Amaciando motores no pau.
- williampk3d
- Roda Presa
Amaciando motores no pau.
Leiam os artigos, muito interesante, varias coias citadas por ele vão TUDO contra a sabedoria "mundana" atual que conhecemos.
http://www.mototuneusa.com/thanx.htm
Como amaciar motores 4t: http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm
vai tudo contra o que é o conhecimento popular.
http://www.mototuneusa.com/thanx.htm
Como amaciar motores 4t: http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm
vai tudo contra o que é o conhecimento popular.
- williampk3d
- Roda Presa
- EduLeitão
- Dinossauro
Re: Amaciando motores no pau.
Já começa com:
Warning:
This is a very controversial topic !!
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Não tem lugar melhor para amaciar motor não?
Tem que ser no p...?
Tem que ser no p...?
Se a lógica se aplica a carros, então fiz bem em pegar 160~170 km/h no Civic que eu peguei sábado, logo ao sair da concessionária :-)
A FZ250 também foi amaciada na base do cacete e hoje até que não anda mal considerando suas muitas limitações...
A FZ250 também foi amaciada na base do cacete e hoje até que não anda mal considerando suas muitas limitações...
- Optimus Leo
- Mito
Essa pagina e velha...tem MUITA discusao por atras disso...
So sei que na scooter, como e meu primeiro vehiculo que pego zero, estou andando os primeiros 500 kms sem enrolar o cabo ate o final, mas tambem nao ando na maciota nao...
Depois dos 500kms e a primeira troca de oleo, vai ser cabo enrolado mesmo
So sei que na scooter, como e meu primeiro vehiculo que pego zero, estou andando os primeiros 500 kms sem enrolar o cabo ate o final, mas tambem nao ando na maciota nao...
Depois dos 500kms e a primeira troca de oleo, vai ser cabo enrolado mesmo
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Essa é do tempo que a internet era no lombo do jegue...
Eu amacio conforme o manual e nunca tive problema, nem de potência nem de consumo.
Dos veículos 0km que tive, todos deram de final o mesmo que outros iguais.
O consumo deles sempre foi melhor que 90% dos que falavam na internet; mas, claro, no modo saurus.
Eu amacio conforme o manual e nunca tive problema, nem de potência nem de consumo.
Dos veículos 0km que tive, todos deram de final o mesmo que outros iguais.
O consumo deles sempre foi melhor que 90% dos que falavam na internet; mas, claro, no modo saurus.

- mobi
- Motociclista
- Contato:
Desconfio disso. Deve ter uma quantidade de limalha que é varrida com o movimento e dilatação pelo calor das peças no motor e isso deve mesmo atritar com partes essenciais - camisas, anéis, etc. Pegar leve e trocar óleo cedo pra mim é mais racional do que o contrário,
TD,
Mobi
TD,
Mobi
Bandit 650S 09/10 Pearl Nebular Black - Xenon 6K :: Yoshimura TRS Titanio :: Manoplas aluminio grafite :: Filtro K&N :: Velas Iridium :: Retrovisores Everlast
- williampk3d
- Roda Presa
Ele fala isso, esquentar o motor, dar uns cacetes em subidas e descidas, segurar a moto em uma descida ingrime no motor, até completar uns 30km rodados, ai trocar o óleo e o filtro e pode rodar.mobi escreveu:Desconfio disso. Deve ter uma quantidade de limalha que é varrida com o movimento e dilatação pelo calor das peças no motor e isso deve mesmo atritar com partes essenciais - camisas, anéis, etc. Pegar leve e trocar óleo cedo pra mim é mais racional do que o contrário,
TD,
Mobi
- alan-sc
- Motoqueiro
- Contato:
todas as motos que tive ate hj respeitei s ate uns 300km, depois vermelho mano...
e todas sempre andaram muito bem alem de serem economicas tb..
seila..
e todas sempre andaram muito bem alem de serem economicas tb..
seila..
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Espero aguentar até ano que vem!
Amaciamento é do tempo do Aero Willys, hj com as usinagens modernas e óleos atuais, é totalmente desnecessário.
É só usar o veículo normalmente, sem paranoias.
Mas vejo mais lógica no que esse cara fala aí do que os manuais pega trouxas com limitações absurdas, que são ou para resguardar o piloto, ou para se precaver de defeitos do motor jogando a culpa no consumidor que não seguiu a risca as rpm recomendadas pelo livreto.
[ ]'s
Mas vejo mais lógica no que esse cara fala aí do que os manuais pega trouxas com limitações absurdas, que são ou para resguardar o piloto, ou para se precaver de defeitos do motor jogando a culpa no consumidor que não seguiu a risca as rpm recomendadas pelo livreto.
[ ]'s

Eu acho que muita montadora coloca no manual mais pro precaução mesmo, até porque não tem como eles alegarem que o consumidor não amaciou direito, é muito subjetivo; bem, pelo menos eu nunca vi.Kuati escreveu:Amaciamento é do tempo do Aero Willys, hj com as usinagens modernas e óleos atuais, é totalmente desnecessário.
[ ]'s
Inclusive, se não me engano, já tem alguns manuais por aí que nem trazem mais esse tópico.

- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Ainda tem que amaciar sim. Mas não é conforme manda o manual.
No início da vida do motor é bom evitar exageros, o assentamento ainda nao ocorreu totalmente.
No início da vida do motor é bom evitar exageros, o assentamento ainda nao ocorreu totalmente.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Labar escreveu:O consumo deles sempre foi melhor que 90% dos que falavam na internet; mas, claro, no modo saurus.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
Tá, mas... para quê a pressa? A moto não vai fugir da garagem mesmo. Eu heim... 
- EduLeitão
- Dinossauro
Ainda não li o artigo... mas lembro de um amigo que pegou o uninho 0km e já foi pra estrada... praticamente 90% da km rodado no carro foi em rodovias e ele andava sempre bem pesado...
Não sei porque, mas já andei no carro dele várias vezes (dirigindo mesmo) e eu sempre sinto que o motor dele é mais solto, anda mais que os outros e o consumo é muito bom ainda, comparado com o uno aqui de casa era uma covardia em questão de desempenho (consumo era praticamente igual)
Como nunca tivemos veículos 0km então nunca procurei saber estes detalhes... mas que já tivemos carros do mesmo modelo, mesmo motor que andavam completamente diferente tivemos sim.. legal como existem estas diferenças!!
Sinceramente não sei como eu faria caso tirasse uma moto 0km hoje... acredito que não iria pegar pesado por medo de dar merda (mesmo sabendo o que o pessoal ai pra cima já falou)...
Não sei porque, mas já andei no carro dele várias vezes (dirigindo mesmo) e eu sempre sinto que o motor dele é mais solto, anda mais que os outros e o consumo é muito bom ainda, comparado com o uno aqui de casa era uma covardia em questão de desempenho (consumo era praticamente igual)
Como nunca tivemos veículos 0km então nunca procurei saber estes detalhes... mas que já tivemos carros do mesmo modelo, mesmo motor que andavam completamente diferente tivemos sim.. legal como existem estas diferenças!!
Sinceramente não sei como eu faria caso tirasse uma moto 0km hoje... acredito que não iria pegar pesado por medo de dar merda (mesmo sabendo o que o pessoal ai pra cima já falou)...
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Já disse por aí:
Se eu, dono de fábrica de moto fosse, ia colocar no manual: "Amaciar a moto durante o período de garantia. Aliás, de preferência, não ande com ela. Depois pode enrolar o cabo"
Se eu, dono de fábrica de moto fosse, ia colocar no manual: "Amaciar a moto durante o período de garantia. Aliás, de preferência, não ande com ela. Depois pode enrolar o cabo"
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Esse negocio de falar que andar devagar para a garantia ficar mais inviavel nao acho valido, com a ninjinha rodei 1000 km em duas semanas, respeitando o manual, e pronto , ja tinha passado o periodo de amaciamento, ou seja, mais viavel respeitar o manual, e fazer os mil km passar o mais rapido possivel.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
É isto aí. O pessoal se engana achando que quem dá a última palavra no manual são os engenheiros, e não os "adevogados".Allende escreveu:Já disse por aí:
Tudo que é fábrica decente mete os veículos recém-prontos num equipo de teste (parecido com dinamômetro) e o testador manda redline em todas as marchas. Depois o veículo vai pra mão dos manobristas da fábrica (que levam o veículo pra pátio, depois pra cegonheira, depois pro outro pátio, depois pra cegonheira de novo, etc) e nestes primeiros Km provavelmente o veículo vai sofrer mais do que vai sofrer no resto da vida útil dele. Como os caras tem pouco tempo pra mover, sei lá, 1000 veículos de um lugar pra outro, é ligar o motor, pau em primeira marcha (com o motor frio, recém-ligado), pneu cantando nas frenagens, etc.
Editado pela última vez por mamm777 em 13 Jul 2012, 09:53, em um total de 1 vez.
tirei 0km amaciei quase conforme o manual, durante uns 1.500km.
amaciando no esquema carga/alivio, e variando rpm.
sinceramente, não vejo como um motor 0km, sem anel/camisa(bloco)/vira/biela assentado ainda perfeitamente uma peça na outra pode ser bom para o motor. não mesmo.
amaciando no esquema carga/alivio, e variando rpm.
sinceramente, não vejo como um motor 0km, sem anel/camisa(bloco)/vira/biela assentado ainda perfeitamente uma peça na outra pode ser bom para o motor. não mesmo.
A todo aquele que pretende instituir um estado, pressupor que todas as pessoas são más e agirão de acordo com a fraqueza de seu caráter logo que tiverem oportunidade[Maquiavel]