Esportivas antigas - Quais dão pra usar no DIA a DIA?
- Optimus Leo
- Mito
Re: Esportivas antigas - Quais dão pra usar no DIA a DIA?
Mas voces andam em bermuda nessas motos?
Na 748 (que tambem esquenta pra caralho), eu nunca senti essa sensacao de estar queimando a perna. Claro, so usava ela com jeans, macacao ou calca de motociclismo, com botas de cano alto.
A perna direita esquentava mais, porque a saida dos escapes passava por la...ate cheguei a derreter um pedaco de plastico da bota por viver encostando o calcanhar la...
Mas calor assim de queimar tudo, quadro fervendo e tals e exagero...bom, eu sufria de mais calor devido a jaqueta, capacete e tudo na parte superior do que na parte inferior! Era so pasar de 120 que tudo ficava bem de novo
Na 748 (que tambem esquenta pra caralho), eu nunca senti essa sensacao de estar queimando a perna. Claro, so usava ela com jeans, macacao ou calca de motociclismo, com botas de cano alto.
A perna direita esquentava mais, porque a saida dos escapes passava por la...ate cheguei a derreter um pedaco de plastico da bota por viver encostando o calcanhar la...
Mas calor assim de queimar tudo, quadro fervendo e tals e exagero...bom, eu sufria de mais calor devido a jaqueta, capacete e tudo na parte superior do que na parte inferior! Era so pasar de 120 que tudo ficava bem de novo
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- Carlos_GS500
- Dinossauro
nunca usei afogador pra ligar moto.
Mesmo nos dias de frio em ctba.
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
x2Carlos_GS500 escreveu:nunca usei afogador pra ligar moto.
baita frescura... nego deixar moto/carro esquentando por 10 minutos ?! kkkkkkk
só ligar segurando a rotação com a mão mesmo noque seria a rpm ideal e sair tranquilinho por uns metros...
saudações
- Optimus Leo
- Mito
Nao e frescura deixar esquentar o motor de nenhum veiculo.
Nos carros turbo que tive, eu deixava esquentando pelo menos ums 5-7 minutos, nas motos entre 3-5. Isso na primeira ligada do dia, ou na final da tarde ao sair do trampo (se ele ficou parado todo o dia).
E isso de "sair tranquilinho por algums metros" faz desgaste adicional nos cilindros. Sempre vejo os meus vizinhos que ligam e saem direto com os carros, NUNCA compraria nenhum carro deles, com certeza
Nos carros turbo que tive, eu deixava esquentando pelo menos ums 5-7 minutos, nas motos entre 3-5. Isso na primeira ligada do dia, ou na final da tarde ao sair do trampo (se ele ficou parado todo o dia).
E isso de "sair tranquilinho por algums metros" faz desgaste adicional nos cilindros. Sempre vejo os meus vizinhos que ligam e saem direto com os carros, NUNCA compraria nenhum carro deles, com certeza
OL, não viaja... estamos falando de uso civil, não do seu carro turbo...
uma coisa é eu ligar a moto, abrir o portão, empurrar a moto 3 metros, fechar o portão e partir...
outra é deixar esquentando 10 minutos....
e "sair tranquilinho " é sair devagar, lomba abaixo, acelerando pouco mais que a lenta...
nada de sair lomba acima puxando meio acelerador e afogando a moto...
respeito tua opinião, mas não concordo
saudações
uma coisa é eu ligar a moto, abrir o portão, empurrar a moto 3 metros, fechar o portão e partir...
outra é deixar esquentando 10 minutos....
e "sair tranquilinho " é sair devagar, lomba abaixo, acelerando pouco mais que a lenta...
nada de sair lomba acima puxando meio acelerador e afogando a moto...
respeito tua opinião, mas não concordo
saudações
- Saurus
- Mito
A XTE é carburada. Só liga se usar o afogador. São penas 30s~1min. Quando tinha carro carburado também usava afogador (especialmente os à álcool). Eram também de 30s~1min. no afogador, tempo suficiente para aquecer a câmara de combustão e o óleo ter circulado por todo os pontos onde deve lubrificar.
Com IEC: ligo e são 15s~30s para o lubrificante chegar aonde deve e saio, rodo uns 2~3 km assim ou até o ponteiro de temperatura indicar a faixa de temperatura operacional ideal.
Com IEC: ligo e são 15s~30s para o lubrificante chegar aonde deve e saio, rodo uns 2~3 km assim ou até o ponteiro de temperatura indicar a faixa de temperatura operacional ideal.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Aquecer o motor, entre 1500 a 2000 rpm alguns minutos é muito diferente de sair devagar imediatamente, tanto no óleo quanto na carga imposta no motor.
Sempre aqueci motor de carro e moto antes de sair, são poucos minutos mas fazem diferença a longo prazo.
Poucos fazem isso, todo mundo acha frescura.
10 minutos aquecendo é desnecessário pra sair, uns 4 minutos já chega em 70, 80 graus.
O restante (ajuste de dilatação das peças internas) aquece andando devagar nos primeiros km.
E não tem essa de motor moderno não precisar aquecer.
Abraço.
Sempre aqueci motor de carro e moto antes de sair, são poucos minutos mas fazem diferença a longo prazo.
Poucos fazem isso, todo mundo acha frescura.
10 minutos aquecendo é desnecessário pra sair, uns 4 minutos já chega em 70, 80 graus.
O restante (ajuste de dilatação das peças internas) aquece andando devagar nos primeiros km.
E não tem essa de motor moderno não precisar aquecer.
Abraço.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Vocês 2 nunca tiveram moto 4c carburada, né?Rauber escreveu:x2Carlos_GS500 escreveu:nunca usei afogador pra ligar moto.
baita frescura....
Nem CB500? Nem XT?
Motor de GS gira tranquilo mesmo, na minha também não precisava afogar... mas fato é que motos carburadas com motor grande precisa de afogador pra auxiliar na partida a frio.
Claro que liga sem, mas demora mais!
Eu também não tenho muita paciência de ficar aquecendo, mas pelo menos 1~2 minutinhos eu deixo e depois saio bem devagar próximo às 2k rpm.
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
- alexsandro_jean
- Motoqueiro
Na tutu e Cb pegava de prima mesmo no frio, a ninja ela fica 1 minutando e baixa rotação qdo ta pronta .
Pra quem se preocupa mesmo com os primeiros segundos o ideal é comprar óleo bem fino qdo frio, ele
Chegara mais rápido aonde é necessário, tem varias opções no mercado, so escolher.
Pra quem se preocupa mesmo com os primeiros segundos o ideal é comprar óleo bem fino qdo frio, ele
Chegara mais rápido aonde é necessário, tem varias opções no mercado, so escolher.
falou bonito mas não disse nada...marquinho escreveu:na carga imposta no motor.
então é melhor deixar a moto 5 minutos com afogador puxado a 3~4 mil rpm, parada...
doque ligar controlando aceleração e sair devagar lomba abaixo a 1,5 k rpm ?! beleza...
sou muito sortudo então...marquinho escreveu:fazem diferença a longo prazo.
twister com 5 anos de uso, 82.000 km
gs500 com 3 anos de uso, mais de 85.000 km
nenhuma problema quanto a "dilatação das peças internas"...
caímos em gostos pessoais, boas sortes!
saudações
- Luiz Gustavo - LG
- Motociclista
Só esqueceu de falar do preço das peças.EduLeitão escreveu:Mecânica simples, robusta e com peças a rodo por ai!!!JPaulo escreveu:Suzuki 750F
Sonho demais em ter uma do modelo do JPaulo, as que vieram depois acho horríveis...
Pô, me falta coragem, mas queria muito ter uma!!!
Vai comprar bóia, retentor, agulha...
Isso numa GSX-F véia é o míimo a se trocado.
Já tive uma e sei do que estou falando.
O motor aquecido está com a dilatação ideal pra funcionar em qualquer rotação, todo mundo sabe disso.Rauber escreveu:falou bonito mas não disse nada...marquinho escreveu:na carga imposta no motor.![]()
então é melhor deixar a moto 5 minutos com afogador puxado a 3~4 mil rpm, parada...
doque ligar controlando aceleração e sair devagar lomba abaixo a 1,5 k rpm ?! beleza...
sou muito sortudo então...marquinho escreveu:fazem diferença a longo prazo.
twister com 5 anos de uso, 82.000 km
gs500 com 3 anos de uso, mais de 85.000 km
nenhuma problema quanto a "dilatação das peças internas"...
caímos em gostos pessoais, boas sortes!![]()
saudações
Ao contrário do motor frio.
A carga que me referi é teu peso + o da moto que o motor precisa puxar, estando frio ou quente é diferente de o motor girar em Neutro, que é a condição ideal para aquecê-lo a primeira partida do dia.
Pra aquecer o motor corretamente não precisa 3k ou 4k rpm, 2k basta.
Pra você 85k km é longo prazo? Para mim não.
Este é o tipo de cuidado que poucos têm e muitos não aceitam por achar que não faz diferença.
Fisicamente faz diferença sim. Se é necessário vai depender do dono do motor mesmo.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
O problema é que muitos desovam a moto antes dos 50/60K Km, daí acham que o motor "durou pra caramba".
Bom, não é bem um problema. É mais uma característica cultural.
- SPEED RACER
- Mito
Eu gosto de aquecer o motor por 1min ou 2min no máximo.
Como moro em condomínio, vou bem devagar até chegar a portaria (1,5km) depois que saio, começo enrolar o cabo.
Como moro em condomínio, vou bem devagar até chegar a portaria (1,5km) depois que saio, começo enrolar o cabo.
B-King Of The Urban Jungle
- Optimus Leo
- Mito
Uso civil eu esquento pelo menos ums 3 minutos, talvez ate mais.Rauber escreveu:OL, não viaja... estamos falando de uso civil, não do seu carro turbo...
E po, em moto, se voce coloca jaqueta, luvas e capacete e tals...vai fazendo com calma e ai estao os 3-5 minutos.
E meu carro era de uso diario...justamente por isso tomava esses cuidados adicionais.
NAO e o mesmo voce andar em 5000 RPM em 5ta, do que o motor girar a 5000 RPM em N. Motor em N nao tem carga alguma, voce pode colocar 6ta marcha montanha abaixo, mas ele vai ter algo de carga.Rauber escreveu:falou bonito mas não disse nada...marquinho escreveu:na carga imposta no motor.![]()
Uma coisa e deixar esquentar o motor com afogador, marcha lenta, etc por varios minutos...do que sair "de fininho" mesmo que seja montanha abaixo...
Essas pessoas que pegam e "esquenta no trafego" e pior ainda (aqui ta cheio delas). Isso aumenta o desgaste.
E isso ai. Dificil ver alguem que aquece adecuadamente o motor hoje em dia.marquinho escreveu: O motor aquecido está com a dilatação ideal pra funcionar em qualquer rotação, todo mundo sabe disso.
Ao contrário do motor frio.
A carga que me referi é teu peso + o da moto que o motor precisa puxar, estando frio ou quente é diferente de o motor girar em Neutro, que é a condição ideal para aquecê-lo a primeira partida do dia.
Pra aquecer o motor corretamente não precisa 3k ou 4k rpm, 2k basta.
50 ou 60?hawk escreveu:O problema é que muitos desovam a moto antes dos 50/60K Km, daí acham que o motor "durou pra caramba".
Eu nao duro muitas vezes nem 10 mil kms com moto/carro na mao
Mesmo assim, sou maniatico com cuidados "basicos" como aquecer o motor nas manhas e depois de longos periodos de inatividade e tals...
- EduLeitão
- Dinossauro
esta questão de esquentar ou não... Lembro que ligava a moto, ai depois ia abrir o bauleto, colocar toda a tralha, empurrar a moto fora do amontoado de moto, abrir portão... e depois disto tudo ainda saia "lomba abaixo" na maciota, sendo que na primeira esquina já tinha um semáforo demorado que sempre pegava fechado, kkkkkkkk... nesta brincadeira a moto aquecia bem já, hehehe...
mas mesmo assim, tanto pra carro deixo ele ligado um pouquinho, mas não chega a ser 10 minutos, isto é tempo demais... deixo de 1 a 2 minutos e saio tranquilo, aquecer não aquece por completo, mas pelo menos o óleo dá uma girada completa!
mas mesmo assim, tanto pra carro deixo ele ligado um pouquinho, mas não chega a ser 10 minutos, isto é tempo demais... deixo de 1 a 2 minutos e saio tranquilo, aquecer não aquece por completo, mas pelo menos o óleo dá uma girada completa!
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
- numero_41
- Motociclista
Veículo com pistões forjados se não deixar esquentando um pouco, como a camisa e o cilindro têm velocidades de dilatação diferentes, o resultado é o chamado "cold seizure", ou travada a frio... A não ser que a pessoa tenha grana pra caralho e uma camisa tratada com nikasil.
Agora, veículo "normal" com pistões e camisas feitos em fundição, eu confesso que não sabia que era melhor deixar esquentar um pouco. Putz, nem na Rd eu deixo... Vou ver se pesquiso sobre.
(...)
Falando na Maria Fumaça, seis meses parada. Liguei, a bateria tinha carga. Abri a torneira, a cuba do esquerdo vazou de início. Fechei a torneira, liguei a moto um pouco, deixei um pouco, desliguei. Fiz isso mais duas vezes, parou de vazar... Seja lá qual era a sujeira, ela saiu; rolou a felicidade geral de NÃO TER que abrir a porra do carburador, saí com a moto, tudo certo, só felicidade.
O truque pra carburador parado não dar problema é esgotar a cuba (deixar a moto ligada, com a torneirinha fechada, até ela morrer) antes de parar, e tirar o cabo da torneirinha pros carburadores... Sempre cai um pouco de gasolina, e em alguns meses, isso vai dar merda. Se eu tivesse feito isso, nem o trabalho de desligar e ligar a moto eu teria.
Agora, veículo "normal" com pistões e camisas feitos em fundição, eu confesso que não sabia que era melhor deixar esquentar um pouco. Putz, nem na Rd eu deixo... Vou ver se pesquiso sobre.
(...)
Falando na Maria Fumaça, seis meses parada. Liguei, a bateria tinha carga. Abri a torneira, a cuba do esquerdo vazou de início. Fechei a torneira, liguei a moto um pouco, deixei um pouco, desliguei. Fiz isso mais duas vezes, parou de vazar... Seja lá qual era a sujeira, ela saiu; rolou a felicidade geral de NÃO TER que abrir a porra do carburador, saí com a moto, tudo certo, só felicidade.
O truque pra carburador parado não dar problema é esgotar a cuba (deixar a moto ligada, com a torneirinha fechada, até ela morrer) antes de parar, e tirar o cabo da torneirinha pros carburadores... Sempre cai um pouco de gasolina, e em alguns meses, isso vai dar merda. Se eu tivesse feito isso, nem o trabalho de desligar e ligar a moto eu teria.
- Felipe Ghost Rider
- Mito
vou falar com conhecimento da moto e da pessoa.
41, tú tá morando aonde?
se for em brasilia, tu sabe que pode andar de F, haya, ou o que quiser pois tem espaço e segurança.
Sobre a moto, eu uso a F (que está parada por motivos pessoais inerentes ao assunto).
Como tu sabe de mecanica, sabe comprar no ebay e tudo mais, não vejo empecilho algum pra tu pegar alguma jaca.
Sobre a CBR600 que o OL diz, aqui no brasil são raras e bem caras quando aparecem.
Pega a F do gilberto la do RS, que é moto bem cuidada.
, ou outra aqui no DF que é de boa.
fiuuuum
41, tú tá morando aonde?
se for em brasilia, tu sabe que pode andar de F, haya, ou o que quiser pois tem espaço e segurança.
Sobre a moto, eu uso a F (que está parada por motivos pessoais inerentes ao assunto).
Como tu sabe de mecanica, sabe comprar no ebay e tudo mais, não vejo empecilho algum pra tu pegar alguma jaca.
Sobre a CBR600 que o OL diz, aqui no brasil são raras e bem caras quando aparecem.
Pega a F do gilberto la do RS, que é moto bem cuidada.
fiuuuum