Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Re: Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Mensagem por Robson »

Ae MAD, eu ando na RF600R do meu irmão, o Wandic, a 5 mil rpm na boa.

Não é uma CeBeÉrrrrrrre, mas é uma moto de 100CV que corta em 13 mil giros.

A 5 mil giros na estrada ela está a 100 km/h... geralmente piloto a RF entre 120 e 150 km/h, dependendo da estrada...

Já acompanhei amigos de SS em serras, não tenho intimidade nenhuma com a moto, e qdo eles querem ver o oco, vão sozinhos na frente, e eu brincando mais pra trás, dentro do que eu sei fazer...

De novo, do jeito que falam até parece que moto tem vontade própria...

A CBR600 só anda acima de 5 mil giros SE e SOMENTE SE o piloto quiser.

Abraços
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Ow Bagé, as 600 são MUITO mais dóceis. Vc sabe disso melhor que ninguém, pulou duma CBR1000RR pra uma CBR600F, acho que sentiu bem a diferença, não?

Que as 600 andam, andam, e muito! Mas assustar, botar medo mesmo? Necas, aí tem que ser moto torcuda. Na boa, uma 600 me assusta tanto qto uma CB500. Na verdade menos, pq com uma Hornet ou CBR600 me sinto mais seguro pra curvar que de CB500, e, esgoelando, a CB500 tb fica mais encapetadinha.

Sobre o tópico, eu não aconselharia uma 1000 como primeira moto à ninguém. Mas uma CBR600 eu indicaria sem problema algum. É até mais segura que uma 500 da vida, freia melhor, curva melhor. Depois duns 1000 kms, pode ir pra 1000 sem problemas.

Inclusive eu acho mais perigoso são saltos grandes, acho mais perigoso um doido saindo duma CG125 e indo pra uma 1000 que um cara APRENDENDO a andar de 1000 com a consciência que aquilo é um míssil.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 04 Ago 2008, 12:16, em um total de 1 vez.
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

m_pires01 escreveu:
pretti escreveu: Jota, o Bagé é gaúcho e .....chato. }:) :-D Natural.

Ô disgrama! E o que eu já falei exaustivamente em outros posts aí atrás sobre o bom desempenho das 600!? Isso não a torna uma monster bike. Apenas uma fun bike das pistas.

O que eu quero dizer na realidade é que as 600RR não são "arm stretching" - pra ficar chique no ingrêis. :-D Isto é, pode cutucar a danada nos 13.000 giros que ainda assim vc tem uma moto apenas bravinha. :-D

Comparando novamente ( já que estava dizendo ao MAD que as 600 não mordem, mas as 1000 são pit bull :lol: ), crava 13.000 mil giros na Srad 1000 em qualquer marcha e me conta depois quantas cuecas trocou. :-D }:)

A questão vai depender ao final do circuito escolhido: na maioria do calendário mundial iria de 1000. Em Sachschenring e SC do Sul ( talvez ) iria de 750cc.
600?? Talvez numa pista de SM. :lol: :kkk:
Pretti,

Entre a SRAD 750 e a SRAD 1000, a diferença de desempenho passa a ser brutal, em uma pista de alta?
Não sei se entendi a sua pergunta...

Tomando-se motos "originais" ou levemente modificadas ( ponteira, filtro de ar... ) a 750 "toma couro federal" em circuito de alta! :-D Sua diferença seria retomada em circuitos de baixa e de média.

Numa pista a preparação é mais livre. A Kawa 636 do Baratinha até ano passado, andava próximo das 1.000 em alguns trechos do circuito de Interlagos. No geral, no tempo de volta dava pra segurar uma 4ª posição louvável.

Tem 750 fuçada como a do 10zin que rende como uma 1000....

Tem RF900R fuçada que rende como R1 }:) e por aí vai, dependendo dos recursos e bolso.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

MAD escreveu:
Jota escreveu:Ande na CBR600/R6 até 5000rpm e vc terá uma twister. 8)
Veja a curva de torque/potência até essa rotação e vc verá se não estou certo.
1. Andar numa CBR até 5mil rpm, isso non ecziste!
Aí já não concordo, é exatamente isso, para mim é claro, o encanto da 600, ao mesmo tempo se tem uma moto que não stressa tu tens um foguetinho, é só subir o giro.

5000rpm viaja a 100km, mas pode andar até menos em 6 marcha

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Eu não tenho uma CBR 600 RR porque não tenho grana.

E o politicamente correto que vá pa puta kiu pariu!

Não sei correr? Legal, ia andar de CeBeErre a oitentinha }:) }:)

:kkk: :kkk:
orgulho de ser CGzeiro!
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Apesar de concordar com o MAD e com o Optimus, não vou falar nada porque minha opinião será considerada café com leite, afinal tenho moto faz apenas dois anos. :roll:

Mas se tivesse começado com uma 1000cc ou uma 600cc SS, qualquer que seja, se não tivesse me matado, teria ficado no mínimo bem mais pobre, pois nos primeiros meses, derrubei a ex-Feizi parado duas vezes por pura cabacisse. :lol:

Na Feizi não custou quase nada, mas imagina quanto custa para reparar as carenagens, trocar espelhos, manetes, etc. de uma dessas motos SS. É uma coisa que o amigo que começou o tópico deveria considerar. ;-)
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Pois é Akama, esse é outro fator que eu ponderei na minha primeira resposta ao tópico, o econômico, e parece que poucos se deram conta disso. Ele teria que vender o carro pra poder comprar uma esportiva antiga. Pra ter uma moto dessas que come mais de mil reais em pneus a cada 6mil km, bebe mais que carro mil, isso se não tiver outros gastos com mecânica, é bom ter uma folga maior. Economicamente é bem inviável.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:Ae MAD, eu ando na RF600R do meu irmão, o Wandic, a 5 mil rpm na boa.

Não é uma CeBeÉrrrrrrre, mas é uma moto de 100CV que corta em 13 mil giros.

A 5 mil giros na estrada ela está a 100 km/h... geralmente piloto a RF entre 120 e 150 km/h, dependendo da estrada...

Já acompanhei amigos de SS em serras, não tenho intimidade nenhuma com a moto, e qdo eles querem ver o oco, vão sozinhos na frente, e eu brincando mais pra trás, dentro do que eu sei fazer...

De novo, do jeito que falam até parece que moto tem vontade própria...

A CBR600 só anda acima de 5 mil giros SE e SOMENTE SE o piloto quiser.

Abraços
Beleza Robson, as 600 não são nenhum bicho de 7 cabeças, não é nesse ponto que discordamos, mas nesses exemplos que tu deu, ou da RD, tu já sabia andar de moto, aí é que está a diferença. Alguma coisa tu precisou adaptar em relação às particularidades de cada uma, quanto à pilotagem, motor 2T etc, mas boa parte do básico, da manha, tu já sabia, e isso tornou bem mais fácil lidar com essas motos e suas diferenças.

Mesmo eu não achando que uma supersport 600 é uma moto apropriada pra quem não tem experiência alguma, é completamente óbvio que entre uma 600 e uma 1000, a primeira é bem menos perigosa.

Dá pra ver que pelo menos tu já não está insistindo nas mil. ;-)

Abraço.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
luisjuniorj
Roda Presa

Mensagem por luisjuniorj »

antigamente os carros eram 4.1 V8 e o caramba a 4 heheheh e não tinha como experimentar um mais fraquinho (saldo exessões muito poucas) moto é diferente mas acho que é do gosto de cada um tipo comprar uma 125 imaginando como seria uma 600 é muita sacanagem....... fora que perde o gosto eu acho que tem é que ter juizo pois ter 1000 anos de moto e não ter juizo não adianta nada......
Xsélão 350r
Cipó
Roda Presa

Mensagem por Cipó »

Parece que as motos agora tem vontade própria, vcs não estão confundindo com cavalos ? :-D

Um conhecido tirou carteira de moto e escolheu uma R1 zerinha. O inveja FDP, poder tirar carta e escolher a que quiser sem se preocupar com o preço. Alias, acho que ai esta o pequeno número de 1000, o preço e só.

Robs, mais uma para as estatísticas.
Imagem
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Cipó escreveu:Parece que as motos agora tem vontade própria, vcs não estão confundindo com cavalos ? :-D

Um conhecido tirou carteira de moto e escolheu uma R1 zerinha. O inveja FDP, poder tirar carta e escolher a que quiser sem se preocupar com o preço. Alias, acho que ai esta o pequeno número de 1000, o preço e só.

Robs, mais uma para as estatísticas.
Amostragem de 3 :lol: , continua não valendo nada para qualquer estatística séria. Cês são uns comédia mesmo. :-D

Toma aí algo com mais credibilidade:
Optimus Leo escreveu:
Tambem aqui esta o famoso Hurt Report, de uma lida nele:

Hurt Report
Tirado das estatísticas do site acima:

22. The motorcycle riders involved in accidents are essentially without training; 92% were self-taught or learned from family or friends. Motorcycle rider training experience reduces accident involvement and is related to reduced injuries in the event of accidents.

23. More than half of the accident-involved motorcycle riders had less than 5 months experience on the accident motorcycle, although the total street riding experience was almost 3 years. Motorcycle riders with dirt bike experience are significantly underrepresented in the accident data.

Abraços.
Viajaire é preciso...

Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Eu desisto. Este topico esta cheio de squids querendo justificar (E pior ainda, RECOMENDAR e APROVAR) uma 600Supersport ou superior para un novato.

Depois saem chorando cuando sobem DPVAT, cuando um familiar ou amigo morreu porque um squid bateu sua esportiva contra um carro, cuando a policia fica fazendo blitz para hostigar os motociclistas, e cuando os moradores das estradas de montanha jogam oleo e terra nas curvas para fazer que os motociclistas desistam de ir para la depois de innumeros accidentes.

Eu desisto.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Robson

Mensagem por Robson »

Cipó, boa, mais um de exemplo. ;-)

------------------------------------------
Vamos lá MAD.

O que o Hurt Report quer dizer com "training" ??

Tem números ??

É treinamento ou experiência ?

Lembre-se que treinamento é diferente de experiência.

Como o proprio texto diz, 92% dos envolvidos em acidentes eram autodidatas ou aprenderam com familiares ou amigos.... ou seja, tinham alguma experiência.

E dentro desses pouco experientes motociclistas envolvidos em acidentes nas ruas, qtos estavam em motos ditas "grandes", ou melhor, em esportivas ????? dentro dessa estatística de "more than half of the accident-involved motorcycle riders" tem motos pequenas também ??

Falar em números é fácil, muito facil... dificil é dissecá-los e entendê-los...

Abraços
Euclides

Mensagem por Euclides »

Optimus Leo escreveu:Eu desisto.
Mas que demorou, demorou. :lol: :lol: :lol:
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Começando pelo chato trabalho de separar as frases...
luisjuniorj escreveu:antigamente os carros eram 4.1 V8 e o caramba a 4 heheheh e não tinha como experimentar um mais fraquinho (saldo exessões muito poucas)
Falso, no Brasil na época dos V8 tinhamos Corcel, Fusca, Chevette, Opala e Maverick tinham versões 4cil...
luisjuniorj escreveu:moto é diferente

Verdade.
luisjuniorj escreveu:mas acho que é do gosto de cada um
Verdade, mas irrelevante no contexto.
luisjuniorj escreveu:tipo comprar uma 125 imaginando como seria uma 600 é muita sacanagem.......
Compreensível, bota ilusão nisso.
luisjuniorj escreveu:fora que perde o gosto
Verdade, se para o sujeito só esportiva presta, ou se ele usa a 125 em lugares impróprios etc...
luisjuniorj escreveu:eu acho que tem é que ter juizo
Com certeza, mas não fala alto senão vão te chamar de freira }:)
luisjuniorj escreveu:pois ter 1000 anos de moto e não ter juizo não adianta nada......
Correto denovo, sem juizo não adianta...

Maaaas, porém, entretanto...
Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em Filosofia é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às suas próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentado-a sob esquemas que parecem seguir as regras da lógica.
Nenhuma das frases, mesmo as que isoladamente são verdadeiras, nem de longe servem pra validar o ponto de vista de que experiência é desnecessária pra andar numa SS ou SBK.

:emo171: Pela volta da Filosofia nas escolas! :idea:
Viajaire é preciso...

Valber Lessa
Roda Presa

Mensagem por Valber Lessa »

MAD escreveu: Maaaas, porém, entretanto...
Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em Filosofia é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às suas próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentado-a sob esquemas que parecem seguir as regras da lógica.
Nenhuma das frases, mesmo as que isoladamente são verdadeiras, nem de longe servem pra validar o ponto de vista de que experiência é desnecessária pra andar numa SS ou SBK.

PQP :emo254: , 3000 visitas, mais de cento e porrada de msgs :pqp: E termino com essa aí em cima :shock: Só tem maluco :crazy: :saw: :emo261: :emo260:

Vou beber uma :drunk:
GSX-R1000
CB500 PISTA
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:Cipó, boa, mais um de exemplo. ;-)
Tá, quando chegar a pelo menos uns 50 talvez tenhamos uma amostragem válida...

Robson escreveu:Vamos lá MAD.

O que o Hurt Report quer dizer com "training" ??

Tem números ??

É treinamento ou experiência ?

Lembre-se que treinamento é diferente de experiência.
Vamos lá Robson...

Pelo contexto training é qualquer tipo de orientação didática prévia por algum profissional ou instrutor (não se limita a cursos de pilotagem, mas a moto-escolas também, obviamente não as brasileiras).

Podemos concluir o que disso?
INSTRUÇÃO ADEQUADA É EFICAZ NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Agora pense bem, se isso é verdade, isso quer dizer que só a experiência, sem teoria, também não prepara adequadamente. Então, pela lógica, transportando isso para a nossa realidade, o pior motociclista possível é um iniciante brasileiro genérico, que além de não ter experiência nenhuma, dificilmente terá alguma técnica/teoria. Em outras palavras, se uma inadequada instrução do piloto já é suficiente para aumentar as estatísticas de acidentes, imagine não ter instrução adequada, e ainda por cima não ter experiência. :-?
Robson escreveu:Como o proprio texto diz, 92% dos envolvidos em acidentes eram autodidatas ou aprenderam com familiares ou amigos.... ou seja, tinham alguma experiência.
Olha o sofista denovo! Tu é bom nisso Robson, reconheço. Tu tentou reduzir a importância do conceito de experiência aqui. O que realmente diz aqui é que além de pouca experiência, ainda era isenta de teoria e prática dirigida.
Robson escreveu:E dentro desses pouco experientes motociclistas envolvidos em acidentes nas ruas, qtos estavam em motos ditas "grandes", ou melhor, em esportivas ?????
Não, acho que tu não viu o documento que o Optimus Leo mandou, olha a página treze desse extenso documento estatístico (4.5 Acidentes por cilindrada)
http://www.webbikeworld.com/Motorcycle- ... 09-360.pdf

Essa tabela não faz distinção de experiência, mas mostra como motos de alta cilindrada representam em sua potencialidade um perigo maior a qualquer piloto, imagine a um iniciante. Se você cruzar as informações das tabelas, em cada faixa de cilindrada, haverá uma porcentagem maior de vítimas com pouca experiência e menor de vítimas experientes.
Robson escreveu:dentro dessa estatística de "more than half of the accident-involved motorcycle riders" tem motos pequenas também ??
Obvio, está englobando todos os motociclistas. Na tabela anterior que eu mencionei, veja o percentual de mortes em motos até 500cc, bem menor que nas maiores que 500cc, e vem decaindo com os anos.
Robson escreveu:Falar em números é fácil, muito facil... dificil é dissecá-los e entendê-los...
Problema nenhum, facim facim, problema mesmo é cegueira dos que não querem ver o óbvio.

Abraços.
Editado pela última vez por MAD em 04 Ago 2008, 16:52, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...

MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Valber Lessa escreveu:
MAD escreveu: Maaaas, porém, entretanto...

PQP :emo254: , 3000 visitas, mais de cento e porrada de msgs :pqp: E termino com essa aí em cima :shock: Só tem maluco :crazy: :saw: :emo261: :emo260:

Vou beber uma :drunk:
Reação curiosa a um pouco de cultura. Essa foi de graça! Na proxima eu desenho ;-)
Viajaire é preciso...

Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Uma das coisas mais ridiculas que li neste topico foi querer comparar guris de 11 anos que sao pilotos profisionais com um cara que jamais tem pegado uma moto. :-?

Ademais, na pista e muito mas seguro que na rua.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Robson

Mensagem por Robson »

POSER BOY, rídiculo é dizer que uma moto 125 te traz conceitos e experiência de pilotagem.... isso sim é ridiculo.

Abraços
Responder