Acidente Grave com Ducati 696

Grupo de discussão geral sobre motos.
Patrick
Motoqueiro

Re: Acidente Grave com Ducati 696

Mensagem por Patrick »

.
Em tempo, amortecedor de direção tem sua função mas não é essa panacéia que se alardeia.

Mal-regulado, pode até induzir o shimmy.
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu:robs, rola headshake em algum scooter?

penso que o entre-eixos grande deve ser bom pra ajudar a evitar, mas sei que tem outros fatores na geometria da moto (tipo ângulo de cáster) que interferem tb.

Jota, scooter pequeno não deve rolar, desconheço.
A frente é muito curta, o peso é bem distribuido, já que as pernas do piloto ficam bem próximo da roda da frente....

No B400 eu passei por um cocoruto no asfalto ("lindo", digno do pedágio de 90 cents do Lulla) na BR101 indo para CWB, estava com apenas uma mão no guidão, deu batente 2x, mas o próprio scooter tratou de corrigir, eu quase dei PT na cueca, e passei a pilotar com as duas mãos a maior parte do tempo....rs

com as duas mãos no guidão nunca percebi nada parecido com um headshake, nem de longe.

Já na ZX11..... uma vez indo de Paracatu a BSB, junto com Rod e Zeidan, passamos por uma buraqueira a uns 150 km/h na GO-436.
A moto ficou doida, não briguei com ela, deu batente umas 4x, e balançou tudo.... lembro de ter deixado o guidão meio frouxo, e ter me apoiado apenas nas pedaleiras... a moto tb tratou de corrigir, mas fiquei com a impressão de que tive sorte..... tivemos de parar uns metros adiante para em recompor do susto....rs
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

quando tu fala em batente, é no curso da suspensão ou no esterço da direção?
Jota

Mensagem por Jota »

esterço da direção, certamente.

só de ler já sinto mal.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

_
Vulgo tank slapper.
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu:esterço da direção, certamente.

só de ler já sinto mal.

:lol:

eu tb, de lembrar...

o da ZX11 foi sinistro, parece que durou uma eternidade..... mas a moto tem projeto antigo, mas tem uma ciclística excelente, se fosse uma moto mais nova, dessas mais leves, sei não, acho que tinha ido pro chão sem muita negociação.... tipo o video original do tópico.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Patrick, tem uns que são fake, o amortecedor de direção da versão anterior da Kawa ZX6R dizem estar lá só pra enfeitar, mesmo na regulagem máxima não faz diferença. Os eletrônicos da Honda dizem funcionar muitíssimo bem. Aqueles que colocam no parafuso central da mesa tb dizem ser bons (não me lembro a marca boa).

O de R6 tb não me parece ser muito bom (pode ir pra 1 min de vídeo):

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SAnjjHKclZs[/youtube]

Nunca passei por algo assim, tá doido. No máximo um shimmyzinho light na CBRF acima de 200 passando por asfalto cheio de ondulações, e isso já me faz cagar de medo...

[ ]'s
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

esse cabra permaneceu sobre a moto por intervenção dos deuses, só pode.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

_
Ali poderia ter acontecido antes até. Asfalto irregular, aceleração forte -> frente leve + death grip = cagada...
Mãos mais leves por certo teriam ajudado antes.
PS: Certeza que esse aí deu pt na cueca.
Robson

Mensagem por Robson »

rs.... o da ZX11 foi parecido, mas mais curto.... bem mais curto....
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Kuati escreveu:Patrick, tem uns que são fake, o amortecedor de direção da versão anterior da Kawa ZX6R dizem estar lá só pra enfeitar, mesmo na regulagem máxima não faz diferença. Os eletrônicos da Honda dizem funcionar muitíssimo bem. Aqueles que colocam no parafuso central da mesa tb dizem ser bons (não me lembro a marca boa).
Nunca passei por algo assim, tá doido. No máximo um shimmyzinho light na CBRF acima de 200 passando por asfalto cheio de ondulações, e isso já me faz cagar de medo...
[ ]'s

Será? A minha ZX6R é 2012, deve ser este que está falando da Ohlins.
Já ajustei as regulagens dele e dá diferença na direção, virando o guidon parado fica bem mais pesado.
Essa shimada tão rápida dos vídeos é impossível com aquele amortecedor, pelo menos com tanta agressividade assim.
Se fosse curtinha aí sim, acho que faria, mas nessa "distância" que guidon está batendo de um lado a outro acho difícil.
Espero que funcione...

Tio escreveu:Tem umas quedas que são um completo mistério pra mim...
Cair numa reta dessas é cruel. Que queda mais besta...
Eu chutaria alguma bobagem no acerto das suspas ou pressão dos pneus. Nego se mete a mexer onde não sabe... melhor deixar original.
Numa moto boa como a Monster dá pra fazer esse trajeto com a mão embaixo sem problemas.
Claro que se deu uma tremida na hora de passar pela "ponte" e o cara fez "braço de aço" fode tudo mesmo, a vibração só aumenta. Tem que deixar a geometria da moto trabalhar...

Uma vez virei 1 volta na regulagem de compressão dos meus amortecedores (queria deixar eles mais macios e fiz essa besteira) não mexi na regulagem de retorno.
Na primeira acelerada que dei um pouco mais forte, a frente ficou leve e shimou ao ameaçar empinar.
Voltei a regulagem para original e ficou ok novamente.

Cair na reta assim é bizarro!!!!
:ufa:
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
marcos_cunha
Roda Presa

Mensagem por marcos_cunha »

minholi escreveu:
Kuati escreveu:Que merda... depois de ver o vídeo, se eu uma monster dessa eu procuraria um amortecedorzin de direção amanhã...

Qualquer moto pode fazer isso aí Kuati, basta o sujeito apertar bem firme o guidão, ficar com os braços esticados, jogando o peso no guidão e brigar com ele quando ele balançar. Vale a velha regra dos braços flexionados, relaxados e com os cotovelos apontados para baixo... sempre.

Disse tudo !!!

:wsh:

Cg125 2001 ==> Falcon 2006 ==>Falcon 2008 ==> Xt660 2007 ==> Xj6N 2010 ==> Z750 2010 ==> Srad 750 2011 ==> Zx10 2012
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kuati escreveu:Patrick, tem uns que são fake, o amortecedor de direção da versão anterior da Kawa ZX6R dizem estar lá só pra enfeitar, mesmo na regulagem máxima não faz diferença. Os eletrônicos da Honda dizem funcionar muitíssimo bem. Aqueles que colocam no parafuso central da mesa tb dizem ser bons (não me lembro a marca boa).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SAnjjHKclZs[/youtube]

[ ]'s

Foram sete segundos que pareceram durar 700 anos... :ufa:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

marcos_cunha escreveu:
minholi escreveu:
Kuati escreveu:Que merda... depois de ver o vídeo, se eu uma monster dessa eu procuraria um amortecedorzin de direção amanhã...

Qualquer moto pode fazer isso aí Kuati, basta o sujeito apertar bem firme o guidão, ficar com os braços esticados, jogando o peso no guidão e brigar com ele quando ele balançar. Vale a velha regra dos braços flexionados, relaxados e com os cotovelos apontados para baixo... sempre.

Disse tudo !!!

:wsh:

Só um complemento pro comentário do Minholi, aquele ditado que a gente sempre lê aqui e em outros fóruns "Na dúvida, acelere!" não se aplica nestes casos. Não se deve abrir o acelerador quando o conjunto age desta forma.

[ ]'s
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Li coisas como suspensão mole/dura, quadro mole/duro, direção mole/dura, corpo mole/duro, amortecedor de direção mole/duro.... á muita coisa mole/dura nesse papo. Não gosto desse papo de mole/duro. :lol:

tava aqui pensando numa coisa chamada efeito giroscópico e o que acontece nesses casos. Acelerando, aumenta o efeito giroscópico oscilante e tende a agravar a situação, levando até o ponto do piloto ser cuspido para fora da moto, jogando-o longe. Largando o acelerador, reduz-se esse efeito e a tendência é cessar o "chimi" ou seja lá o nome que vocês queiram dar para esses movimento macabro da direção da moto.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Tem gente experiente que sugere o contrário. Peso pra trás e acelerar, tanto mais se for viável tirar a roda do chão.
Viabilidade vai variar de acordo com a velocidade/potência.
Quote em falta no momento... Mas não é difícil imaginar que roda suspensa não entra em "harmônica" com o chão.
nagash
Motociclista

Mensagem por nagash »

"engraçado" ... o usuário Muzkur do FOL levou um tombo em (se não me engano) situação parecida na Monster 696 que ele tinha acabado de comprar... parece que a pista tava ruim.. a moto shimmou (não sei se em alta velocidade... diz ele que não) ... e foi chão... será q é "mal" da 696?
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Ixi, completou então Nagash... se é falha na montagem da moto no Brasil, ou se é outra coisa eu não sei, mas eu não teria essa 696 sem amortecedor de direção.

Patrick, esse lance de tirar a roda do chão só se o cara for piloto de acrobacias em motoshow... o piloto médio e até mesmo o acima da média, conseguir ter sangue frio pra empinar a moto quando ocorre isso... lenda.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=S7UxmOt7U1Y[/youtube]
I made this video because there seems to be a ton of (enter insult) that leave comments saying your supposed to add throttle when you get wobbles, which is wrong. It is understandable that people could think that because dirt bike riders have a saying "when in doubt throttle out", but street bikes are completely different!
The proper way to deal with wobbles is to simply let off the throttle while simultaneously grasping the tank with your thighs and putting your weight forward without putting any input into the handle bars. For those of you who don't know, you can get "speed wobbles/Tank slappers" from the front tire going out of alignment with the rear tire. What happens then is the front tries realigns by "jumping" back over to where it needs to be.
Unless you got a turbo bike with stock wheel base, the lifting the front end off the ground to stop the shake is not gonna happen! So if your arguing adding throttle is the best solution.....please film your crash so i can watch!

Yes, i know these are not bad wobbles and by no means are they tank slappers. But like the title says this video is to show how to deal with them. So if you say "oh yours aren't bad at all..." well that's because not only do i have a newer bike but I dealt with them properly which prevented them from getting worse!

O que esse cara diz, no meu entender, vai mais de encontro com o que o Minholi escreveu, pra mim é mais lógico.

[ ]'s
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

rs...

"So if your arguing adding throttle is the best solution.....please film your crash so i can watch! "

acho que ali ele ainda estava sob controle... o problema é quando chega ao esquema batente-batente, aí fica difícil lembrar da teoria quando a cueca já está sendo batizada.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Jota escreveu: aí fica difícil lembrar da teoria quando a cueca já está sendo batizada.

Isso é verdade.
Imagina no sexto ou sétimo segundo de slappin' daquela R6 pro jedi ter sangue frio de manter mãos leves no guidão...
Responder