UP! O Janu tá de B65N 2013!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Janu
Motoqueiro

UP! O Janu tá de B65N 2013!

Mensagem por Janu »

Primeiras fotos da boneca (a segunda, ainda sem placa) :bnnd: :

Imagem

Imagem

Imagem

Porque escolhi a Bandit:

Já faz um tempo que queria trocar a minha ER-6n, mas duas coisas estavam me empatando: O seguro e a avaliação das concessionárias, que colocavam o valor da ER6 lá embaixo :cry: .

De saco cheio de esperar e decidido a fechar negócio (nem quis saber de raio de promoção nenhuma), selecionei sete modelos nessa ordem: ER-6n ABS 2013 (era a minha preferida), Versys 650, CBR600F, Hornet 2012, XJ6F (branca) e XJ6N; todos eram do meu agrado.

A primeira a ser visitada foi a Kawa. Não consegui negociar a ER6 2013 do jeito que eu queria, a negociação foi ruim e acabei desistindo da marca :| .

No dia seguinte fui na Yamaha, mas ela não tinha a XJ6F branca, só a preta, que eu não gosto, e a N só tinha a branca geladeira sem adesivos, que também não gosto. Descartei a Yamaha.

No dia seguinte pela manhã, passei na Honda para ver a CBRF, queria a branca mas, só tinha a preta, e o preço de 35mil na STD mais o seguro faraônico de 12mil, me fez desistir rapidinho dela, (não acho que vale). A Hornet era mais em conta, mas o seguro ficava em “apenas” 9mil... xá pra lá, descartadas também.

Voltando desanimado para casa :emo78: , lembrei que faltava uma marca, a Suzuki, mais especificamente a Bandit 650N, F e S (nessa ordem de preferência), que gostei muito das mudanças feitas em 2011. O sorriso voltou e lá fui eu para a concessionária (Líder motos) :D .

Quando cheguei lá, tinha os três modelos da B650 no salão “me aguardando”: N, F e S. Sentei em todas elas para sentir a posição, balancei para “ver” o peso (ufa...) e observei os detalhes, e novamente a que mais gostei foi mesmo a “N”. A diferença de preço entre elas era mínima, apenas R$1.000,00 para a F e R$200,00 para a S, mas sou adepto das nakeds.

Sentamos para conversar, (o atendimento foi ótimo :jmi: ) e em poucos minutos acertamos os valores para a troca, formas de pagamento, documentação necessária e já saí decidido pela compra (anda não tinha fechado de fato) e pela tarde, não tive mais dúvida: liguei para a concessionária e avisei que faria o depósito.

Dia 15/09, um sábado, fui buscar a boneca (passei a noite toda fuçando a net e lendo testes de revistas a respeito dela, não tinha sono para dormir rs...). Tudo acertado, hora de sair montado :yay: !

Primeiras impressões:

Subi na moto rindo à toa e Liguei; senti o motor “redondinho”, e o banco de encaixe perfeito, muito macio. Senti-me à vontade em cima dela, percebi de imediato a posição relaxada e pouco inclinada à frente. Os meus braços ficaram na medida certa (tenho 1,78m), tanto em altura quanto em comprimento (guidão na posição de fábrica). As minhas costas ficaram confortáveis e “soltas”, sem pressão, e as pernas ficaram em uma posição equilibrada, pois, o peso do meu corpo ficou bem distribuído entre o assento, pedaleiras e guidão (nessa ordem), gostei muito.

Alguns detalhes:

Existem vincos nas laterais da rabeta que não aparecem nas fotos oficiais de revistas, e que dão um charme todo especial à traseira do novo modelo, mais afilada e em forma de seta (ao vivo, elas são bem visíveis)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Manobrando para sair da loja senti o peso dela :ufa: , tive que fazer força pois os 40Kg (!) a mais do que a ER6, se fazem (muito) presente.

Coloco a primeira, ligo a seta, acelero, entro na pista meio desconfiado daquele peso e, segundos depois :e131: ... Surpresa! O peso que incomodou na manobra, passa a agradar na tocada, pois, ele faz com que a moto fique bem estável e pouco sensível às irregularidades do solo, além das suspensões macias (regulagens ainda originais), do motor redondinho e do banco excelente, que ajudam a somar pontos aumentando a sensação de prazer na pilotagem.

Entro na primeira curva e, novamente, o peso se faz presente, mas de forma positiva. Ele passa uma agradável sensação de segurança nas curvas, pois, apesar de ela ser “preguiçosa” para deitar e mudar de direção, (sim, tem que usar mais o corpo se quiser que ela obedeça rapidamente), uma vez dentro da curva o peso passa uma sensação de firmeza, parece estar em um trilho. Claro, estou falando de uma pilotagem tranqüila.

Os freios também me surpreenderam positivamente. Eles possuem uma mordida firme, decidida e ao mesmo tempo modulável, transmitem muita segurança e em pouco tempo já estamos freando com naturalidade e confiança no equipamento. Muito bons!

As suspensões são macias e copiam bem o terreno, e nos buracos maiores e lombadas acentuadas, elas conseguem evitar a ejeção do piloto do assento. A gente se prepara para um “salto olímpico” e as suspensões conseguem filtrá-los reduzindo-os a um “solavanco” médio. São responsáveis pela agradável sensação de prazer ao pilotar que a moto transmite.

Outros detalhes da nova B65N que ajudaram a me decidir pela compra:

Nova lateral:
Imagem

Novo retrovisor:
Imagem

Imagem

Novo painel:
Imagem

Imagem

O motor é delicioso :cool: . Em arrancadas mais rápidas ele emite um “silvo” muito gostoso de ouvir em conjunto com o ronco (ponteira original, não vou trocar, não gosto do "bóóóóóó ..."); Arranca com força e suavidade ao mesmo tempo e desenvolve muito bem.

O câmbio é macio, mas estou encontrando pontos mortos nas reduções da quarta para a terceira e da terceira para a segunda <:( . O câmbio fica meio “perdido” até que eu suba ou desça uma marcha para ele se encontrar. Isso não é sempre, acontece de forma aleatória; às vezes sim, às vezes não. Acredito que seja por causa do motor ainda muito novo (só 430 km), não vou levar isso em conta até que seja feita a primeira revisão e o óleo seja trocado.

Desde 2009 que eu não andava em uma 4cc. Já conhecia seu funcionamento macio, liso e livre de vibrações, mas nas SS em que eu andava (do mano, a última foi uma SRAD1000) não as achava tão prazerosas assim (não curto pilotagem sangue nos zóio), mesmo com os 4cc, devido à posição de “galinha no poleiro” forçando o pescoço e os braços, pernas dobradas, suspensões duras e do banco absorvente “intimus”.

Já na Bandit, de outro estilo, tudo é diferente, o conforto está presente em todo o conjunto.

Mais detalhes: A nova lanterna traseira é muito bonita. Existem "linhas" semelhantes a uma máscara de esgrima que também é muito dificil de registrar em fotos.

Tentei registrar algumas mas sem sucesso. Ao vivo é muito mais visível, tanto de dia quanto de noite, aliás, à noite fica mais bonita ainda!

Imagem

Imagem

Os piscas também ficaram bonitinhos rs...:

Imagem

Imagem

Usando no trânsito mais intenso:

Se quiser usar pode, o dono faz o que quiser rs... mas... ela é mesmo pesada, e a embreagem hidráulica que deveria ser macia por causa do sistema, não ajuda, pois, é dura e afastada dos dedos. Mesmo colocando a regulagem no número 4, mais perto, e olhe que minha mão não é pequena. No dia seguinte, as articulações da minha mão esquerda estavam doloridas.

O guidão tem um bom tamanho, é largo, mas sem exagero, tem um bom efeito “alavanca”, porém, por causa do peso “suspenso” e não concentrado nas partes baixas e do tamanho generoso dela, além do pouco esterço (percebi isto quando manobrava para sair da cc) não é muito fácil fazê-la ziguezaguear entre os carros em baixa velocidade (abaixo de 30 km/h). Tem que usar um bocado o corpo e “jogar” a moto com firmeza, nem tente dar “toquinhos” com a cintura que ela nem vai se incomodar é empurrão mesmo se quiser que ela serpenteie entre os carros ou desvie rapidamente de buracos. Pode ser que alguém com mais de 80Kg não sinta isso, mas eu peso somente 69Kg. rs...

Novo farol também ajudou muito na escolha, ficou bonito e moderno:

Imagem

Por último, a "capa" da bazuca, que faz a ponteira do escapamento parecer oval, mais atual do que o anterior "redondinho":Imagem

Falando um pouco do farol, é difícil de regular e achei que o foco poderia ser melhor <:( . Achei o alcance do baixo, curto. Para regular, tem que retirar a capa lateral (direita, olhando de frente), folgar um parafuso para soltar o farol e depois movê-lo para cima e para baixo (não tem regulagem lateral para a N) até achar a regulagem desejada. Pouco prático.

Não é moto para uso diário em trânsito intenso das grandes cidades, porém, há quem use...

A moto ainda está em processo de amaciamento e estou seguindo à risca o que diz o manual :emo59: : não passar de 6.000Rpm durante os primeiros 800 km, mas, nem precisa! E eu explico: Aos 5.000Rpm ela já tem bastante disposição, e dá para andar muito bem na cidade, pois, na sexta marcha está em 100 km/h, e nos 6.000Rpm indicados, ela está em 120Km/h, portanto, “sobra” motor para uma pilotagem urbana e dentro da lei.

Estou gostando muito da Bandit :emo236: !
Editado pela última vez por Janu em 07 Out 2012, 22:16, em um total de 4 vezes.
duca
Motociclista

Re: UP! O Janu tá de B65N 2013!

Mensagem por duca »

Mas isso é que é gostar de traseira de moto....eheheeh.... :lol:

Parabens pela aquisicão !!!! baita moto. :D

o painel com indicador de marchas é show de bola! ;-)

felicidades com a bruta. Alias, toda preta tá superbandida. :wsh:
Yamaha FZ15
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad... parabéns pelo up...

Mas, putz, pelamordedeus... larga mão de ser biba! :frag:
:lol: :lol:
... Manobrando para sair da loja senti o peso dela :ufa: , tive que fazer força pois os 40Kg (!) a mais do que a ER6, se fazem (muito) presente...
...Usando no trânsito mais intenso:
Se quiser usar pode, o dono faz o que quiser rs... mas... ela é mesmo pesada, e a embreagem hidráulica que deveria ser macia por causa do sistema, não ajuda, pois, é dura e afastada dos dedos. Mesmo colocando a regulagem no número 4, mais perto, e olhe que minha mão não é pequena. No dia seguinte, as articulações da minha mão esquerda estavam doloridas.
O guidão tem um bom tamanho, é largo, mas sem exagero, tem um bom efeito “alavanca”, porém, por causa do peso “suspenso” e não concentrado nas partes baixas e do tamanho generoso dela, além do pouco esterço (percebi isto quando manobrava para sair da cc) não é muito fácil fazê-la ziguezaguear entre os carros em baixa velocidade (abaixo de 30 km/h). Tem que usar um bocado o corpo e “jogar” a moto com firmeza, nem tente dar “toquinhos” com a cintura que ela nem vai se incomodar é empurrão mesmo se quiser que ela serpenteie entre os carros ou desvie rapidamente de buracos. Pode ser que alguém com mais de 80Kg não sinta isso, mas eu peso somente 69Kg. rs...
Eu tenho quase 50 anos de idade , 1,80m de altura, peso 72 kg, piloto uma jaca de mais de 300 kg com baús e alforjes carregados mais a D. Russa na garupa no trânsito das cidades e não fico de mimimi por ai, eheheheh...
Editado pela última vez por Russo em 07 Out 2012, 21:09, em um total de 1 vez.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Troque o escapamento. Se não gosta de barulho use um longo. Pegue um Daut ou um WR longos que vai gostar do resultado e vai melhorar sensivelmente a resposta do motor.

Bandit é tudibão! O francelin tem uma igualzinha, é muito bonita ao vivo. Parabéns!
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Parabéns pela moto.... a garupa vai agradecer... é de longe a 4 cilindros naked mais confortável neste quesito...
De supertenere 750 ano 1997
Eudy
Motoqueiro

Mensagem por Eudy »

Aê, parabéns Janu.
Felicidades com a B65. ;-)

Puxão de orelha :D
Janu escreveu: ... Dia 15/09, um sábado, fui buscar a boneca ...
esperou quase um mês pra postar a novidade?

[ ]s
Curta a sua moto, mas não encurte a sua vida.

Imagem
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

duca escreveu:Mas isso é que é gostar de traseira de moto....eheheeh.... :lol:

Parabens pela aquisicão !!!! baita moto. :D

o painel com indicador de marchas é show de bola! ;-)

felicidades com a bruta. Alias, toda preta tá superbandida. :wsh:
Valeu, Duca ;-)

Estou adorando o indicador de marchas. Antes eu ficava procurando a sétima marcha :lol: , agora não precisa mais, é só olhar o painel.

Quanto a traseira, dessa eu gostei muito :-D .
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Russo escreveu:Ae Kamerad... parabéns pelo up...

Mas, putz, pelamordedeus... larga mão de ser biba! :frag:
:lol: :lol:
... Manobrando para sair da loja senti o peso dela :ufa: , tive que fazer força pois os 40Kg (!) a mais do que a ER6, se fazem (muito) presente...
...Usando no trânsito mais intenso:
Eu tenho quase 50 anos de idade , 1,80m de altura, peso 72 kg, piloto uma jaca de mais de 300 kg com baús e alforjes carregados mais a D. Russa na garupa no trânsito das cidades e não fico de mimimi por ai, eheheheh...
:lol: :lol: Valeu Russo!
Já sabia que, ao escrever isto, choveria porrada pra todo lado!
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Bela moto, parabéns!!!

Em tempo, isso que é painel de verdade!
Janu escreveu:Imagem
Contagiros analógico, velocímetro digital.

Hodômetro, relógio, contador de marchas e combustível.

Simples, bonito e fácil de ler.

;-)

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Parabéns!

Só falta o Bagé comprar uma Ducati.
Jota

Mensagem por Jota »

zébuscapé escreveu:Parabéns pela moto.... a garupa vai agradecer... é de longe a 4 cilindros naked mais confortável neste quesito...
tirando a CB1300, é mesmo. :-D

------

parabéns, janu, tá lindíssima a moto. com o motor preto então...

e painel, farol e rabeta foram mudanças pra melhor, sem dúvida.
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

minholi escreveu:Troque o escapamento. Se não gosta de barulho use um longo. Pegue um Daut ou um WR longos que vai gostar do resultado e vai melhorar sensivelmente a resposta do motor.

Bandit é tudibão! O francelin tem uma igualzinha, é muito bonita ao vivo. Parabéns!
Minholi, gosto muito do som original e não queria mudá-lo. Procurei uns vídeos no youtube para comparar o som e ainda não achei nenhum semelhante, só tem "bóóóóóóó..." :lol: . Vou procurar esses que você citou.

Valeu a dica ;-)
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

zébuscapé escreveu:Parabéns pela moto.... a garupa vai agradecer... é de longe a 4 cilindros naked mais confortável neste quesito...
Tô adorando o conforto dela!
Valeu, zébuscapé! ;-)
Editado pela última vez por Janu em 07 Out 2012, 21:50, em um total de 1 vez.
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Eudy escreveu:Aê, parabéns Janu.
Felicidades com a B65. ;-)

Puxão de orelha :D
Janu escreveu: ... Dia 15/09, um sábado, fui buscar a boneca ...
esperou quase um mês pra postar a novidade?

[ ]s
Valeu, Eudy! :jmi:

A demora foi para "sentir" a moto antes de postar aqui falando sobre ela. Queria conhecê-la melhor para poder postar com mais segurança. :D
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

JPaulo escreveu:Bela moto, parabéns!!!

Em tempo, isso que é painel de verdade!
Janu escreveu:Imagem
Contagiros analógico, velocímetro digital.

Hodômetro, relógio, contador de marchas e combustível.

Simples, bonito e fácil de ler.

;-)

Abs,
Obrigado, JPaulo :D .

Também gostei muito desse painel novo!
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

eclinck escreveu:Parabéns!

Só falta o Bagé comprar uma Ducati.
:lol: :lol: Essa eu também queria ver!

Valeu, eclinck! ;-)
Editado pela última vez por Janu em 07 Out 2012, 21:49, em um total de 1 vez.
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Jota escreveu:
tirando a CB1300, é mesmo. :-D

------

parabéns, janu, tá lindíssima a moto. com o motor preto então...

e painel, farol e rabeta foram mudanças pra melhor, sem dúvida.
Valeu, Jota ;-)

Até então não havia visto uma de perto, só por fotos (que já gostava). Quando entrei na cc e ví os detalhes ao vivo, aumentou bastante a vontade de ter uma.

Tô gostando muito :D !
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Janu escreveu:
minholi escreveu:Troque o escapamento. Se não gosta de barulho use um longo. Pegue um Daut ou um WR longos que vai gostar do resultado e vai melhorar sensivelmente a resposta do motor.

Minholi, gosto muito do som original e não queria mudá-lo. Procurei uns vídeos no youtube para comparar o som e ainda não achei nenhum semelhante, só tem "bóóóóóóó..." :lol: . Vou procurar esses que você citou.

Valeu a dica ;-)
Se você quiser eu gravo um com o db-killer instalado (os WR vem com db-killer removível). Fica praticamente igual ao original, só um pouco mais encorpado. Sem ele fica barulhento, mas nem tanto.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
marcos_cunha
Roda Presa

Mensagem por marcos_cunha »

Bela escolha Janu, vejo que voce se preocupa com o conforto do banco, nao teria opcao melhor... Bandit é show...
Bem vindo aos 4 cilindros ! Mas troca essa ponteira ai, é muito grande, e muito pesada tambem... Aproveita ai !

Nao foi la em guimaraes nao ?

Abraco

Cg125 2001 ==> Falcon 2006 ==>Falcon 2008 ==> Xt660 2007 ==> Xj6N 2010 ==> Z750 2010 ==> Srad 750 2011 ==> Zx10 2012
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

Agora sim.........concordo com tudo que vc disse.

A moto é honesta demais, não tem frescuras, motor show , conforto tb, e uma tocada muito estável e forte.

Tu vai ver quando pegar a estrada.......................eu digo que ela parece um Panzer, não sente nada quando passa os caminhões no sentido contrário.

E se vc quiser bota a 6ª marcha e viaja só com ela.

Pode ir num WR como o Minholi falou, não fica Bóóó´demais e fica muito mais gostosa de pilotar.

Boa sorte e muitos km.

Abs
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
Responder