ZX-14R versus ZX-10R nas pistas

Grupo de discussão geral sobre motos.
Alf
Motoqueiro

Re: ZX-14R versus ZX-10R nas pistas

Mensagem por Alf »

Elas são só parecidas, JPaulo. Uma é trambolhona e boa de andar o dia todo. Outra é um foguete bem dócil de tocar, cheio de explosão e mais macia do que a C14.

Fico imaginando se a diferença da 14 para a 10 será tão pronunciada quanto a da C14 para a ZX14. Se for, deve ser um foguete bem mais fácil de curtir.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Bom... sobre a ninja 1000... acho q vale um papo com o lukas! Digo, antes de comprar...

saudações
Webasto
Motoqueiro

Mensagem por Webasto »

Só tem braço aque...

Guardião da serra da moeda dava pau em CBR e R1 com sua fodástica RF 900...

E tem vídeo comprovando
Gogoboy, agregando valor trollístico, cultural e filosófico ao m@d desde 2005
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Não me vem falar de divindades aí, Dom Webasto...

Pra todos os efeitos o cara nem existe. É só um Avatar; e um educadíssimo e sapiente.

}:)
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

@migo, compra uma ZX6R e seja feliz...........ate tem promocao das 2012 ainda zero km por 39900,00 se nao me engano......

com esta 600cc voce estara bem servido em qualuqer tipo de pista.

meu vizinho aqui comprou essa ZX6 da promocao..........o cara ta super-satisfeito.....nesse fim de semana ele usou no autodromo aqui de Pinhais.
Yamaha FZ15
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Carai véi, ainda tem 2012 zero km encalhada?!?!?!
E na época eu ligava nas CC e os fdp vinham com papinho de vendedor, me diziam que as 600 eram como pão quente, chegaram a risadinha da minha cara qdo fui pra negociar...

Alf, pra vc sacar só fazendo test-ride, não tem jeito. Acostumado com mamute, vc não vai acreditar como pilota bem... :-D

Eu tinha uma Blackbird, meu irmão tinha uma CBR600RR, a 600 tinha seguro ainda, uma semana antes dele vender eu fui fazer um test-ride de verdade com ela, era ridículo! Parecia um brinquedo, era bostinha de fácil pra fazer curvas com aquilo, se jogasse um pouco o joelho pro lado arrastava no chão... mas vou te dizer uma coisa, eu achava bem mais tesão fazer curvas com a mamutona Blackbird.

Hj em dia nem cogito mais moto pesada, já não rodo muito, e moto pesada dá até preguiça de tirar da garagem, aquela aporrinhação toda hora que vai estacionar a moto em qquer lugar...
Particurlarmente, pro minha altura, tb acho que as motos mais leves são bem mais seguras, mais fácil desviar, sempre bem mais na mão.

Financeiramente, se vc tem intenção mesmo, pegue logo uma 1000 ao invés de uma 600, pois esse lance de ficar pouco com a 600 e pouco depois migrar pra 1000 não vale o custo.
Só perdi dinheiro fazendo isso, mas eu achava que a CBR600F seria minha moto definitiva, mas depois de uns 4 meses já não gostava da moto e isso só foi piorando.
Além disso, a CBR1000RR por ex. é uma bicicleta, pra ter uma ideia, mais bicicleta que a Hornet carenada.

Tendo a Concours na garagem eu já teria trocado a ZX14 por uma 1000 faz tempo...

[ ]'s
Imagem
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Vejam o link das promoções:
http://www.rhinomotos.com.br/?page_id=8211

Eu ainda acho que vale a pena adquirir a 600cc......essas litrao da vida são muita maquina pra pouca pista......sem contar que com a diferença de preço entre 600cc e 1000cc da pra investir em equipamentos e tal.......

Se não me engano o Baeta falou que é muito mais divertido acelerar uma 600cc....da pra deixar acelerador virado e encher o motor.
Yamaha FZ15
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

balsa! nem se compara com uma mil SS. mas se é apaixonado pela moto aprenda nela, faça um curso nela mesmo ou noutra menor e pare de fazer perguntas de herege.
Gabriel Bruschi
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Gabriel Bruschi »

Alfa,

O melhor curso é do penélope, mais tecnico e mais pratico de todos os instrutores aqui do sul, abaixo algumas considerações sobre os demais:

* Curso penelope: curso teórico bom, pratica muito boa, e te da muita atenção tanto na pista como nos box em suas dificuldades.

* Curso Portaluppi: ótimo curso, mas o curso do portaluppi é voltado para quem ja esta andando bem, ou seja, ja não é iniciante nas pistas e nas tecnicas de pilotagem, pois o curso que ele ministra é voltado especifico para as pistas, com tecnicas tais como trail brake que ajudam em muito baixar o tempo em pista, voce passa um dia inteiro na pista e ele faz curva a curva, enquanto todos não acertarem as tecnicas curva a curva ele não vai adiante na pista.

* Curso RAD: o curso é médio, não é dos melhores, pouca teoria, muitos alunos juntos, e falta um pouco de atenção para os alunos na pista, o curso em si é inferior ao do penelope não tem comparação.

* Curso carlos barcelos: esse o pior de todos, aula teórica fraca, muitos alunos, acompanhamento de pista dos alunos fraco demais, tanto é que as quedas no curso dele são frequentes te motivos para isso, um deles é a falta de bom senso dele em acompanhar os alunos na pista, mostrando o traçado para os mesmos quantas vezes forem preciso e outra que ele é muito interesseiro, se ele perceber que voce tem grana te trata como um rei e faz tudo que tu quer, mas porque ele quer que voce invista.

Sendo assim alf como voce ja fez o curso com o penelope, eu recomendo que você ande em alguns trackday com alguem puxando voce, onde voce possa ver o traçado as frenagens e depois troque de posição, va voce a frente do seu amigo que estara lhe puxando e este ira ficar cuidando seus passos, depois parem no box, troquem ideias, eu amigo ira dizer o que precisa e o que não precisa, o que esta fazendo de errado e tal, e isso funciona muito é uma forma de aprendizagem bem eficiente, mas vale lembrar, faça tudo isso no seu ritimo, quando se sentir seguro de verdade vá aumentando seu ritimo gradualmente.

Se preferir pode realizar a modalidade clinica do penelope, no velopark dia 15 de março, esta modalidade funciona exatamente como falei acima, um dos instrutores acompanha o aluno na pista e vai corrigindo o traçado, corrigindo as tecnicas ou seja, serve para aprimorar as tecnicas ja prendidas no curso basico ou apenas para relembrar.

estou bem afim de fazer o clinica dia 15 de março, mas eu não terei acompanhamento pois vou pagar somente para andar na pista com os demais instrutores como se fosse uma bateria de track, fora do curso e fora do clinica.
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

duca escreveu:Vejam o link das promoções:

Eu ainda acho que vale a pena adquirir a 600cc......essas litrao da vida são muita maquina pra pouca pista......sem contar que com a diferença de preço entre 600cc e 1000cc da pra investir em equipamentos e tal.......

Se não me engano o Baeta falou que é muito mais divertido acelerar uma 600cc....da pra deixar acelerador virado e encher o motor.
Já entrei em contato com eles; vamos ver como progride...

De fato, me falta a experiência com outras motos para poder comparar e ver o que me agradaria mais. ;-)
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Kuati escreveu:Carai véi, ainda tem 2012 zero km encalhada?!?!?!
Alf, pra vc sacar só fazendo test-ride, não tem jeito. Acostumado com mamute, vc não vai acreditar como pilota bem... :-D

Eu tinha uma Blackbird, meu irmão tinha uma CBR600RR, a 600 tinha seguro ainda, uma semana antes dele vender eu fui fazer um test-ride de verdade com ela, era ridículo! Parecia um brinquedo, era bostinha de fácil pra fazer curvas com aquilo, se jogasse um pouco o joelho pro lado arrastava no chão... mas vou te dizer uma coisa, eu achava bem mais tesão fazer curvas com a mamutona Blackbird.

Hj em dia nem cogito mais moto pesada, já não rodo muito, e moto pesada dá até preguiça de tirar da garagem, aquela aporrinhação toda hora que vai estacionar a moto em qquer lugar...
Particurlarmente, pro minha altura, tb acho que as motos mais leves são bem mais seguras, mais fácil desviar, sempre bem mais na mão.

Financeiramente, se vc tem intenção mesmo, pegue logo uma 1000 ao invés de uma 600, pois esse lance de ficar pouco com a 600 e pouco depois migrar pra 1000 não vale o custo.
Só perdi dinheiro fazendo isso, mas eu achava que a CBR600F seria minha moto definitiva, mas depois de uns 4 meses já não gostava da moto e isso só foi piorando.
Além disso, a CBR1000RR por ex. é uma bicicleta, pra ter uma ideia, mais bicicleta que a Hornet carenada.

Tendo a Concours na garagem eu já teria trocado a ZX14 por uma 1000 faz tempo...

[ ]'s
Acho que é isso mesmo que estou procurando, uma moto mais fácil de andar para aprender a pilotar direito. Sem pretensão de competir. Não vendi a ZX porque ninguém se interessou muito, na verdade. Ainda gosto dela e acho mais fácil de andar do que a C14.
Estou pensando que nem você sobre a 1000 versus a 600. Elas têm quase o mesmo peso e o preço não é tão diferente assim. Claro que talvez não dê para enrolar o cabo com a 1000 por ser muito potente, mas não estou mesmo acostumado a andar assim. A primeira vez que excedi a redline foi na pista mesmo; quando vi ela já estava colando no fim, na 3ª marcha.
;-) ;-) ;-)
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

ALUANI escreveu:balsa! nem se compara com uma mil SS. mas se é apaixonado pela moto aprenda nela, faça um curso nela mesmo ou noutra menor e pare de fazer perguntas de herege.
É um caso sério... primeira motoca da fase "sênior/sênior". Imaginei que iria ser trucidado pela pergunta, mas o caso é que não lembro mais como era o feeling de andar nas minhas motos anteriores, todas menores: a DT180 e a CBR450SR. Até que estão me poupando... hehehe ;-) :-D

Mas então v. é mais um que pensa que a troca vai facilitar o aprendizado?
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Gabriel Bruschi escreveu:Alfa,

Sendo assim alf como voce ja fez o curso com o penelope, eu recomendo que você ande em alguns trackday com alguem puxando voce, onde voce possa ver o traçado as frenagens e depois troque de posição, va voce a frente do seu amigo que estara lhe puxando e este ira ficar cuidando seus passos, depois parem no box, troquem ideias, eu amigo ira dizer o que precisa e o que não precisa, o que esta fazendo de errado e tal, e isso funciona muito é uma forma de aprendizagem bem eficiente, mas vale lembrar, faça tudo isso no seu ritimo, quando se sentir seguro de verdade vá aumentando seu ritimo gradualmente.

Se preferir pode realizar a modalidade clinica do penelope, no velopark dia 15 de março, esta modalidade funciona exatamente como falei acima, um dos instrutores acompanha o aluno na pista e vai corrigindo o traçado, corrigindo as tecnicas ou seja, serve para aprimorar as tecnicas ja prendidas no curso basico ou apenas para relembrar.

estou bem afim de fazer o clinica dia 15 de março, mas eu não terei acompanhamento pois vou pagar somente para andar na pista com os demais instrutores como se fosse uma bateria de track, fora do curso e fora do clinica.
Agradecido pelas super-dicas comparativas, Gabriel!

Eu achei mesmo o curso do Penélope muito bom. Apesar de não ter conseguido fazer alguns exercícios, como travar as rodas. Ele e os demais professores várias vezes passavam à frente na pista e diziam para acompanhá-los. Só que todos eles com motos SS (sem falar na experiência) e eu com a balsa e ainda cheio de medo. Acabava ficando um pouco para trás. Não fazia o que eles mandavam, hehe.

Eu 'tava de olho neste curso do Portaluppi, pois vai acontecer daqui a pouco e será em Guaporé, onde andei mais voltas. Talvez deixe mais para a frente, depois de rodar mais vezes nos TDs.

A clínica de março com o Penélope vou fazer certo. Mesmo que chova, motivo pelo qual perdi os 3 últimos TDs, acreditando nas previsões. Se v. for junto, vou achar muito legal.

Lá em Guaporé um piloto chamado Ditto deu uma baita força acompanhando nosso grupinho pela pista e mostrando como se faz. Na hora das dicas já parecia de arrepiar a velocidade que ele entrava nas curvas, mas depois que o Ditto começou a andar a sério, o cara inclinava muuuito aquela motinho de pista. Passava a gente pelo lado de fora das curvas, o danado. Depois, nos boxes, vinha comentar e davas muitas dicas a mais.

Tenho curiosidade de conhecer o autódromo de Santa Cruz e Tarumã. Perdi estes TDs.

;-) ;-) ;-)
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Alf escreveu:e eu com a balsa e ainda cheio de medo. Acabava ficando um pouco para trás. Não fazia o que eles mandavam, hehe.
Bicho, acho que estou numa situação de vida parecida com a tua (moto grande demais e bem cuidada demais pra meter em pista, piloto véio e bração eheh). Se eu fosse brincar em autódromo, faria o seguinte: comprava uma ninjinha usada, de preferência com carenagens já quebradas/arranhadas. Arrancava tudo que der pra diminuir o peso (farol, lanterna, piscas, espelhos, plásticos, banco/pedaleiras do carona, etc). "Simplifique, e então adicione leveza".

Vais aprender a extrair 100% de motor (vai viver acima de 10.000rpm), de suspensão, de freios, de curvas, de traçados, etc sem stress nenhum. Não tem como se divertir e aprender se estiver preocupado com maquinário. Se cair/detonar mecanicamente a motoca, dá risada e compra outra.

A situação ideal mesmo é alugar direto num autódromo (nem sei se isto existe). Não tem stress com manutenção, com carretinha pra levar/trazer, etc.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Gabriel Bruschi
Motoqueiro
Contato:

Alf essa questão de ir direto para uma SS de 1 litro eu acho exagero, pois para usar tudo que uma 600cc pode oferecer o cara tem que andar muito, mas muito mesmo, a grande maioria não tira 50% do que uma 600cc oferece tanto na rua quanto na pista e essa grande maioria migra para as litrão direto, agora pensa comigo, se não conseguem tirar 50% de uma 600cc imagina de uma 1000cc, não vão tirar nunca nem 20% do que ela oferece, o pessoal tem um conceito errado e faz comparações errada no momento dos UP, não procuram se aperfeiçoar numa 600 e tentar tirar o que ela oferece, pois geralmente comparam velocidade final e não o conjunto todo...... bom mas isso é minha opinião.

Quanto ao curso do portaluppi esquece neste momento, é um curso puxado e é muito racing e as quedas neste curso são muitas, pois tudo é realizado no limite, como falei é voltado para técnicas avançadas e para corridas.....

O clinica vai lhe atender bem sem duvidas, conversa com o penelope e o cristian antes de começar, explica para eles a sua dificuldade que com certeza irão lhe ajudar.

De longe a pista de taruma é a mais racing, a mais veloz de todas e consequentemente a mais perigosa, uma pista que não permite erro, se errar é PT na moto na hora e o piloto sai bem machucado, mas é um pista gostosa de andar.

Santa cruz é a minha preferida, a mais tecnica e com um asfalto perfeito, áreas de escape grandes principalmente no final da reta principal, onde se chega a mais de 200 km/h, pista muito top, troco qualquer trackday para andar nesta pista.

Velopark é a segunda pista que mais curto aqui, uma pista pequena e rapida, asfalto perfeito, tem a curva do viaduto seguido de um S que simplesmente é demais fazer aquela curva arrastando tudo que da, alem disso é uma pista segura.

Guaporé acho a mesma coisa que taruma, pista rapida, porem menor mas com o mesmo grau de perigo que taruma, evito andar la.

obs: a ideia de comprar uma ninjinha 250 para pista é muito boa, lhe garanto que é diversão garantida e o teu aprendizado sera muito maior, e sua evolução sera muito mais rapida.... pensa nisso,
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Post duplicado....
Editado pela última vez por duca em 27 Jan 2015, 12:07, em um total de 1 vez.
Yamaha FZ15
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

duca escreveu:
Alf escreveu:
duca escreveu:Vejam o link das promoções:

Já entrei em contato com eles; vamos ver como progride...

De fato, me falta a experiência com outras motos para poder comparar e ver o que me agradaria mais. ;-)

Precisar de uma ajuda pra conversar com os caras dessa loja em ctba ,conte comigo. Sou cliente deles, e comprei recentemente a zx14 lá.
Yamaha FZ15
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Pessoal, muito obrigado pelas dicas todas. Todos têm razão e ponderaram muito bem seus argumentos. O mamm777 é que definiu muito bem onde me encontro, hehehe. Vou estudar melhor esta outra idéia da motoca menor, embora não leve fé que ela levaria meus cento e tantos kg. duca, se os caras não retornarem lhe aviso, ok? Já tenho elementos para escolher o que fazer. Não vai ser sopa escolher, mas vai ser bem legal! Valeu, hein!
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Gabriel, agora mesmo é que eu fiquei mais curioso ainda para conhecer a de Santa Cruz do Sul... Bah... ;-) ;-) ;-)
Gabriel Bruschi
Motoqueiro
Contato:

Alf escreveu:Gabriel, agora mesmo é que eu fiquei mais curioso ainda para conhecer a de Santa Cruz do Sul... Bah... ;-) ;-) ;-)
o proximo que tiver vamos combinar, se encontramos la e eu te puxo em aglumas baterias..... tu vai gostar de andar em SCS.
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
Responder