Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compensa?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compensa?

Mensagem por Kuati »

É uma dúvida que sempre tive, economicamente para mim não compensou. Fiquei um tempo de CB1300 e Yamaha Neo, em dois anos, perdi 2,4 mil reais de desvalorização na Neo, uns 400 reais de manutenção, uns R$ 1.000,00 de impostos, emplacamento e etc... Ou seja, comprando a Neo perdi R$ 3.800,00. Dinheiro muito mais que suficiente para bancar a gasolina e manutenção a maior com a CB13 usando-a no dia a dia (só não podia cair com a CB13). E ainda teria o prazer de rodar de CB13 todos os dias ao invés da Neo.

Gostaria de saber a partir de qtos km, economicamente falando, compensa vc abrir a carteira e comprar uma moto menor e econômica para o dia a dia.
E quem faz isso, tem certeza que compensa?

[ ]'s
Imagem
Smoker
Mito

Re: Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compens

Mensagem por Smoker »

Kuati, pensei em fazer isso, deixar a 12 só para diversão, e pegar a Biz de um amigo para bateção, tipo judiar mesmo, usar até acabar. Isso ano passado.

Na boa, desisti, tenho certeza que na hora de sair, seria a 12 a escolhida. Mas acho que não sou parâmetro, pois a 12 me dá prazer ao rodar, sejam poucos km´s para o trampo, sejam horas na estrada.

E penso parecido, o custo de manter a outra eu acho que cobriria o uso maior da Bandit.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Toecutter
Dinossauro

Mensagem por Toecutter »

Eu fiz isso, tenho a 1200 para viajar e a 883 para a cidade, serve? :bnnd:

Ah, a 200 só uso pra andar na rua de casa. :rof:
.:TE VEJO NO INFERNO:.
Não deslogue agora, sua opinião receberá a importância que você merece.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Pra quem usa a moto todo dia pra trabalhar e nao pode depender do transporte publico, sim e muito.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Eu tentei fazer isso e vi que era bobeira. Primeiro que eu usava mais a grande que a pequena, segundo que além das duas motos usava mais o carro como meio de transporte que as outras duas motos.

Tudo é em dobro as despesas, você é rico? Se for então da pra brincar :lol: :lol: , mas eu que não queria ter uma motona e ficar andando em motinha. Aqui ta ruim pra andar de todo jeito, tanto faz ser uma grande ou uma pequena, já abandonei essa ideia de andar de moto, é furada, transito escroto, caotico, gente mal educada, quem anda de moto faz merda e também é tratado como saco de batata, enfim, desisti.

É porque moto é um troço irracional mesmo por mais que você tente racionalizar o uso, a compra, etc, você não consegue, eu mesmo não teria motivo nenhum pra ficar querendo pegar uma GS 1200 mas a porra da razão vai embora nesse negocio.

Fiquei um tempo com a V Strom e uma FZ 250, achava a FZ um lixo, ele vivia empoeirada, só queria usar a V Strom pra tudo. No final acabei enjoando da V Strom e agora estou no limbo, literalmente perdido.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kuati escreveu:É uma dúvida que sempre tive, economicamente para mim não compensou. Fiquei um tempo de CB1300 e Yamaha Neo, em dois anos, perdi 2,4 mil reais de desvalorização na Neo, uns 400 reais de manutenção, uns R$ 1.000,00 de impostos, emplacamento e etc... Ou seja, comprando a Neo perdi R$ 3.800,00. Dinheiro muito mais que suficiente para bancar a gasolina e manutenção a maior com a CB13 usando-a no dia a dia (só não podia cair com a CB13). E ainda teria o prazer de rodar de CB13 todos os dias ao invés da Neo.

Gostaria de saber a partir de qtos km, economicamente falando, compensa vc abrir a carteira e comprar uma moto menor e econômica para o dia a dia.
E quem faz isso, tem certeza que compensa?

[ ]'s

Nunca vai compensar economicamente a menos que o custo com passagens (ou quaisquer outras alternativas de transportes) seja superior aos gastos com a moto (valor de aquisição, + depreciação + manutenção + impostos + combustível + ....) ou que use a moto para ganhar dinheiro (nesse caso, subtraia a receita obtida que o uso da moto lhe proporcionou e subtraia o valor do custo para ter a moto, esse valor tem que ser positivo, caso contrário, é antieconômico).

Então, na imensa maioria dos casos de motoqueirociclistas que não são motoboys, motofretista, mototaxistas e similares ou empresas que utilizam a moto para entregas e transportes leves em geral, de forma a todo o custo poder ser repassado para o preço do produto e/ou serviço fornecido/vendido/prestado com acréscimo da margem, motocicletas são utilizadas para lazer ou por conveniência. Essas duas finalidades de utilização são antieconômicas, são mais caras. Você tem que estar disposto a arcar com o ônus de uma (ou duas, ou três, quatro, cinco... quantas você se dispuser a ter) moto.
Editado pela última vez por Saurus em 02 Abr 2014, 15:33, em um total de 2 vezes.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
nina
Mito

Mensagem por nina »

pra mim não compensou. a pequena acabou ficando parada.
Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.
José Saramago
Puma

Mensagem por Puma »

No seu caso eu teria, afinal ir a padaria com uma SS é meio estranho.

fui.........
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Kuati:

Eu uso o Harlão 1450 apenas para (raras) viagens e um ou outro rolezinho de final de semana e para o corre-corre do dia a dia uso a Mirage 250.

Financeiramente não compensa, pois as despesas são dobradas e sempre vai ficar uma moto parada na garagem. Paga-se por duas e usa-se apenas uma.

Estou pensando em vender as duas e ficar com uma só moto, média, entre 500 e 800 cc, mas ainda não me decidi.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Eu já fiz isso por um bom tempo.

Economicamente não compensa, tu paga 2 IPVAs, 2 DPVAT, manutenção dobrada, desvalorização dobrada... acaba saindo de motinho pra economizar o motão e perde o tesão, que é justamente o que me faz andar de moto.

Mesmo assim quando eu tinha motos de 4 cilindros eu preferia andar de 250cc no dia-a-dia, é muito mais prático.

Voltarei a ter 2 motos quando comprar minha 35 de final de semana :frt:

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Kuati,

Vira e mexe penso em ficar apenas com uma moto só, mas quando o trânsito aperta volto e ficar feliz com a opção de ter duas motos.
É complicado definir isso apenas no aspecto financeiro. Se vc tiver duas motos, o que vc rodou nas duas e distribuiu nos gastos, deve ser concentrado (e ajustada à moto) em apenas uma para fazer a comparação.
Já fiz essa conta certinho, e no meu caso sairia mais barato ter uma só.
MAS, prefiro utilizar outros aspectos para tomar a decisão, como nível de utilidade, mobilidade, segurança, tempo gasto, etc.
Com isso o $$ que gastei a mais me parece ter sido muito bem investido!
Sem falar no papo de “uma 650 ser ágil como uma 250”, é só na conversa!

Abs
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
rjsdex
Motoqueiro

Mensagem por rjsdex »

A forma racional é colocar numa planilha os gastos de ter apenas a maior ou a pequena também...

Aqui até pensei num futuro quando comprar uma moto maior, comprar também uma menor. Mesmo sendo Curitiba, não vi vantagem para ter duas...
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
nina
Mito

Mensagem por nina »

Puma escreveu:No seu caso eu teria, afinal ir a padaria com uma SS é meio estranho.

fui.........

na padaria não dá pra ir a pé, não?
Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
nina
Mito

Mensagem por nina »

rjsdex escreveu:A forma racional é colocar numa planilha os gastos de ter apenas a maior ou a pequena também...

Aqui até pensei num futuro quando comprar uma moto maior, comprar também uma menor. Mesmo sendo Curitiba, não vi vantagem para ter duas...

não há como discordar. se fosse por gasto e pelo uso de uma moto grande e uma pequena, eu ficaria só com uma pequena. mas moto não é lá muito um troço racional...
José Saramago
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

velho e bom: depende

sds
ByronJack
Roda Presa

Mensagem por ByronJack »

Puma escreveu:No seu caso eu teria, afinal ir a padaria com uma SS é meio estranho.

fui.........

Não é não...mercado também rola
CBX 200 Strada / CBR 450 SR / XT 600 E / Bandit 600 N / Bandit 1200 S / FZ6 S/ Bandit 1250 ie/ GSX-R 1000 K9/ CBR 600F/ Ninja 1000 / Tiger 800,TEX 1200, Tiger Explorer XR 1200.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Quando tinha a 748 e a CB400SF, usava a CB para o dia a dia, ja que a 748 era horrivel para andar no corredor (carenagem fazia eu suar demais). Com pista livre a 748 era uma maravilha, mas a CB400 era uma bicicleta ao lado dela para andar no transito pesado. Sempre conseguia balancear o uso das duas.

Quando tinha a M620 e a Dafra Smart, até deixava a M620 em casa e andava direto com a scooter...especialmente porque andava distancias muito curtas, e pegava umas serrinhas super travadas, que a M620 sofria pelo tamanho.

Tambem nisso influia muito o medo de ser assaltado, de levar um tombo (quanto mais tempo rodando numa moto = maior a possibilidade de sofrer um accidente), comodidade, etc.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
ByronJack
Roda Presa

Mensagem por ByronJack »

Na minha concepção dinheiro é para proporcionar momentos de prazer, para compensar o tempo vendido ao trabalho...não teria prazer andando de 125.
Moto é pra usar, vou todo dia pro trabalho de Ninja 1000, assim como ia de Srad, e são só 5 km, não da tempo nem de esquentar o motor, pois levo 5 mim, mas dá pra botar 200 tão...hehe
CBX 200 Strada / CBR 450 SR / XT 600 E / Bandit 600 N / Bandit 1200 S / FZ6 S/ Bandit 1250 ie/ GSX-R 1000 K9/ CBR 600F/ Ninja 1000 / Tiger 800,TEX 1200, Tiger Explorer XR 1200.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

¨
Essa questão lembrou um fato recorrente e curioso que reparei no youtube...

Tirando as motos ultra-tops, qualquer moto de pop a top nos vídeos gringos é referida pelos donos como "commuter bike" - moto de transporte diário.

Ontem mesmo postaram um em que o cara fala isso de sua Super Duke 1290 R, que no BR, tendo duas, seria a moto dos passeios especiais...
Editado pela última vez por Patrick em 02 Abr 2014, 16:35, em um total de 1 vez.
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

TDM 900 + Citycom 300.
TDM é mais torque pra garupa e tralha pra viagem, trambolhão pra hora do rush, banho garantido com chuva. Um totó na pedaleira, parachoque riscando o escape, sem tombar a moto: Orçamento de R$ 8K pelo seguro.
City tem menos conforto e motor pra estrada, menos stress no trânsito, tocada mais ágil e econômica que a TDM no dia a dia.

As duas atendem na cidade e na estrada, cada uma mais "especializada" em um ponto em detrimento do outro.

E ainda tem a Burgman i da esposa, perfeita pros dias de "manifestação" :-D

Funciona pra quem não tem frescura de só pegar a maior moto da garagem.
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Responder