Canalizar admissão ar do carburador p/ frontal, problema?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Véio
Motoqueiro

Re: Canalizar admissão ar do carburador p/ frontal, problema

Mensagem por Véio »

Robson escreveu: CG a 140 km/h... :lol: :lol: :lol:

Só piora....

Véio, isso q vc fez chama-se ENGENHARIA REVERSA.

Vc tem um resultado final, e faz as contas (inclui aí muita matemágica, como é o caso que vc postou ai) para chegar naquele resultado.... kkkk

Sua conta é simplesmente isso.... conta de padeiro analfabeto, sem nenhum respaldo oficial e técnico...
Era pra ser 130...kkkk...já corrigi lá... a não ser que você ache nunca tenha visto uma CG andando a 130...aí fica difícil... CG só não anda a 130 quando tá acompanhando as Custron que não podem andar a nais que 80... :lol:

Outro exemplo...CB450...43Hp velocidade máxima 160Km/h...e novamente comparando com sua moto 160 + 107(diferença de potência entre a sua e a CB450) = 267 de final

Faça o contrário pra comprovar a lenda...pegue a velocidade final da sua e some a ela a diferença de potência entre a sua e uma Hayabusa e veja se o resultado não vai ser bem próximo da velocidade final de uma Hayabusa...

Essa engenharia reserva dá certo em motos porque o arrasto aerodinâmico não tem tanta influência quanto nos diversas tipos e modelos de carros...

Se liga e aceita ajudante de padeiro analfabeto a veracidade da lenda... :lol: :lol: :lol:
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Autista
Roda Presa

Mensagem por Autista »

Pera ai que a coisa descambó pro lado da Skank Works. kkkk

Véio, entendi perfeitamente o que você disse, e concordo.

Resumindo, o paranauê é proporcional à velocidade alcançada. Pela matéria que li
o incremento de potencia para sistemas RAM se dá pelo quadrado da velocidade.

Não seria muito mesmo, mas daria pra sentir a diferença? Essa é a pergunta.

Lembrando que isso não é moto de trackday, é mais pela satisfação de conseguir
espremer cada pouquinho a mais que a moto possa pingar.

Quanto à "canalização" Tio Frei,também concordo, e faria o duto da melhor forma
possível utilizando instrumentos de precisão técnica tipo olhõmetro, mas admito que
não me preocupei muito com isto, visto que varias matérias onde colocam motos com
RAM no dinamômetro mais entrada forçada de ar chegaram a conclusão que a maioria
delas não tem vedação nem mínima (porcentagem alta de perda de pressão), e ainda assim
geram resultados +/- na casa dos 190km/h.

Vou ver se acho a matéria pra postar, mas teve uma kawa 600, que até passou a rodar melhor
em velocidades e rotações médias simplesmente devido à melhor entrega de ar.

Obs. Achei outra matéria de duas partes que da a conta pra galera da nasa da a doida.
http://www.sportrider.com/ram-air-test
http://www.sportrider.com/ram-air-test-part-deux

A da kawa 600 nada ainda... (eu sei, eu sei, eu sei - é uma 600 injetada e provavelmente R...)
"Autista" por opção
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Como que o arrasto não tem tanta influência Véio?

Tem exatamente a mesma, as leis da física ainda não mudaram pra motos

Enviado do aquém do além.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Robson escreveu:Nero, até hoje a Embraer não tem condições de fabricar um avião supersônico.....

Aí é por isso que a FAB vai atrás dos já existentes...rs

O custo de desenvolvimento de um avião supersônico do "zero" é astronômico.....
Mas nem em descida nervosa? Não chegam não? Tb vi um programa que falava o que o Nero disse, que os aviões quebravam sem querer a velocidade do som, mas snme, alguns sobreviviam ao feito.

---

Véio, a Hayabusa tinha uma velocidade máxima com e sem retrovisores, e não era pouco não, era coisa de uns 8 km/h ou mais, não me lembro. Olha a diferença absurda que os fuçadores de CG conseguem fazendo superman sobre a moto, é coisa pra carai!!!

Eu tive Ninjinha, era coisa de doido, a diferença era brutal com o vento no peito para completamente carenado, muitos km/h de diferença.

[ ]'s
Imagem
Autista
Roda Presa

Mensagem por Autista »

Achei as medições e valores em Velocidades abaixo de 200km/h

Estava na primeira matéria que eu postei: http://www.sportrider.com/ram-air-whats-it-worth

trecho:
The results were even better than we'd hoped for. At lower speeds (under 120 mph) the gauge was easy to read and the results quite consistent: at 70 mph pressure was 8mb; at 80 mph, 10mb; at 100 mph, 12mb; at 110 mph, 14mb. From this point things really took off: At 120 mph (indicated) the airbox pressure was approximately 19mb, at 130 mph about 23mb, at 140 mph, 26mb and at an indicated 150 mph, the gauge was beginning to pump out green liquid as it bubbled over the 30mb limit...
...This is as we'd expected. Air drag doesn't increase at a linear rate but relative to the square of the speed. At above 25 mph, air resistance builds in proportion to the square of the air speed over the motorcycle: twice the speed, four times the resistance. The faster the bike goes, the greater should be the increase in pressure and thus intake pressure. When we plotted the rough course of the pressure increase on a graph and continued it upward, we came up with a projected 44mb (or more) of pressure at an indicated 180 mph, when the bike would actually be traveling at its real top speed of 167 mph....
... SO WHAT DOES IT MEAN?

The maximum pressure we were able to generate on the dyno was approximately 30mb, which gave a peak of 131 bhp from a ZX-9R as compared to the 123 bhp measured at rest. In other words, each 10mb increase in inlet pressure is worth approximately 2.6 bhp at peak on a derestricted 9R.
...
E ai senhores vale a pena lutar por esses 2 a ~4 hp
"Autista" por opção
Robson

Mensagem por Robson »

Véio escreveu:
Essa engenharia reserva dá certo em motos porque o arrasto aerodinâmico não tem tanta influência quanto nos diversas tipos e modelos de carros...

Se liga e aceita ajudante de padeiro analfabeto a veracidade da lenda... :lol: :lol: :lol:
Nossa.

desculpa,

não dá para discutir contingo, falta o conhecimento básico de física.

Nem pra pescar serve.

Abraço
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Como que mediram isso no dino? Com a moto parada.?

Só de referência, uma atmosfera é 1000 mbar, isso é igual a 14,2psi.

Faz a conta de quantos psi da 30 mbar.

Robson

Mensagem por Robson »

Kuati escreveu:
Robson escreveu:Nero, até hoje a Embraer não tem condições de fabricar um avião supersônico.....

Aí é por isso que a FAB vai atrás dos já existentes...rs

O custo de desenvolvimento de um avião supersônico do "zero" é astronômico.....
Mas nem em descida nervosa? Não chegam não? Tb vi um programa que falava o que o Nero disse, que os aviões quebravam sem querer a velocidade do som, mas snme, alguns sobreviviam ao feito.
É muita engenharia envolvida, muito custo no desenvolvimento.

Um avião comum qdo atinge velocidade perto da supersônica se quebram todos, tem de ser muito reforçado.......
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Kuati escreveu: Véio, a Hayabusa tinha uma velocidade máxima com e sem retrovisores, e não era pouco não, era coisa de uns 8 km/h ou mais, não me lembro. Olha a diferença absurda que os fuçadores de CG conseguem fazendo superman sobre a moto, é coisa pra carai!!!

Eu tive Ninjinha, era coisa de doido, a diferença era brutal com o vento no peito para completamente carenado, muitos km/h de diferença.

[ ]'s
Sim...é exatamente a isso que me refiro quando digo que nas motos o arrasto aerodinâmico é menos influente que nos carros...principalmente nas motos não carenadas, de pequena ou grande cilindrada, o maior arrasto aerodinâmico é proporcionado, basicamente, pelo tamanho e posição do piloto...a diferença de arrasto da moto em si, de qualquer modelo ou entre elas, existe sim, mas nos pequenos detalhes e não é tão marcante quanto nos carros pela pouca diferença de área frontal...fora disso estão as custom com para-brisa de Scânia ;-)
Editado pela última vez por Véio em 06 Abr 2015, 13:22, em um total de 1 vez.
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Essa conta é complexa. Veja bem, um motor de 1000cc, a a 1000 rpm suga 500 litros de ar, a 10 mil rpm aspira 5000 litros de ar por minuto.

Isso gera uma "pressão negativa" (como se isso existisse) que faz com que o ar naturalmente entre para a caixa de ar, tudo isso tá ocorrendo a 1 atm aproximadamente.

Quanto de ar precisa empurrar forçado pra dentro da caixa pra aumentar a pressão? No caso acima, como falaram em 30 mbar, suponho que tenham conseguido enfiar na caixa de ar 0,030x a mais( 1,030).

É muito pouco. Quanto isso gera de potência, não sei, mas é pouco

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Corrigindo a conta, são 250 litros de ar por mim á mil rpm e 2500 litros por minuto a 10.000rpm.

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

A título de curiosidade, 2500 litros de ar são 3,25kg de ar queimados por min num motor de 1000 cc girando a 10krpm. Porém só 21 % é queimado mesmo, desconta ainda o vapor d'Água, resumo, motores são tão ineficientes não é por acaso

Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Sobre o assunto sistema RAM, lembrei de um fato curioso...a + ou - um ano, meu mecânico que prepara motos de competição, ao preparar uma Srad, para poder instalar outros equipamentos na moto, fez pequenas alterações no posicionamento dos dutos de tomada de ar. Feito isso, nos testes, a moto começou, quando em giros altos, a fumar e baixar óleo.

Sabendo que não era problemas de desgaste de pistões ou anéis, já que o motor era novo, depois de muito trabalho e muitos testes ele conseguiu descobrir o motivo...com as pequenas alterações, quando a moto atingia altos giros e velocidades próximas da final, um dos dutos de ar deformava (fechava um pouco) e a moto tentando "respirar", sugava ar por onde conseguisse, no caso pelo suspiro do cárter e junto aspirava um pouco de óleo...estranho e curioso, mas real...eu ví pessoalmente ;-)
Robson

Mensagem por Robson »

Véio escreveu:
Kuati escreveu: Véio, a Hayabusa tinha uma velocidade máxima com e sem retrovisores, e não era pouco não, era coisa de uns 8 km/h ou mais, não me lembro. Olha a diferença absurda que os fuçadores de CG conseguem fazendo superman sobre a moto, é coisa pra carai!!!

[ ]'s
Sim...é exatamente a isso que me refiro quando digo que nas motos o arrasto aerodinâmico é menos influente que nos carros...principalmente nas motos não carenadas, de pequena ou grande cilindrada, o maior arrasto aerodinâmico é proporcionado, basicamente, pelo tamanho e posição do piloto...a diferença de arrasto da moto em si, de qualquer modelo ou entre elas, existe sim, mas nos pequenos detalhes e não é tão marcante quanto nos carros pela pouca diferença de área frontal...fora disso estão as custom com para-brisa de Scânia ;-)
Vc está doido Véio.... vc se contradiz em um parágrafo.

Vamos lá, sua engenharia reversa furada (ou conta de padeiro analfabeto) não explica isso:

Z1000 -> 138 CV -> 240 km/h

CBR 600RR -> 118 CV -> 248 km/h

óóóóoó´

20 CV a menos, 8 km/h a mais....rs

sabe o que é isso ??

Aerodinâmica..... acima de 200tão o arrasto é muito alto, o que faz diferença nos exemplos que citei é o raio da carenagem... e qualquer apendice (espelho, retrovisor) faz uma boa diferença no final de um retão em um autódromo, por exemplo.

Não despreze nunca a força de arrasto causada pelo ar....
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Véio escreveu:...mas real...eu ví pessoalmente ;-)

Então há controvérsias

:lol: :lol: :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Pra isso talvez dar certo seria necessário regular o carburador pra jogar mais gasolina, dessa forma em baixa até ficaria pior (mistura rica), pois estaria regulado pra alta.
Mas tudo achismo mesmo.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Autista escreveu:E ai senhores vale a pena lutar por esses 2 a ~4 hp

Sinceramente??? Não, deixa como está... ;-)

Salvo se quiser mesmo mexer na bicheira por diversão.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Smoker escreveu:
Véio escreveu:...mas real...eu ví pessoalmente ;-)

Então há controvérsias

:lol: :lol: :lol:
Pior que é verdade mesmo...num dos testes eu fui pilotando o carro dele pra ver a velocidade máxima em 1ª marcha...ele fez a 2ª a 155Km/h (no velocímetro do carro)...coisa linda de ver o berro na janela do carro...e ele ainda fez uns ajustes finos pra ganhar mais alguns giros, só mexendo nas curvas do escapamento esportivo que era montado todo em partes presas por molas, que permitia ajustes de ângulo...não lembro o preço, mas era muito leve e caro pra cacete...já viu alguns desses alguma vez???...e show... ;-)
Editado pela última vez por Véio em 06 Abr 2015, 16:50, em um total de 1 vez.
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

bom como deve saber seu carburador trabalha com o VÁCUO gerado pelo motor...colocar pressão positiva pode não ser um bom negocio, ainda mais em um motor que usa a gravidade p/ encher a cuba
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

O que puxa gasolina não é o vácuo do motor, o que puxa a gasolina é a depressão gerada no venturi pela passagem de ar, pouco importa a pressão antes e depois, desde que haja ar passando em velocidade pelo venturi haverá fluxo de gasolina, pois a "depressão" nesse caso é pontual, acontece no venturi apenas.
Responder