E agora José? - caso real

Grupo de discussão geral sobre motos.
Joel
Dinossauro
Contato:

E agora José? - caso real

Mensagem por Joel »

Andar de moto é bom, nós todos curtimos, mas será que estamos preparados para andar com nossos filhos???
Não com eles na garupa, com eles pilotando ao nosso lado.

Pois bem, hj me foi feita uma surpresa, apareceu meu filho com uma ninjinha 250, todo faceiro, primeira moto(ja tem carro) e louco pra se aventurar pelas estradas.

Na hora fiquei meio sem reação, foi surpresa mesmo, nem sabia que ele cultivava este desejo, sabia que gostava de moto mas sempre achei que era só de ver.

Bom, depois de passado o susto inicial, dei alguns conselhos, como se isto fosse adiantar muito, mas espero que sim e foi rodar com a motim... gostosa, mas não consegui relaxar por causa da situação.

Bueno, daqui pra frente vou ter que comboiar ele por ai, espero que pelo menos no inicio ele venha a rodar comigo.

Sei que muitos aqui ja tiveram boas historias com os seus, outros nem tanto, quem ainda não teve, enfim, queria abrir a discução, novamente porque este assunto ja esteve por aqui no passado.

Queria "ouvir" historias a este respeito, fiquei que nem cachorro que caiu da mudança, sem saber pra que lado seguir.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
eclinck
Mito

Re: E agora José? - caso real

Mensagem por eclinck »

Como em todas situações que envolvem os filhos penso que é melhor dar alguma direção e ficar próximo para corrigir e aconselhar. Do contrário alguém pode assumir esse papel.

Proibir não rola. Rsrs
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Filho meu andando comigo de moto não daria certo, primeiro porque não tenho saco pra ser conselheiro de transito de filho, segundo que ando de moto pra desopilar e não pra ficar preocupado, terceiro que não sei como seria ver um filho se envolvendo num acidente ou talvez até morrendo em um.

Complicado. Eu só ando de moto sozinho, mulher odeia, filho gosta, mas eu não levo. Se der merda eu me cago sozinho mesmo e tchau. :lol:
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

eclinck escreveu:Como em todas situações que envolvem os filhos penso que é melhor dar alguma direção e ficar próximo para corrigir e aconselhar. Do contrário alguém pode assumir esse papel.

Proibir não rola. Rsrs

;-)
Pois é, penso nesta direção, o cara tenta dar uma direção....

Proibir, só de andar na minha moto, o resto depois que eles compram o papel higiênico para limpar o (*) e passou dos 18, ja era, a coisa fica mais na conversa e com muito jeitinho...

jsamuel, talvez vc tenha no futuro o mesmo problema que eu tenho agora, como falei, to meio perdido com esta surpresa, só tenho o norte que esta escrito acima, que é a maneira mais indicada para todos os casos com fillhos, pois a fase de impor as coisas dura pouco tempo, a maior parte da vida é na negociação.
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

jsamuel escreveu:Filho meu andando comigo de moto não daria certo, primeiro porque não tenho saco pra ser conselheiro de transito de filho, segundo que ando de moto pra desopilar e não pra ficar preocupado, terceiro que não sei como seria ver um filho se envolvendo num acidente ou talvez até morrendo em um.

Complicado. Eu só ando de moto sozinho, mulher odeia, filho gosta, mas eu não levo. Se der merda eu me cago sozinho mesmo e tchau. :lol:

Eu conheço uma pessoa que perdeu o filho de moto em um passeio e ele estava junto em outra moto.

Ficou traumatizado até hoje, anda de moto ainda, mas, não é mais a mesma coisa, teve que passar por um longo tratamento para retornar a ainda não é a mesma coisa.

Não recomendo, tenho filho e estava pensando nisto outro dia, exatamente isto, quando crescer, o que fazer?

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Com certeza isso seria algo que transformaria qualquer pessoa, ou para melhor ou para pior. Família e descendência é um traço muito forte que carregamos, temos responsabilidades sobre tudo isso.

Tudo na vida é perigoso, mas algumas coisas aumentam esses riscos, uma delas é andar de moto, então por mais liberal e moderno que o pai seja, ele vai SEMPRE ficar com um pé atrás e outro na frente. É totalmente diferente os riscos de um acidente de carro pra um de moto, que são os meios de transporte que mais usamos no dia a dia.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Comprou uma Ninjinha? Sem foto, sem parabéns! :lol: :lol:

Acho que sua única alternativa é recomendar juízo prá ele.
Com o tempo vem a prática.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

É foda, muitos conselhos mesmo, até se possível com um pouco de terrorismo, tem que botar medo. Dê exemplos reais de tombos, tente ensinar tomada de curvas... o foda é que no início, ao testar limites, espalhar em curva parece a regra, quem nunca espalhou? A sorte é não vir ninguém do lado contrário...

Capacete fechado e vestimentas com proteções sempre.

Eu tb não gosto de ver nem filho nem pai andando de moto. A gente sabe o quanto moto é perigoso, dos cagaços que já passamos, e da sorte que demos em muitas situações.

Se por um lado deve ser o máximo viajar em família, por outro tem o lado que o Samuel colocou, andar de moto pra ficar preocupado não combina bem.

[ ]'s
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Joel, mas ele já viu como toca a banda... ele já nos conhece... sabe os "jaspions" maloqueiros que somos...

ele sabe o elo a ponto familiar que vcs, "a diretoria", tem...

ele já anda de carro a tempo né ?! então exponenciar atenção/prudência/responsabilidade e partir pro abraço!!

acho que tem tudo pra dar certo! ;-)

saudações
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Bem , na minha humilde opinião acho que já começou errado pelo fato de ter comprado uma nijinha, pois isso demonstra tendências "jaspinianas hereditárias"... :-D
Ou seja, a chance de ele querer acelerar forte é bem grande, não que em outros estilos de motos e pilotagens não acontecerão acidentes mas é que a probabilidade e proporções dos acidentes são sempre maiores com essa galera( ao menos nos últimos tempos) e sendo assim só resta aconselhar e esperar que ele tenha bom senso e responsabilidade. :ufa:
E se suas condições financeiras forem boas, dê ao seu filho um curso de pilotagem de presente... Pense não só como um investimento para evitar futuras dispersas medicas( não que vá acontecer algo ou que você vá pensar assim :roll: ) mas como uma maneira de te deixar mais tranquilo e dessa forma ele terá o conhecimento necessário para evitar algumas situações de risco!!! ;-)

P.S.
Desculpe-me se eu cometer alguma indiscrição, mas como estou do lado de fora posso ver de uma maneira pratica e racional um assunto bastante emocional!!! :jmi:
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

A meu amigo Joel, isso aí é uma situação que eu venho pensando, lembra que teve uma época que eu andei várias vezes com meu guri na garupa? Pois é, começou a se empolgar e tal, agora procuro evitar pra não incentivar motocicleta pra ele, antes eu achava que deveria aprender desde novo pra não fazer besteira lá pelos 20 e poucos anos, hoje já acho que não sei mais nada o que é certo...

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
kbça
Dinossauro

Mensagem por kbça »

Se tiver juízo (diferentemente do pai :rof: :rof: :rof: ) é só orientar mesmo sobre postura/conduta no trânsito e dicas de pilotagem, de resto só na prática mesmo... Sabemos muito bem que os sustos fazem parte, e a calma e a rapidez de reagir a cada um é a diferença de escapar ou não... :jmi:

Como diz aquele "velho deitado": se não tem remédio, remediado está... O melhor é acompanhá-lo e ir corrigindo ;-) Quem sabe assim o Henrique não teria se arrebentado aquela vez de moto... ;-)

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Joel, tem coisas que não tem como evitar. Não tenho filhos, mas sou um filho, assim como você.

Pergunto, tu lembra como foi no primeiro dia que tu apareceu com uma moto em casa??? E do tanto de conselhos que tu ouviu de teus pais, amigos, parentes???

Destes todos conselhos, quais realmente tu ouviu??? E com tantos conselhos, quantas viagens tu não fez acima dos limites permitidos???

Cara, ensine, de dicas, tente arrastar ele para andar contigo e a galera daí, mostre como funciona, entre na onda, mostre que tu tem interesse na novidade dele, chame para lavar as motos juntos, leve para trocar pneus, óleo e filtro, apresente a um bom mecânico, e outras coisas mais que faça ele ter interesse de estar contigo.

Muitas vezes as merdas acontecem por contas das companhias.

Mas na real mesmo, acho que ele vai fazer aquilo que ele quiser fazer. Espero que não seja merda. rsrsrsrsrsrs

Abração.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Legal.. mais um motociclista no mundo ! Só acho que começou muito forte... eu comecei numa Twister, não que seja MANCA... eu deveria ter começado numa 125! Começar numa 250 que chega a 160/170km/h eu achei um tanto exagerado, mas como não "tem o que fazer" ensine-o os macetes de macaco velho que vc tem na manga dos seus anos de experiência, garanto que vai previnir o garoto de muitos sustos que fazem parte do nosso dia a dia.

Como já disseram, proibir não rola, pense se fosse o contrário :roll: a vida é uma só, deixem eles curtirem como quiserem. Do jeito que está o mundo hj podemos morrer andando de carro, de moto, a pé, numa viagem de avião, etc... ;-)

Recadinho para alguns: aos que não levam os filhos andar pq tem medo que eles gostem da coisa e queiram comprar uma qdo fizerem 18 anos, pensem que vc estão sendo egoístas pra caralho. Vcs podem pegar suas motos, tomar vento na cara e serem feliz, agora os filhos que se inspiram no pai e querem seguir os passos vcs não querem deixar. É o famoso "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" ai complica.

Eu mesmo só ando de moto por conta do meu pai :D e hj nesse trânsito infernal de SP agradeço a todos os dias por saber pilotar uma, me economiza um tempo de vida que vcs não fazem idéia :dce:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

IMHO, a melhor situação é instruí-lo e lhe fornecer meios de praticar em ambiente controlado.

O meu pai, de 80 e poucos anos, até hoje vai lá em casa, elogia a moto, pede para ele dar uma voltinha como se soubesse, e quando está se despedindo dispara, "desiste dessa moto, tonico"...

;-)
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Vou passar por isso daqui uns anos. Ou pelo menos creio que sim, dada a intensidade da paixão por motos que transmito. Meu filho hoje tem 16, falta uns 2 aninhos para querer começar a se divertir.

Acho que você tem que trazer ele para a sua turma de motos, incutir o cuidado com equipamentos, uma forma de pilotar consciente. Mas com a noção de que agora é com ele, o teu trabalho na real já tá feito.

Nessas eu sempre lembro daquele texto sobre filhos do livrinho "O profeta".

" Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.

Podeis outorgar-lhes vosso amor,
mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.

Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.

Podeis esforçar-vos por ser como eles,
mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.

Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força,
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.

Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Felizmente minha filha não quis saber de motocicletas...
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Pois é, eu achei que o assunto era difícil somente para mim, mas pelo jeito não...

Sempre andei com meus filhos na garupa da moto, "mas pero no mucho"... sem grandes distancias e sem dar muita moleza também, sempre deixei claro os riscos de sair comigo e tal.

Qdo comprei minha primeira moto, naquela época, final de 1986, nem preciso dizer, no interior do RS quem tinha moto era meio maloqueiro, ou totalmente, difícil pegar um tiozão que tivesse uma moto e usava para lazer, era o pessoal que zoava mesmo, com isto nem preciso dizer qual foi a reação de meus pais. Ouvi alguns conselhos, outros nem tanto, a vida ensinou outras coisas e vamos formando.... depois passei um longo período sem moto, veio casamento, filhos(inclusive este que agora comprou moto), compra apto, etc... até que chegou o dia que eu estava procurando uma cb400 no jornal e acabei esbarrando em um anuncio de gs500, pronto, comprei(bem financiadinha) e estava de volta ao mundo das 2 rodas.

Também não sou adapto do "faça o que eu digo e não faça o que eu faço", e qdo a gente faz merda tem que mostrar que fez mesmo, também sou partidário que o exemplo é o melhor, neste caso, acho que agora aumenta minha responsabilidade.

Ontem mesmo ja levou botas e luvas la de casa, naquelas, mesmo não sendo zero, ja fui colocando alguma coisa p/ele não sair desprotegido.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:Joel, tem coisas que não tem como evitar. Não tenho filhos, mas sou um filho, assim como você.

Pergunto, tu lembra como foi no primeiro dia que tu apareceu com uma moto em casa??? E do tanto de conselhos que tu ouviu de teus pais, amigos, parentes???

Destes todos conselhos, quais realmente tu ouviu??? E com tantos conselhos, quantas viagens tu não fez acima dos limites permitidos???

Cara, ensine, de dicas, tente arrastar ele para andar contigo e a galera daí, mostre como funciona, entre na onda, mostre que tu tem interesse na novidade dele, chame para lavar as motos juntos, leve para trocar pneus, óleo e filtro, apresente a um bom mecânico, e outras coisas mais que faça ele ter interesse de estar contigo.

Muitas vezes as merdas acontecem por contas das companhias.

Mas na real mesmo, acho que ele vai fazer aquilo que ele quiser fazer. Espero que não seja merda. rsrsrsrsrsrs

Abração.

É isso.

Meus filhos são "meus" apenas na linguagem, mas não na vida. também sou filho e um dia fui alvo dos receios de meus pais. Mas meus filhos não são "meus" de verdade, são deles mesmos. A mim coube somente a tarefa de trazê-los ao mundo, à vida e a mais difícil de todas as tarefas humanas: CRIAR E EDUCAR, prepará-los para a vida deles, transmitir a eles o conhecimento e experiências que tenho, fornecer a eles as ferramentas que eles precisarão e usarão na vida deles para serem o mais bem sucedidos e felizes possível.

Joel, muito do meu prazer de viver é compartilhar a minha vida com a de meus filhos. Recomendo o mesmo a você. Aproxime-se dele e o oriente, mas deixe que ele mesmo viva a vida dele, que ele tome as rédeas da vida dele nas mãos, respeite as crenças deles, mostre-lhe o que você viveu e aprendeu. Certamente isso servirá como um bom guia para ele.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Eu não tenho filho, eu sou o filho, meu pai não anda de moto mas entende minha paixão e sempre ta trocando uma ideia comigo já minha mãe, todo mês pede pra vender a moto.

Acho que a melhor coisa é trocar ideia, se voce puder pega o teu filho, leva num autodromo, passa seus conhecimentos, pra evita as burradas que você já fez.

E aproveita, eu acharia massa meu coroa comigo, não sei ele kkkkk
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
Responder