TL1000S - Primeira grande moto...?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Anderson
Novato

TL1000S - Primeira grande moto...?

Mensagem por Anderson »

Olá galera, sou novo aqui no fórum e estou com algumas dúvidas...espero que os mais experientes possam me ajudar..

Sempre fui fã de moto e já tive algumas de pequeno porte, até 250cc...

De repente me apareceu uma oportunidade de adquirir uma TL1000S na "camaradagem", pagando um pouco por mês na confiança..pra mim, que sempre sonhei em ter uma grande moto, foi uma oportunidade e tanto!!!

Resumindo, peguei a moto fazem uns quatro meses, o dono era muito chato e sempre conservou ela e fez as devidas manutenções direto na Suzuki, ou seja, a moto realmente está filé. Levei em um mecânico de confiança, ele deu uma geral nela e está tudo ok, sem quadro e balança trincados, motor ok, etc...

Minha dúvida eh em relação á pilotagem dela....sempre ouvi dizer que ela é ótima em curvas, eu já acelerei com ela na Anhanguera e Bandeirantes, cheguei a 230km/h com ela, e tudo ok, anda muito e eh muito firme em altas velocidades...mas nas curvas eu ainda não arrisco, já que não sou experiente para arriscar a deitar a moto......

Essa moto realmente eh boa de curva? Alguém do fórum possui uma para tirar algumas dúvidas sobre a manutenção dela? E sobre o fato de trincar o quadro, eh verdade?Imagem

Obrigado pela ajuda....
Smoker
Mito

Re: TL1000S - Primeira grande moto...?

Mensagem por Smoker »

Well come Anderson com força.

Não tenho experiência com esta moto. Quanto a fazer curva, acho que com qualquer moto com o tempo tu vai se acostumando e pegando o jeito dela.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Well come Anderson! }:)

Sim, a moto é boa de curva, mas se puder fazer um curso de pilotagem faça. É um excelente investimento pra sua segurança e vai aproveitar muito mais a moto usando ela corretamente.

É verdade que trinca o quadro, mas não se preocupe que a moto não vai desmontar andando. rsrsrs... Se acontecer tem que soldar.

Update: Nos foruns gringos falam que substituindo o amortecedor original por outros isso não acontece. Dá uma pesquisada por "tl1000s chassis crack" ou "tl1000s damper chassis crack" que vai encontrar bastante coisa.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Que ano é?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

minholi escreveu:Well come Anderson! }:)

Sim, a moto é boa de curva, mas se puder fazer um curso de pilotagem faça. É um excelente investimento pra sua segurança e vai aproveitar muito mais a moto usando ela corretamente.

É verdade que trinca o quadro, mas não se preocupe que a moto não vai desmontar andando. rsrsrs... Se acontecer tem que soldar.

Update: Nos foruns gringos falam que substituindo o amortecedor original por outros isso não acontece. Dá uma pesquisada por "tl1000s chassis crack" ou "tl1000s damper chassis crack" que vai encontrar bastante coisa.

2x

já me aticei a pegar uma. Lembro que pesquisando, tinha até tutorial de como colocar amortecedor da R1, com fotos e tudo.

Se quer entrar para o lado negro da força, faça um curso de pilotagem. Piloto de internet tem aos montes por aí. Eu mesmo sou um :lol:
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Tem certeza que essa ainda não rachou o quadro? Se não rachou é raridade....
Essa moto tb costumava ter problema de i.e.

Boa de curva ela é, muito boa, diziam que vc podia entrar todo errado na curva que era fácil corrigir.
Ducati da Suzuki, essa moto consegue ser bonita até hj.

[ ]'s
Imagem
Anderson
Novato

Mensagem por Anderson »

Legal galera, valeu pela força!!!

Então, já ouvi mesmo falar sobre a troca do amortecedor original por um preparado..já até me indicaram uma loja de confiança que eles produzem o amortecedor de acordo com seu peso e altura, e melhora bastante a moto e anula esse risco do trinco do quadro.

Ela é 1998, e modéstia a parte, estou apaixonado por ela, rsrsrs...

Em relação ao curso, pretendo sim fazer um no segundo semestre desse ano...por enquanto vou investir em um macacão, bota, luva e capacete apropriado, pois ainda não tenho..

Alguém sabe me informar o valor médio de um curso básico de pilotagem?
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Anderson escreveu:Alguém sabe me informar o valor médio de um curso básico de pilotagem?
De que região você é?

Se for aqui do PR/SC/RS tem os cursos da Rio Racing (Tinho) de vez em quando, que são bem em conta (na faixa de R$ 800,00 teórico e prático). Se for da região de SP é o dobro na Speedmaster (Tite Simões) e na Motors Company (Leandro Mello e o Pai dele).
Anderson
Novato

Mensagem por Anderson »

Sou de SP - Capital...

Eta curso carinho, hein!! hehehe....

Realmente ouvi dizer que iria gastar mais ou menos uns 1000,00 nesse curso...
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Parabéns pela moto, lindona ;-)

Gosto muito dessas motos que tem uma "identidade própria", não é cópia de nada que tem por aí.

Raridade achar uma dessas em bom estado, se pegou com preço bom então é mais difícil ainda!

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Anderson escreveu:Sou de SP - Capital...

Barato, baraaaaato não é... Mas se considerar que cobram uma paulada pra tirar a carteira de moto e que não ensinam nem a trocar marcha, e que nesses cursos está incluído o curso teórico e uma diária do autódromo, com ambulância, comida, instrutores, fiscais de pista, etc... não é tãããooo caro.

Só que sair por aí enrolando o cabo numa moto que dá mais de 200km/h sem ter uma base boa pode sair bem mais caro. Principalmente sendo a primeira moto grande.

Tem um material bom de referência aqui:

Mas se não fizer também não é o fim do mundo, é só ter juízo no punho direito que dá tudo certo. ;-)
Anderson
Novato

Mensagem por Anderson »

JPaulo escreveu:Parabéns pela moto, lindona ;-)

Gosto muito dessas motos que tem uma "identidade própria", não é cópia de nada que tem por aí.

Raridade achar uma dessas em bom estado, se pegou com preço bom então é mais difícil ainda!

Abs,

Valeu man....eu paguei o preço de tabela, porém parcelado sem juros, rsrsrs....direto com o dono, sem financiamento sem nada. Sei que ela é ruim de mercado, mas como eu não pretendo vendê-la tão cedo, nem me preocupei com isso....peguei mais pra me divertir aos fins de semana msm....e até agora não me arrependi!!!
wcardozo99
Novato

Mensagem por wcardozo99 »

Anderson,

Essa moto era muito popular entre os pilotos que participavam dos "track day" aqui no RJ, quando o saudoso autódromo de Jacarepaguá ainda existia.

O quadro trinca mesmo. Conheci 3 donos, os 3 tiveram o mesmo problema. Na época ( 2002/2003 ) diversas lendas/teorias circulavam explicando a razão do quadro trincar: posição do amortecedor, parafuso do amortecedor muito apertado ou muito folgado ( dependia da pessoa que estava contando a lenda/teoria ), aluminio usado com uma liga X que racha, etc e tal.

Tem outra lenda sobre um problema que essa moto tem sobre a refrigeração do cilindro "traseiro", dizem que o óleo não circula direito e por isso ele acaba aquecendo demais e desgastando mais. É lenda, mas como já ouvi tantas vezes, vai saber não é ?
Anderson
Novato

Mensagem por Anderson »

minholi escreveu:
Anderson escreveu:Sou de SP - Capital...

Barato, baraaaaato não é... Mas se considerar que cobram uma paulada pra tirar a carteira de moto e que não ensinam nem a trocar marcha, e que nesses cursos está incluído o curso teórico e uma diária do autódromo, com ambulância, comida, instrutores, fiscais de pista, etc... não é tãããooo caro.

Só que sair por aí enrolando o cabo numa moto que dá mais de 200km/h sem ter uma base boa pode sair bem mais caro. Principalmente sendo a primeira moto grande.

Tem um material bom de referência aqui:

Mas se não fizer também não é o fim do mundo, é só ter juízo no punho direito que dá tudo certo. ;-)

Com certeza se analisarmos o custo-benefício o curso não sai caro não... Eu pretendo fazer em breve, pois andei com ela no último fim de semana e senti algumas dificuldades pra fazer curvas....inclusive na Anhanguera, voltando do interior de SP, fui fazer uma curva a uns 120km/h, estava na faixa do meio e ela "esparramou" pra esquerda, mesmo eu fazendo um leve contra-esterço, ela não voltou...minha sorte foi que a pista estava vazia, e tinha a faixa da esquerda como "vazão"....consegui reduzir a velocidade no freio dianteiro e retomar a curva....mas que levei uma baita susto, levei, hehehe...Por isso acho importante fazer o curso, pra entender melhor a "máquina"...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Freio dianteiro na curva levanta a moto. Traseiro puxa para dentro.

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

EDIT: sorry, não vou avacalhar o tópico do cara.

Abs,
Editado pela última vez por JPaulo em 10 Abr 2015, 17:20, em um total de 1 vez.
RD350R - Nunca serão!!!
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

JPaulo escreveu:
Smoker escreveu:Freio dianteiro na curva levanta a moto. Traseiro puxa para dentro.
E o ajuste do leme? :lala:

Abs,
Atrapalha tão qual o acumulo de ferrugem por dentro do quadro e falta de potência na roda traseira }:)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Putz, bateu uma nostalgia. Sonhei muito com essa moto quando gurizão, comprava tudo que é revista que falava dela.

Realmente ela ainda hoje é muito bonita Kuati, lindona! Na minha opinião mais bonita que muita 2015 litrão.

Anderson, tem mais fotos? DA MOTO.
Editado pela última vez por eclinck em 10 Abr 2015, 17:22, em um total de 1 vez.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Foi mais rápido na resposta que eu na edição... f0da-se ehehe

Obs: e o Smoker tá com um guarda-costas fiel, hein? :rof:

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Aí, corre senão o minto muderninho que tu comprou vai cair para a segunda página no fim de semana.

:rof:

B12S

Responder