Líquido de arrefecimento: Completar ou trocar?

Grupo de discussão geral sobre motos.
André Barbosa
Roda Presa

Líquido de arrefecimento: Completar ou trocar?

Mensagem por André Barbosa »

Não sei é apenas impressão ou realmente a motor tem esquentado mais rápido do que a uns meses atrás, e com isso a ventoinha aciona mais vezes e/ou por um tempo maior.

Até onde procurei me informar, algumas opniões divergem quanto a completar e fazer a troca.
Há os que dizem que é melhor completar, pois se não souber fazer o serviço direito pode dar problema, se deixar derramar queima a pintura, etc... evitando-se assim tais riscos.
Uns dizem que se completar e misturar com outro aditivo diferente do que já está em uso, pode vir a dar problema e coisa e tal..., e que por isso o melhor é fazer a troca.

A dúvida em questão é qual a melhor opção para esse caso, apenas completar o nível ou trocar todo olíquido do sistema?

Moto 2007 com 19.000km, líquido de arrefecimento original de fábrica.
Editado pela última vez por André Barbosa em 09 Abr 2012, 13:33, em um total de 1 vez.
Smoker
Mito

Re: Líquido de aferrecimento: Completar ou trocar?

Mensagem por Smoker »

5 anos não é muito para trocar o líquido de arrefecimento de qualquer veículo???

E o título está errado.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

André, não lembro de quanto em quanto o manual recomenda trocar o liquido do arrefecimento, na minha hornet troquei com 25mil, era 2008, acho que ta na hora de trocar e não completar. Quanto a estar esquentando mais, não sei se tem a ver com o liquido, a não ser que ele esteja muito abaixo do minimo.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kra, lembre-se que acabamos de sair do verão, seria natural o motor apresentar esse comportamento em relação à temperatura de trabalho.

Sempre que mando fazer revisão em carro ou moto que tenha sistema de arrefecimento de temperatura por líquido, mando trocar o fluido todo e verificar o estado das mangueiras, correias, cabos, velas, alinhamento, balanceamento, parte elétrica, etc.

Isso não me livra de uma eventual pane, mas reduz em muito a probabilidade de ficar na mão na rua ou na estrada.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Bruno-SE
Mito

Re: Líquido de arrefecimento: Completar ou trocar?

Mensagem por Bruno-SE »

Troca, e aproveita e faz uma limpeza em todo o sistema, é bem simples qualquer mecânico com conhecimento em motos refrigerada sabe como faz.

No meu caso eu mesmo fiz a troca, soltei uma mangueira deixei escorrer bem, com uma mangueira forte fui jogando água pela tampa, depois foi só colocar o novo, balançar, colocar, balançar para retirar as bolhas de ar.

A minha moto é 99, e CB5 fera em ter problema de temperatura, então nem quis saber, peguei a moto e fui logo trocando o líguido. foda que depois tive que trocar a tampa do radiador :pqp:

Imagem

Mas lembra que o clima tá cada mais quente :-D pode ser isso também ;-)
Motociclista
Contato:

Mensagem por mobi »

Omi,

Troca de liquido de arrefecimento à cada dois anos, e não à cada cinco (YMMV), e seria de se esperar que uma troca tão longa pode travar a válvula termostática por acúmulo de sujeira no sistema. Aconselho uma drenagem geral, limpeza do sistema com um derivado de ácido cítrico indicado pelo seu mecânico de confiança, a troca da termostática e o preenchimento do sistema com Motocool, se bem que eu uso outro pra carro de boa procedência e nunca deu problema. PS: cuidado com ar no sistema na hora de trocar o fluido, tire todo o ar,

[]s,

Mobi
Bandit 650S 09/10 Pearl Nebular Black - Xenon 6K :: Yoshimura TRS Titanio :: Manoplas aluminio grafite :: Filtro K&N :: Velas Iridium :: Retrovisores Everlast
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Eu troco a cada 12k km
Uso o fluido da BR, excelente produto!
B-King Of The Urban Jungle
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Perguntas...
-Existe algum líquido específico para os motores com cabeçote de alumínio?
Algum que não possa ser usado?
lucianolavacar
Roda Presa

Mensagem por lucianolavacar »

Eu uso o Motocool da Motul, e água sem cloro ou sais no sistema,isso ai é importante também,agua com cloro fode o sistema por dentro, vou postar foto de um radiador aberto que o cara só usava água de torneira sem aditivo,jisuismariajosé,kkkkkk
Imagem
Imagem
Imagem
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Joaquim escreveu:Perguntas...
Acho que os mais modernos são pra motores em Alumínio.
Mas é bom ler com atenção o rótulo.
B-King Of The Urban Jungle
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

...acho q nunca troquei... :md:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Bruno-SE
Mito

Mensagem por Bruno-SE »

SPEED RACER escreveu:
Joaquim escreveu:Perguntas...
Acho que os mais modernos são pra motores em Alumínio.
Mas é bom ler com atenção o rótulo.
Olha se o produto pussui base etileno glicol
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Meu mecânico recomenda o líquido utilizado pela FIAT, se não me engano é Paraflu o nome.

Foi o que colocou na minha, ehehe até hoje tá tranquilo.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
André Barbosa
Roda Presa

Mensagem por André Barbosa »

Bruno-SE escreveu:Troca, e aproveita e faz uma limpeza em todo o sistema, é bem simples qualquer mecânico com conhecimento em motos refrigerada sabe como faz.

No meu caso eu mesmo fiz a troca, soltei uma mangueira deixei escorrer bem, com uma mangueira forte fui jogando água pela tampa, depois foi só colocar o novo, balançar, colocar, balançar para retirar as bolhas de ar.

A minha moto é 99, e CB5 fera em ter problema de temperatura, então nem quis saber, peguei a moto e fui logo trocando o líguido. foda que depois tive que trocar a tampa do radiador :pqp:

Imagem

Blz Bruno!
Agora uma dica de onde aqui em Aracaju (já estou na cidade), eu posso encontrar fácil esse da Motul ou um outro já com a mistura pronta?
Onde vc trabalha tem, qual o valor?
Algum mecânico/lugar para indicar para fazer o serviço?
Bruno-SE
Mito

Mensagem por Bruno-SE »

Vc sumiu rapaz, vai na loja de Faro aqui do m@d, a motomania, é a melhor da cidade, ele é o unico que tem este que postei. querendo é só passar na loja que te levo lá, Fica no final da Av rio de janeiro.

qualquer coisa manda MP para ele, ou me liga, e vamos marcar uma coca cola.

Seja bem vindo a terrinha. ;-) ;-)
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Tem q trocar mesmo? O da Freewind é selado... :lala:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Faro
Motociclista

Mensagem por Faro »

dbsmsx escreveu:Tem q trocar mesmo? O da Freewind é selado... :lala:
Cara,

Vc não está confundindo as coisas não? pelo que sei a Freewind só tem radiador de óleo e é refrigerada a ar, o radiador que tem é para refrigerar o óleo, quando vc faz a troca é feito a substituição do mesmo. ;-)
Abraços,

Faro
BMW GS1200
Faro
Motociclista

Mensagem por Faro »

André Barbosa escreveu:
Bruno-SE escreveu:Troca, e aproveita e faz uma limpeza em todo o sistema, é bem simples qualquer mecânico com conhecimento em motos refrigerada sabe como faz.

Imagem

Blz Bruno!
Agora uma dica de onde aqui em Aracaju (já estou na cidade), eu posso encontrar fácil esse da Motul ou um outro já com a mistura pronta?
Onde vc trabalha tem, qual o valor?
Algum mecânico/lugar para indicar para fazer o serviço?
André,

Sempre recomendo que seja feita a troca a cada 12.000km, vejo esse itém ser esquecido e quando se pensa nele muita das vezes é tarde, líquido de arrefecimento não é água e tem vários produtos que evitam o aquecimento/congelamento e servem para lubrificar todo o sistema evitando a corrosão, já vi várias bombas d'água vazarem quando recebem produtos novos e os produtos agem nas ferrugens das mesmas.

JAMAIS complete o sistema com água, se for extremamente necessário use água destilada e na primeira oportunidade troque-a pelo produto indicado.

Caso queira aparecer na loja e só ligar, gostaria de estar lá para que vc acompanhasse o serviço e tivesse uma idéia de como pode estar o líquido de arrefecimento de sua moto.

Telefone vai via mp.
Abraços,

Faro
BMW GS1200
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Faro escreveu:
dbsmsx escreveu:Tem q trocar mesmo? O da Freewind é selado... :lala:
Cara,

Vc não está confundindo as coisas não? pelo que sei a Freewind só tem radiador de óleo e é refrigerada a ar, o radiador que tem é para refrigerar o óleo, quando vc faz a troca é feito a substituição do mesmo. ;-)
ahn? :o

uia, nem imaginava isso! Então o óleo do motor é q circula ali naquele radiador???? Então entendi pq esse motor esquenta tanto! O troço vai fervendo pro radiador, q fica na frente do motor, certo? Ae o vento passa no radiador fervendo e vai fervendo nas aletas de refrigeração do motor, que com o vento fervendo, esquenta mais ainda, e assim sucessivamente? :frt:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Faro
Motociclista

Mensagem por Faro »

Bruno-SE escreveu:Vc sumiu rapaz, vai na loja de Faro aqui do m@d, a motomania, é a melhor da cidade, ele é o unico que tem este que postei. querendo é só passar na loja que te levo lá, Fica no final da Av rio de janeiro.

qualquer coisa manda MP para ele, ou me liga, e vamos marcar uma coca cola.

Seja bem vindo a terrinha. ;-) ;-)
Bruno,

Obrigado pela referência ;-)
Abraços,

Faro
BMW GS1200
Responder