AJUDA - VIAGEM BRASIL/URUGUAY

Grupo de discussão geral sobre motos.
Valber Lessa
Roda Presa

AJUDA - VIAGEM BRASIL/URUGUAY

Mensagem por Valber Lessa »

Pessoal, preciso da ajuda de vcs. Estarei realizando um antigo desejo e desafio pessoal de fazer uma viagem longa de esportiva (Longa para mim, pq costumo andar no máximo em torno de 800km em meus BVs e Encontros de fim de semana, Ida/Volta ao destino mais longe que já fui de SS). Eu e um amigo (2 SRAD1000) partiremos dia 11/11/11 do Rio de Janeiro com destino inicial a casa de um outro amigo em Rio Grande/RS e, se o físico deixar, chegar até Punta del Leste/UY. Serão aprox 5.500 km de ida e volta.

A idéia é tentar realizar 1.000 km/dia, somente durante o dia. Iremos pela Dutra até SP e depois da Regis seguir pela BR101 até RG. Escolhemos ir pela costa (tbm não sei se é o melhor caminho).

A phoda é passar por SP <:( Já me disseram que agora tem como sair da Dutra e chegar a Régis sem entrar em SP. Isso realmente é possivel?? Se for, alguem poderia passar dicas de como fazer esse trajeto? Até pensei em instalar um GPS, mas tô achando isso meio complicado numa SS...

Abçs,
Rehbein
Motoqueiro

Re: AJUDA - VIAGEM BRASIL/URUGUAY

Mensagem por Rehbein »

Bom passeio Valber, mas milão por dia de SS vai ser meio duro ! Melhor tentar fazer mil só no primeiro dia.

Abraços.
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Luiz Felipe
Novato
Contato:

Mensagem por Luiz Felipe »

Caramba, 1000km/dia numa SS é puxado cara!
Também irei pro Uruguay esse ano, dê uma olhada no meu tópico, talvez você aproveite algo..
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =3&t=27919
Imagem
kbça
Dinossauro

Mensagem por kbça »

Fala meu...

Procure no Encontros o tópico Gentalha's Squad, fizemos uma tour rapidinha pelo Uruguai em janeiro passado, descemos por Jaguarão até Montevidéu, depois Piriápolis, Punta del Este e retornamos ao Brasil via Chuí... acho que vale a pena esticar um pouco mais e fazer essa banda... ;-)

Janeiro agora devo fazer essa volta de novo, mas esticando até Colônia de Sacramento... e com garupa... :dce: :bnnd:

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Valber Lessa
Roda Presa

Luiz Felipe escreveu:Caramba, 1000km/dia numa SS é puxado cara!
Também irei pro Uruguay esse ano, dê uma olhada no meu tópico, talvez você aproveite algo..
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =3&t=27919
Valeu Luiz ;-) Legal seu tópico, bem completo... foi bom pq fui ver a questão do seguro no Mercosul... e o meu não cobre, vou ter de ver isso... Essa viagem foi uma oportunidade de folga no trampo (e em casa - rsrsrs) que tenho de aproveitar se não vai ficar pro ano que vem como sempre... Vou sem garupa, mas o objetivo é andar sem muita preocupação com o destino final, mas vou tentar chegar o mais longe possível a la Easy Rider... o que rolar rolou...
Kings
Roda Presa

Mensagem por Kings »

Para entrar no uruguay precisa do seguro carta verde e do RG original com menos de dez anos de expedição. Pode-se fazer o seguro no chuí mesmo, mas recomendo fazer antes.

contorne sao paulo pelo rodoanel. ao chegar em sp, pegue a ayrton senna ao invés da dutra, é um pouco melhor. Você vai passar pelas saídas das rodovias bandeirantes, anhanguera, castelo branco e raposo tavares. Pegue a saída pra régis e siga até curitiba, se fizer mil mesmo, vai dormir perto de curitiba, mas note que a não tem que entrar em curitiba necessariamente. Depois daí pegue a 101 e siga sentido floripa, depois porto alegre. Siga então placas para "fronteira" e pelotas.um pouco antes de pelotas já vai ter placa para rio grande.
Tiger 800 XC Triple Purpose
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

(Vou sem garupa, mas o objetivo é andar sem muita preocupação com o destino final, mas vou tentar chegar o mais longe possível a la Easy Rider... o que rolar rolou...) Acho que esse não é um bom exemplo, tento em vista de como terminou o filme!!!! }:)
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Edilson
Motoqueiro

Mensagem por Edilson »

marcando terreno para acompanhar o desenrolar da viagem.
Imagem
Lesminha 25i
Gilberto
Roda Presa

Mensagem por Gilberto »

Kings escreveu:Para entrar no uruguay precisa do seguro carta verde e do RG original com menos de dez anos de expedição. Pode-se fazer o seguro no chuí mesmo, mas recomendo fazer antes.

contorne sao paulo pelo rodoanel. ao chegar em sp, pegue a ayrton senna ao invés da dutra, é um pouco melhor. Você vai passar pelas saídas das rodovias bandeirantes, anhanguera, castelo branco e raposo tavares. Pegue a saída pra régis e siga até curitiba, se fizer mil mesmo, vai dormir perto de curitiba, mas note que a não tem que entrar em curitiba necessariamente. Depois daí pegue a 101 e siga sentido floripa, depois porto alegre. Siga então placas para "fronteira" e pelotas.um pouco antes de pelotas já vai ter placa para rio grande.
Tá bem explicado.

Não precisa entrar em Curitiba, pode ficar em Quatro Barras que é do lado do contorno leste e sai facil de manhã para pegar a estrada.
Em Quatro Barras (olhar no mapa/Google) Pousada Anhangava F 41 36721537 c/o Marco Aurélio (pousadadoanhangava.com.br), ficamos diversas vezes lá nos Churrastibas.

No contorno leste pegue a saída p/Floripa e toque pela BR 101 até Osório/RS e depois p/FreeWay (BR290) até PAlegre, essa perna tem +-760 km.

De esportiva não vá pela BR101 de Osório para baixo.

De P.ALegre e Rio Grande p/BR116 +- 300 km e dali até o Chuy +230 km.

Antes de pegar a reta p/o Chuy abasteça a moto e passe devagar pelo Taim (animais na pista).

Já foi falado, mas para entrar no Uruguay tem que ter CIdentidade nova e em bom estado, ou passaporte, e mais a Carta Verde.

Do Chuy até Punta é tirinho de uns 180 km.

Segue o baile.
K'waszaK
Dinossauro
Contato:

Mensagem por K'waszaK »

Gilberto escreveu:
Kings escreveu:Para entrar no uruguay precisa do seguro carta verde e do RG original com menos de dez anos de expedição. Pode-se fazer o seguro no chuí mesmo, mas recomendo fazer antes.

Tá bem explicado.

Não precisa entrar em Curitiba, pode ficar em Quatro Barras que é do lado do contorno leste e sai facil de manhã para pegar a estrada.
Em Quatro Barras (olhar no mapa/Google) Pousada Anhangava F 41 36721537 c/o Marco Aurélio (pousadadoanhangava.com.br), ficamos diversas vezes lá nos Churrastibas.

No contorno leste pegue a saída p/Floripa e toque pela BR 101 até Osório/RS e depois p/FreeWay (BR290) até PAlegre, essa perna tem +-760 km.

De P.ALegre e Rio Grande p/BR116 +- 300 km e dali até o Chuy +230 km.

Antes de pegar a reta p/o Chuy abasteça a moto e passe devagar pelo Taim (animais na pista).

Já foi falado, mas para entrar no Uruguay tem que ter CIdentidade nova e em bom estado, ou passaporte, e mais a Carta Verde.

Do Chuy até Punta é tirinho de uns 180 km.

Segue o baile.
Boas dicas Gilberto!
Msa não entendi o post grifado...

tô pra fazer o trecho inverso... Gravataí - RJ.
Tocando direto até Itanhaném-SP e depois COPA.. .mas isso, só ano que vem...
;-)

God Save The Queen!!!

Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
S@ndro
Motociclista

Mensagem por S@ndro »

K'waszaK escreveu:
Gilberto escreveu:

Segue o baile.
Boas dicas Gilberto!
Msa não entendi o post grifado...[/color]

tô pra fazer o trecho inverso... Gravataí - RJ.
Tocando direto até Itanhaném-SP e depois COPA.. .mas isso, só ano que vem...
;-)

Vou responder pelo Gilberto.
Não seguir pela 101 depois de osósrio é ir pela antiga
estrada do inferno,passando por Mostarda,Tavares indo até São josé do norte
e cruzando de balsa para Rio Grande. ;-)
R1200RT
Valber Lessa
Roda Presa

Galera, obrigado a todos pelas dicas, fundamental para podermos realizar essa viagem com segurança ;-)

Assim que as motos voltarem da oficina vou começar a postar as fotos e vou tentar ir atualizando aqui o desenrolar da viagem...

Agora o desafio é preparar a bagagem com tamanho suficiente para atender o tempo de viagem e as limitações de uma esportiva... Vou tentar manter tudo em uma única mala na garupa, sem usar mala tanque... vamos ver...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Valber, se não sabe andar em São Paulo, esqueça pegar o litoral por lá. Já vi neguim (branquim também), nascido e criado em SP errar o caminho. Ou vai pela 101 desde o RJ, ou vai pela 116 até Curitiba. Indo pelo litoral de SP, tu só evita a Serra do Cafezal. Mas a volta é maior, e pega um bom trecho de estrada meia boca até sair lá na Régis.

Atravessar SP é fácil. Na altura de Taubaté (um pouco depois de passar da entrada da cidade), saia para a Carvalho Pinto (radares de 120 km/h) e siga até a marginal Tietê. Na primeira oportunidade, pegue a pista intermediária da marginal (a expressa não pode moto). Siga as placas para pegar a Rodovia Castello Branco. Pegue a Castello. Siga as placas Régis Bittencourt, logo após o pedágio (moto não paga), tem a saída para a Régis, saia. Siga as placas Régis/BR 116 Curitiba, pronto, logo entrará na Régis. Só seguir direto que sairá em Curitiba, ou uns 35 km +- antes, tem 4 Barras, conforme dica do Gilberto.

Dica, abasteça no Posto Frango Assado, ou na pior das hipótese, no último posto da Ayrton Senna, senão vai passar sufoco ao atravessar SP (ideal é não parar em SP).

Saindo do RJ, paro nos seguintes postos (Km entre um ponto e outro). Paradas boas, e boa gasolina.

Posto Graal Embaixador - Retão de Resende (+- 180 km)
Posto Frango Assado - Carvalho Pinto (+-190 km)
Posto São Leopoldo/Posto 40 - Início da Régis (+-145 km)
Posto Graal Ouro Verde - Registro (+- 170 km)
Curitiba (+- 220 km)

Dependendo do teu tempo, e vontade, lógico, ao invés de descer pela 101 a partir de Curitiba, desceria pela 116, muito mais bonita a estrada. Termina dentro de Porto Alegre.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Outra coisa, roupa de viagem vai ser o tempo todo o macacão ou a cordura. leve roupas fáceis de lavar e secar, como as dry fit, assim, no hotel vocês podem lavar, reduzindo a quantidade de roupa a ser levada.

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Valber Lessa
Roda Presa

Smoker escreveu:Outra coisa, roupa de viagem vai ser o tempo todo o macacão ou a cordura. leve roupas fáceis de lavar e secar, como as dry fit, assim, no hotel vocês podem lavar, reduzindo a quantidade de roupa a ser levada.
Valeu Smoke ;-) Seu resumo está bem fácil de seguir... As paradas serão fundamentais para mim, pois minha autonomia antes da rerserva é de 150 km ou pouco mais do que isso, pois devo andar com giro baixo (6ª marcha e/ou mantendo giro na casa dos 7mil rpm). Viagem tempo todo com macacão 2 peças... Vou amanhã na Teknopoint ver uma bolsa que o Beto me falou que parece ser legal, presa pelo banco somente... quero ver se é seguro e não tem risco de ficar pelo caminho :-D Me referi erroneamente quanto ao "litoral", não é pelo litoral de SP, queria dizer que tinhamos definido pelo litoral de SC (BR101 e não por dentro, BR116). Vc acha melhor ie pela 116? Nessa eu nunca andei...

Gilberto, valeu tbm ;-)
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Valber, para bagagens, dê uma olhada nesta mala. Olhe as outras opções também da Gift Brasil, de preferência ao material chamado KB-1000 (a tal da lona marítima). Tenho uma mala cilídrica deles, e digo que é 100% impermeável.

Salvo engano, o Erivan tem uma destas e já usou na garupa da BMW ST1100 que ele teve.0

http://www.gift-brasil.com.br/detalhesProduto.php?prod=54

Quanto a ir pela 101 ou 116, já fui pelas duas, e prefiro a 116, mais visual, e quando entra no RS tem uns trechos de curvas que são muito bons, principalmente entre Vacaria e Porto Alegre, mas a brincadeira começa a ficar boa lá por Lages.

Mas se não conhece nenhuma, vá pela 116 e volte pela 101, ou vice versa. Evite viajar à noite, principalmente na 101, pois depois de Floripa (sentido Porto Alegre) ainda existem trechos não duplicados com uns desvios muito sinixxxtros.

B12S

Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Smoker escreveu:Quanto a ir pela 101 ou 116, já fui pelas duas, e prefiro a 116, mais visual, e quando entra no RS tem uns trechos de curvas que são muito bons, principalmente entre Vacaria e Porto Alegre, mas a brincadeira começa a ficar boa lá por Lages.

Mas se não conhece nenhuma, vá pela 116 e volte pela 101, ou vice versa. Evite viajar à noite, principalmente na 101, pois depois de Floripa (sentido Porto Alegre) ainda existem trechos não duplicados com uns desvios muito sinixxxtros.
Valber...
O trecho a que o Smoker se referiu é mais exatamete entre Palhoça-SC e Torres-RS...muitas obras e desvios além de muito trânsito pesado...atualmente não está valendo a pena...muito melhor, mais rápido e tranquilo vir direto pela BR 116 até Porto Alegre...
Mas, como também disse o Smoker, tomem cuidado, caso ainda não conheçam, da parte entre Lages-SC e Novo Hamburgo-RS porque esse trecho de aproximadamente 300Km de serras e curvas, é conhecido por aqui como o trecho onde os pneus são mais baratos, visto que não ficam quadrados de forma alguma, muito pelo contrário...hehehehe....mas seguramente vocês vão gostar de rodar pela Serra Gaúcha...
Toda a BR 116 está em boas condições..o único senão é o trecho entre Lages-SC e a divida com o RS (+ ou - 65Km), que muito embora sem buracos apresenta muitas ondulações...a partir da divisa do RS, até Montevideo, as estradas estão boas...

PS:
-1000Km/dia, durante o dia, vai ser puxado e muito cansativo ...é pra doido que quer chegar sempre moido em cada parada e aí deixa de ser um passeio pra virar uma maratona até cento ponto perigosa...mas cada um, cada um...
-Lembrando que pode chover no caminho e aí o planejamento obrigatoriamente tem que mudar...estou acompanhando a previsão do tempo pois estarei indo para um encontro em Maringá nessa mesma data e parece que os praticamente 20 dias de sol aqui no sul vão acabar exatamente nessa época....hehehehe...quem sabe não pensem em um pernoite em Curitiba, outro em Porto Alegre e outro no Chuí, onde terão que cedo para providenciar a "Carta Verde"...

Desculpe esse blá, blá, blá todo, mas esse caminhos eu conheço muito bem...

Abraço
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Dipt
Motociclista

Mensagem por Dipt »

Buenas.
Como ir o pessoal já te deu várias dicas, meu pitaco é do que fazer, se quiserem comer muito bem vale a pena o B Restaurant & Bar, fica na península, na playa Mansa na esquina da Av. França com a Barão do Rio Branco, a carta de vinhos e fenomenal. Lembrando que poucos restaurantes abrem antes das 21h.
A noite vale a pena esticar num Pub, o point de Punta del Este é ou (era na minha época) no porto, principalmente em torno do Mobi Dick. Tinha uma boate, La morocha, muito boa também.
Boa viagem e depois postem o relato!
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
Valber Lessa
Roda Presa

Valeu Smoker por mais essa dica... Daqui a pouco vou dar um pula lá na Oficina (Teknopoint) pra dar uma olhada numa malinha de tanque tbm... (Pergunta: Se eu não conseguir uma dessas que vc falou, aquelas q tem um capa que vai por cima da mala, será q consegue proteger da chuva tbm??)

Veio, ha 15 anos atras eu morei em Imbituba/SC e andei na época (de carro) bastante nesse trecho de Floripa até Tubarão/Criciuma. Imagino que deve estar bem diferente hoje, mas como para mim este é um caminho que já tive contato, por isso escolhi ir pela 101... Mas já mudei de idéia, vou pela 116, mais precisamente por causa das curvas que vcs estão falando aí ;-) :lol: E já estou vendo que é melhor eu esquecer dos 1.000 por dia e começar a pensar mais realisticamente em uns 500kms :roll: Estou me preparando para a possibilidade de não conseguir chegar no Uruguay, pois tenho de estar de volta até o dia 20/11 (Se passar um pouco dá pra contornar no trabalho)

Maraudeiro, chegando em Punta não vou poder perder tempo procurando lugares para ir, portanto tuas dicas são valiosíssimas :wink:
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Valber, eu já viajei com bolsa normal enrolada em saco plástico de lixo (preto ou azul). Só tem que fechar bem, que vai na boa. Mas tem umas como tu disse, que vem com uma capa plástica. Serve igual.

Pô, minha tia tem casa em Imbituba, ali na Vila Nova. Bom demais o lugar. Tu morou lá quando??? A 101 está muito mudada mesmo, não está boa, mas muuuuito melhor que a uns 8/10 anos atrás.

Tendo em vista que vocês vão ficar só no Brasil mesmo, outra sugestão. Se quiser podem descer de Curitiba até Palhoça pela 101, de Palhoça subam a BR 282 até Lages. Cara, foi uma das estradas mais prazeirozas que já dirigi, muitas curvas de média, visual difícil de descrever. Chegando em Lages, sigam até Porto Alegre pela 116. Deve aumentar um pouco a KM, mas vale à pena também.

E isso mesmo, faça pernadas menores. A maior, faça entre RJ e Curitiba. Não tem muita coisa para se ver. São 860 km. Boa hora para tocar mais forte. Pergunta, qual autonomia (total) da tua moto rodando +- a 150 km/h constantes (velocidade boa para viagens)??? Quanto faz por litro e quantos litros no tanque???

Vai perguntando aí.

Abração.

B12S

Responder