Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

Re: Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Mensagem por Jota »

Vamos começar a andar de moto numa Fazer e 6 meses depois comprar uma CB e tá bom. Ou começar numa Twister e um semestre pra frente comprar uma GS. É mais barato, menos arriscado, sem stress.
Valber Lessa
Roda Presa

Mensagem por Valber Lessa »

MAD escreveu:
Valber Lessa escreveu:
MAD escreveu: Maaaas, porém, entretanto...
Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em Filosofia é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às suas próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentado-a sob esquemas que parecem seguir as regras da lógica.
Nenhuma das frases, mesmo as que isoladamente são verdadeiras, nem de longe servem pra validar o ponto de vista de que experiência é desnecessária pra andar numa SS ou SBK.

:emo171: Pela volta da Filosofia nas escolas! :idea:
PQP :emo254: , 3000 visitas, mais de cento e porrada de msgs :pqp: E termino com essa aí em cima :shock: Só tem maluco :crazy: :saw: :emo261: :emo260:

Vou beber uma :drunk:
Reação curiosa a um pouco de cultura. Essa foi de graça! Na proxima eu desenho ;-)
Relaxa amigão, foi só pra descontrair e mostrar até onde pode render uma boa discussão sobre motos :cool:
GSX-R1000
CB500 PISTA
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Tá sussa Valber! :-D ;-)
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Robson escreveu:POSER BOY, rídiculo é dizer que uma moto 125 te traz conceitos e experiência de pilotagem.... isso sim é ridiculo.

Abraços
Entao explica porque meu amigo e eu, que temos a CB400 e uma GS500 deixamos atrais todos os caras que comecaram de 600 e 1000, a pesar de que tem mais tempo andando nelas?

A 125 permite desarolhar os conceitos basicos da conducao de uma moto, sem se preocupar se vai sair disparado como foguete ou nao. E uma moto que perdoa muito voce errar uma reduzida, enrolar o cabo sem querer, etc.

Estadistica nao mente...a maioria dos que comecam en moto grande terminan se arrebentando mais do que os que levam na calma. E tambem, pelo menos um tempo que morei no US, voce podia ver nos FDS os caras em Ninja250 dando pau a todos os squids de 600, 750 e 1000...

La a maioria do pensamento e que as 250 sao motos para mulheres, mais os motociclistas mais serios e responsaveis comecaram na Ninjinha 250 (Ou numa Ninja500 ou GS500), e esses sao os caras que depois de uma temporada andando na 250, voce vai para os twisties ou canyons (Como chaman la as serras) e voce podia ver eles "enchendo o saco" dos fodasticos Supersport e Superbike nas curvas.

E tambem que quase que semanalmente tinha um acidente de moto perto da zona que eu morava...80% do tempo era um squid com menos de 6 meses andando de moto em algum modelo de supersport do ano.

O problema e que nestas terras bananeiras, as motos sao caras...mais pode crer, que se tivessemos o mesmo poder adquisitivo de um gringo, as ruas estariam infestadas de neguim em 600 e superior, se esborrachando em cada esquina. Imagina se todo motoboy tivesse uma 600, seria muito pior ainda.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:POSER BOY, rídiculo é dizer que uma moto 125 te traz conceitos e experiência de pilotagem.... isso sim é ridiculo.

Abraços
Discordo parcialmente Robson, acho que ridículo não é.

As 125 (CGs adapatadas) ainda fazem parte do calendário de alguns campeonatos estaduais, e boa parte dessa gurizada que tá despontando nas pistas começou sua experiência de pista assim.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu:
Vamos lá Robson...

Pelo contexto training é qualquer tipo de orientação didática prévia por algum profissional ou instrutor (não se limita a cursos de pilotagem, mas a moto-escolas também, obviamente não as brasileiras).

Podemos concluir o que disso?
INSTRUÇÃO ADEQUADA É EFICAZ NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Agora pense bem, se isso é verdade, isso quer dizer que só a experiência, sem teoria, também não prepara adequadamente. Então, pela lógica, transportando isso para a nossa realidade, o pior motociclista possível é um iniciante brasileiro genérico, que além de não ter experiência nenhuma, dificilmente terá alguma técnica/teoria. Em outras palavras, se uma adequada instrução do piloto já é suficiente para aumentar as estatísticas de acidentes, imagine não ter instrução adequada, e ainda por cima não ter experiência. :-?
hehehe... depois eu que uso sofisma... hahahahahaha

Esquece MAD, tenha medo mesmo que é bom... :-D

Feliz de quem não tem e pode começar por cima.... ;-)
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Robson escreveu:Cipó, boa, mais um de exemplo. ;-)
Vamos lá MAD.
O que o Hurt Report quer dizer com "training" ??
É treinamento ou experiência ?
Lembre-se que treinamento é diferente de experiência.
Como o proprio texto diz, 92% dos envolvidos em acidentes eram autodidatas ou aprenderam com familiares ou amigos.... ou seja, tinham alguma experiência.
E dentro desses pouco experientes motociclistas envolvidos em acidentes nas ruas, qtos estavam em motos ditas "grandes", ou melhor, em esportivas ????? dentro dessa estatística de "more than half of the accident-involved motorcycle riders" tem motos pequenas também ??
Falar em números é fácil, muito facil... dificil é dissecá-los e entendê-los...
Abraços
Vou pegar o bonde andando, pois cá estou trabalhando e posso ter perdido o fio da meada. :(

Training no contexto do estudo Hurt Report, aparentemente, remete a treino e não a experiência (diferença sutil pra nós brasileiros ). Isso fica mais claro quando é dito em seguida que a maioria da amostragem é autodidata.

"Falar em números é fácil, muito facil... dificil é dissecá-los e entendê-los..."by Robson
Números são meros dados. Informação é o que importa ao final e constitui a parte trabalhosa que estamos fazendo aqui. ;-)

"Motorcycle riders with dirt bike experience are significantly underrepresented in the accident data"
Isso é a maiorverdade que eu conheço! Quem aprendeu na terra e praticou o off-road é sabidamente mais preparado pra situações adversas no asfalto. Daí a concluir-se que se tornam os maiores pilotos de todos os tempos é um equívoco ( haja vista o Nick Hayden.... e outros, como McCoy )....mas que reúnem condições para tal, isso é inegável.

Alguém já viu o currículo do Stepphane Peterhansel, do Jean Michael Bayle ou do Casey Stoner - fala sério, os caras são de outro planeta! :o ;-)
Robson

Mensagem por Robson »

Optimus Leo escreveu:

Abraços
Entao explica porque meu amigo e eu, que temos a CB400 e uma GS500 deixamos atrais todos os caras que comecaram de 600 e 1000, a pesar de que tem mais tempo andando nelas?
Sei lá bitcho....

Explica pra mim pq o Alexandre Barros anda na frente de qualquer piloto de Supermotard nacional, qdo ele vem brincar por aqui.......

Seu conceito de motociclismo é muito restrito, já te disse isso.

Se resume a uma competição idiota de quem anda mais.

Abraços
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

pretti escreveu:"Motorcycle riders with dirt bike experience are significantly underrepresented in the accident data"
Isso é a maiorverdade que eu conheço! Quem aprendeu na terra e praticou o off-road é sabidamente mais preparado pra situações adversas no asfalto. Daí a concluir-se que se tornam os maiores pilotos de todos os tempos é um equívoco ( haja vista o Nick Hayden.... e outros, como McCoy )....mas que reúnem condições para tal, isso é inegável.

Alguém já viu o currículo do Stepphane Peterhansel, do Jean Michael Bayle ou do Casey Stoner - fala sério, os caras são de outro planeta! :o ;-)
Peterhansel, 7 vezes vencedor do Paris-Dakar (isso só nas motos, não sei se foi com carros)... de outro mundo mesmo!!! ;-)
Viajaire é preciso...

Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

pretti escreveu: "Motorcycle riders with dirt bike experience are significantly underrepresented in the accident data"

Mais voce esta falando de pilotos de CORRIDA pretti. Na vida real tenho conhecido varios casos de pessoal que praticou a vida inteira motocross ou enduro de crianca, e cuando pegam sua primeira moto de rua (Uma grandona claro, porque eles acham que sao os melhores ja) tem tido accidentes MUITO feios porque nao estao acostumados:

1) Andar no asfalto
2) Andar na rua (Muito diferente de andar na pista).

O exceso de confianca e o principal fator que fez acontecer os accidentes nesses casos ;-)
Seu conceito de motociclismo é muito restrito, já te disse isso.

Se resume a uma competição idiota de quem anda mais.
So estou fazendo uma comparacao objetiva (Porque os caras das 600 e 1000 compraram elas para "correr", entre outras coisas, como ficar tirando onda no local de moda). Entao, eu gosto do aspeito competitivo do motociclismo (Cuando estava no mundo dos carros tambem era assim, desde que eu sou pirralho e competia em karts) e por isso eu presto importancia para as tecnicas e melhorar minhas habilidades.

E nao venha querer predicar sobre conceitos de motociclismo para mim, porque quem compra uma esportiva para "andar paseando" e o verdadeiro poser e o que tem um conceito estreito de motociclismo. Eu na minha standard faco de tudo, ando nela todo o dia para a faculdade e trampo, tenha sol ou chuva, e no FDS vou para a serra ou para a pista. E tambem as veces vou para a praia ou algum outro lugar so por visitar. Eu trato de aproveitar ela no maximo. E seria igual de feliz com alguma adventure bike ou supermoto, e faria o mesmo que faco com a minha.

Agora, tem pessoal que nao compra moto se nao for esportiva e chega a 300 km/h...e
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu:
Vamos lá Robson...

Pelo contexto training é qualquer tipo de orientação didática prévia por algum profissional ou instrutor (não se limita a cursos de pilotagem, mas a moto-escolas também, obviamente não as brasileiras).

Podemos concluir o que disso?
INSTRUÇÃO ADEQUADA É EFICAZ NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Agora pense bem, se isso é verdade, isso quer dizer que só a experiência, sem teoria, também não prepara adequadamente. Então, pela lógica, transportando isso para a nossa realidade, o pior motociclista possível é um iniciante brasileiro genérico, que além de não ter experiência nenhuma, dificilmente terá alguma técnica/teoria. Em outras palavras, se uma adequada instrução do piloto já é suficiente para aumentar as estatísticas de acidentes, imagine não ter instrução adequada, e ainda por cima não ter experiência. :-?
hehehe... depois eu que uso sofisma... hahahahahaha

Esquece MAD, tenha medo mesmo que é bom... :-D

Feliz de quem não tem e pode começar por cima.... ;-)
Sofisma onde Robson??? São deduções lógicas embasadas em estatísticas, o que reduz as chances de distorções acidentais (erro) ou distorções propositais (sofismas) das conclusões. :wink:
Viajaire é preciso...

Euclides

Mensagem por Euclides »

O cidadão para tirar carteira C precisa de um ano de B. Para tirar a D precisa de mais um ano de C.

Quem aprende a pilotar, começa logo em Air Bus?

Por que com motos tem que ser diferente? É menos perigoso?
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Pois é Euclides, é o óbvio ululante... ;-)
Viajaire é preciso...

Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

MAD escreveu:
pretti escreveu:"Motorcycle riders with dirt bike experience are significantly underrepresented in the accident data"

Peterhansel, 7 vezes vencedor do Paris-Dakar (isso só nas motos, não sei se foi com carros)... de outro mundo mesmo!!! ;-)

Assiti ele fazendo algumas Provas Especiais de Enduro de Velocidade em BH, na época correndo de YZ250. P.Q.P.!!! :pqp: :o :emo166:
Cipó
Roda Presa

Mensagem por Cipó »

Jota escreveu:Vamos começar a andar de moto numa Fazer e 6 meses depois comprar uma CB e tá bom. Ou começar numa Twister e um semestre pra frente comprar uma GS. É mais barato, menos arriscado, sem stress.
É isso ai Sraddddddddddddd 1000, rrrrrrrrrrrrrrrrr1 só com uns 120 anos de experiência. :lol:

É claro, com vários cursos de pilotagem ... afinal .......... quem é o poser que compraria um 1000 para ir ao churrastiba por exemplo??? :lol:
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Euclides escreveu:O cidadão para tirar carteira C precisa de um ano de B. Para tirar a D precisa de mais um ano de C.

Ahh bom , mas aí a discussão é outra... :no:

Em termos legais é importante a uma sociedade organizada de direitos esse preceito.

Mas a discussão do possível x não possível passa ao largo da questão legal. O ilegal pode não corresponder ao real e ao ideal.
Leis são sempre "estúpidas", vistas de um certo ângulo, pois pretendem ser verdades universais.
Robson

Mensagem por Robson »

"INSTRUÇÃO ADEQUADA É EFICAZ NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Agora pense bem, se isso é verdade, isso quer dizer que só a experiência, sem teoria, também não prepara adequadamente. Então, pela lógica, transportando isso para a nossa realidade, o pior motociclista possível é um iniciante brasileiro genérico, que além de não ter experiência nenhuma, dificilmente terá alguma técnica/teoria. Em outras palavras, se uma adequada instrução do piloto já é suficiente para aumentar as estatísticas de acidentes, imagine não ter instrução adequada, e ainda por cima não ter experiência. "

Isso aí pode ser lógico pra vc, pra mim não diz muita coisa, pq simplesmente começa com um SE.

Sem contar que a emagadora maioria de quem anda de esportiva no Brasil sequer fez um tracking day na vida, e taí, andando de esportiva sem problemas....

Então, eu gosto mais do meu SE...

SE O CARA TIVER PRUDÊNCIA e paciência, pode começar com uma moto grande sem problemas....

Abraços
Editado pela última vez por Robson em 04 Ago 2008, 17:36, em um total de 1 vez.
Euclides

Mensagem por Euclides »

pretti escreveu:
Euclides escreveu:O cidadão para tirar carteira C precisa de um ano de B. Para tirar a D precisa de mais um ano de C.

Ahh bom , mas aí a discussão é outra... :no:

Em termos legais é importante a uma sociedade organizada de direitos esse preceito.

Mas a discussão do possível x não possível passa ao largo da questão legal. O ilegal pode não corresponder ao real e ao ideal.
Leis são sempre "estúpidas", vistas de um certo ângulo, pois pretendem ser verdades universais.
Não acho que a discussão seja outra. Acho apenas que a condução de uma motocicleta ainda não está devidamente regulamentadada como a condução de outros veículos. E tb não acho que nesses casos a lei seja estúpida. Ela está apenas procurando proteger o cidadão.
Robson

Mensagem por Robson »

Cipó escreveu:
Jota escreveu:Vamos começar a andar de moto numa Fazer e 6 meses depois comprar uma CB e tá bom. Ou começar numa Twister e um semestre pra frente comprar uma GS. É mais barato, menos arriscado, sem stress.
É isso ai Sraddddddddddddd 1000, rrrrrrrrrrrrrrrrr1 só com uns 120 anos de experiência. :lol:

É claro, com vários cursos de pilotagem ... afinal .......... quem é o poser que compraria um 1000 para ir ao churrastiba por exemplo??? :lol:

Cipó.... que moto vc tinha antes da B12 mesmo ??????

Conta aí, qual a sua experiência em pilotagem antes de pegar uma bruta dessas....

Acho que vc é mais um sobrevivente.... :-D
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Um cara treinado em pilotagem desde os 10 anos de idade - digamos, na pista particular do quintal de casa como em alguns dos citados - tem chances de se tornar um piloto de nível mundial, tamanha a "habilidade, a prática, a experiência" e mesmo a teoria absorvidas ao longo desse período.

E o mesmo cara, uma vez habilitado para o trânsito, pode morrer no primeiro cruzamento, não conhecendo as leis implacáveis do trânsito, não acostumado ao comportamento imprevisível de certos motoristas, ciclistas, pedestres, sem falar nas armadilhas do asfalto.

PS: sobre o tema original, na minha opinião, pode-se começar com uma 600 de boa com juízo.
Tanto melhor se com experiência de trânsito, ainda que em 4 rodas.
Responder