Viagens longas sozinho - Prós e Contras.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Viagens longas sozinho - Prós e Contras.

Mensagem por Saurus »

Criei este tópico porque tenho feito viagens curtas (até 500~600 Km cada pernada) e isso não oferece uma boa noção das vantagens e desvantagens da empreitada em uma viagem longa (acima de 10.000 km).

Gostaria de saber sobre as opiniões e comentários de quem viveu isso, qual moto usou, que problemas enfrentou (tanto com a viagem quanto com a moto em si).

Moderas, se o tópico não for pertinente ou descambe para zoeiras, brigas, ofensas ou qualquer outra desvirtuação que o torne inútil e estéril, podem mover, trancar, deletar ou adotar quaisquer outras ações necessárias.

Gostaria de saber coisas do tipo:
- O que lhe motivou a ir sozinho?
- Resumidamente, suscintamente, como fez o planejamento?
- Resolveu usar a moto que tinha ou comprou uma especificamente com esse propósito? Por quê?
- Teve problemas com documentação, hospedagem, abastecimento, manutenção da moto, acidentes, etc?
- Talvez a pergunta crucial - Valeu a pena ir sozinho?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Bagé
Mito

Re: Viagens longas sozinho - Prós e Contras.

Mensagem por Bagé »

Bom tóxico ;-)

Minhas andanças, a não ser as curtas pra encontros por aqui, as longas são todas sozinho...

Pq, conciliei o trabalho com o andar de moto, tomei a decisão que o sul do Brasil faria tudo de moto ou carro quando não der pra ir de moto, e fiz assim, ou seja, não teve motivo nenhum, pq simplesmente não dá para arrumar parceiro para viagens assim, até tentei lá no mad rs, mas nunca deu no jeito..

Planejamento? Nenhum, simplesmente boto os baguio na moto, subo em cima e vou embora..

Especificamente moto, non ecxiste, é aquela que está na garagem

Nunca tive problemas de documentação, manutenção é claro, mas a básica, pneu, pastilha e bla bla, nunca tive problema durante viagem, a última longa vindo de
Araras - SP, resolvi em SC, cortar pelos morros, saí da 101 e tive um acidente..

Se valeu a pena ir sozinho? Puxa, em viagens longa não existe coisa melhor que isso, vc, a moto e o pensamento...

Só que vejo de ir sozinho ruim, é caso tu caia um tombo, se acidente em algum lugar deserto, já passei por cada lugar simplesmente deserto e a noite, e isso é uma coisa que não faço mais, viajar sozinho a noite

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Viajar sozinho só vale a pena quando o sujeito não em outra opção, mas se dê algum problema tudo é mais complicado de resolver, por isso uma boa grana disponível e tempo seriam ideal pra esse tipo de empreitada.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Webasto
Motoqueiro

Mensagem por Webasto »

Bagé escreveu:Bom tóxico ;-)

Minhas andanças, a não ser as curtas pra encontros por aqui, as longas são todas sozinho...

Pq, conciliei o trabalho com o andar de moto, tomei a decisão que o sul do Brasil faria tudo de moto ou carro quando não der pra ir de moto, e fiz assim, ou seja, não teve motivo nenhum, pq simplesmente não dá para arrumar parceiro para viagens assim, até tentei lá no mad rs, mas nunca deu no jeito..

Planejamento? Nenhum, simplesmente boto os baguio na moto, subo em cima e vou embora..

Nunca tive problemas de documentação, manutenção é claro, mas a básica, pneu, pastilha e bla bla, nunca tive problema durante viagem, a última longa vindo de
Araras - SP, resolvi em SC, cortar pelos morros, saí da 101 e tive um acidente..

Se valeu a pena ir sozinho? Puxa, em viagens longa não existe coisa melhor que isso, vc, a moto e o pensamento...

Só que vejo de ir sozinho ruim, é caso tu caia um tombo, se acidente em algum lugar deserto, já passei por cada lugar simplesmente deserto e a noite, e isso é uma coisa que não faço mais, viajar sozinho a noite

.
Bagé é meu ídolo

Comungo de vossas idéias
Gogoboy, agregando valor trollístico, cultural e filosófico ao m@d desde 2005
K'waszaK
Dinossauro
Contato:

Mensagem por K'waszaK »

Bagé escreveu:

.

x1000

;-)

God Save The Queen!!!

Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

Acho até 4 motos o ideal para viagens, mas não é comum conseguir isso . Na maioria das vezes viajo "solo" com a patroa. Os amigos mais próximos não tem , não querem ou não podem ter motos ( ou tudo isso junto!)
Olho sempre o trajeto , pontos de entrada, pontos de referência e disponibilidade de postos .
Se for um Bate&fica , já procuro local de estadia e fazer as reservas.
Ando munido de ferramental básico, kit vedande para furos de pneus e lanterna para essas viagens.
Consulto previsão do tempo para saber o que vou encontrar , principalmente no caso de saída por vários dias.
Nunca comprei uma moto específica para qualquer viagem, mas sempre penso no conforto para piloto/garupa na aquisição, visando viagens mais longas.
Até hoje não tive problemas em viagens.
Na minha opinião, preferiria não viajar "sempre" sozinho. ;-)
Editado pela última vez por SNOWRIDER em 08 Ago 2014, 11:23, em um total de 1 vez.
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

http://i.imgur.com/BBiKL8O.jpg

Amigo meu caiu na minha frente, o suporte da Gopro quebrou, tem um cabo de segurança, a Gopro ficou pendurada entre a bengala e a carenagem, travou o guidão, o cara freou um monte e conseguiu ir para o acostamento, quando chega no acostamento o que há? Uma vala. Cai lá dentro e a moto ficou a centímetros de cair sobre ele. Mesmo com protetor de coluna, trincou algumas vértebras da cervical.

Se estivesse sozinho e a moto caísse sobre ele provavelmente só iriam achá-lo quando começasse a feder.

Depois desse dia prometi que não viajo mais sozinho. Antes pegava a moto e ia para cidades vizinhas, sem destino, sem avisar ninguém, não faço mais isso.

E quem tem Gopro/GPS, deixe o cabo de segurança o mais curto possível.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 09 Ago 2014, 07:00, em um total de 1 vez.
Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Nunca nem usei cabo de segurança de Go Pro. Se cair compro outra. :lol: :lol:
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Como só vou comprar pão no PR e SP não posso opinar.
Webasto
Motoqueiro

Mensagem por Webasto »

eclinck escreveu:Como só vou comprar pão no PR e SP não posso opinar.
acho que isso nem seria o real motivo

a verdade mesmo é que ser pau mandado o impede de emitir opinião
Gogoboy, agregando valor trollístico, cultural e filosófico ao m@d desde 2005
kbça
Dinossauro

Mensagem por kbça »

Saurus escreveu:Criei este tópico porque tenho feito viagens curtas (até 500~600 Km cada pernada) e isso não oferece uma boa noção das vantagens e desvantagens da empreitada em uma viagem longa (acima de 10.000 km).

Gostaria de saber sobre as opiniões e comentários de quem viveu isso, qual moto usou, que problemas enfrentou (tanto com a viagem quanto com a moto em si).

Moderas, se o tópico não for pertinente ou descambe para zoeiras, brigas, ofensas ou qualquer outra desvirtuação que o torne inútil e estéril, podem mover, trancar, deletar ou adotar quaisquer outras ações necessárias.

Gostaria de saber coisas do tipo:
problemas para conciliar horários com outros parceiros, e a diferença brutal de desempenho entre as motos
deu vontade, comprei os ingressos (MotoGP), peguei o dinheiro, revisei a moto e fui
- Resolveu usar a moto que tinha ou comprou uma especificamente com esse propósito? Por quê?
sou Gentalha's, então fui de CBérre
- Teve problemas com documentação, hospedagem, abastecimento, manutenção da moto, acidentes, etc?
quando voltei pra buscar a moto que tinha quebrado o motor perto de Córdoba, quando os coimeros me pegaram é que descobri que tava com a carta-verde errada :hate: :rof: , fora isso um hotel pra lá de vagabundo em Mendoza, um vazamento de óleo 150km adiante de Corrientes,... de mais significativo só isso...
e a pergunta é... porque não? Tu ditas o ritmo de viagem, não há dificuldade de conciliar interesses (eventualmente), tu te "obrigas" a interagir mais com os desconhecidos... Pra mim a (quase) Coast-to-Coast Expedition foi um puta aprendizado, inclusive e principalmente de espanhol, até ganhei o apelido de "conquistador de Viña del Mar :rof: :rof: :rof:

Qualquer coisa dê uma olhada no tópico do Gentalha's, a partir (acho) da página 88...

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Viajar sozinho só se for a última opção, longa viagem (acima de 10.000 km) é melhor com dois ou três amigos (frisando, amigo, gente boa mesmo).
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
abineh
Roda Presa

Mensagem por abineh »

Nunca fiz viagem acima de 10mil e acho que nunca vou fazer mas estou programando uma de quase 4mil pro final do ano.

Viagem longa sozinho não animo... nem perto tbem... pelo mesmo motivo do Kuati. Bom é poder ir com pelo menos 1 camarada... além de maior segurança em qualquer eventualidade ainda divide a experiência com um parça.

Gosto de brincar muito no Google Maps pra planejar a viagem. Nesta viagem de final de ano (em específico) peguei boas dicas aqui no M@D mesmo (de vez em quando não é só zoeira aqui kkkk). Abri o tópico da SRR e li ele inteiro... além de ter aberto um tópico pra tirar dúvida em um trajeto.
Gosto de olhar o Street View nas partes que tem saídas, contornos, retornos e entradas de cidade pra ir me familiarizando com o lugar... assim quando chegar já tenho uma referência.

Não. Eu acho que a viagem tem que ser planejada em cima da moto q vc tem... sem essa de trocar de moto pra viajar. Troque de moto qdo tiver que trocar e assim que estiver com a moto mais adequada faça a viagem que vc tinha programado e não fez por incompatibilidade de motoca.

Nas viagens que já fiz já tive problema com hospedagem, abastecimento, manutenção... só não tive problemas com acidentes e documentação. E nunca saí do Brasil. Sempre por aqui. Já cheguei em algum lugar q tinha reservado e não tinha mais quartos... já abasteci com gasoroba adulterada, já tive pneu furado, e mais um monte! Mas foda-se... tá viajando tem que abraçar o capeta e se virar nos 30!

Como já disse aqui compartilho da mesma ideia do Kuati. Não acho que vale a pena... mas aí é de cada um né. Um cara autista vai sempre querer viajar sozinho...
GSX-S 750
GSX-R 750 SRAD
CB600F Hornet ABS
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Já fiz boas jornadas só eu, a moto, o vento e a solidão do capacete no infinito da estrada. Gosto muito.

Entretanto, também gostei das viagens que fiz com no máximo dois amigos escolhidos a dedo.

Viajar com multidões jamais.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
abineh
Roda Presa

Mensagem por abineh »

Luiz Almeida escreveu:Já fiz boas jornadas só eu, a moto, o vento e a solidão do capacete no infinito da estrada. Gosto muito.

Entretanto, também gostei das viagens que fiz com no máximo dois amigos escolhidos a dedo.

Viajar com multidões jamais.

Falou e disse. ;-)
GSX-S 750
GSX-R 750 SRAD
CB600F Hornet ABS
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden:

Embora nunca tenha feito grandes viagens (a maior que fiz foi de 2.000 km), eu estou acostumado a viajar sozinho ou apenas eu e a D. Russa. Não me incomodo com isso, embora algumas vezes tenha passado um perrenge aqui, outro ali, mas isso faz parte.

Viagens com grupos pequenos, 2 a 4 motos também é interessante, desde que o pessoal seja afinado e tenha uma tocada parecida. Kalixto e Klein são grandes exemplos de parceiros de viagem que tive. Não gostei de viajar com grupos maiores, procuro evitar.

Independente de viajar sozinho ou na companhia de outras motos eu evito pegar a estrada se a moto não estiver em ordem (revisada, com pneus e freios bons e sem armadilhas ou gatilhos conhecidos). Outra coisa que procuro evitar é viajar à noite, principalmente se estiver chovendo forte.

Também procuro evitar de pilotar cansado: independentemente da quantidade de km ou do n° de horas que rodei, se eu me sentir cansado já vou logo procurando um lugar para descansar ou até mesmo pernoitar. Se estiver viajando sozinho, a liberdade para parar para descnsar é maior, com outras motos, isso já complica um pouco.
Editado pela última vez por Russo em 08 Ago 2014, 13:03, em um total de 3 vezes.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Jota

Mensagem por Jota »

Bagé escreveu:Se valeu a pena ir sozinho? Puxa, em viagens longa não existe coisa melhor que isso, vc, a moto e o pensamento...

:wsh:

minhas maiores viagens (visitar luiz almeida e seuclides) fiz sozinho.

bagé já resumiu bem. uma viagem de moto sozinho é, pra mim, algo único. é o tempo em que é possível, de verdade, afastar-se do ruído de fundo (trabalho, família, amigos, entretenimento e tudo mais que te ocupa a mente) e conversar consigo mesmo. não há nada que substitua isso.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Por falar em viagem sozinho, hoje falei com um conhecido, quem é daqui conhece a figura, dono de uma moto peças de Novo Hamburgo, o Remi moto peças, acreditem se quiser:

O cara foi daqui ao Alaska sozinho de moto, numa xt660 que aqui do MAD me disseram que não presta :lol: , tá lá no face pra quem quiser curtir a aventura do malukévski...procurem pelo Remi moto peças

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Bagé escreveu:Por falar em viagem sozinho, hoje falei com um conhecido, quem é daqui conhece a figura, dono de uma moto peças de Novo Hamburgo, o Remi moto peças, acreditem se quiser:

O cara foi daqui ao Alaska sozinho de moto, numa xt660 que aqui do MAD me disseram que não presta :lol: , tá lá no face pra quem quiser curtir a aventura do malukévski...procurem pelo Remi moto peças

.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CaSepPrXCHg[/youtube]
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Jota

Mensagem por Jota »

Bagé escreveu:Por falar em viagem sozinho, hoje falei com um conhecido, quem é daqui conhece a figura, dono de uma moto peças de Novo Hamburgo, o Remi moto peças, acreditem se quiser:

.

levou um container de correntes reservas? :lol:
Responder