Como suspensoes funcionam.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Re: Suspensoes
Bando de preguicosos!
Marquinho, suas observacoes estao certas, mas o que quero que fique entendido eh que a dureza da mola nao eh tudo quando se trata de suspensoes, a relacao de movimento eh muito importante ja que eh elevada ao quadrado na formula: Kroda=Ks*relacao de movimento^2.
Marquinho, suas observacoes estao certas, mas o que quero que fique entendido eh que a dureza da mola nao eh tudo quando se trata de suspensoes, a relacao de movimento eh muito importante ja que eh elevada ao quadrado na formula: Kroda=Ks*relacao de movimento^2.
Continua, tchê! 
X2, por enquanto eu acho que entendi, compressão, expansão, alavanca (ops!)Alf escreveu:Continua, tchê!
'Vinicius. escreveu:Bando de preguicosos!
Então, a constante de movimento da roda é igual a constante de movimento da mola X a relação de movimento ao quadrado (movimento onde? na roda ou mola?).
Essas f'órmulas me fazem pensar e não conseguir colocar na prática o que ela diz...
Então ela é pra mostrar que o local onde está a mola em relação a roda, muda todo o projeto do K da mola e amortecedor?
Mas, na prática, na hora de regular meu brinquedo, que que eu faço? rsrsrs (continue com as explicações que tá muito bom).
Ou essa parte é apenas pra ensinar um pouco mais da teoria de funcionamento da susp.?
Obrigado!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
só fui ver esse tópico hoje... li tudo e já me matriculei para as próximas aulas... é muito bom ver tópicos desse naipe por aqui...
Vinícius, parabéns pela disposição !!!!
pegando um gancho no post do MAD, é bom tomar cuidado com a tensão da corrente... existem motos onde a corrente tensiona mais que as outras quando a suspensão trabalha... se a corrente tensionar antes da suspensão terminar o seu serviço, a corrente vai segurar o movimento e poderá até arrebentar... no mínimo, a corrente laceia em alguns elos e fica aquela baixaria da corrente estar mais folgada em alguns pontos que em outros...
uma pergunta básica: para regular o SAG inicial... quando eu digo inicial, seria do ponto onde será afinada a regulagem para o fim que o caboco quer (viagem, garupa, bagagem, off-road, etc)... o procedimento de medir o SAG vazio e depois carregado, dividir mais ou menos e colocar o curso do amortecedor no meio... é o certo então ?
abraço e segue o baile
Vinícius, parabéns pela disposição !!!!
pegando um gancho no post do MAD, é bom tomar cuidado com a tensão da corrente... existem motos onde a corrente tensiona mais que as outras quando a suspensão trabalha... se a corrente tensionar antes da suspensão terminar o seu serviço, a corrente vai segurar o movimento e poderá até arrebentar... no mínimo, a corrente laceia em alguns elos e fica aquela baixaria da corrente estar mais folgada em alguns pontos que em outros...
uma pergunta básica: para regular o SAG inicial... quando eu digo inicial, seria do ponto onde será afinada a regulagem para o fim que o caboco quer (viagem, garupa, bagagem, off-road, etc)... o procedimento de medir o SAG vazio e depois carregado, dividir mais ou menos e colocar o curso do amortecedor no meio... é o certo então ?
abraço e segue o baile
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . Só de entender que a mola não é a suspensão toda já fiquei me sentindo um gênio, hahahaha. Eu nunca tinha me tocado de que a mola não _é_ o amortecedor, mas sim serve para o SAG dele (e também para determinar parte do comportamento da suspensão, posto que exerce resistência, claro).
. . Só uma coisa: aquele parafuso do topo da suspensão não é o de regulagem DE COMPRESSÃO? Até onde me lembro a regulagem DO RETORNO é feita com o parafuso na parte inferior das bengalas (usualmente, claro), não? Talvez na CBRF do Kuati tenha sido esse o caso: ele não ajustou o retorno, mas sim a compressão. Aí faz sentido a diferença de mergulho dinâmico ao frear. Ou entendi tudo errado nessa parte?
. . Só uma coisa: aquele parafuso do topo da suspensão não é o de regulagem DE COMPRESSÃO? Até onde me lembro a regulagem DO RETORNO é feita com o parafuso na parte inferior das bengalas (usualmente, claro), não? Talvez na CBRF do Kuati tenha sido esse o caso: ele não ajustou o retorno, mas sim a compressão. Aí faz sentido a diferença de mergulho dinâmico ao frear. Ou entendi tudo errado nessa parte?
diego nunes
http://dnun.es.
http://dnun.es.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
dnunes, acho que a F só tem ajustes de pré-carga e retorno.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
- Vinicius.
- Motoqueiro
Andrei escreveu: Vinícius, parabéns pela disposição !!!!![]()
![]()
![]()
Andrei, sua pergunta nao eh nada basica pois essa regulagem pode mudar bem a kinematica e a dinamica da moto em especifico.. exatamente por esse motivo eu te digo que nao sei como ajustar sua motoca. Tem que verificar no manual e ver o que o fabricante indica. Uma regra geral eh vc ter um curso do amortecedor metade pra compressao e metade pra expansao, porem... leia denovo esse paragrafo!Andrei escreveu:uma pergunta básica: para regular o SAG inicial... quando eu digo inicial, seria do ponto onde será afinada a regulagem para o fim que o caboco quer (viagem, garupa, bagagem, off-road, etc)... o procedimento de medir o SAG vazio e depois carregado, dividir mais ou menos e colocar o curso do amortecedor no meio... é o certo então ?
abraço e segue o baile
-
Luiz Almeida
- Mito
Vinicius. escreveu:Joaquim escreveu:Perfeito!Vinicius. escreveu:Agora antes de partir pra explicacao de relacao de movimento.. eu consegui explicar molas direito? Voces concordam agora que a pre-carga nao faz diferenca em quao dura ou mole a suspensao vai ser? Caso ainda nao esteja claro eu tento de outra forma!![]()
No aguardo de mais respostas positivas ou negativas pra continuar.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Sempre li que o correto é o sag estático consumir de 25% a 33% do curso total da suspensão... Sempre regulei minhas motocas assim.Vinicius. escreveu:Andrei, sua pergunta nao eh nada basica pois essa regulagem pode mudar bem a kinematica e a dinamica da moto em especifico.. exatamente por esse motivo eu te digo que nao sei como ajustar sua motoca. Tem que verificar no manual e ver o que o fabricante indica. Uma regra geral eh vc ter um curso do amortecedor metade pra compressao e metade pra expansao, porem... leia denovo esse paragrafo!Andrei escreveu:uma pergunta básica: para regular o SAG inicial... quando eu digo inicial, seria do ponto onde será afinada a regulagem para o fim que o caboco quer (viagem, garupa, bagagem, off-road, etc)... o procedimento de medir o SAG vazio e depois carregado, dividir mais ou menos e colocar o curso do amortecedor no meio... é o certo então ?
"Aleás", as regulagens default de fábrica corroboram estes valores. Sempre que veio no manual algo como "preload default para um piloto de 80Kgs é n clicks", se eu colocar nesta regulagem, subir na motoca com meus +-80Kgs e medir o sag, via de regra ele cai dentro do intervalo de 1/4 a 1/3. Aconteceu isto nas últimas três motocas que comprei zero.
Será que estes valores são pra asfalto sem buraco/lombadas? Aqui no asfalto offroad do Brasil é melhor é deixar o sag estático maior?
-----
PS: esta conversa toda é pra motoca de rua, obviamente. Moto de competição (seja asfalto ou fora dele) vale tudo, a única coisa importante é baixar o tempo.
parabéns!
faço coro com o saurus: este tóxico tem que ir pro pérolas, até pra evitar que se perca no mar do principal.
sou completamente iNgUInorante, vou ter que ler umas mil vezes. mas lerei!
faço coro com o saurus: este tóxico tem que ir pro pérolas, até pra evitar que se perca no mar do principal.
sou completamente iNgUInorante, vou ter que ler umas mil vezes. mas lerei!
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
muito bom
continua vinicius
continua vinicius
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
- Vinicius.
- Motoqueiro
Pessoas, esse semana vai ser meio devagar.
Resumindo ate agora:
A "dureza" da mola eh definida por como ela eh fisicamente como mostrei na primeira formula. Essa dureza, e o unico parametro importante da mola e eh chamada a constante da mola e seu simbolo eh Ks.
Uma mola precisa sempre o mesmo tanto de forca pra comprimir uma unidade de distancia. Isto eh, se o Ks da uma mola eh 100N/mm, nao interessa se ela ta totalmente extendida ou metade comprimida, 100N vai fazer a mola comprimir 1mm.
Por esse motivo que a regulagem de pre-carga nao altera o quao dura a suspensao fica.
Pre-carga eh so um ajuste na mola pra que o amortecedor nao chegue a seu limite prematuramente, lembrando que eh o amortecedor que define o curso da suspensao, nao a mola.
A mola e amortecedor sao so componentes da suspensao e nao sao as unicas coisas que definem o quao ela vai ser "dura" ou "mole". Um fator muito importante eh chamado relacao de movimento. A derivacao desse parametro ta explicado naquele slide cheio de formulas.. resumindo aquilo tudo de forma simples: relacao de movimento = curso do amortecedor / curso da suspensao (ou o quanto a roda comprime).
Pra determinar o quao dura uma suspensao eh, nao se pode olhar so pra mola.. tem que saber a relacao de movimento e a formula que determina isso eh:
Kroda (constante na roda) = Ks * relacao de movimento^2. Repare que relacao de movimento eh elevada ao quadrado, entao uma mudanca pequena nesse parametro, faz com que a "dureza" da suspensao na roda se altere bastante e de forma nao linear.
Relacao de movimento pode ser alterado de varias formas como por exemplo usando links (mais informacoes, favor falar com o Pangare
) ou fixando o conjunto mola/amortecedor em um angulo relativo a balanca.
Vou exemplificar o quao importante relacao de movimdento eh usando graficos, mas nao tenho tempo de fazer isso hoje, porem posso fazer um exmplo mais simprao, que nao eh tao simprao assim.. entao, se nao estiver claro, por favor perguntem!
Suponha que temos uma suspensao onde a mola tem um K de 100N/mm. O conjunto amortecedor/mola comprime 100mm enquanto a roda comprime 110mm, isto eh, relacao de movimento = 100/110 = 0.9.
Nesse caso a constante K na roda, que eh o que sentimos como "dureza" da suspensao, vai ser 100N/mm * 0.9^2 = 81N/mm.
Agora suponhamos que mudamos algo na suspensao que faca com que o amortecedor comprima 90mm enquanto a roda comprime os mesmos 110mm, isto eh, agora temos uma relacao de movimento = 90/110 = 0.81.
Nesse caso a constante K na roda passa ser 100N/mm * 0.81^2 = 66N/mm.
Repare que uma mudanca pequena na relacao de movimento, retorna uma diferenca grande em quao "dura" a suspensao vai realmente ser.
O ponto que quero chegar aqui eh que a mola e o que vc faz com ela (por ex. dar pre-carga), nao eh tao importante quanto relacao de movimento.
Proximo capitulo vai ser mais em como relacao de movimento e links estao relacionados e vou comecar a falar sobre frequencia natural. Frequencia natural eh o que relamente importa em uma suspensao, esse eh o parametro que define o que eh uma suspensao "mole" ou "dura". Quem quiser pesquisar sobre o assunto e postar, mandem bala.
Por favor, nao deixem de perguntar se nao entenderem o que escrevi ate agora.. queria que todo mundo andasse junto e ninguem ficasse pra tras, mas nao via ter jeito, a explicacao vai ter que continuar. Entao quem nao entendeu nada ate aqui, por favor facam perguntas pra nao ficar muita coisa pra depois.
Resumindo ate agora:
A "dureza" da mola eh definida por como ela eh fisicamente como mostrei na primeira formula. Essa dureza, e o unico parametro importante da mola e eh chamada a constante da mola e seu simbolo eh Ks.
Uma mola precisa sempre o mesmo tanto de forca pra comprimir uma unidade de distancia. Isto eh, se o Ks da uma mola eh 100N/mm, nao interessa se ela ta totalmente extendida ou metade comprimida, 100N vai fazer a mola comprimir 1mm.
Por esse motivo que a regulagem de pre-carga nao altera o quao dura a suspensao fica.
Pre-carga eh so um ajuste na mola pra que o amortecedor nao chegue a seu limite prematuramente, lembrando que eh o amortecedor que define o curso da suspensao, nao a mola.
A mola e amortecedor sao so componentes da suspensao e nao sao as unicas coisas que definem o quao ela vai ser "dura" ou "mole". Um fator muito importante eh chamado relacao de movimento. A derivacao desse parametro ta explicado naquele slide cheio de formulas.. resumindo aquilo tudo de forma simples: relacao de movimento = curso do amortecedor / curso da suspensao (ou o quanto a roda comprime).
Pra determinar o quao dura uma suspensao eh, nao se pode olhar so pra mola.. tem que saber a relacao de movimento e a formula que determina isso eh:
Kroda (constante na roda) = Ks * relacao de movimento^2. Repare que relacao de movimento eh elevada ao quadrado, entao uma mudanca pequena nesse parametro, faz com que a "dureza" da suspensao na roda se altere bastante e de forma nao linear.
Relacao de movimento pode ser alterado de varias formas como por exemplo usando links (mais informacoes, favor falar com o Pangare
Vou exemplificar o quao importante relacao de movimdento eh usando graficos, mas nao tenho tempo de fazer isso hoje, porem posso fazer um exmplo mais simprao, que nao eh tao simprao assim.. entao, se nao estiver claro, por favor perguntem!
Suponha que temos uma suspensao onde a mola tem um K de 100N/mm. O conjunto amortecedor/mola comprime 100mm enquanto a roda comprime 110mm, isto eh, relacao de movimento = 100/110 = 0.9.
Nesse caso a constante K na roda, que eh o que sentimos como "dureza" da suspensao, vai ser 100N/mm * 0.9^2 = 81N/mm.
Agora suponhamos que mudamos algo na suspensao que faca com que o amortecedor comprima 90mm enquanto a roda comprime os mesmos 110mm, isto eh, agora temos uma relacao de movimento = 90/110 = 0.81.
Nesse caso a constante K na roda passa ser 100N/mm * 0.81^2 = 66N/mm.
Repare que uma mudanca pequena na relacao de movimento, retorna uma diferenca grande em quao "dura" a suspensao vai realmente ser.
O ponto que quero chegar aqui eh que a mola e o que vc faz com ela (por ex. dar pre-carga), nao eh tao importante quanto relacao de movimento.
Proximo capitulo vai ser mais em como relacao de movimento e links estao relacionados e vou comecar a falar sobre frequencia natural. Frequencia natural eh o que relamente importa em uma suspensao, esse eh o parametro que define o que eh uma suspensao "mole" ou "dura". Quem quiser pesquisar sobre o assunto e postar, mandem bala.
Por favor, nao deixem de perguntar se nao entenderem o que escrevi ate agora.. queria que todo mundo andasse junto e ninguem ficasse pra tras, mas nao via ter jeito, a explicacao vai ter que continuar. Entao quem nao entendeu nada ate aqui, por favor facam perguntas pra nao ficar muita coisa pra depois.
- Vinicius.
- Motoqueiro
mamm2, como vc sabe que cai nesse intervalo?mamm2 escreveu: via de regra ele cai dentro do intervalo de 1/4 a 1/3. Aconteceu isto nas últimas três motocas que comprei zero.
A unica forma que eu conehco de saber se ta em um intervalo assim eh se vc colocar a moto em um stand, tirar o conjunto mola/amortecedor, dai tirar a mola do conjunto, montar so amortecedor de volta na moto. Medir qual o curso total da suspensao movendo a banaca ate o amortecedor chegar no limite tanto pra cima quanto pra baixo. Pegar essas medidas baseado num ponto fixo da moto (rabeta por exemplo), dai montar tudo de volta e medir partindo do ponto fixo. Depois disso tudo, comprar com os valores que vc tem de curso total.
Se vc mediu com o conjunto todo montado na moto, vc so tem referencia de onde eh a suspensao toda extendida, vc nao tem a referencia dela toda comprimida.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Luiz Almeida escreveu:Aprendi mais uma!
Show!nina escreveu:... lerei!
ltadeu escreveu:muito bom
continua vinicius
Uma mola menos ou mais comprimida não altera a dureza da suspensão, apenas define o quanto terei disponível de compressão e expansão, porém quanto mais macia a suspa, mais "mole" é a mola (K menor), correto?
O posicionamento da mola (ou molas) e o efeito de alavanca que o conjunto da suspensão sofre é apenas um critério construtivo, que altera a força aplicada na mola, certo?
O posicionamento da mola (ou molas) e o efeito de alavanca que o conjunto da suspensão sofre é apenas um critério construtivo, que altera a força aplicada na mola, certo?
Eu primeiro "mido" a distância do centro do eixo a um ponto fixo no chassis suspenso, com a suspa toda estendida (roda fora do chão - cavalete central ou algo assim), depois tiro do cavalete, subo na motoca, "se equilibro" para minimizar o apoio dos pés e meço a distância novamente para poder calcular o delta. O valor da variável "curso total" sai das especificações técnicas da motoca e pronto: chegamos na fração do curso consumida pelo sag.Vinicius. escreveu:mamm2, como vc sabe que cai nesse intervalo?mamm2 escreveu: via de regra ele cai dentro do intervalo de 1/4 a 1/3. Aconteceu isto nas últimas três motocas que comprei zero.
A unica forma que eu conehco de saber se ta em um intervalo assim eh se vc colocar a moto em um stand, tirar o conjunto mola/amortecedor, dai tirar a mola do conjunto, montar so amortecedor de volta na moto. Medir qual o curso total da suspensao movendo a banaca ate o amortecedor chegar no limite tanto pra cima quanto pra baixo. Pegar essas medidas baseado num ponto fixo da moto (rabeta por exemplo), dai montar tudo de volta e medir partindo do ponto fixo. Depois disso tudo, comprar com os valores que vc tem de curso total.
Se vc mediu com o conjunto todo montado na moto, vc so tem referencia de onde eh a suspensao toda extendida, vc nao tem a referencia dela toda comprimida.
Possibilidades de invalidação desta maneira de cálculo: a fábrica divulgar especificações erradas ou a mola ter curso maior do que o curso útil delimitado pelo projeto da suspa. É nesta segunda hipótese que queres chegar? Se for, interessante, nunca tinha pensado nisto. Significaria que o 1/3 - 1/4 de sag (que é real) é em cima do curso útil da mola, não do curso total que ela tem fora da motoca.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Vc ta certo mamm2, eu nao pensei nos valores que o fabricante publica.mamm2 escreveu:O valor da variável "curso total" sai das especificações técnicas da motoca e pronto: chegamos na fração do curso consumida pelo sag.
Vinicius, show de bola o tóxico. Thanks mate!
- Vinicius.
- Motoqueiro
Nao necessariamente, vc pode ter uma mola dura pra caramba, mas uma relacao de movimento que faca o conjunto ser bem mole.Joaquim escreveu:Uma mola menos ou mais comprimida não altera a dureza da suspensão, apenas define o quanto terei disponível de compressão e expansão, porém quanto mais macia a suspa, mais "mole" é a mola (K menor), correto?
O resto ta certo.