Duvida: venda da minha moto [URGENTE]

Grupo de discussão geral sobre motos.
M.Vagues
Roda Presa

Duvida: venda da minha moto [URGENTE]

Mensagem por M.Vagues »

Olá,

Não sei bem ao cento onde criar esse tópico... pensei em criar onde estão os anuncios, mas pensei que talvez lá sejam apenas anuncios mesmo... o que não é o caso... de qualquer forma se não for aqui pode remover, sei lá...

Estou com um duvida sobre a venda da minha moto...

Estou vendendo minha moto para um cara... e a transferencia será paga por ele.Como estamos no começo do ano... tem o IPVA e seguro obrigatório para pagar... o que eu já deveria ter pago no mês passado, mas como o desconto era pouco acabei deixando para esse mês agora...

Essas dividas de IPVA e seguro obrigatório são de minha responsabilidade, certo?

Pois o que aconteceu foi que o cara que esta comprando minha moto disse que pagaria essas dividas e eu descontaria do preço que ele vai me pagar... tipo, ele iria me dar 2mil... mas tem 500 de divida... então ele me da 1,500 e paga as dividas.

Mas disseram (meu pai) que isso já era algo que ele deveria fazer (pagar o IPVA e seg. obr.)... e que então ele estaria sendo esperto e dando um migué, sei lá...

Desculpem se a duvida é meio idiota... mas nunca vendi nada e não sei mesmo!

Obrigado pela ajuda...
XTZ 250 X Lander
marven
Motociclista

Re: Duvida: venda da minha moto [URGENTE]

Mensagem por marven »

vende a bagaça, pega uma copia autenticada do documento de compra e venda e entrega no detran. A partir daí o filho é dele! Se tiver multa, se tiver divida de ipva... Resumindo comprou porque quis, agora é com o comprador.falow

Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

marven escreveu:vende a bagaça, pega uma copia autenticada do documento de compra e venda e entrega no detran. A partir daí o filho é dele! Se tiver multa, se tiver divida de ipva... Resumindo comprou porque quis, agora é com o comprador.falow

Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
Primeiro, Well come Vagues...

O Wel anda numa secura....

Depois, é isso mesmo. Pega uma cópia autenticada do recibo de compra e venda preenchido no nome do caboclo, comunica a venda no detran e já elvis.
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Aqui no Ceará nao se faz mais necessario enviar copia do documento de transferencia ao Detran, assim que é feito a transferencia em cartorio, já cai automaticamente no sistema do Detran, te insentando de qualquer responsabilidade com relação ao veiculo e o comprador tem cerca de 30 dias para regularizar a transferencia junto ao Detran, se não além de toda as despezas de pagamento da transferencia e pendencias que o veiculo possa ter, é aplicado multa de R$140 reais!!! ;-)
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
leo_careca
Motociclista

Mensagem por leo_careca »

Geralmente o IPVA é do vendedor e não do comprador. Você pode até empurrar pro comprador, mas se eu fosse o comprador eu roeria o osso e desistia da compra.
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

isso se acerta na negociação... antes de fechar o negocio...

saudaçoes
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

petrorroupe escreveu:Aqui no Ceará nao se faz mais necessario enviar copia do documento de transferencia ao Detran, assim que é feito a transferencia em cartorio, já cai automaticamente no sistema do Detran, te insentando de qualquer responsabilidade com relação ao veiculo e o comprador tem cerca de 30 dias para regularizar a transferencia junto ao Detran, se não além de toda as despezas de pagamento da transferencia e pendencias que o veiculo possa ter, é aplicado multa de R$140 reais!!! ;-)
Mto bom isso...
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

eu não entendo a razão de se ter que ir a cartório reconhecer firma de dut. por que o funcionário do detran não pode reconhecer?

deveria ser facultativo. até por que há poucos pontos de detran a há cartórios pra todo lado.

sobre valor de ipva, dpvat e licenciamento, o mais justo, pra mim, seria dividir o valor total pela quantidade de dias que cada um fica com o veículo...
-oo-

O boss é meu broder.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Não sei se SP é igual ao PR, mas por aqui de um tempo pra cá, passaram a exigir reconhecimento de firma por verdadeiro (com a presença do cabra) tanto do vendedor quanto do comprador para se fazer comunicação de venda ao Detran. Isto inviabiliza negócios com compradores de fora que sejam realizados fora do expediente dos tabelionatos, uma m...

Então, se em SP é igual, é só somar isto à dica do Marven.
[ ]'s
Imagem
motociclista-sjc
Motociclista

Mensagem por motociclista-sjc »

Bom, vamos lá, ter o recibo puramente assinado e reconhecido firma em cartório não implicará em isenção das responsabilidades fiscais(IPVA,Licenciamento), faça tudo muito respaldado e de preferência com DUAS TESTEMUNHAS. Se o comprador não transferir o veículo então tua situação se complica. Eu sei o que estou dizendo, informe-se na CIRETRAN da sua cidade e verá que estou com razão. Até sua moto estar no nome do comprador, você é o principal responsável por recolhimentos fiscais e ilícitos infracionais. Se tiver como acompanhar a documentação dando entrada para a transferência, você estará se precavendo de muita dor de cabeça. Insista, verifique, acompanhe o andamento da transferência e não deixe apenas na conversa.
M.Vagues
Roda Presa

Mensagem por M.Vagues »

Caraca!!! Não esperava tenta atenção... hehehhehe... Muito Obrigado mesmo!!!

Eu estava com urgencia, pois vou fechar o negocio hoje mesmo (domingo)... e queria me certificar de algumas coisas... pois como havia dito... essa foi minha primeira moto e nunca havia vendido nada antes... então melhor tirar as duvidas e perguntar pra quem sabe um pouco mais... ehehehhee..

Tudo foi de grandissima ajuda... principalmente os cuidados esquema da transferencia...

Mais uma vez... Valeu!!! hehehhehehe

Agora é só aguentar o véio me "enchendo o saco" pra comprar um carro... nem vendi direito a moto ainda e ele já esta tentando me fazer a cabeça pra não comprar outra moto... UAHuHAUHUAHUHAuuaaa...
XTZ 250 X Lander
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

motociclista-sjc escreveu:Bom, vamos lá, ter o recibo puramente assinado e reconhecido firma em cartório não implicará em isenção das responsabilidades fiscais(IPVA,Licenciamento), faça tudo muito respaldado e de preferência com DUAS TESTEMUNHAS. Se o comprador não transferir o veículo então tua situação se complica. Eu sei o que estou dizendo, informe-se na CIRETRAN da sua cidade e verá que estou com razão. Até sua moto estar no nome do comprador, você é o principal responsável por recolhimentos fiscais e ilícitos infracionais. Se tiver como acompanhar a documentação dando entrada para a transferência, você estará se precavendo de muita dor de cabeça. Insista, verifique, acompanhe o andamento da transferência e não deixe apenas na conversa.
resumindo: certifique-se de que o comprador providenciará a transferência para o nome amanhã, segunda-feira. não há razão para não fazê-lo.
-oo-

O boss é meu broder.
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

M.Vagues escreveu:
Pois o que aconteceu foi que o cara que esta comprando minha moto disse que pagaria essas dividas e eu descontaria do preço que ele vai me pagar... tipo, ele iria me dar 2mil... mas tem 500 de divida... então ele me da 1,500 e paga as dividas.

Mas disseram (meu pai) que isso já era algo que ele deveria fazer (pagar o IPVA e seg. obr.)... e que então ele estaria sendo esperto e dando um migué, sei lá...

isso dai é opção sua, nao tem nada de dar de esperto, minha ultima venda foi assim deixei dpvat e ipva pra ele pagar e descontei do valor do carro

se vc nao aceita é só nao vender , mais simples impossivel :lol:
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

ipva e seguro obrigatório é calculado com base de doze meses, certo?
Então...negocie com ele que vc paga a fração de qdo a moto ficou com vc e ele paga o resto...
Quando se compra carro zero tudo é fracionado...explique para ele...senão vai ficar caro prá vc arcar sozinho...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Kuati escreveu:Não sei se SP é igual ao PR, mas por aqui de um tempo pra cá, passaram a exigir reconhecimento de firma por verdadeiro (com a presença do cabra) tanto do vendedor quanto do comprador para se fazer comunicação de venda ao Detran. Isto inviabiliza negócios com compradores de fora que sejam realizados fora do expediente dos tabelionatos, uma m...

Então, se em SP é igual, é só somar isto à dica do Marven.
[ ]'s
aqui tem q estar assinado pelos 2 na hora do vendedor reconhecer firma dele mas não precisa o comprador estar junto. já vendi um carro q enviei o recibo depois pelo correio e a moto reconheci na cidade q trabalho e depois entreguei pro comprador dai ele reconhece o dele no cartório que quiser antes de dar entrada na transferencia.
Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

Rauber escreveu:isso se acerta na negociação... antes de fechar o negocio...

saudaçoes
Falou tudo..Se você fez um acordo verbal com o comprador, não o desfaça amparado em algum instrumento legal. Isso é uma questão ética.

Se você vendeu a moto com os docs a pagar dando um desconto no valor do bem, o negócio é honrar o acordo neste momento.
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Augusto Intruder escreveu:
Rauber escreveu:isso se acerta na negociação... antes de fechar o negocio...

saudaçoes
Falou tudo..Se você fez um acordo verbal com o comprador, não o desfaça amparado em algum instrumento legal. Isso é uma questão ética.

Se você vendeu a moto com os docs a pagar dando um desconto no valor do bem, o negócio é honrar o acordo neste momento.
Concordo em genero, numero e grau.
Mais que certo ou errado, existe o "praxe dos negócios", que se usa como argumento de negociação.
Mas uma vez negociado e combinado, tem que honrar o combinado - independentemente de ser "mais certo" ou não.
O combinado não sai caro, isso é ética.
Sergio
Eudy
Motoqueiro

Mensagem por Eudy »

Alguém me ajuda a interpretar o que diz a legislação do IPVA do estado de São Paulo, disponível em
http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gatew ... ia:vtribut ?

Está na seção III - DO CONTRIBUINTE E DO RESPONSÁVEL
"Artigo 6º - São responsáveis pelo pagamento do imposto e acréscimos legais:
I - o adquirente, em relação ao veículo adquirido sem o pagamento do imposto e acréscimos legais do exercício ou exercícios anteriores;"

e no parágrafo 2o do mesmo artigo diz que
"A responsabilidade prevista nos incisos I, II, III, VII, VIII, IX, X, XI e XII deste artigo é solidária e não comporta benefício de ordem."

Entendi que, ao comprar o veículo, cabe ao adquirente se certificar de que os impostos, inclusive os atrasados, foram recolhidos
pelo vendedor, caso contrário o pagamento deles passa a ser problema do comprador.

Se essa interpretação for correta então até vc vender, o problema é seu.
Após a venda, o problema é do comprador.
Veja uma decisão judicial nesse sentido
http://pge-sp.jusbrasil.com.br/noticias ... adquirente

Assim, respondendo à sua pergunta original
M.Vagues escreveu:... Mas disseram (meu pai) que isso já era algo que ele deveria fazer (pagar o IPVA e seg. obr.)... e que então ele estaria sendo esperto e dando um migué, sei lá......
seu pai está enganado. Quem tem de pagar o IPVA é vc e o cara não está dando uma de migué não.
Não achei nada específico com relação ao DPVAT.
É provável que seja tratado como IPVA.

Mas, como disseram antes, vc deveria combinar com o comprador o que será feito e honrar o compromisso.
Tipo, vc não paga o IPVA/DPVAT e abate do preço.

[ ]s
Curta a sua moto, mas não encurte a sua vida.

Imagem
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

Eu acho também que o certo é combinar antes, pois combinado pé mais barato.

Fazer os tramites legais e dar um "fod@-se" é agir de má fé.
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
edgard
Motociclista

Mensagem por edgard »

seguinte: seu ipva está vencido não né!! então ipva é do cara pois se não venceu vc não tem que pagar agora. se tem multas, o comprador tira uma grm(guia de recolhimento de multas) verifica as cond. da moto, se estiver tudo ok, ele te paga, vc dá o recibo assinado e datado e com firma reconh. sua, em alguns recibos mais novos, é obrigatório o reconhecimento de comprador tb, senão só a sua assin. em alguns locais, ao reconhecer a firma o cart. envia eletronicamente para o detran que o veículo tal, chassis tal, placa tal, foi vendido para fulano de tal e o referido fulano tem 30 dias corridos para efetuar a transferencia de propriedade COM TODOS OS HAVERES(MULTAS DÍVIDAS DE EMPLAC. ETC...) devidamente pagos, senão não emplaca. boa sorte.
moto atual cb500f 2014, branca
Responder