Lambrettão 400 (Burgman 400) - Revisão Geral pag 27

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Lambrettão 400 (Burgman 400) - Revisão Geral pag 27

Mensagem por Robson »

Depois de 400 km com o Lambrettão, vou postar minhas impressões.

O Lambrettão é 2010, 20 mil km, já é o modelo com roda 14 na frente, 2 discos de freio na frente, porta mala de 62 litros, painel digital completo, com marcador de temperatura externo, 2 odômetros parciais, marcador de consumo em km/l e l/100km, e demais firulas.
Esses 400 km foram metade em estrada (rodovia Dutra e Ayrton Senna), metade na cidade (incluindo a Marginal Tietê em São Paulo).

Bom, vamos lá:

-Motor e desempenho:

É um 400cc refrigerado a água, com 34 CV e 3,7 kgf.m de torque constante em qualquer rotação. Isso é curioso, já que não interessa a rotação que o motor esteja, vc enrola o cabo e o bicho vai ganhando velocidade sempre da mesma maneira.
Barulhento, tem barulho de cortador de grama, e já fiquei sabendo que baixa oleo com facilidade, então não dá para ficar checando óleo só no momento da troca. E para checar o óleo, basta colocar no cavalete central e olhar um visor, bem fácil.
O consumo é bom, a minha fez 17 na cidade, e 22 na estrada, andando a 110-120 km/h. Isso marcado no painel, o que confere boa autonomia na estrada, já que o tanque é de 13 litros.
Mas não dá para esperar milagre do motor, a 140 km/h está beliscando a faixa vermelha, que começa em 8,5k rpm (a escala vai até 10,5k rpm). Velocidade boa de andar é 120 km/h, nem sente que está nessa velocidade.
Em subidas, não tem muita perda de velocidade, e no trecho de estrada que peguei manteve 100-120 km/h de maneira quase constante.
O CVT é lento nas saídas, mas depois que vence a inércia, o Lambrettão ganha velocidade com facilidade. Estranhei muito ter de acelerar até os 3k rpm para fazer a moto andar. E em velocidades baixas, onde o giro cai para volta de 3k rpm, o cambio fica oscilando e dá uns traquinhos quase imperceptíveis, o que causa estranheza também. Ou seja, para andar de boa, tem de estar acima de 3k rpm.

A injeção garantiu partidas fáceis mesmo em temperatura abaixo dos 15oC, e não reclamou do tipo de gasolina (abasteci com comum e com aditivada).

- Ciclística e suspensão.

As primeiras curvas que fiz me lembrou muito a minha ex-CB400.
O quadro torce que é uma maravilha, tem curva que a roda de trás quer passar a da frente.
As rodas pequenas (14 na frente, 13 na traseira) junto com o CG muito baixo conferem uma agilidade muito grande ao Lambrettão, parece que estava em cima de uma motard 125cc, leve e ágil. Muda de direção com facilidade. Bom para desviar de buracos na pista, e de motoristas incautos que mudam de faixa sem aviso prévio. Os pneus dão conta do recado, são altos e largos, o que ajudam a diminuir os impactos de asfalto ruim. Mas também não fazem milagres.
A suspensão da minha está precisando de uma calibragem, está muito macia. Na frente não tem jeito, mas para minha expectativa está boa, a traseira precisa de um ajuste no amortecedor, tá muito macia, em curvas com ondulações dá alguns sustos.
Nas retas, o Lambrettão é bem estável, até 140 km/h não balança, e não sofre com influências de terceiros, como caminhões ou carros passando ao lado. Não sei como ele se comporta em uma estrada aberta como a Castelo, por exemplo, com um vento forte lateral, ou contra. Tenho a impressão de que vai sofrer um pouco, por causa da grande área do escudo frontal.
A posição de pilotagem sentado não ajuda no equilibrio, em um primeiro instante.
Dá medinho passar em corredores mais estreitos, na verdade, é preciso repensar a maneira de pilotar, pq não terá a ajuda das pernas para mudar a moto de direção.

- Freios:

A minha já não tem os freios combinados, o manete da esquerda só freia o traseiro, o da direita só freia o dianteiro.
No começo estranha-se, nunca havia andado de scooter, tendia a apertar somente o dianteiro. Passado 15 min, vira-se a chave no cerebro, e freiar com os dois manetes vira um movimento natural, como se vc fizesse isso a séculos.
O freio traseiro é bom, e não tem tendência a travamento, o dianteiro é super dimensionado, com 2 discos que cobrem metade do aro....
Caberia bem um ABS no Lambrettão.

- Conforto e conveniência:

A posição de pilotagem lembra muito uma moto custom, com a diferença que vc não tem um tanque entre as pernas. É uma posição bem natural, o que não quer dizer que seja a melhor em duas rodas.
Todo impacto por causa de imperfeição no asfalto vai direto pra coluna do piloto meliante, como em uma custom. O banco é largo mas não sei se é porque não acostumei, incomodou um pouco ao fim de 120 km. O apoio da lombar é para pessoas bem pequenas, eu tenho 1,72m de altura, e o apoio está no ultimo ajuste para trás, e eu acho que poderia ir um pouco mais para trás.
O motor é monocilindrico, e vibra como um monocilindrico, achei a vibração muito próxima de uma moto 250cc.... não chega a incomodar.
Ainda bem que não comprei um Citycom, não ia acostumar nunca com as pernas para trás, juntas, como se estivesse sentado em uma cadeira de criança. Andei quase o tempo todo com as pernas esticadas para frente, como em uma custom, ajuda no equilíbrio também.
Tem 2 porta trecos logo abaixo do painel, muito bom para guardar carteira e pequenos objetos, como chaves, ou dinheiro do pedagio. Logo abaixo tem um amplo porta-luvas, fechado com chave, onde tem uma tomada 12V para celular ou GPS, e acesso à bateria.
O baú tem 62 litros, suficientes para 2 capacetes fechados, e sobra espaço para agasalho, luvas, etc. O banco é detravado no miolo da ignição, isso achei legal, pq não precisa tirar a chave do miolo para abrir o banco. A cereja do bolo é a luz de cortesia que tem abaixo do banco, excelente para achar alguma coisa no baú durante a noite.
O amortecedor que segura o banco aberto é fraco, e tenho certeza que não vai durar muito.
O escudo frontal é suficiente para proteger bem o piloto, mas não é como eu já li em diversos reviews, acho que uma chuva fraca vai até não molhar muito, mas vai molhar. Ontem eu peguei uns 14oC na estrada, protegeu bem, e não senti muito frio. O parabrisa é muito alto, e não causa muita turbulência na frente do piloto, nem mesmo em velocidades altas. Achei que falta um ajuste de altura. Para minha altura está bom.
O acesso ao tanque é baixo, no meio das plataformas para os pés. Fácil acesso, mas a tampa do tanque é removida como em carro, ruim pq vc fica sem saber onde colocar nos abastecimentos.
Espelhos grandes e largos, não vibram, de fácil ajuste, e garantem boa visibilidade, mas atrapalham em corredores.

- Faróis:

São 2 faróis um alto e outro baixo, ambos com lâmpada H7 de 55W.
Nunca pilotei nenhuma moto com farol igual.
De noite, na estrada, parece carro, ilumina muito bem.
Lanterna traseira exagerada, exige cuidado em manobras em lugares apertados, pq a traseira é longa, e se não tomar cuidado, vai quebrar batendo em alguma coisa.

É isso, por enquanto, lembrando que sou muito volúvel, e mudo de opinião constantemente, mas por enquanto estou apaixonado pelo estilo, é bem o que eu esperava de um veículo urbano e versátil, que me servirá muito bem no dia-a-dia....

tenho certeza que se não fosse a ganância da J Tolenta, esse Lambrettão ia cair no gosto do povo.
IMG_1247.JPG
IMG_1247.JPG (205.9 KiB) Exibido 5281 vezes
Paulinhu
Dinossauro

Re: Lambrettão 400, primeiras impressões

Mensagem por Paulinhu »

Massa! ;-)

Eu curto muito o estilo... lindão esse seu!
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
Puma

Mensagem por Puma »

;-) ;-) ;-)

Importante e ser feliz!!!!

Bora botar o bagulho na estrada, vamos combinar uma ida ao Museu da Tam.

fui.............
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Esse farol pela lampada e o tamanho deve ser bom mesmo.

E esse banco parece ser uma das sete maravilhas do mundo, posso até esta enganado já que não sentei.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Valeu!
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

não alicatou nenhuma vez o freio traseiro pra trocar marcha? primeira cagada que fiz qdo andei num 125... fui parar e sentei a mão no freio
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Jota

Mensagem por Jota »

meus sentimentos, robs.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Ótimo texto sobre os primeiros contatos.

Já me ofereceram e não tive coragem de experimentar esse lambretão.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

Legal o relato. Parabéns e felicidades com a Burgona!
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
Careca!
Motoqueiro

Mensagem por Careca! »

Bem, o importante é ter saúde né....

}:) }:)
STRESS = espaço de tempo entre duas viagens de moto
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Vi o lambretão ontem e me impressionou o quanto os faróis iluminam bem.
ÉÈ uma barca, algo como um Landau versão duas rodas, mas é bacana. Meu medo é andar e acabar gostando do brinquedo
Robson

Mensagem por Robson »

b0fh escreveu:não alicatou nenhuma vez o freio traseiro pra trocar marcha? primeira cagada que fiz qdo andei num 125... fui parar e sentei a mão no freio
kkkk

não fiz isso não, só não apertava o manete nas frenagens.

ah, teve uma vez que quase apertei o manete, em uma subida, ela perdeu velocidade e eu automaticamente pensei "vou jogar 2 marchas pra baixo"... foi por pouco, lembrei que era só enrolar o cabo...rs
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Nesse burgão eu nunca andei, mas sempre que vou no RJ pego a Lead do mulher do coroa pra dar umas bandas, é bem divertido
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Parabéns, Robson.

A u.s.s. enterprise (by Swaizer) está inteirona. E aqueles faróis realmente devem ser coisa linda de Jota.
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Põe um adesivo desses nela e toca :D

Imagem
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Robson

Mensagem por Robson »

Puma escreveu:;-) ;-) ;-)

Importante e ser feliz!!!!

Bora botar o bagulho na estrada, vamos combinar uma ida ao Museu da Tam.

fui.............
qdo ? tem de ser depois de setembro.

aliás, em setembro acho que consigo a alforria, aí tiro uns dias de férias....
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu:meus sentimentos, robs.
não sinta. :-D

o Burgman, hoje, me atende super bem.

esse fds eu redescobri que gosto de andar em 2 rodas....rs

eu acho que gosto de moto pequena, leve, andar de capacete aberto, sem se preocupar com assalto, essas coisas.

isso é legal.

apesar do tamanho, é bem o que eu queria hoje, um veículo urbano e útil.

não tenho grandes pretensões motociclísticas mais, isso em SP se resume a ter $$$ para pagar seguro, andar tenso o tempo todo, ter de escolher horário e caminho para andar de moto, ou seja, stress.......
Jota

Mensagem por Jota »

vc tá certo.
se eu morasse em sumpaulo talvez escolhesse um scooter tb.
mas eu não moraria em sumpaulo. a vida é muito curta pra ter de passar por isso no dia a dia.
Rod
Boss

Mensagem por Rod »

Robson escreveu: Passado 15 min, vira-se a chave no cerebro, e freiar com os dois manetes vira um movimento natural, como se vc fizesse isso a séculos.
Claro que fazia... ou se esqueceu das bicicletas?
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
‎"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Ticano escreveu:Põe um adesivo desses nela e toca :D

Imagem
AUEHAUeHhuEUAHEUaehUAHE boa! Eu colocaria! :-D

maneiro o review! ;-)
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!