Pneus Trail/off-road - Qual comprar? qual vale a pena?
Pneus Trail/off-road - Qual comprar? qual vale a pena?
É um clone do outro tópico sobre Pneus.
Objetivando juntar aqui as experiências de cada M@diano com pneus da linha Cross e Enduro, ditos off-road ou Trail (me corrijam se estiver equivocado a designação).
As informações estão espalhadas por vários tópicos ai.
Vamos juntar pra facilitar a consulta.
Iniciando....alguém já usou o Conti Trail Attack 2 da continental?

Abs
Objetivando juntar aqui as experiências de cada M@diano com pneus da linha Cross e Enduro, ditos off-road ou Trail (me corrijam se estiver equivocado a designação).

Abs
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
Re: Pneus Trail/off-road - Qual comprar? qual vale a pena?
mmm acompanhando...
Já estou planejando os próximos trail da Zoiuda, e gostei do desenho desses Conti.
Os Pirelli Scorpion ainda rodam bastante, e eu curti. Um pouco melhores q os Anakee 1 e Tourance (ñ o exp, q não testei ainda), no asfalto seco ou molhado. Já na lama e barro, achei o Tourance melhor.
Já estou planejando os próximos trail da Zoiuda, e gostei do desenho desses Conti.
Os Pirelli Scorpion ainda rodam bastante, e eu curti. Um pouco melhores q os Anakee 1 e Tourance (ñ o exp, q não testei ainda), no asfalto seco ou molhado. Já na lama e barro, achei o Tourance melhor.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Boas...
Montei os ContiTrailAtack I, fui na loja pra montar o II, porém o site estava 'errado' e só tinham o I.
Até onde o proprietário informou, ainda não tel no Brasil o novo modelo (ContiTrailAtack II).
Comentários: rodei menos de 1000km, não tenho opinião formada ainda. Apenas digo que são mais macios que o ScorpionTrail, que já usei 3 jogos e curto muito.
Usei um jogo de AnakeeII, me assustou duas vezes e perdi a confiança neles. Depois de trocados, li um lance sobre a procedência dos AnakeeII, creio que adquiri o de má procedência hehehehehe
Também usei um jogo de Mitas E7, me surpreendi com eles. São pneus 50/50 e numa serra travada e devidamente aquecidos deixaram o cabaço aqui bater pedaleira 3 vezes. O problema que vejo neles são frenagens de emergencia em asfalto: os pneus gritam, cantam e a cuecas vai pra fita heheheheh.
Toda essa experiência com a atual motoca. E já relatado.
[]'s
Fui
Montei os ContiTrailAtack I, fui na loja pra montar o II, porém o site estava 'errado' e só tinham o I.
Até onde o proprietário informou, ainda não tel no Brasil o novo modelo (ContiTrailAtack II).
Comentários: rodei menos de 1000km, não tenho opinião formada ainda. Apenas digo que são mais macios que o ScorpionTrail, que já usei 3 jogos e curto muito.
Usei um jogo de AnakeeII, me assustou duas vezes e perdi a confiança neles. Depois de trocados, li um lance sobre a procedência dos AnakeeII, creio que adquiri o de má procedência hehehehehe
Também usei um jogo de Mitas E7, me surpreendi com eles. São pneus 50/50 e numa serra travada e devidamente aquecidos deixaram o cabaço aqui bater pedaleira 3 vezes. O problema que vejo neles são frenagens de emergencia em asfalto: os pneus gritam, cantam e a cuecas vai pra fita heheheheh.
Toda essa experiência com a atual motoca. E já relatado.
[]'s
Fui
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
Tem horas que eu não sei para que servem esses comparativos, senão para criar uma boa discussão no boteco...
Não tenho experimentado os últimos lançamentos, mas depois de fazer o que fiz com os pneus da velha VStrom 1000, sinceramente não creio que padeçam de crítica para a utilização que 99,8% dos cerumanos conseguirão dar a eles.
Quero dizer o seguinte, se o Bridgestone Battle Wing foi capaz de fazer curvas com o boizão ao ponto de raspar as pedaleiras no asfalto com toda a segurança e ainda por cima encararam terra e trilha com pressão bem baixa (umas 20lbs, se não me falha a memória) com mediana prestação, então não creio que seja possível fazer grandes ressalvas a um pneu desses. E arriscaria dizer o mesmo da maioria de seus concorrentes, Pirelli MT 60, Scorpion, Anakee, Tourance, Continental, etc. Aliás, dentre esses últimos o jurássico tem prestações muito boas, suficientes para levar minha ex-XT600e em trilha hardcore com competência ( diferentemente da XT que não aguenta muita coisa...
).
Na minha experiência, somente um pneu on-off me mostrou real limitação e foi o antigo Michelin T66 sob chuva. Esse joga no chão mesmo se você não tiver sensibilidade sobre a moto; é um pneu muito mais on que off que pode causar sustos em línguas d´água nas estradas.
Não tenho experimentado os últimos lançamentos, mas depois de fazer o que fiz com os pneus da velha VStrom 1000, sinceramente não creio que padeçam de crítica para a utilização que 99,8% dos cerumanos conseguirão dar a eles.
Quero dizer o seguinte, se o Bridgestone Battle Wing foi capaz de fazer curvas com o boizão ao ponto de raspar as pedaleiras no asfalto com toda a segurança e ainda por cima encararam terra e trilha com pressão bem baixa (umas 20lbs, se não me falha a memória) com mediana prestação, então não creio que seja possível fazer grandes ressalvas a um pneu desses. E arriscaria dizer o mesmo da maioria de seus concorrentes, Pirelli MT 60, Scorpion, Anakee, Tourance, Continental, etc. Aliás, dentre esses últimos o jurássico tem prestações muito boas, suficientes para levar minha ex-XT600e em trilha hardcore com competência ( diferentemente da XT que não aguenta muita coisa...
Na minha experiência, somente um pneu on-off me mostrou real limitação e foi o antigo Michelin T66 sob chuva. Esse joga no chão mesmo se você não tiver sensibilidade sobre a moto; é um pneu muito mais on que off que pode causar sustos em línguas d´água nas estradas.
Editado pela última vez por Pretti em 28 Fev 2013, 08:23, em um total de 2 vezes.
Na ST eu uso anakee II.
Acustumado com pneu molenga e diagonal das motos pequenas, que tem aderencia desde frios, apanhei muito ate acustumar que o anakee so pega mesmo no asfalto depois de uns bons kms rodados.
Ja raspei o protetor de carter/pedaleira no chao algumas vezes mas nao sei pq nao sinto muita confiaca neles. Na chuva sao excelentes (menos nas faixas pintadas no chao - escorregam MUITO, mas nao sei se e merito dos pneus ou do peso da moto).
Agora que estao ficando usados (13000km) sinto que estao comecando a ficar quadrados e com comportamento estranho.
Na troca pretendo colocar os MT90 scorpion A/t, os mesmos da KTM 990, Que sao meus queridinhos e uso desde a falcon. O anakee eh 100% on... nem da pra brincar na terra.
Acustumado com pneu molenga e diagonal das motos pequenas, que tem aderencia desde frios, apanhei muito ate acustumar que o anakee so pega mesmo no asfalto depois de uns bons kms rodados.
Ja raspei o protetor de carter/pedaleira no chao algumas vezes mas nao sei pq nao sinto muita confiaca neles. Na chuva sao excelentes (menos nas faixas pintadas no chao - escorregam MUITO, mas nao sei se e merito dos pneus ou do peso da moto).
Agora que estao ficando usados (13000km) sinto que estao comecando a ficar quadrados e com comportamento estranho.
Na troca pretendo colocar os MT90 scorpion A/t, os mesmos da KTM 990, Que sao meus queridinhos e uso desde a falcon. O anakee eh 100% on... nem da pra brincar na terra.
.
Editado pela última vez por darko em 19 Nov 2018, 17:19, em um total de 1 vez.
- Saurus
- Mito
Não posso afirmar nada com certeza, pois nunca tive esses pneus em moto nenhuma minha, mas a escultura dele me passa a impressão de um bom pneu "on" (pista seca), ótimo pneu "on" (pista molhada com excelente drenagem) e ruim pneu "off" (seco ou molhado).Adriano Dreveck escreveu:kct.
na minha época este pneu estava mais pra superbike a trail.
chalbuque escreveu:É um clone do outro tópico sobre Pneus.
Abs
Repito, é apenas impressão.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Má credo...Esse pneu aí numa terrinha deve ser uma maravilha para tomar um tombo...
Chamam isso aí de on.off
.
Chamam isso aí de on.off
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
Aí Xibuco, o pneu que vem original na xre, metzeler enduro 3, isso sim é trail, maravilha de pneu, poderia ser melhor a durabilidade, na xre traseiro se foi com 10kkm e o preço também não ajuda, mas um motão desse teu aí merece

.

.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
- Saurus
- Mito
Bagé, também acho esses Enduro 3 excelentes. Só vejo 2 problemas: A durabilidade, como você também mencionou, e as medidas disponíveis (acho que traseiro só vai até 130/70-17).Bagé escreveu:Aí Xibuco, o pneu que vem original na xre, metzeler enduro 3, isso sim é trail, maravilha de pneu, poderia ser melhor a durabilidade, na xre traseiro se foi com 10kkm e o preço também não ajuda, mas um motão desse teu aí merece
.
Cheguei a cogitar esses pneus para a XTE, mas é dificil encontrar na medida 120 ou 130 ou 140 (que creio não existir) aro 17" (aro traseiro da XTE). Encontra-se com facilidade para aro 21" (80/90 e 90/90) dianteiro e para aro 18" (120/80) traseiro (Tornado, XRE, Lander, Ténéré 250, etc).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
.
Editado pela última vez por darko em 19 Nov 2018, 17:18, em um total de 1 vez.
-
aniiiiisio
- Novato
Já estou no meu segundo par desse enduro 3 sahara.
Muito versátil. Ótimo on/off.
Uso 140/17 e acho o preço ótimo, por isso nem ligo para a durabilidade.
Muito versátil. Ótimo on/off.
Uso 140/17 e acho o preço ótimo, por isso nem ligo para a durabilidade.
90-90/21
150-70/17
São as medidas para a Zoiúda!!
Tb acho que ela merece um nesse estilo Bagé
Abs
150-70/17
Tb acho que ela merece um nesse estilo Bagé
Abs
CBR 450sr-século passado
Favoritos: Pirelli MT90 e Metzeler Tourance.
Melhor custo-benefício: Mitas E08 (está com 28.200 kms rodados, quando chegar a 30.000 vou trocar, abrirei um tópico com fotos).
Não utilizaria de novo: Michelin Sirac e Pirelli MT60.
Melhor custo-benefício: Mitas E08 (está com 28.200 kms rodados, quando chegar a 30.000 vou trocar, abrirei um tópico com fotos).
Não utilizaria de novo: Michelin Sirac e Pirelli MT60.
Hummm...Pensei que a tua fosse 18 na traseira....Pneu que usei na TA, na dianteira, que gostei muito foi o Sirac da Michelin, mas não sei se tem nas medidas da tua moto, vou até verchalbuque escreveu:90-90/21
150-70/17
Tb acho que ela merece um nesse estilo Bagé![]()
Abs
.

Bagé@tchê.rs
Adriano Dreveck escreveu:eterna discussao entre o pirelli mt60, mitas alguma coisa, metzeler enduro, michelin sirac, e tem aquele da borracha dura pra kct que é mais baratao e quebra o galho no seco.
cada um com seus prós e contras. a grosso modo, quanto mais off o pneu for, menor durabilidade irá ter no asfalto.
Tá resumido, Dreveck, pode pedir a conta!
Não é bem por aí não, o Mitas E07 é um pneu 50/50 e tem uma durabilidade superior a todos os Pirelli que eu conheço, ehehe!
Todo mundo tem falado muito bem do Mitas.
Só que ele canta um pouquinho em baixa velocidade, nas curvas mais fechadas e em frenagesn mais bruscas.
Tb nas frenagens tem que dar um espaço maior pra parar.
Mas é só pegar o jeito do bonito.
rlriccardi está usando na Zoiúda dele o Mitas 07, daqui á pouco ele aparece pra dar seu depoimento.

Abs
Só que ele canta um pouquinho em baixa velocidade, nas curvas mais fechadas e em frenagesn mais bruscas.
Tb nas frenagens tem que dar um espaço maior pra parar.
Mas é só pegar o jeito do bonito.
rlriccardi está usando na Zoiúda dele o Mitas 07, daqui á pouco ele aparece pra dar seu depoimento.

Abs
CBR 450sr-século passado
- rlriccardi
- Motociclista
Aviso: post longo!!!
IMHO essa questão de pneu pra "on/off" se resume assim: desempenho no "off" é inversamente proporcional ao desempenho no "on"...
Também acredito em outro ENORME problema: cada um tem uma percepção do que seja "offroad".
Pra mim podem ser pedras, lama, areia...pra outro pode ser uma simples estrada de chão batido...outro pode achar que é trilha pesada!
Ciente disso (e de que não piloto!) resolvi experimentar um pouco de cada pra aprender...
O primeiro: Mitas E07
Traseira 150/70-17

Dianteira 90/90-21

Impressões (rodei só 2 mil km):
- No "on" pouca coisa mudou (ps. não sou "vader").
Eles "vibram" um pouco mais e fazem "barulho de pneu AT", ou seja, eles não rodam "lisinhos" como os Scorpion Trail.
Outra coisa é que eles não inspiram confiança em piso molhado (muito por influencia de diversos "reviews" que li antes de comprar, mas ainda não passei qualquer sufoco).
- No "off" eu estranhei de início, pois eles são mais "chapados" (não são "bicudos") e dão a impressão de dançar/flutuar em piso solto.
A dianteira com o desenho em "V" + mais o peso da GS = tende a fazer a frente da moto flutuar mais pros lados (fui alertado por amigos antes da compra e, de cara, percebi isso).
Senti (psicológico?) que precisa de mais "esforço" pra ela escorregar ou destracionar...
Conclusão (estritamente pessoal): excelente opção 50/50...(pro meu nível pangaré de pilotagem!)
Uma pena que os meus estão sofrendo de um problema muito comentado pela internet: estão rachando na base dos gomos com menos de 2.000km. O dianteiro está mais "problemático" que o traseiro.
Reza a lenda que duram mais de 20.000km...
A pressão máxima deles é menor do que a recomendada no manual da GS (33 psi x 32/36 ou 36/42 do manual)...não sei se isso pode ser o motivo desse problema!
Ainda não acionei a garantia/Jarva, mas quero trocar por um par de Mitas E10 (concorrente do Metzeler Karoo T).
Algumas fotinhos pra ilustrar:
Heidenau K60 (50/50 muito utilizado no exterior...compete com o Mitas E07):

Mitas E10, na esquerda x Continental TKC 80, na direita (ambos tem no BR pra vender):

Abaixo a moto do meu companheiro de viagens (Iuri).
A ST1200 está calçada em um par de Metzeler Karoo T (ele diz que ganhou muita confiança no "off", mas tá estranhando pra "baralho" as curvas no "on")
Na volta de Sta Cruz do Sul (churras do Rehbein), nosso ritmo de viagem ficou abaixo dos 120km/h...o que é saudável rsrs:

Aliás, demorei a entender por que esses 3 últimos (Mitas e10, Metzeler Karoo T e Continental TKC 80) o pessoal classificava como 50/50 ou 40/60 (quase como o Mitas E07)....fui informado de que, embora tenham "cara" de off, são versões mais civilizadas: tem os gomos mais largos e mais rasos, supostamente para melhorar a condução no asfalto!
Como eu disse lá no início da novela, meu projeto é testar um pouco de cada...
Em breve colocarei os Mitas E10 (substituição em garantia dos E07)...aí poderei falar sobre ele...
Abraço!
IMHO essa questão de pneu pra "on/off" se resume assim: desempenho no "off" é inversamente proporcional ao desempenho no "on"...
Também acredito em outro ENORME problema: cada um tem uma percepção do que seja "offroad".
Pra mim podem ser pedras, lama, areia...pra outro pode ser uma simples estrada de chão batido...outro pode achar que é trilha pesada!
Ciente disso (e de que não piloto!) resolvi experimentar um pouco de cada pra aprender...
O primeiro: Mitas E07
Traseira 150/70-17

Dianteira 90/90-21

Impressões (rodei só 2 mil km):
- No "on" pouca coisa mudou (ps. não sou "vader").
Eles "vibram" um pouco mais e fazem "barulho de pneu AT", ou seja, eles não rodam "lisinhos" como os Scorpion Trail.
Outra coisa é que eles não inspiram confiança em piso molhado (muito por influencia de diversos "reviews" que li antes de comprar, mas ainda não passei qualquer sufoco).
- No "off" eu estranhei de início, pois eles são mais "chapados" (não são "bicudos") e dão a impressão de dançar/flutuar em piso solto.
A dianteira com o desenho em "V" + mais o peso da GS = tende a fazer a frente da moto flutuar mais pros lados (fui alertado por amigos antes da compra e, de cara, percebi isso).
Senti (psicológico?) que precisa de mais "esforço" pra ela escorregar ou destracionar...
Conclusão (estritamente pessoal): excelente opção 50/50...(pro meu nível pangaré de pilotagem!)
Uma pena que os meus estão sofrendo de um problema muito comentado pela internet: estão rachando na base dos gomos com menos de 2.000km. O dianteiro está mais "problemático" que o traseiro.
Reza a lenda que duram mais de 20.000km...
A pressão máxima deles é menor do que a recomendada no manual da GS (33 psi x 32/36 ou 36/42 do manual)...não sei se isso pode ser o motivo desse problema!
Ainda não acionei a garantia/Jarva, mas quero trocar por um par de Mitas E10 (concorrente do Metzeler Karoo T).
Algumas fotinhos pra ilustrar:
Heidenau K60 (50/50 muito utilizado no exterior...compete com o Mitas E07):

Mitas E10, na esquerda x Continental TKC 80, na direita (ambos tem no BR pra vender):

Abaixo a moto do meu companheiro de viagens (Iuri).
A ST1200 está calçada em um par de Metzeler Karoo T (ele diz que ganhou muita confiança no "off", mas tá estranhando pra "baralho" as curvas no "on")
Na volta de Sta Cruz do Sul (churras do Rehbein), nosso ritmo de viagem ficou abaixo dos 120km/h...o que é saudável rsrs:

Aliás, demorei a entender por que esses 3 últimos (Mitas e10, Metzeler Karoo T e Continental TKC 80) o pessoal classificava como 50/50 ou 40/60 (quase como o Mitas E07)....fui informado de que, embora tenham "cara" de off, são versões mais civilizadas: tem os gomos mais largos e mais rasos, supostamente para melhorar a condução no asfalto!
Como eu disse lá no início da novela, meu projeto é testar um pouco de cada...
Em breve colocarei os Mitas E10 (substituição em garantia dos E07)...aí poderei falar sobre ele...
Abraço!
Editado pela última vez por rlriccardi em 01 Mar 2013, 09:44, em um total de 3 vezes.
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
.
Editado pela última vez por darko em 19 Nov 2018, 17:17, em um total de 1 vez.