade das pedaleiras. Por uma questão de segurança, esse limitador toca o solo antes de atingir o limite do pneu. Por exemplo: imagine que a fábrica de pneus determinou que aquele produto permite inclinar com segurança até 50º em relação ao solo (horizontal). Para dar uma margem de segurança, esse limitador da pedaleira tocará o solo quando a moto chegar a 53º, um pouco antes do limite dos pneus (esses números são hipotéticos).
Mesmo assim é comum ver motociclistas que gostam de retirar esses limitadores, alegando que atrapalham a pilotagem! O que atrapalha são os arranhões pelo corpo!
Imagine o risco que um motociclista corre quando altera a medida do pneu! Ao usar um pneu traseiro mais largo, apenas por questões estéticas, esse limite de inclinação na curva será alterado, porém a moto não estará preparada para essa mudança. O resultado é que em algumas situações a moto encosta a pedaleira no asfalto com tanta violência que arremessa o piloto pra cima!
Meus limites
Mais importante do que os limites determinados pela moto são os próprios limites. Acho potencialmente perigoso quando vejo turmas de motos viajando em alta velocidade pelas estradas. Não só pela velocidade em si, mas porque em uma grupo de pessoas sempre tem diferenças de habilidade e sensibilidade. Pessoas são diferentes!
Em competição os pilotos correm quase se encostando porque todo mundo ali conhece os seus limites e dos colegas. Mas fazer isso pelas estradas é uma temeridade, porque por mais amigos que sejam, nunca se conhece as reações de outra pessoa diante de um susto. Uma frenagem inesperada pode causar uma baita confusão.
A atitude mais sensata em relação aos limites é “ouvir” seu sexto sentido. Quando não se sentir confortável naquela situação o melhor é reduzir e avisar aos amigos que vai encontrá-los em algum ponto. Um dos grandes erros cometidos por novos motociclistas é querer estender seus limites além da capacidade e do conhecimento.
Uma dica que sempre recomendo é a mesma usada em trilhas ou atividades de aventura que envolvem riscos. “O da frente é responsável pelo de trás”. Ou seja, o motociclista que vai à frente precisa manter os de trás no campo de visão do retrovisor. Se ele sumir, reduz a velocidade. Assim o grupo todo fica limitado à velocidade de quem está no fim da fila.
Caso contrário, se todo mundo sai correndo, alguém menos preparado pode querer acompanhar e sofrer uma queda que vai atrapalhar o fim de semana de todo mundo.
Respeite seus limites e os da moto e sua jornada será muito mais tranquila!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Re: Limite de inclinação da MOTO nas curvas
Texto do Tite? Aguarde os comentários .. 
-
Helder.soares
- Dinossauro
tb acho que ele fala algumas besteiras, porém não vou ignorar tudo o que ele escreve... seria burrice minha...DanielRJ escreveu:Texto do Tite? Aguarde os comentários ..
se ele chegou onde chegou, tem seus méritos...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
- Saurus
- Mito
Bom o texto. O Tite (falndo isso fica parecendo problema de dor de ouvido - "otite"
) já falou muita mherddda, mas não é sempre que faz isso. O texto tem fundamento sim.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Também sou da opinião de que não dá para jogar TUDO o que o Tite fala, no lixo.
Porém, nesse caso aí, ele falou, falou, falou e não disse porra nenhuma. Como acontece em outros casos também.
Porém, nesse caso aí, ele falou, falou, falou e não disse porra nenhuma. Como acontece em outros casos também.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- Osama B Laden
- Dinossauro
O Tite tá ficando humilde, ele não disse que os limitadores (e eventualmente as próprias motos) são criação dele.
Helder, lembre-se, Tite é feio.

Helder, lembre-se, Tite é feio.
-
Helder.soares
- Dinossauro
então releia o texto, porque o senhor está lendo, lendo, lendo e não entendendo porra nenhuma....Richard. escreveu:Também sou da opinião de que não dá para jogar TUDO o que o Tite fala, no lixo.
vc sabia a função dos raspadores da pedaleira???
e tb que na curva a área do pneu em contato com o solo aumenta substancialmente???
Helder.soares escreveu:então releia o texto, porque o senhor está lendo, lendo, lendo e não entendendo porra nenhuma....Richard. escreveu:Também sou da opinião de que não dá para jogar TUDO o que o Tite fala, no lixo.
Porém, nesse caso aí, ele falou, falou, falou e não disse porra nenhuma. Como acontece em outros casos também.![]()
e tb que na curva a área do pneu em contato com o solo aumenta substancialmente???
Não querendo me gabar não, mas isso eu sabia sim, tanto dos limitadores, que pq será que tem esse nome(???) e dos pneus, pois aquela que estava comigo no churrasco, trabalhou alguns anos com suporte a produtos e clientes em uma pequena fabriquinha de pneus.
2007 - 2009 - CB400 82
A loira?Richard. escreveu:Helder.soares escreveu:então releia o texto, porque o senhor está lendo, lendo, lendo e não entendendo porra nenhuma....Richard. escreveu:Também sou da opinião de que não dá para jogar TUDO o que o Tite fala, no lixo.
Porém, nesse caso aí, ele falou, falou, falou e não disse porra nenhuma. Como acontece em outros casos também.![]()
Não querendo me gabar não, mas isso eu sabia sim, tanto dos limitadores, que pq será que tem esse nome(???) e dos pneus, pois aquela que estava comigo no churrasco, trabalhou alguns anos com suporte a produtos e clientes em uma pequena fabriquinha de pneus.![]()
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Sim, uma moto tem maior estabilidade em curva...até passar por uma poça de óleo. kkk
- Optimus Leo
- Mito
Algo chamado de "Fisica" diz totalmente o contrario.Helder.soares escreveu:a moto é um veículo mais estável quando está na curva do que em linha reta!
A fisica por detras de uma moto sao complexas, e suficientes para preencher 2 tomos de uma tesis de doutorado. Mesmo assim, nao e necessario ser ganhador de premio Nobel em fisica para saber que uma moto, quanto mais rapido estiver girando as rodas, maior sera a estabilidade dela (em teoria. Diversos fatores no mundo real alteram isso).
Por algo o esforco necessario para fazer a moto mudar de direcao, aumenta conforme aumenta a velocidade.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Ja vi que vai ter neguinho(branquinho e amarelinho) fazendo pendulo nas retas, ja que inclinada a moto tem mais estabilidade.
-
Helder.soares
- Dinossauro
JAL escreveu:Ja vi que vai ter neguinho(branquinho e amarelinho) fazendo pendulo nas retas, ja que inclinada a moto tem mais estabilidade.
fiquei imaginando a cena e rindo...
"Mas eu li no texto do Tite! Não sei por que caí."
Abraço,
Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
- Tio Frei
- Mito
JAL escreveu:Ja vi que vai ter neguinho(branquinho e amarelinho) fazendo pendulo nas retas, ja que inclinada a moto tem mais estabilidade.
o Kuati fazia isso, não?
"a moto é um veículo mais estável quando está na curva do que em linha reta!"
Ixi... isso pode dar a impressão de que a moto está mais segura na curva, quando não está, além do quê, com esse mundo de imperfeições das nossas estradas uma moto não fica estável em curva porra nenhuma, uma moto quicando em uma reta fica muito mais estável que quicando em uma curva. Se formos falar de óleo/sujeira então...
Gostei da parte que fala de viajar em grupo, para manter distância...
Em curva cega, faço pêndulo direto, pq em posição pendular acho muito mais seguro se precisar "fechar" a curva.
[ ]'s
Ixi... isso pode dar a impressão de que a moto está mais segura na curva, quando não está, além do quê, com esse mundo de imperfeições das nossas estradas uma moto não fica estável em curva porra nenhuma, uma moto quicando em uma reta fica muito mais estável que quicando em uma curva. Se formos falar de óleo/sujeira então...
HUuhauha, eu ainda faço! Faço pêndulo até em curva quase reta! Mas isso é tática pra aliviar a dor dos ísquios em viagem longa.Tio Frei escreveu:JAL escreveu:Ja vi que vai ter neguinho(branquinho e amarelinho) fazendo pendulo nas retas, ja que inclinada a moto tem mais estabilidade.
o Kuati fazia isso, não?
Em curva cega, faço pêndulo direto, pq em posição pendular acho muito mais seguro se precisar "fechar" a curva.
[ ]'s

- Paulo Roberto
- Roda Presa
Desculpe a minha ingnorânça, mas o que é/são ísquios?Kuati escreveu:"a moto é um veículo mais estável quando está na curva do que em linha reta!"
HUuhauha, eu ainda faço! Faço pêndulo até em curva quase reta! Mas isso é tática pra aliviar a dor dos ísquios em viagem longa.Tio Frei escreveu:JAL escreveu:Ja vi que vai ter neguinho(branquinho e amarelinho) fazendo pendulo nas retas, ja que inclinada a moto tem mais estabilidade.
o Kuati fazia isso, não?
[ ]'s

É o popular "osso da bunda".

Em viagem longa o troço começa a doer pra caramba, parece que está queimando, fazendo pêndulo pra tudo qto é lado consigo aumentar bem a quilometragem antes de começar a doer.
[ ]'s

Em viagem longa o troço começa a doer pra caramba, parece que está queimando, fazendo pêndulo pra tudo qto é lado consigo aumentar bem a quilometragem antes de começar a doer.
[ ]'s

- SPEED RACER
- Mito
O texto é bacana, mas só num foi dito uma coisa:
Vai deitando a moto, até encostar o limitador da pedaleira em qualquer asfalto, vai ukaukaukaukaukaukaukukauk
Branquinho pode ler esse texto e sair deitando a moto igual doido e se dar mal.
Vai deitando a moto, até encostar o limitador da pedaleira em qualquer asfalto, vai ukaukaukaukaukaukaukukauk
Branquinho pode ler esse texto e sair deitando a moto igual doido e se dar mal.
B-King Of The Urban Jungle
- Paulo Roberto
- Roda Presa
Huuuummm, agora já sei o nome do que doi prakct quando viajo!?Kuati escreveu:É o popular "osso da bunda".
[ ]'s
Valeu Kuati, M@D também é cultura!?