Nova lei de baús para motos grandes!
-
Elviro
- Roda Presa
- Contato:
Nova lei de baús para motos grandes!
Pessoal, tenho acompanhado de longe essa nova lei sobre motos que utilizam baús, mas como ficará no caso minha situação que tenho uma super 1200 e sempre viajo com os baús, pois levamos bastante bagagem, até porque fazemos viagens mais longas!
Re: Nova lei de baús para motos grandes!
Se você usar bauletos tipo Givi ou similares e alforjes ou malas laterais que não ultrapassem a largura do guidão da moto, não terá problemas.Elviro escreveu:Pessoal, tenho acompanhado de longe essa nova lei sobre motos que utilizam baús, mas como ficará no caso minha situação que tenho uma super 1200 e sempre viajo com os baús, pois levamos bastante bagagem, até porque fazemos viagens mais longas!
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... 356_10.pdf
RESOLUÇÃO Nº 356, DE 02 DE AGOSTO DE 2010
...
Considerando a necessidade de estabelecer requisito s mínimos de segurança para o transporte não remunerado de carga;
...
Art. 9º Os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta poderão ser do tipo fechado (baú) ou aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais, desde que atendidas as dimensões máximas fixadas nesta Resolução e as espe
cificações do fabricante do veículo no tocante à instalação e ao peso máximo admissível.
§ 1º Os alforjes, as bolsas ou caixas laterais devem atender aos seguintes limites máximos externos:
I -largura: não poderá exceder as dimensões máximas dos veículos, medida entre a extremidade do guidon ou alavancas de freio à embreagem, a que for maior, conforme especificação do fabricante do veículo;
II -comprimento: não poderá exceder a extremidade traseira do veículo; e
III -altura: não superior à altura do assento em seu limite superior.
§ 2º O equipamento fechado (baú) deve atender aos seguintes limites máximos externos:
I - largura: 60 (sessenta) cm, desde que não exceda a distância entre as extremidades internas dos espelhos retrovisores;
II - comprimento: não poderá exceder a extremidade traseira do veículo; e
III - altura: não poderá exceder a 70 (setenta) cm de sua base central, medida a partir do assento do veículo.
§ 3º O equipamento aberto (grelha) deve atender aos seguintes limites máximos externos:
I - largura: 60 (sessenta) cm, desde que não exceda a distância entre as extremidades internas dos espelhos retrovisores;
III - altura: a carga acomodada no dispositivo não poderá exceder a 40 (quarenta) cm de sua base central, medida a partir do assento do veículo
§ 4º No caso do equipamento tipo aberto (grelha), a s dimensões da carga a ser transportada não podem extrapolar a largura e comprimento da grelha.
§ 5º Nos casos de montagem combinada dos dois tipos de equipamento, a caixa fechada (baú) não pode exceder as dimensões de largura e comprimento da grelha, admitida a altura do conjunto em até 70 cm da base do assento do veículo
.
§ 6º Os dispositivos de transporte, assim como as cargas, não poderão comprometer a eficiência dos espelhos retrovisores.
Art. 10. As caixas especialmente projetadas para a acomodação de capacetes não estão sujeitas às prescrições desta Resolução, podendo exceder a extremidade traseira do veículo em até 15 cm.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Elviro
- Roda Presa
- Contato:
As minhas 3 malas são da givi, espero não ter problemas!
Existe baú que não excede a extremidade traseira da moto?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
-
Elviro
- Roda Presa
- Contato:
Bom, acabo de medir os laterais da givi na super e ele passa do guidom na largura, não muito, mas passa e a parte superior passa um pouco do assento traseiro que é a parte mais alta entre os dois assentos, e agora?
Agora vc faz que nem eu. Continua andando feliz com sua moto, cagando e andando pra essa lei idiota.. Os meus também ultrapassam o limite lateral do guidom. Pergunta se eu tô preocupado com isso...
- pe49
- Roda Presa
buenas.. entao tasca um bagulho nas extremidades do manopla... aumenta isso e o restante dá na medida.
adelante, pe49
adelante, pe49
dragstar650-1998 "Laranja Mecânica" ISRA 29929
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
capacete aberto: cheirando os fedores da estrada
Não tem perdão...
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
capacete aberto: cheirando os fedores da estrada
Não tem perdão...
Típica lei pra tirar dinheiro da população. Se a largura máxima para os baús fosse medida nos retrovisores, poucos teriam problemas.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Minha curiosidade é saber QUEM É O RESPONSÁVEL e de ONDE tiram estas medidas?Russo escreveu: Se você usar bauletos tipo Givi ou similares e alforjes ou malas laterais que não ultrapassem a largura do guidão da moto, não terá problemas.
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... 356_10.pdf
RESOLUÇÃO Nº 356, DE 02 DE AGOSTO DE 2010
...
Considerando a necessidade de estabelecer requisito s mínimos de segurança para o transporte não remunerado de carga;
...
Art. 9º Os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta poderão ser do tipo fechado (baú) ou aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais, desde que atendidas as dimensões máximas fixadas nesta Resolução e as espe
cificações do fabricante do veículo no tocante à instalação e ao peso máximo admissível.
§ 1º Os alforjes, as bolsas ou caixas laterais devem atender aos seguintes limites máximos externos:
I -largura: não poderá exceder as dimensões máximas dos veículos, medida entre a extremidade do guidon ou alavancas de freio à embreagem, a que for maior, conforme especificação do fabricante do veículo;
II -comprimento: não poderá exceder a extremidade traseira do veículo; e
III -altura: não superior à altura do assento em seu limite superior.
§ 2º O equipamento fechado (baú) deve atender aos seguintes limites máximos externos:
III - altura: não poderá exceder a 70 (setenta) cm de sua base central, medida a partir do assento do veículo.
§ 3º O equipamento aberto (grelha) deve atender aos seguintes limites máximos externos:
III - altura: a carga acomodada no dispositivo não poderá exceder a 40 (quarenta) cm de sua base central, medida a partir do assento do veículo
§ 4º No caso do equipamento tipo aberto (grelha), a s dimensões da carga a ser transportada não podem extrapolar a largura e comprimento da grelha.
§ 5º Nos casos de montagem combinada dos dois tipos de equipamento, a caixa fechada (baú) não pode exceder as dimensões de largura e comprimento da grelha, admitida a altura do conjunto em até 70 cm da base do assento do veículo
.
§ 6º Os dispositivos de transporte, assim como as cargas, não poderão comprometer a eficiência dos espelhos retrovisores.
Art. 10. As caixas especialmente projetadas para a acomodação de capacetes não estão sujeitas às prescrições desta Resolução, podendo exceder a extremidade traseira do veículo em até 15 cm.
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Essa resolução já é velha, tem uns 2 ou 3 anos, mas só agora está entrando em vigor.
É a norma geral para moto-transporte e moto-frete a qual, na minha opinião, cuida para que esse nosso País não acabe virado num salseiro, evitando que coisas como as que aparecem nas fotos abaixo virem rotina, como o são em vários países:

A legislação já previu que baús tipo GIVI ou similares não entram na regra e provavelmente a fiscalização não vá nem olhar prá eles.

Tem o problema do pessoal que usa baú traseiro como mala lateral, mesmo sabendo que baú é baú e mala é mala, mas creio que isso também não vai ser problema:

e tem o pessoal que exagera, usando baús laterais rodoviários, eheheh... mas acho que também não deverão ser incomodados:

Talvez, quem sabe, a coisa pegue um pouco pro lado dos caras que usam malas gigantes, como esse exemplo ai abaixo, mas ai, fazer o que?, os caras estão pedindo, eheheh... o troço chega até mesmo a ser perigoso:

É a norma geral para moto-transporte e moto-frete a qual, na minha opinião, cuida para que esse nosso País não acabe virado num salseiro, evitando que coisas como as que aparecem nas fotos abaixo virem rotina, como o são em vários países:

A legislação já previu que baús tipo GIVI ou similares não entram na regra e provavelmente a fiscalização não vá nem olhar prá eles.

Tem o problema do pessoal que usa baú traseiro como mala lateral, mesmo sabendo que baú é baú e mala é mala, mas creio que isso também não vai ser problema:

e tem o pessoal que exagera, usando baús laterais rodoviários, eheheh... mas acho que também não deverão ser incomodados:

Talvez, quem sabe, a coisa pegue um pouco pro lado dos caras que usam malas gigantes, como esse exemplo ai abaixo, mas ai, fazer o que?, os caras estão pedindo, eheheh... o troço chega até mesmo a ser perigoso:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- leo_careca
- Motociclista
Tá muito preocupado???? Instala guidão mais largo que fica tudo certo!

A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
Lei...
Hã... no Brasil.. Hã... tá...
Sei..., tem coisa mais importante para fazerem, mas se tu cair na malha fina em uma blitz podem te encher o saco, assim como selo de capacete, que eu não uso desde de sempre e, por aqui, nunca ouvi ninguém falando de pegar alguma multa por isto,
continuarei com meu capacete sem selo e importado, assim como, as minhas malas laterais de aluminio, que ainda nem coloquei...
Acho que esta lei é para não ter os absurdos vistos ai nas fotos, mas lá tb nem capacete os caras dão bola...
De novo, eu não vou nem pensar nesta lei ai....
Hã... no Brasil.. Hã... tá...
Sei..., tem coisa mais importante para fazerem, mas se tu cair na malha fina em uma blitz podem te encher o saco, assim como selo de capacete, que eu não uso desde de sempre e, por aqui, nunca ouvi ninguém falando de pegar alguma multa por isto,
continuarei com meu capacete sem selo e importado, assim como, as minhas malas laterais de aluminio, que ainda nem coloquei...
Acho que esta lei é para não ter os absurdos vistos ai nas fotos, mas lá tb nem capacete os caras dão bola...
De novo, eu não vou nem pensar nesta lei ai....
De supertenere 750 ano 1997
- petrorroupe
- Motociclista
Tive um amigo que foi multado por usar uma Bolsa de tanque menor do que está da foto!!!

"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon."

Cena comum nas ruas

PCX 150 -> Sh 150i
Biz 100 -> Intruder 250 -> Sahara 350 -> GS 500 -> MSM
Bros 125 -> Fazer 250 -> Falcon 400 -> MSM
Fazer 250 -> CB 300R -> NC 700X -> MSM
PCX 150 -> Sh 150i
Sem foto, sem parabéns!petrorroupe escreveu:Tive um amigo que foi multado por usar uma Bolsa de tanque menor do que está da foto!!!![]()

Nem eu!zébuscapé escreveu: De novo, eu não vou nem pensar nesta lei ai....

- Tio Frei
- Mito
Quem foi no churrastacio viu a largura do meu caminhão. Geralmente quando os prf param, depois dos docs o que eles querem saber é de onde vem, pra onde vai, quanto anda num dia...e por aí vai, nunca me torraram o saco com isso.
Tio Frei escreveu:Quem foi no churrastacio viu a largura do meu caminhão. Geralmente quando os prf param, depois dos docs o que eles querem saber é de onde vem, pra onde vai, quanto anda num dia...e por aí vai, nunca me torraram o saco com isso.
eheheheheh... eu lembrei da sua moto quando postei esta foto:

No mais é isso mesmo... que viaja por ai com moto e docs em ordem geralmente não tem problemas com a polícia rodoviária.

excelente!pe49 escreveu:buenas.. entao tasca um bagulho nas extremidades do manopla... aumenta isso e o restante dá na medida.
adelante, pe49
hahahahaha
ow, vou até olhar, mas ou eu muito me engano ou o baú não ultrapassa a traseira da xt.
sinceramente, é bom a gente saber, mas acho que o daniel tem razão.
andar e andar.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
- Sir Camelot
- Motociclista
Porque eles não vão tomar conta das cinquentinhas???
Bruno Camelo
Versatile System
Versatile System