PCX 150 - impressões

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: PCX 150 - impressões

Mensagem por Kuati »

Geralmente as Hondas que dão problema são os projetos nacionais. Não era pra ser o caso da PCX, e o estranhamento maior é pq asfalto de algumas cidades da Europa não são tapetes, bem pelo contrário, muito paralelepípedo, duvidar susp. sofre mais que aqui no Br.

[ ]'s
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

O que mais me causa estranheza é que não se tem conhecimento do Lead dar fim de curso só com o piloto. E tem gente reportando que isso está ocorrendo com o PCX.
Mas tem um fator nesse caso: nós brazucas estamos mais gordos (ou mais musculosos). No meu tempo de guri, era normal um cabra pesar 65 Kg. Hoje é muito comum um carinha da mesma estatura, pesar 85 Kg.
Nesse sentido, milagroso monobraço que equipa o Lead!
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
hira
Motoqueiro

Mensagem por hira »

piccoli escreveu:O que mais me causa estranheza é que não se tem conhecimento do Lead dar fim de curso só com o piloto. E tem gente reportando que isso está ocorrendo com o PCX.
Mas tem um fator nesse caso: nós brazucas estamos mais gordos (ou mais musculosos). No meu tempo de guri, era normal um cabra pesar 65 Kg. Hoje é muito comum um carinha da mesma estatura, pesar 85 Kg.
Nesse sentido, milagroso monobraço que equipa o Lead!

EU peso 95 e ando com minha filha q tem quase 30 e não percebi fim de curso na Lead ainda. Inclusive, a motinha é devagar e sempre, com esse peso todo, acelera (devagar) e vai embora...
HIRA®
del
Roda Presa

Mensagem por del »

Como não são todas as unidades que deram problema, acho que eles vão fazer igual a bmw Brasil faz com o comando de setas das f800r: reclamou trocou, não reclamou, deixa quieto.
del
Roda Presa

Mensagem por del »

Kuati escreveu:Geralmente as Hondas que dão problema são os projetos nacionais. Não era pra ser o caso da PCX, e o estranhamento maior é pq asfalto de algumas cidades da Europa não são tapetes, bem pelo contrário, muito paralelepípedo, duvidar susp. sofre mais que aqui no Br.

[ ]'s

Certamente foi algum defeito de lote dos amortecedores.
del
Roda Presa

Mensagem por del »

Do fórum pcx:
Re: SITE RECLAME AQUI *** SUSPENSAO TRASEIRA ***
por AlexSP » 30 Set 2013, 20:58
Minha opinião: devemos reclamar, mas sinceramente acho que não vai rolar nada. Primeiro, pq a moto tá vendendo mais do que pão quente; e segundo, pq eu acompanhei várias discussões similares em fóruns americanos, ingleses, australianos, franceses, tailandeses, etc. enfim nos países onde a PCX é vendida, e há anos a Honda finge que não é com ela em todos esses lugares. Isso em países com tradição litigiosa e de defesa do consumidor... imagina aqui... rssss

Se não estivesse vendendo, ou se estivesse causando acidentes... aí sim. Mas baseado nesses indícios, acho muito difícil que role um recall ou algo parecido. Pessoalmente, considero mais eficiente procurar uma solução definitiva mesmo que isso tenha um custo (no meu caso, estou pensando em importar uns amortecedores reguláveis logo).
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Acompanhando aí Del, numa dessas acham amortecedor similar de alguma Dafra/Suzuki/Yamaha... que seja barato e encaixe fácil.
CB500 tb dava fim de curso, mas apenas quando com piloto e garupa pesados.
[ ]'s
Imagem
del
Roda Presa

Mensagem por del »

Vão começar a entregar novamente daqui a 20 dias. Parece que regularizou a produção.
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Cadê os amantes da Honda? Toda vez a marca lança um negócio vem bichado de cara, que porra é essa? Aqui em Recife tão vendendo feito água, ô motoquinha bonita viu, até a madame que não gosta de bípede ficou apaixonada pela branca, kkkkkkkk.

Quanto ao sistema de auto desligamento, tem relatos de problemas? Estive lendo sobre a tecnologia, torço um pouco o nariz, principalmente porque o objetivo do sistema é economizar combustível numa 150cc injetada, e segundo o fabricante até 7% de economia, rs.

O idling stop concatena no estator um motor elétrico, ou seja, tem dupla função, gera energia (gerador ac) pra bateria enquanto o motor funciona em combustão e se "transforma" num motor elétrico (motor elétrico ac) a partir do momento que a moto passa 3 segundos completamente parada (sensor de giro na roda) e na marcha lenta. O sistema de partida chama-se ACG Starter.

Olha o estator conjugado:

Imagem

Legal não? Eu acho interessante, haja visto que o motor de partida convencional é eliminado, e morre com ele escova de partida, embreagem de partida e demais engrenagens, rs. Mas a grande questão é a robustez, a Honda não costuma trazer robustez nas suas inovações mecânicas e elétricas, kkkkk. Quanto deve custar esse estator? :shock: Enquanto isso, um kit de escovas de um motor de partida custa micharia, rs.

Outro detalhe no motor é que existe um dispositivo mecânico para manter a válvula de escape aberta durante a partida, uma espécie de descompressor, tão odiado nas Falcons, hehehe.

Vamos aguardar né.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

A boa é que esse idling stop pode ser desligado.
Se eu comprasse um PCX, com certeza só deixaria desligado, pois as distâncias que percorro são curtas e a bateria iria pro pau muito rápido.

[ ]'s
Imagem
diegonunes
Dinossauro

Eu creio que o consumo de energia nesse sistema de partida é bem menor, mas... mais um motivo pra se preocupar.

Só de imaginar a quantidade de re-partidas que esse motor faria num dos percursos comuns que eu faço, pqp, dá dó, kkkk.

Se é pra comprar um PCX e deixar o sistema desligado, é mais negócio ainda ir numa burguinha né, rs.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Racionalmente, com ou sem idling stop é muito mais negócio uma Burguinha, a diferença de consumo menor para o PCX nunca compensará a diferença de preço entre ambas. O problema da Burguinha, para mim, é visual apenas.

Minha intenção com o PCX seria mais espaço para as pernas, ser Honda (mais fácil passar pra frente futuramente), rodas maiores, bom capacetário, visual melhor e principalmente poder fazer umas viagens curtas melhor servido.

A Burguinha é muito pequena, visualmente parece de brinquedo, qquer barbudo fica esquisito nela, não compraria.
O idling stop do PCX pra mim é totalmente dispensável.

[ ]'s
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Eu vejo esse Idling Stop como algo ecologicamente correto. Só isso. A meu ver, inúmeras partidas do motor desgastam o sistema, não adianta a Honda dizer que é uma tecnologia ultra-turbo-mega avançada porque desgaste de componentes é como as leis da física: impossível revogar. Então, fica a dúvida: a manutenção do sistema vai arder quanto no bolso se o cabra for um usuário assíduo do Idling Stop? Para até 5 porcento de economia (palavra da Honda) num motor que deve fazer tranquilo 40 Km/l. Vale a pena?
Além disso, eu acredito em motor ligado o tempo todo. Desligar um motor quente significa parar a circulação de óleo e a queima de combustível, ambos contribuem para a refrigeração, como sabemos, né? Será que usar o Idling Stop com frequência não vai elevar a temperatura do motor em um arranca e para com o PCX?
#ficaduvida ;-)

Sobre Burguinha e PCX: a desvantagem do Burguinha é só no tamanho. Porque pelo que se vê até agora, o Burgman com seu conjunto suspensão e rodas aro 10 bem resolvido, está se saindo melhor o PCX com suas rodas aro 14 e suspensão que dá fim de curso fácil.
hira
Motoqueiro

Mensagem por hira »

piccoli escreveu:Eu vejo esse Idling Stop como algo ecologicamente correto. Só isso. A meu ver, inúmeras partidas do motor desgastam o sistema, não adianta a Honda dizer que é uma tecnologia ultra-turbo-mega avançada porque desgaste de componentes é como as leis da física: impossível revogar. Então, fica a dúvida: a manutenção do sistema vai arder quanto no bolso se o cabra for um usuário assíduo do Idling Stop? Para até 5 porcento de economia (palavra da Honda) num motor que deve fazer tranquilo 40 Km/l. Vale a pena?
Além disso, eu acredito em motor ligado o tempo todo. Desligar um motor quente significa parar a circulação de óleo e a queima de combustível, ambos contribuem para a refrigeração, como sabemos, né? Será que usar o Idling Stop com frequência não vai elevar a temperatura do motor em um arranca e para com o PCX?
#ficaduvida ;-)

Sobre Burguinha e PCX: a desvantagem do Burguinha é só no tamanho. Porque pelo que se vê até agora, o Burgman com seu conjunto suspensão e rodas aro 10 bem resolvido, está se saindo melhor o PCX com suas rodas aro 14 e suspensão que dá fim de curso fácil.

O carro do meu pai faz isso... parou no sinal, desliga... acelerou, liga e vai embora e a gente nem sente a partida.
HIRA®
diegonunes
Dinossauro

piccoli escreveu:Eu vejo esse Idling Stop como algo ecologicamente correto. Só isso. A meu ver, inúmeras partidas do motor desgastam o sistema, não adianta a Honda dizer que é uma tecnologia ultra-turbo-mega avançada porque desgaste de componentes é como as leis da física: impossível revogar. Então, fica a dúvida: a manutenção do sistema vai arder quanto no bolso se o cabra for um usuário assíduo do Idling Stop? Para até 5 porcento de economia (palavra da Honda) num motor que deve fazer tranquilo 40 Km/l. Vale a pena?
#ficaduvida ;-)

Perfeito, ou seja, perfumaria pra vender. :lol:

Quanto a refrigeração do motor, por ser líquida, rapidamente se estabiliza, apesar do para para, vai sofrer menos que um mono a ar, rs.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Além da CG, qual moto da Honda não tem vícios? Fracon?

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
orgulho de ser CGzeiro!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

jabsb escreveu:Além da CG, qual moto da Honda não tem vícios? Fracon?

Fracon, Hornet, Fireblade novas, Bros, CBR600RR, Biz... praticamente a linha toda não tem falha de projeto.
Não sei a quanto andas os motores 300, se já foram sanados os problemas ou continuam babando óleo.
O PCX decepcionou pois é um projeto global, e como postaram aí, lá fora tb dá problema na susp. traseira.
[ ]'s
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Aqui no trabalho tem 4 Cb 300 e 2 XRE, de 2011 até 2013. Nenhuma com vazamento.
Mas falando com um colega que está com uma CB3 Flex 2013, essa com abinha de tanque colorida: ele se queixa de apagões na desacelerações, já reportou à Honda via concessionária. Não tem solução ainda.
diegonunes
Dinossauro

Vazamento é questão de tempo em motos mono (vibração) e arrefecidas a ar (variação de temperatura constante) com cabeçotes que usam esse sistema de vedação (guarnição de borracha).

A Honda antigamente não usava comando duplo nas suas motos até 250cc (até onde lembro, twister e tornado não entra tá, rs) e nas maiorzinhas que eu me lembro, a Falcon também não usa comando duplo, assim, não há junta e quando havia, no caso da falcon, não era de borracha. Nessas motos, existe tampinhas pequenas que dão acesso aos parafusos de regulagem de válvulas, vedads por o'ring e com uma área muito menor, que por consequência sofre muito menos com as condições de funcionamento destes motores.

Esse mesmo método é usado no motor 250cc da Yamaha, vê se vaza, rs.

Existe uma circular técnica na Honda indicando a troca dessa junta em todas as revisões! No começo, lembro da reluta das autorizadas em não querer colocar cola, inclusive eu passei por isso com a XRE 2011 e obriguei a CC colocar cola, hehehe. Bem, desde 2012 todas elas já saem de fábrica com cola, kkkkkkkk, mas a cola só tarda o vazamento.

A Falcon tem uma doença de queimar retificador né, já resolveram?
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Eu troquei esaa junta na CG um dia desses, depois de 3 anos e meio de uso. Tava melejando beeem de leve.

Custa baratinho, isso que o pessoal da oficina que fez o serviço disse que tinha que ser original Honda.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
orgulho de ser CGzeiro!
Responder