Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Ralves, esse organizador vai ficar grosso e abrindo onde estão os conectores. Eu uso isso na Intruder. Se você quer acabamento fino, esse espaguete aí é o oposto.
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?
Sem popopó.
M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
Sem popopó.
Puma escreveu:Ralves na minha 450 DX troquei o chicote por um da magnetron, paguei baratinho e francamente muito melhor que o original.
Só recupero aquilo que não acho melhor, peças para CB 400/450 hoje o paralelo é tão bom ou melhor que a original de epoca.
fui..........
Eu comprei um chicote da 450 paralelo (nao existe paralelo da 400 no mercado mais) mas eh muito diferente e bati muito a cabeca e nao consegui adaptar. Os conectores e cores de fio nao batem.
wolvera, vc tentou fechar a ponta com fita isolante ou uma fita hellermann fina? Bom eu sei la vou ver o que vou fazer depois.
-
Puma
Na 450 DX o chicote troquei sem traumas, na 400 teve que fazer adaptações (gambitec), não me lembro de ter sido traumatico, mas já tem tempo isso.
Procurou informações no clube da CB??
http://www.clubedacb.com.br/forum/
fui............
Procurou informações no clube da CB??
http://www.clubedacb.com.br/forum/
fui............
RAlves escreveu: wolvera, vc tentou fechar a ponta com fita isolante ou uma fita hellermann fina? Bom eu sei la vou ver o que vou fazer depois.
Sim, mas não adianta muito, imagina ele como uma mola de plastico. Onde o chicote se curvar, ele vai abrir em seus vãos.
Sem popopó.
Sem popopó.
Pfff... Nem dê atenção pra esse daí... Só bostagens...RAlves escreveu:Rapa... fala pra eu... vc anda? Quanto?motociclista-sjc escreveu:Desde 2009 só faço andar com a Fan, o resto a Honda faz...
Pra trollar alguem aqui vc precisa de uma km minima por ano e acho que vc nao tem...
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
- motociclista-sjc
- Motociclista
Pô, na boa, então antes de postar um tópico deixe claro as regras de como, o que, quando, aonde postar. Quanto eu ando? Bom, a Fan está com 14.000kms nestes 3 anos, quantos QUILÔMETROS(Kms) preciso andar com minha moto pra postar aqui?. Só sujo a mão nos punhos da moto pra andar, essa foi a idéia. Nem graxa ponho na corrente, a Honda tem feito isso pra mim nas trocas de óleo que, aliás, são todas feitas na Planeta Honda.RAlves escreveu:Rapa... fala pra eu... vc anda? Quanto?motociclista-sjc escreveu:Desde 2009 só faço andar com a Fan, o resto a Honda faz...
Pra trollar alguem aqui vc precisa de uma km minima por ano e acho que vc nao tem...
Ô chupador de manga, essa espetada é pra quem? Assim consigo definir quem são os donos do M@D.
Motoboy-sjc,
Rapa, foi mal, entendi errado tua postagem. Acho que compreendi pelo que pensei ser seu jeito nos outros topicos...
Vc ta assumindo ser um zero a esquerda em mecanica e coxinha, e nao sendo xiita dizendo que a honda nao quebra.
Foi mal.
Rapa, foi mal, entendi errado tua postagem. Acho que compreendi pelo que pensei ser seu jeito nos outros topicos...
Vc ta assumindo ser um zero a esquerda em mecanica e coxinha, e nao sendo xiita dizendo que a honda nao quebra.
Foi mal.
- motociclista-sjc
- Motociclista
Não, simplesmente não tenho paciência pra fuçar na moto, mas se deixasse claro que era um tópico para mechânicos eu nem dava pitaco. Só achei que fosse pra falar com o que eu tivesse sujado minhas mãos hoje...(naquele dia)... quando sujo as mãos é no punho da moto e olhe lá.
Cara... na boa, se fosse pra falar generalizado com o que vc suja as mãos, iria ter relatos de um monte de punheteiro aqui. E se o diário é de mecânica... bom, deixa pra lá, cê entendeu, né?
Sem popopó.
Sem popopó.
... dia de limpar e lubrificar corrente ... 
- motociclista-sjc
- Motociclista
Agora entendi, explicado e meus pedidos de desculpas. Agora, que a Fan nunca me deu oficina, isso nunca deu mesmo...Wolvera escreveu: E se o diário é de mecânica... bom, deixa pra lá, cê entendeu, né?
Bom Swaizer... simplificando, pra não alongar o post... e também porque vc já tem conhecimento... vou escrever pra quem quiser ler...Swaizer escreveu: Boas...
Isso ai, tampa do comando de válvulas... na torcida.
Sim sim, sei como funfa um bico injetor, por isso a pergunta: quando a solenóide é acionada, o elemento avança ou retrai no corpo do bico? Chegou a operar ele desmontado?
[]'s
FUI
o sistema de injeção é composto de SENSORES e ATUADORES... sensores são aqueles que transmitem alguma informação pra ECU (central de comando)... atuadores são aqueles que recebem um comando da ECU...
exemplos de sensores: ACT (sensor de temperatura do ar admitido), MAP (sensor de pressão absoluta do coletor), HEGO (sensor de oxigenio, popularmente conhecido como sonda Lambda), etc...
exemplos de atuadores: Bomba de Combustível, válvulas injetoras (popularmente conhecidos como bicos injetores), motor de passo de marcha-lenta, bobina de ignição, etc...
minha praia é mais DIESEL, portanto, pode até ser que exista em veículos a gasolina, mas eu não conheço nem nunca ouvi falar de bicos que "abrem" pra fora, ou seja, são empurrados pelo solenóide, ao invés de serem "puxados"... hoje perguntei para um colega que trampa em casa nos fins de semana... só mexe com Audi, Porsche, Mercedes e etc... o Scanner dele é um Launch, de 15 conto... também me falou que nunca viu bico que abre pra fora... acho que seria complicado um desse jeito, até porque a pressão de combustível na linha forçaria o bico a abrir, o que poderia comprometer a estanqueidade do mesmo...
apesar de parecer simples, o funcionamento do bico é complexo... , pra vc ter uma idéia, a ECU precisa compensar e estabilizar a voltagem da bateria para um funcionamento correto... um bico que abre com 12 V abre mais devagar que um bico que abre com 14 V. É uma merreca, mas dá diferença na quantidade de combustível injetada e, consequentemente, na performance... também a pressão na linha tem que ser bem controlada.... pressões maiores demandam maior quantidade injetada, pressões menores o inverso... mudanças rápidas de rotação do motor alteram a pressão na linha rapidamente, em face do aumento do tempo de injeção dos bicos...
isso também é importante... a quantidade de combustível injetada é SEMPRE controlada através do tempo de abertura dos bicos... medido em milissegundos...
também há sistemas de injeção do tipo "malha-fechada" (ou Closed-Loop) e "malha-aberta" (open-loop)... entende-se por ABERTA o sistema que possui todos os ajustes de injeção/ignição em mapas, na memória da ECU que ajusta o melhor regime baseado em RPM, temperatura e pressão/temperatura do ar... a Malha-fechada também funciona assim, com a diferença que há um retorno para a ECU de uma ação enviada... tipo assim, a ECU recebe uma informação de um sensor, manda um comando para um atuador e verifica se esse comando interferiu no funcionamento... ou seja, os sistemas de malha-fechada são capazes de "aprender" com o próprio funcionamento... é muito legal...
só pra constar, a F800 trabalha com sistema de malha-fechada...
exempo típico de malha-aberta é a XT660, sem sonda lambda... a ECU controla a injeção baseada em informações pré-gravadas...
quanto à limpeza de bico... isso aí dá conversa pra mais de mês e rende uma tese de mestrado entre mecânicos... existe uma corrente forte que defende a limpeza de bico... que é bom fazer depois de determinada quilometragem...
existe outra corrente (na qual eu me incluo) que defende que é tudo bobagem e conversa pra vender máquina de limpar bico e pra vender serviços inúteis aos consumidores... os integrantes desta corrente pensam que não ocorre obstrução por sujeira na parte que efetivamente é importante para a injeção, ou seja, os orifícios e a agulha do injetor... não ocorre entupimento ali pelo simples fato de que a pressão é alta demais e o bico é, em si, auto-limpante... isso CONSIDERANDO QUE O VEÍCULOS ESTÁ EM USO CONSTANTE... se deixar um motor parado 1 ano pode até ser que haja formação de borra no bico... e sim, talvez seja necessário uma limpeza mais profunda...
respondendo a sua outra pergunta, eu não desmontei o bico da F800... só limpei externamente... havia bastante carbonização em volta, mas, como eu disse acima, isso não afeta a combustão do motor... SE O BICO ESTIVESSE LOCALIZADO DENTRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, como nos sistemas de injeção direta, aí sim, poderia haver prejuízo na queima da mistura... mas é outra história, papo que rende também...
veja esse link aqui, onde os caras vendem um chicote com um sensor que engana a ECU, falsificando a leitura do sensor ACT (temperatura de ar admitido), mandando um sinal 20º C a menos, e com isso conseguem uma injeção mais longa, pois a ECU pensa que o motor está frio ainda e enriquece a mistura... isso melhora a performace da moto, pois o sistema acaba CAGANDO pros parâmetros que foram ajustados pensando no meio ambiente, poluição e tal... tem umas explicações bacanas sobre todo o sistema:
http://www.sol2.be/Performance/ENG/Theory/index.html
mas isso pode ser feito colocando um simples resistor no chicote do ACT...
abraço
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Boas...Andrei escreveu:Bom Swaizer... simplificando, pra não alongar o post... e também porque vc já tem conhecimento... vou escrever pra quem quiser ler...Swaizer escreveu: Boas...
Isso ai, tampa do comando de válvulas... na torcida.
Sim sim, sei como funfa um bico injetor, por isso a pergunta: quando a solenóide é acionada, o elemento avança ou retrai no corpo do bico? Chegou a operar ele desmontado?
[]'s
FUI
o sistema de injeção é composto de SENSORES e ATUADORES... sensores são aqueles que transmitem alguma informação pra ECU (central de comando)... atuadores são aqueles que recebem um comando da ECU...
exemplos de sensores: ACT (sensor de temperatura do ar admitido), MAP (sensor de pressão absoluta do coletor), HEGO (sensor de oxigenio, popularmente conhecido como sonda Lambda), etc...
exemplos de atuadores: Bomba de Combustível, válvulas injetoras (popularmente conhecidos como bicos injetores), motor de passo de marcha-lenta, bobina de ignição, etc...
minha praia é mais DIESEL, portanto, pode até ser que exista em veículos a gasolina, mas eu não conheço nem nunca ouvi falar de bicos que "abrem" pra fora, ou seja, são empurrados pelo solenóide, ao invés de serem "puxados"... hoje perguntei para um colega que trampa em casa nos fins de semana... só mexe com Audi, Porsche, Mercedes e etc... o Scanner dele é um Launch, de 15 conto... também me falou que nunca viu bico que abre pra fora... acho que seria complicado um desse jeito, até porque a pressão de combustível na linha forçaria o bico a abrir, o que poderia comprometer a estanqueidade do mesmo...
apesar de parecer simples, o funcionamento do bico é complexo... , pra vc ter uma idéia, a ECU precisa compensar e estabilizar a voltagem da bateria para um funcionamento correto... um bico que abre com 12 V abre mais devagar que um bico que abre com 14 V. É uma merreca, mas dá diferença na quantidade de combustível injetada e, consequentemente, na performance... também a pressão na linha tem que ser bem controlada.... pressões maiores demandam maior quantidade injetada, pressões menores o inverso... mudanças rápidas de rotação do motor alteram a pressão na linha rapidamente, em face do aumento do tempo de injeção dos bicos...
isso também é importante... a quantidade de combustível injetada é SEMPRE controlada através do tempo de abertura dos bicos... medido em milissegundos...
também há sistemas de injeção do tipo "malha-fechada" (ou Closed-Loop) e "malha-aberta" (open-loop)... entende-se por ABERTA o sistema que possui todos os ajustes de injeção/ignição em mapas, na memória da ECU que ajusta o melhor regime baseado em RPM, temperatura e pressão/temperatura do ar... a Malha-fechada também funciona assim, com a diferença que há um retorno para a ECU de uma ação enviada... tipo assim, a ECU recebe uma informação de um sensor, manda um comando para um atuador e verifica se esse comando interferiu no funcionamento... ou seja, os sistemas de malha-fechada são capazes de "aprender" com o próprio funcionamento... é muito legal...
só pra constar, a F800 trabalha com sistema de malha-fechada...
exempo típico de malha-aberta é a XT660, sem sonda lambda... a ECU controla a injeção baseada em informações pré-gravadas...
quanto à limpeza de bico... isso aí dá conversa pra mais de mês e rende uma tese de mestrado entre mecânicos... existe uma corrente forte que defende a limpeza de bico... que é bom fazer depois de determinada quilometragem...
existe outra corrente (na qual eu me incluo) que defende que é tudo bobagem e conversa pra vender máquina de limpar bico e pra vender serviços inúteis aos consumidores... os integrantes desta corrente pensam que não ocorre obstrução por sujeira na parte que efetivamente é importante para a injeção, ou seja, os orifícios e a agulha do injetor... não ocorre entupimento ali pelo simples fato de que a pressão é alta demais e o bico é, em si, auto-limpante... isso CONSIDERANDO QUE O VEÍCULOS ESTÁ EM USO CONSTANTE... se deixar um motor parado 1 ano pode até ser que haja formação de borra no bico... e sim, talvez seja necessário uma limpeza mais profunda...
respondendo a sua outra pergunta, eu não desmontei o bico da F800... só limpei externamente... havia bastante carbonização em volta, mas, como eu disse acima, isso não afeta a combustão do motor... SE O BICO ESTIVESSE LOCALIZADO DENTRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, como nos sistemas de injeção direta, aí sim, poderia haver prejuízo na queima da mistura... mas é outra história, papo que rende também...
veja esse link aqui, onde os caras vendem um chicote com um sensor que engana a ECU, falsificando a leitura do sensor ACT (temperatura de ar admitido), mandando um sinal 20º C a menos, e com isso conseguem uma injeção mais longa, pois a ECU pensa que o motor está frio ainda e enriquece a mistura... isso melhora a performace da moto, pois o sistema acaba CAGANDO pros parâmetros que foram ajustados pensando no meio ambiente, poluição e tal... tem umas explicações bacanas sobre todo o sistema:
http://www.sol2.be/Performance/ENG/Theory/index.html
mas isso pode ser feito colocando um simples resistor no chicote do ACT...
abraço
A questão do sentido de abertura da solenóide surgiu pq li, em algum lugar, que as duas formas de operação foram usadas em algum momento da história do sistema, ambas com vantagens e desvantagens. Pelo que vejo a abertura por subtração do êmbolo foi a que vingou. TKS!!!
Usar resistor na linha do sensor de temperatura de ar e aumentar a pressão da linha de combustível eu já fazia nos primeiros Uno monoponto
E também concordo contigo sobre a não necessidade de limpeza dos bicos injetores, 'selviço' inventado por aqueles que ganhavam a vida limpando carburadores. Acompanhei o início desta tecnologia no Brasil, digamos que fiz parte de um bom time na época.
Não concordo com a formação de borra em caso de motor parado, para tanto entendo que deva haver vazamento de combustível no bico, se não tem pressão na linha... Mas isso é assunto para mesa de bar, ehehehehe
Mais uma vez, TKS!!!
[]'s
Fui
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
Instalei o cavelete central na supertenere do www.manivela.com.br
Bom produto, mas precisei ajustar uma das peças em L de um lado na lixadeira...kkk
Ficou muito bom.
Prós...
soldas bem feitas, recartilhado no perfil para apoio do pé, bem acabado com boa pintura, bem protegido no envio e dimensional correto.
contras
Peça L para montar tive que ajustar na lixadeira e a rosca que vem direto no perfil foi pro saco depois de umas 10 tentativas, usei um parafuso passante com porca, não teve jeito. Poderia ter um pouco mais de folga para ajustar na montagem.
Para trocas futuras do filtro de óleo é necessário sua desmonagem, pois ele bloqueia a tampa do filtro de óleo que é inferior na supertenere.
Reduz um pouco a área livre do solo inferior, apesar que na supertenere a altura já e muito boa...
Agora depois de me lascar para desmontar rodas dianteira e traseiras forçando a moto de lado, coisa que pode ter gerado a trinca no quadro, pois antes não tinha, com o cavalete central é uma beleza..., nas primeiras acionadas sofri, depois amaciou...
Não rodei ainda com ele, mas as folgas e a fixação ficaram muito boas..
Ténéré...
Bom produto, mas precisei ajustar uma das peças em L de um lado na lixadeira...kkk
Ficou muito bom.
Prós...
soldas bem feitas, recartilhado no perfil para apoio do pé, bem acabado com boa pintura, bem protegido no envio e dimensional correto.
contras
Peça L para montar tive que ajustar na lixadeira e a rosca que vem direto no perfil foi pro saco depois de umas 10 tentativas, usei um parafuso passante com porca, não teve jeito. Poderia ter um pouco mais de folga para ajustar na montagem.
Para trocas futuras do filtro de óleo é necessário sua desmonagem, pois ele bloqueia a tampa do filtro de óleo que é inferior na supertenere.
Reduz um pouco a área livre do solo inferior, apesar que na supertenere a altura já e muito boa...
Agora depois de me lascar para desmontar rodas dianteira e traseiras forçando a moto de lado, coisa que pode ter gerado a trinca no quadro, pois antes não tinha, com o cavalete central é uma beleza..., nas primeiras acionadas sofri, depois amaciou...
Não rodei ainda com ele, mas as folgas e a fixação ficaram muito boas..
Ténéré...
De supertenere 750 ano 1997
Eu comprei um treco desses para o Harlão, ele enriquece a mistura, o rendimento melhora, mas o melhor é que a motoka esquenta menos.Andrei escreveu:... os caras vendem um chicote com um sensor que engana a ECU, falsificando a leitura do sensor ACT (temperatura de ar admitido), mandando um sinal 20º C a menos, e com isso conseguem uma injeção mais longa, pois a ECU pensa que o motor está frio ainda e enriquece a mistura... isso melhora a performace da moto, pois o sistema acaba CAGANDO pros parâmetros que foram ajustados pensando no meio ambiente, poluição e tal... tem umas explicações bacanas sobre todo o sistema:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Puma
Zé, toda adaptação é sofrida, quando coloquei os protetores de motor na DR quase fiquei maluco, trabalheira danada.zébuscapé escreveu:nas primeiras acionadas sofri, depois amaciou...
Agora essa coisa de ter que retira para trocar o filtro é de lascar, não tem outra maneira???
Cavalete central é foda, é a coisa de ame ou odeie.
O Anubis tem na DR 800 dele, malandro é um parto levantar só em dois, nem penso em colocar na minha por conta disso.
fui...........
- diegonunes
- Dinossauro
Pra mim, o serviço de limpeza de bico deve existir e é válido, o problema é a indiscriminação. Na teoria, as próprios fabricantes se atropelam na promessa, alegando que o tal item por estar em alta pressão, não suja. Eu acredito que isso só é válido em lugares decentes, onde se vende gasolina de verdade.
Em resumo, não se limpa o que está limpo, logo, não existe limpeza preventiva, até ai perfeitamente correto.
Agora me expliquem uma coisa, vocês que renegam o serviço: Quando se testa o bico e a vazão está reduzida ou ocorre alteração no leque do jato, o que vocês indicam? A substituição?
Vejam:
Em resumo, não se limpa o que está limpo, logo, não existe limpeza preventiva, até ai perfeitamente correto.
Agora me expliquem uma coisa, vocês que renegam o serviço: Quando se testa o bico e a vazão está reduzida ou ocorre alteração no leque do jato, o que vocês indicam? A substituição?
Vejam:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Galera, pra todos nos que curtimos fucar... achei esse blog na net, tem muita coisa interessante, mas principalmente no inicio.
Vou usar a dica da dobradeira de chapa e do gabinete de ferramentas de maquina de lavar velha haha.
http://gambiarrasmaravilhosas.blogspot.com.br/
Vou usar a dica da dobradeira de chapa e do gabinete de ferramentas de maquina de lavar velha haha.
diegonunes escreveu:Pra mim, o serviço de limpeza de bico deve existir e é válido, o problema é a indiscriminação. Na teoria, as próprios fabricantes se atropelam na promessa, alegando que o tal item por estar em alta pressão, não suja. Eu acredito que isso só é válido em lugares decentes, onde se vende gasolina de verdade.
Vejam:
quando trabalhava em autocenter, eu fiz varias limpezas/testes de vazao. Da pra ver claramente diferencas entre os bicos! Fora a cor que o liquido fica apos a limpeza. Eu recomendo e faco a limpeza periodica.
O que acontece e que como a injecao corrige muitas dessas variacoes elas ficam praticamente imperceptiveis e ai o pessoal acha bobeira.
Teu sogro tem oficina, nao tem diego? Ve la uns testes.
RAlves, muito bom esse siteRAlves escreveu:Galera, pra todos nos que curtimos fucar... achei esse blog na net, tem muita coisa interessante, mas principalmente no inicio.