Ajuda jurídica

Grupo de discussão geral sobre motos.
hira
Motoqueiro

Ajuda jurídica

Mensagem por hira »

Seguinte, comprei uma moto a vista para o motoboy freelancer q prestava serviço pra loja e deixei ele me pagar em 8x sem juros enquanto trabalhava pra gente... a moto está com ele, no nome dele e procuração pra mim.
Acontece q ele não trabalhava direito e eu dispensei ele. O problema é q ele agora não quer me pagar a moto e também não me devolve ela mesmo eu devolvendo o q ele já pagou. Além disso, sumiu.
O que eu posso fazer? Alguém pode me ajudar com um caminho?
HIRA®
Webasto
Motoqueiro

Re: Ajuda jurídica

Mensagem por Webasto »

huehue

BA, deposita o q ele pagou em juizo e reza p achar a moto inteira
Gogoboy, agregando valor trollístico, cultural e filosófico ao m@d desde 2005
Juca
Roda Presa

Mensagem por Juca »

Hira, perguntas básicas:
- Você abriu ocorrência na delegacia já, relatando que o cara não devolve a moto?
- Há um contrato especificando exatamente isso que você está falando? Há como provar que ele te deve parcelas?
- Como assim a moto está no nome dele, com procuração para você?
- Você já devolveu a ele a parte que ele pagou, ou só prometeu?
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
fellipão
Dinossauro

Mensagem por fellipão »

Hira, ta falando de quantas parcelas?

Pq vai ter incomodacao grande e peovavelmente nao vale a pena.

Nao faca bo por furto, apropriacao indebita etc...
Pq nao tem crime nisso, na vdd vc fez uma gentileza pro cara e ele ta te ferrando.

O certo seria aciona-lo pra receber a
Diferenca... Mas como te disse. Dependendo do valor, nao vale a pena a incomodacao...
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Explica esse lance da procuração para você.

Porque se a moto está quitada e no nome dele, ferrou. Pois não houve crime algum.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Juca
Roda Presa

Mensagem por Juca »

Na verdade se ficar provado que o cara entrou em um acordo para pagar a moto em parcelas e não pagou, acho que dá para encaixar em Furto Qualificado Mediante Abuso de Confiança, que foi realmente o que parece ter acontecido aí.
Sobre não valer a pena a "aporrinhação", vale sim, neguinho continua com isso pq ninguém entra na justiça. Você sabe onde o cara mora? Entra no Pequenas Causas e vê se não consegue um acordo, ou, ao menos, dar uma canseira no cara.
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

A moto está no nome dele, acabou a coisa.

Você fez um contrato de confissão de divida com ele?

Procuração para você de quê? Quais os poderes?
Procuração é coisa que é revogada em qualquer tempo.

Antes de fazer tal coisa, deveria ter consultado um advogado e não após a coisa já ter acontecido.
Você deveria ter comprado a moto e colocado em seu nome e colocado a moto em um contrato como sendo o objeto financiado para ele e que seria transferida para ele ao fim dos pagamentos.
Sobre fazer BO em algum lugar, nem tente, qual é o crime?
Estelionato? Não vejo como tipificar, visto que a moto está no nome dele.
Furto?
Roubo?
Apropriação indébita?

Só vejo algo de cunho Civil e mais nada, mas, vai depender dos documentos que existirem e se estiverem bem feitos.
Poderia ter feito um contrato com notas promissórias, poderia ter feito uma confissão de dívida e a moto era a garantia da dívida, poderia ter feito um monte de situações que lhe levariam algum tipo de cobrança em juízo, mas, deste jeito, só vendo o que você tem para ter uma ideia do que dá para fazer, mas, me parece bem poucas as soluções com o relato.
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
hira
Motoqueiro

Mensagem por hira »

Então, não tem contrato... pra ajudar ele, eu combinei com ele q compraria a moto (4000 conforme o dut) pra ele trabalhar na loja e falei q ele poderia pagar pra mim em 8x de 500... já pagou 4.
A moto foi comprada e transferida pra ele. Como garantia, pedi uma procuração q seria cancelada quando ele quitasse a moto.
Não fiz bo, pensei q pudesse acertar tudo na boa, mas não foi assim q aconteceu.
Não devolvi nada pq ele disse q não ia devolver a moto.
HIRA®
hira
Motoqueiro

Mensagem por hira »

A procuração é de compra e venda, dele pra mim.
HIRA®
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

A procuração só da poderes ou diz que você comprou a moto dele?

cara, fizesse tudo errado desde o início. Deveria ter colocado reserva de domínio na moto para você, fica a dica para as próximas.
Na situação que você está só receberás se o ex peão resolver te pagar, caso não, a única coisa que você tem que tirar disto é a experiência para não repetir os mesmos erros.

KleberGT escreveu:Você deveria ter comprado a moto e colocado em seu nome e colocado a moto em um contrato como sendo o objeto financiado para ele e que seria transferida para ele ao fim dos pagamentos.

:no: Não vai nessa, é motoboy, você pode se incomodar mais com multas do que o valor da moto toda.
-Sem moto nenhuma
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Continuo colocando a moto em seu nome e no contrato todas as responsabilidades para ele, no contrato teria que estar tudo bem definido, a moto seria sua.
Sobre reserva de domínio, tente fazer de pessoa física para pessoa física e veja como o Detran complica tudo.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
hira
Motoqueiro

Mensagem por hira »

Isso é pra aprender a largar de ser ingenuo e burro em querer ajudar e acreditar nas pessoas.
Não vou ficar mais pobre por causa disso, mas queria pelo menos dar uma lição de moral pra esse vagabundo dos infernos.
HIRA®
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

KleberGT escreveu:Continuo colocando a moto em seu nome e no contrato todas as responsabilidades para ele, no contrato teria que estar tudo bem definido, a moto seria sua.
Sobre reserva de domínio, tente fazer de pessoa física para pessoa física e veja como o Detran complica tudo.

Um abraço,
Kleber

Já fiz, mas entendo que as regras são estaduais, aqui em SC basta dois documentos, um do vendedor e comprador com o contrato dos termos e outro do vendedor para o comprador para dar baixa assim que quitado.
Com contrato de responsabilidade você pode se eximir dos débitos e pontos, mas só na justiça depois de muito stress. Contrato de responsabilidade não é aceito pelo detran para transferir pontos e muito menos pela receita para livrar da dívida ativa. <:(
-Sem moto nenhuma
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Bem mais simples no caso seria o que o Kleber já cantou: Notas Promissórias. Simples, rápido, fácil, sem burocracia, basta preenchê-las corretamente, tá cheio de modelo no google.

Agora, pra resolver isso aí acho que só contratando um "quebra dedos", cobradores profissionais. Eu iria atrás de algo, mas só vá atrás desses caras com boas recomendações, pois daqui a pouco estão atrás é de quebrar os seus dedos.

A moto é dele, pelo que entendi a procuração só serviria pra vc vender a moto caso estivesse de posse da mesma, mas estando com ele...

[ ]'s
Imagem
fellipão
Dinossauro

Mensagem por fellipão »

Mano, o hira comprou a moto pro cara pq este devia ser um quebrado. Alguem acha, em sa consciencia que processar o fdp vai resolver???

Juca, cuidado, acusar de crime sem ser, alem de ser crime, causa dano moral.
Se o hira faz o q vc falou, capaz de ter q dar uma moto bem mais cara pro cara.

Esquece crime, não existe qualquer crime nesse caso....
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
Webasto
Motoqueiro

Mensagem por Webasto »

Não tem crime mesmo.

Mas, Hira... POR QUE você deixou a moto no nome do cara...?

Quantas parcelas faltam o cara pagar?
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Se tá no nome dele, ferrou legal...
Vc devia ter pego a moto e daí dado o pé na bunda do meliante....
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
tcho
Roda Presa

Mensagem por tcho »

entra com ação monitória, já que vc não tem título executivo ou contrato. Reúne documentação que tiver e procure adv.
Webasto
Motoqueiro

Mensagem por Webasto »

Quando se fala: "jacú escasseia, mas não acaba", é por causa de pessoas como o Hira151
hira
Motoqueiro

Mensagem por hira »

Não entendi.
HIRA®
Responder