Henderson 1930 customizada
Henderson 1930 customizada... em 1936!
Antes de postar algum comentário, pense por alguns instantes nos materiais e na tecnologia disponível a 80 anos atrás, na década de 30...
Essa é uma Henderson 1930 original, com motor com quatro cilindros em linha, similar às Indian Four da mesma época:

E essa, é a mesma moto, customizada em 1936 por O. Ray Courtney:

E essa é uma Victory Vision 2012, modelo de série da Polaris e qualquer semelhança (não) é mera coincidência:

Antes de postar algum comentário, pense por alguns instantes nos materiais e na tecnologia disponível a 80 anos atrás, na década de 30...
Essa é uma Henderson 1930 original, com motor com quatro cilindros em linha, similar às Indian Four da mesma época:

E essa é uma Victory Vision 2012, modelo de série da Polaris e qualquer semelhança (não) é mera coincidência:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Re: Henderson 1930 customizada
Bom, tem gosto para tudo.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Voc^e se refere à Henderson customizada em 1930 ou à Victory Vision?rods escreveu:Bom, tem gosto para tudo.
Bom, não importa... o ano da customização dessa moto é 1936, mesmo ano da Bugatti type 57sc atlantic, no qual parece que a customização foi inspirada.

Décadas mais tarde, a Bugatti Atlantic também serviu de inspiração para uma nova Bugatti, a Veyron:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
"interessante" é que não mudam o formato e posição do farol...
será alguma regra/lei da época ou limitação tecnológica na construção dos refletores ?!
engenhoca caprichosa!
saudações
será alguma regra/lei da época ou limitação tecnológica na construção dos refletores ?!
engenhoca caprichosa!
saudações
Eu acredito que o farol tenha ficado na mesma posição porque seria muito complicado carena-lo.Rauber escreveu:"interessante" é que não mudam o formato e posição do farol...
engenhoca caprichosa!![]()
saudações
As carenagens dessa Henderson são todas feitas em metal (alumínio, acho), pois naquela época praticamente o único tipo de plástico disponível era a baquelite.
Havia também o plexiglass (polimetil-metacrilato ou simplesmente acrilico), utilizado no parabrisa. O acrílico foi inventado em 1928 e começou a ser comercializado em 1933, sendo que, em 1936 ainda era muito raro e caro.
O interessante é que a década de 30 foi um verdadeiro divisor de águas, pois foi no período de 32 a 38 que a maioria dos estudos aerodinâmicos mais importantes foram realizados.
A figua abaixo ilustra bem o "antes" e o "depois" da aerodinâmica:

Editado pela última vez por Russo em 07 Jul 2012, 23:17, em um total de 2 vezes.

- williampk3d
- Roda Presa
O design (estilo) anda em circulos, as vezes futurista e as vezes retro.
- pe49
- Roda Presa
bueno... sao exemplos de que naqueles tempos, tinhamos pessoas qualificadas para elaborar e executar projetos fantásticos... atualmente, com tantos recursos de materiais, tecnologia, ferramental consegue-se produzir verdadeiras drogas....
muito bom o mateiral kamerad....
salud, pe49
salud, pe49
dragstar650-1998 "Laranja Mecânica" ISRA 29929
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
capacete aberto: cheirando os fedores da estrada
Não tem perdão...
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
capacete aberto: cheirando os fedores da estrada
Não tem perdão...
Putz, ao ler isso lembrei da "Ferrari V4 Concept Moto" de 2008...pe49 escreveu:bueno... sao exemplos de que naqueles tempos, tinhamos pessoas qualificadas para elaborar e executar projetos fantásticos... atualmente, com tantos recursos de materiais, tecnologia, ferramental consegue-se produzir verdadeiras drogas....
salud, pe49

A customizada parece um carro de duas rodas, talvez seja a moto que já vi que mais se parece com um carro mesmo.
Realmente é de impressionar o pensamento em aerodinâmica da coisa, tudo em formato de gota, que gera o menor cx.
80 anos atrás... sei lá, em matéria de veículos acho que evoluímos muito pouco, quando vejo essas coisas penso que já era pra estarmos voando pra ir trabalhar heheeh.
[ ]'s
Realmente é de impressionar o pensamento em aerodinâmica da coisa, tudo em formato de gota, que gera o menor cx.
80 anos atrás... sei lá, em matéria de veículos acho que evoluímos muito pouco, quando vejo essas coisas penso que já era pra estarmos voando pra ir trabalhar heheeh.
[ ]'s

- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Muito bacana Russo. 
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
-
Drago
- Roda Presa
Gostei demais da original Russo,
No vídeo que achei fiquei pensando, o cambio parece ser "suicida" e o freio dianteiro na manete esquerda? Ou não é isso?
Abraço
No vídeo que achei fiquei pensando, o cambio parece ser "suicida" e o freio dianteiro na manete esquerda? Ou não é isso?
Abraço
Issae Kamerad...Drago escreveu:Gostei demais da original Russo,
Abraço
O câmbio, de três velocidades, era suicida (câmbio na mão e embreagem no pér, com freio dianteiro no manete esquerdo.
Aliás, o que parece ser um acelerador no punho esquerdo na verdade é o comando manual do ponto de ignição.
A Henderson 4 em linha era muito similar à Indian Four:
Ps. Bacana ver as varetas externas do comando de válvulas em funcionamento.

Ae Kamerad Kuati...Kuati escreveu:A customizada parece um carro de duas rodas, talvez seja a moto que já vi que mais se parece com um carro mesmo.
[ ]'s
Essa Henderson Carenada também serviu de expiração para os Big Scooters de Luxo que são vendidos no Japão, alguns de grandes montadoras e outros feitos artesanalmente:
YAMAHA MAXAN 30009

YAMAHA GEN-RYU (CONCEPT)

YAMAHA GRAND MAJESTY

SUZUKI SKYWAVE

HONDA FORZA

KYBELE CYBER SCOOTER - PRODUÇÃO ARTESANAL - este é muito parecido com a Henderson carenada em 1936.

obaaa. vou comprar uma!
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Dessas curvas que gosto da midnight star, inspirada em carros dos anos 30
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Boa tentativa (de avacalhar o tópico) Kamerad dbsmsx...mas essa Henderson customizada não é uma moto no estilio steampunk....dbsmsx escreveu:
obaaa. vou comprar uma!
...aliás, ela foi criada uns 50 ou 60 anos antes do estilo steampunk aparecer, eheheheh...
O que estava na moda, na década de 30, eram as séries Buck Rogers, criada em 1928, e Flash Gordon, criada em 1934:

As motos abaixos, essas sim, são autênticas steampunks:

Essa aqui, que alguns consideram como steampunk e outros não, inclusive eu, assemelha-se à Henderson customizada:

A diferença entre ambas, é que essa mais moderna é uma "concepção artística" (moderna e de gosto duvidoso) e a outra, a Henderson, é um estudo aerodinâmico da época em que a aerodinâmica estava apenas engatinhando.

Creio que as modernas R1, CBRs, Srads e Hayabusas da vida é que poderiam ser consideradas as herdeiras do legado original dessa Henderson.

Show de bola a motoca.
Achei muito legal, e imaginando o custo nesta época, deve ter custado o preço de um palácio dos bons.Russo escreveu:Henderson 1930 customizada... em 1936!
Obra de artesão.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.