Assaltos a motociclistas na Bolívia...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Andrei
Motoqueiro

Assaltos a motociclistas na Bolívia...

Mensagem por Andrei »

Pessoal, li no desmogroup que assaltaram o Marcelo Rezende e o Eduardo (Rotaway) na Bolívia... tem informações no grupo GS800 no Facebook... tava viajando com o Marcelo Rezende e se separaram...

aqui está a história contada pelo Eduardo:
"Quando saí de Ocuri pela Ruta 6, uma estrada de rípio com muitos buracos, veio na minha direção uma camionete L200 da Mitsubishi. Assim que cruzei por esta camionete, a mesma parou, manobrou, e venho na minha direção.

Como havia um homem da caçamba, e as condições da estrada eram péssimas, resolvi acelerar, não permitindo que a camionete se aproximasse, e passando-se alguns minutos, já não mais a avistava no meu retrovisor.

Não posso afirmar que ali seria uma tentativa de roubo, mas foi muito estranho!

Por volta das 14:00 cheguei em Antequera, onde parei para fazer umas fotos, não demorando mais que uma hora por ali, e retomei a minha rota, pois pretendia chegar em Oruro onde pernoitaria próximo ao lago.

Retomei a Ruta 6, e próximo a Pocoata, a minha frente seguia uma camionete Isuzu. Ao ultrapassar esta camionete ainda cheguei a dar uma pequena buzinada agradecendo a passagem, pois a mesma teria chegado um pouco para a direita me abrindo o caminho.

A Abordagem

Depois de poucos minutos, observei um veículo que vinha em uma velocidade bem superior a minha, e fiz o mesmo, me posicionei mais para o lado direito da estrada a fim de facilitar a ultrapassagem.

Para minha surpresa era a mesma camionete Isuzu. E para o meu susto, o carona e o passageiro do banco de traz me apontaram uma espingarda a menos de três de menos de distância.

Não me restou alternativa a não ser parar, desligar a motocicleta e levantar as mãos.

Eram cinco ocupantes que desembarcaram muito rapidamente da camionete. O primeiro que se aproximou, bateu no meu capacete mandando que eu saísse de cima da moto. Na minha frente, o homem que estava ao lado no motorista agora apontava a espingarda na minha direção.

Ainda de capacete, parado ao lado da moto, observava quais seriam as orientações. O homem que estava ao meu lado me dizia algo e não entendia o seu espanhol. Um outro homem na minha frente, sinalizou para que eu tirasse o capacete, e assim o fiz. Assim que tirei o capacete o homem ao lado me deu um tapa na nuca e um outro se aproximou e gesticulou à minha frente mandando eu tirar a jaqueta. Nada pude fazer naquele momento, a não ser seguir cuidadosamente as orientações que me eram repassadas.

Este mesmo homem ao meu lado, pegou o meu relógio e me pediu os meus óculos escuros. Tentei lhe explicar que o meu óculos escuro era de grau, e ele continuou gesticulando e gritando - “dar-me, dar-me”... Tirei o óculos e lhe entreguei nas mãos e em contrapartida, ganhei um tapa no rosto do homem que estava na minha esquerda.

Nada pude fazer a não ser ver estes “fdp” saquearem tudo que ali comigo levava. Máquina fotográfica, uma quantidade de Real e Peso Boliviano, meu passaporte, cartão de crédito, documento da motocicleta, etc...

Em um momento rápido cheguei em pensar em tentar tomar a espingarda do outro homem que estava nas minhas costas, mas me conscientizei que seria bobagem pois eles poderiam me matar ali mesmo.

Quando eles tentavam abrir as minhas malas laterais (side case) se atrapalharam, e determinaram que eu mesmo fizesse a abertura. Ao me abaixar, tomei mais um golpe na nuca, mas preferi nem olhar pra traz.

Depois que olharam o que tinha nas minhas malas laterais, levando a caixa de ferramenta entre outros objetos, pediram novamente que me levantasse e me afastasse da motocicleta. Naquele instante achei que o pior poderia acontecer. O homem que se aproximou primeiro, não devendo ter mais que 1,65m e 25 anos, desarmado, se aproximou e me deu um outro tapa no rosto. Nada fiz, sequer movi o rosto, apenas olhava-o nos olhos. Ele me perguntou o porquê de estar lhe olhando, e me deu um outro tapa.

Neste momento o homem que estava a frente da minha moto com a espingarda em mãos deu uma espécie de voz de comando aos demais para que fossem embora.

Quando vi todos entrarem na camionete e começarem a sair, o meu sentimento de medo, raiva e alívio se misturavam. Fiquei uns três minutos ali parado me recompondo. Fui até debaixo do para-lama dianteiro onde guardo minha chave sobressalente da moto, dei partida e segui para Oruro.

A minha preocupação naquele momento era chegar em algum hotel para cancelar o cartão de crédito e tentar contato com Marcelo Resende avisando o acontecido. Ao chegar no hotel, pelo Skype da recepção tentei vários contatos com Marcelo, mas sem êxito.

Expliquei a situação para o gerente do hotel, dizendo que não tinha meios e condições para pagar a minha estada naquele momento, mas se o mesmo me desse crédito, assim que fizesse contato com o Brasil, ou encontrando Marcelo Resende, eu poderia saldar com as minhas despesas. Antes mesmo do gerente me responder, um senhor ao meu lado, em inglês, me perguntou o que teria ocorrido, e lhe contei sobre o assalto. Este senhor, talvez com quase uns 70 anos, disse ao gerente que pagaria a minha estada. Este senhor, Jörn, um cidadão alemão, médico, que estava com o filho e nora conhecendo a região, além de arcar com a minha estada, me deu USD 200. Perguntei ao Jörn como poderia lhe devolver tais importâncias, mas Jörn se mostrou indiferente em receber o que naquele momento poderia ser parte da solução do meu problema.

Peguei o email de Jörn e tenham certeza, que quando ele menos esperar, pedirei para algum amigo meu que more na Alemanha que lhe devolva estes valores. Mas a sua gentileza, é impagável!

Enfim, hoje já no Brasil e em casa, e Marcelo Resende também em território brasileiro, ainda em algum lugar da estrada, talvez em Mato Grosso do Sul, onde iria se encontrar com o amigo motociclista, Marcio Roberto, posso agradecer a Deus por estar aqui compartilhando esta vivência com vocês.

Uma lição de vida...

Enquanto escrevia este relato, revivia a lembrança de cada passo. Sei que todos os bens, documentos, cartões de crédito, etc, posso providenciar o quanto antes. Mas a revolta dos tapas que tomei no rosto com os meus 50 anos, é muito difícil engolir! Em poucos segundos, ao escrever sobre a atitude deste senhor alemão, o Jörn, me faz acreditar cada vez mais, que apesar de um pequeno percentual da humanidade estar podre, existem pessoas como Jörn, que nos trazem esperança por cada quilometro rodado.

Obrigado Deus, por estar aqui escrevendo esta mensagem, com toda a minha integridade física, próximo da minha família e amigos.

Eduardo Wermelinger"
fonte:
http://www.rotaway.com.br/content.asp?cc=7&id=844
Andrei
R1200GORDA
dbsmsx
Motoqueiro

Re: Assaltos a motociclistas na Bolívia...

Mensagem por dbsmsx »

pqp... o mundo já era...

pós apocalipse? é agora!

Q bom q o kra ficou com a vida! e a moto pelo menos. E os malacos "de lá" foram muito mais educados do q os de cá...

eita inferno... <:(
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
gusmano
Motoqueiro

Mensagem por gusmano »

Alguem sabe de mais algum caso semelhante ? preucupante!
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

táquipariu... mas vou te dizer... se fosse no brasil, não teria sobrado nada...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Joao Neis
Motociclista

Mensagem por Joao Neis »

Cara trabalha, junta uma grana, decide fazer uma viagem para desestressar e acontece isso! Mas o que resalto dessa triste história foi a parte do Alemão. Atitude muito bacana! E tive uma idéia para prestar uma homenagem pro cara. (já que tbém sou mais um que gosta de viajar de moto).

O que vcs acham de alguém escrever uma carta (Inglês) de reconhecimento pelo ato do Jönh e todos nós assinarmos esta carta em nome do povo que curte viajar de moto em agradecimento pela ajuda ao companheiro motociclista?

Imagino que o cara fez sem esperar nada em troca, mas acredito que seria uma atitude bacana da nossa parte.
Andrei, se vc tem contato com o Marcelo e o Eduardo pergunta o que eles acham da idéia.
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Butch Cassidy foi pra Bolívia e se f...
Che foi pra Bolívia e se f...

Lugarzito peligroso...
Editado pela última vez por MAD em 27 Jul 2012, 23:00, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Tenso!

Por várias vezes eu já quis fazer uma viagem pela bolívia, o país é lindo demais, mas esses relatos são comuns e me amedrontam muito. A falta de infraestrutura em vários pontos cruciais favorece esse jeito de terra sem lei.

Imagina se o cara tem uma mulher na garupa e os malucos resolvem fazer alguma coisa, é merda na certa.
Imagem
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Na Bolivia não esta nada facil....
Irmão de um colega do trabalho + 2 de staCruz do Sul foram pelo atacama, peru(macho pichu), foram instruidos no Peru a voltar pelo Acre e não entrar na Bolivia, pois estava uma terra sem lei. Assim eles fizeram e não tiveram maiores problemas.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

Tenso! Ainda bem que nada de grave aconteceu com o motociclista.
Imagem
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

pesquisei sobre uma viagem à Bolívia, de carro, solo. Alguém riu de mim - "ora, os caras agradecerão a você por lhes poupar o trabalho de vir buscar mais um carro no Brasil".

Quero muito ir lá, mas vai demorar. A nossa situação, no BR, não está muito diferente mas, aqui, é mais fácil a gente se virar.
-oo-

O boss é meu broder.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Hoje almocei com os parceiros da viagem que estamos planejando para o fim do ano e começo de 2013 e eles querem passar pela Bolívia, mas pelo jeito não vou topar o roteiro. Sabia que era perigoso mas pelo jeito está pior do que eu imaginava. Eu propus desde o início não passar pela bolívia, vou informá-los do ocorrido.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Existem "duas" Bolivias. A parte menos pobre, que é a partir de Santa Cruz de La Sierra pra "cima", isto é, comecando a altitude. E existe a parte pobre ao extremo, faroeste mesmo, que é a Bolivia "baixa", na fronteira dos Matos Grossos ate Santa Cruz...Essa parte sao uns 600km de estradas sem asfalto, terra e pedras que é a parte mais perigosa por causa do grande volume de drogas que vem e os carros roubados que vao.

Indo pra Bolivia dando a volta ou por baixo sem passar por Corumba e por cima entrando pelo Acre, ai entraria no Peru e dar a volta e chegar a La Paz, as estradas sao de otima qualidade e menos perigosas.

Eu passei em 2010, indo pelo Acre, Peru, Bolivia, Santa Cruz de La Sierra e voltamos pela fronteira do Mato Grosso do Norte, mais precisamente em Caceres, 3 Xts e nao volto por essa estrada de terra nunca mais na vida...
Editado pela última vez por andress em 28 Jul 2012, 21:10, em um total de 1 vez.
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
tuca
Roda Presa

Mensagem por tuca »

Putz, acho que tem que ter um pouco de juizo ai ir a um Pais fudido como Bolivia ou Paraguay, e achar que se pode andar por ali na boa.. não da.. é algo como comprar uma Titan zerinho e ir passear nas vielas de uma favela ou de um morro... é pedir para ter encrencas.. o cara deu muita sorte.

Um amigo anos atras teve o azar de atropelar um velhote bebado numa Estradinha no Paraguay.. e ao chegar a policia, o cara foi preso, perdeu a moto ( foi " confiscada" pela policia ), perdeu todo o dinheiro que tinha na carteira, so o deixaram partir depois da familia mandar alguem lá com grana para solta-lo de lá.
Em resumo, andar por estas bandas é pedir pra ter fortes aventuras.. em todos os sentidos..
Creio em Darwin: Na seleção natural, os tolos vão acabar morrendo de um modo ou de outro
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Nao tenho a minima vontade de conhecer .
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

se eu ja nao gostava delá e nunca queria ir.

agora mais do que nunca é q jamais boto meus pe nessa poraquera de pais.
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Robson

Mensagem por Robson »

Uma hora ia acontecer isso....

Qual país sul americano é seguro hoje em dia ?

É tudo questão de oportunidade, motociclista viajante é alvo fácil, qualquer um que vê sabe que o cara carrega grana, cartões, passaporte, eletrônicos, etc..... e é alvo ambulante, passando quase sempre por locais muito ermos....

Visitei Lima no Peru, e me deram MUITOS conselhos para andar com cuidado pelas ruas, principalmente à noite... até parecia que eu estava na cracolândia em SP.....
gusmano
Motoqueiro

Mensagem por gusmano »

Robson escreveu:Uma hora ia acontecer isso....

Qual país sul americano é seguro hoje em dia ?

É tudo questão de oportunidade, motociclista viajante é alvo fácil, qualquer um que vê sabe que o cara carrega grana, cartões, passaporte, eletrônicos, etc..... e é alvo ambulante, passando quase sempre por locais muito ermos....

Visitei Lima no Peru, e me deram MUITOS conselhos para andar com cuidado pelas ruas, principalmente à noite... até parecia que eu estava na cracolândia em SP.....
Pois é, mas o que mais me surpreendeu foi que até então não tinha visto nenhum relato "semelhante"! tomara que não vire moda...
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Guerreiro-BA
Roda Presa

Mensagem por Guerreiro-BA »

Simplesmente revoltante, mas ao mesmo tempo reconfortante pela integridade física do amigo ter sido mantida. :wink:
----\\\\|/-------
------( @@)-------
---ooO--(_)--Ooo--
Imagem
Cid Guerreiro
Kawa Ninja Verde ZX14 2013
Kawa Ninja Preta ZX14 2010
Kawa Z750 Branca 2010
Suzi GSX750F Preta 2007
Suzi GS500E Preta 2003
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Andrei escreveu: Mas a revolta dos tapas que tomei no rosto com os meus 50 anos, é muito difícil engolir! Em poucos segundos, ao escrever sobre a atitude deste senhor alemão, o Jörn, me faz acreditar cada vez mais, que apesar de um pequeno percentual da humanidade estar podre, existem pessoas como Jörn, que nos trazem esperança por cada quilometro rodado.
Qual o padrão? 8-)
-Sem moto nenhuma
Marcus Vinicius
Motociclista

Mensagem por Marcus Vinicius »

Esses assaltos/roubos estão sendo realizados a partir da fronteira do Brasil,
Corumbá (Brasil) até Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) - Ruta Nacional 4.

Estamos torcendo para que não se espalhem pelo resto do País!
Responder