Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Ninja, achei o tutorial que tinha feito quando troquei as pastilhas do freio traseiro da BMW. Nele você pode ver que o pino tem um anel de pressão e só sai com batidas.Fabio Ninja escreveu:procurei algumas fotos e acho que e essa trava mesmo, e que quando desmontei nao vi nada,jmerlin escreveu:Buenas,Fabio Ninja escreveu:esse caliper é de um brembo que peguei na net, vou tirar foto do meu, so ve o pino sem travas, depois posto aqui !
Troquei as pastilhas traseiras da monstrenga em casa há alguns dias, Brembo tb, porém mais antiga (2007)
Na monster esse pino tem uma pequena trava na parte de dentro, que corre em uma fresa no próprio pino. Fácil de tirar com um alicate pequeno. Primeiro de tudo saquei a pinça, cuidado pra não soltar os parafusos que prendem um lado dela ao outro eheh
Pra sacar o pino foi só dar umas pancadas leves, usei uma pequena madeira pra não riscar caso escorregasse do pino e não amassar o próprio
Depois caem as pastilhas e é brincadeira de criança montar de novo rs
Coloque fotos da sua para ficar mais fácil ajudar
Com quantos km está trocando? A minha foi aos 12.5k km
Abs
não e por questão de km, e sim porque as traseiras estavam pastilhas comuns e quero por ebc hh
elas estão meia vida, e fazem rangido, estou optando por colocar uma pastilha melhor.....
http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php?t=5051
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Muito semelhante à monster, só o anel de pressão é um formato diferenterods escreveu:Ninja, achei o tutorial que tinha feito quando troquei as pastilhas do freio traseiro da BMW. Nele você pode ver que o pino tem um anel de pressão e só sai com batidas.Fabio Ninja escreveu:procurei algumas fotos e acho que e essa trava mesmo, e que quando desmontei nao vi nada,jmerlin escreveu:Buenas,Fabio Ninja escreveu:esse caliper é de um brembo que peguei na net, vou tirar foto do meu, so ve o pino sem travas, depois posto aqui !
Troquei as pastilhas traseiras da monstrenga em casa há alguns dias, Brembo tb, porém mais antiga (2007)
Na monster esse pino tem uma pequena trava na parte de dentro, que corre em uma fresa no próprio pino. Fácil de tirar com um alicate pequeno. Primeiro de tudo saquei a pinça, cuidado pra não soltar os parafusos que prendem um lado dela ao outro eheh
Pra sacar o pino foi só dar umas pancadas leves, usei uma pequena madeira pra não riscar caso escorregasse do pino e não amassar o próprio
Depois caem as pastilhas e é brincadeira de criança montar de novo rs
Coloque fotos da sua para ficar mais fácil ajudar
Com quantos km está trocando? A minha foi aos 12.5k km
Abs
não e por questão de km, e sim porque as traseiras estavam pastilhas comuns e quero por ebc hh
elas estão meia vida, e fazem rangido, estou optando por colocar uma pastilha melhor.....
http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php?t=5051
Impressão minha ou nem tirou a pinça pra trocar as pastilhas?
Abs
Não tirei, não foi necessário. Segui o procedimento do manual de serviço. Por isso, para tirar e colocar esse pino precisei da ajuda do meu filho calçando a pinça pelo outro lado.
Talvez seja melhor (mais fácil) fazer tirando ela, quem sabe.
Talvez seja melhor (mais fácil) fazer tirando ela, quem sabe.
Diário do mexanico
fiz duas obras na gordelícia essa semana
1ª: Desde que comprei a moto, a 2 anos, comprei um jogo de link para a suspensão da haya, para levantar a traseira

montei e senti uma diferença considerável na altura. Levantou 1 polegada
. Foda que no mesmo serviço, aproveitei de dei aperto na pré-carga em uma volta, no amortecedor da moto. Ficou dura pra baralho.
Dúvida: com a suspa original, usando pirelli angel gt, para quem tem, vem escrito "ANGEL GT" na borda da banda de rodagem. Já apagou dos dois lados. Estou com certo receio agora, após ter colocado os links. Teoricamente, ficará melhor para curvar, vai deitar mais... ou mais rápido. Sábado vou tentar fazer um teste e ver no que dá.
2º: também, desde que comprei a haya, tinha os manetes esportivos herdados da bandit e montei na haya. Tempos atrás, havia andado em outra haya, mas na cidade e percebi uma diferença enorme na sensibilidade do freio dianteiro. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Troquei óleo, fiz sangria e nada. Toda troca de pastilha, nada também. Ontem deu a louca e voltei os manetes originais. Não é que o freio melhorou. Ficou mais sensível e o manete não fecha tanto quanto com a esportiva. A manete xing ling tem uma curvatura maior, ficando mais próximo do punho, deixando pouco curso para o manete.
fiz duas obras na gordelícia essa semana
1ª: Desde que comprei a moto, a 2 anos, comprei um jogo de link para a suspensão da haya, para levantar a traseira

montei e senti uma diferença considerável na altura. Levantou 1 polegada
Dúvida: com a suspa original, usando pirelli angel gt, para quem tem, vem escrito "ANGEL GT" na borda da banda de rodagem. Já apagou dos dois lados. Estou com certo receio agora, após ter colocado os links. Teoricamente, ficará melhor para curvar, vai deitar mais... ou mais rápido. Sábado vou tentar fazer um teste e ver no que dá.
2º: também, desde que comprei a haya, tinha os manetes esportivos herdados da bandit e montei na haya. Tempos atrás, havia andado em outra haya, mas na cidade e percebi uma diferença enorme na sensibilidade do freio dianteiro. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Troquei óleo, fiz sangria e nada. Toda troca de pastilha, nada também. Ontem deu a louca e voltei os manetes originais. Não é que o freio melhorou. Ficou mais sensível e o manete não fecha tanto quanto com a esportiva. A manete xing ling tem uma curvatura maior, ficando mais próximo do punho, deixando pouco curso para o manete.
Baeta, levantar a moto e melhorar e melhorar a estabilidade não são coisas opostas? Nas motos de trilha sempre que colocamos alongador a estabilidade (tanto em curvas quanto subida de morro) piora, não tem jeito. Até na GSA quando mexo na pré-carga (moto levanta e abaixa), se rodar por exemplo mais duro (pré-carga para duas pessoas), porém sozinho, a estabilidade fica prejudicada. Diria que é tipo carro rebaixado, desde que num asfalto bom, quanto mais baixa a moto, melhor. Faz sentido?
- Saurus
- Mito
Maquinho, eu entendo que isso se deva à alteração do centro de gravidade em relação ao centro de massa.Marcus DT escreveu:Baeta, levantar a moto e melhorar e melhorar a estabilidade não são coisas opostas? Nas motos de trilha sempre que colocamos alongador a estabilidade (tanto em curvas quanto subida de morro) piora, não tem jeito. Até na GSA quando mexo na pré-carga (moto levanta e abaixa), se rodar por exemplo mais duro (pré-carga para duas pessoas), porém sozinho, a estabilidade fica prejudicada. Diria que é tipo carro rebaixado, desde que num asfalto bom, quanto mais baixa a moto, melhor. Faz sentido?
Mas creio que o Vinícius (UK) tenha muito mais conhecimento sobre isso, talvez ele possa esclarecer.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
No meu achismo, é a teoria que o Saurus relatou.
Tive um caso semelhante, com a bandit. Troquei o amortecedor traseiro, por um de haya. E a melhora foi significativa. Ela ficou mais ágil nas mudanças de trajetória. E isso já senti na haya, rodando ontem e hoje. Na bandit não tive essa preocupação de deitar tanto a moto, pois era mais cabaço do que sou hoje.
O que pesquisei na época que comprei a haya, que esse kit, para quem gosta de curvar era essencial, pois se ganhava em agilidade e diminuía as chances de raspar as carenagens ao deitar demais a gordinha. Links + pneu 180, fica ótima de curva.
Pneu 180 já usei e realmente fica melhor para curvar
Tive um caso semelhante, com a bandit. Troquei o amortecedor traseiro, por um de haya. E a melhora foi significativa. Ela ficou mais ágil nas mudanças de trajetória. E isso já senti na haya, rodando ontem e hoje. Na bandit não tive essa preocupação de deitar tanto a moto, pois era mais cabaço do que sou hoje.
O que pesquisei na época que comprei a haya, que esse kit, para quem gosta de curvar era essencial, pois se ganhava em agilidade e diminuía as chances de raspar as carenagens ao deitar demais a gordinha. Links + pneu 180, fica ótima de curva.
- Saurus
- Mito
O original da Haya é 190, 200?Baeta escreveu:...
190/50
Até "ecziste" 190/55 mas é difícil de achar. Atualmente está com o 190, mas na próxima troca, vou de 180/55.
Até "ecziste" 190/55 mas é difícil de achar. Atualmente está com o 190, mas na próxima troca, vou de 180/55.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Consegui tirar foto do caliper da minha moto, como podem ver
não tem nada de trava nessa bagaça.... estranho, nao consegui
tirar uma foto boa dentro dele....
edit, sera que nao era pra ter uma travinha na ponta dele?

aproveitando o embalo sobre calipers, como limpa-los...
não tem nada de trava nessa bagaça.... estranho, nao consegui
tirar uma foto boa dentro dele....
edit, sera que nao era pra ter uma travinha na ponta dele?

aproveitando o embalo sobre calipers, como limpa-los...
Editado pela última vez por Fabio Ninja em 05 Mai 2016, 14:12, em um total de 1 vez.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
-
anderson666
- Motociclista
Minha Speed Triple chegou aos 2 anos, está com 9.000km. Nem um pouco afim de levar na revisão da concessionária $$$$$$. No manual informa que nessa revisão (2 anos ou 20.000km) deve ser trocado velas, fluídos de freios, líquido de arrefecimento, além dos "normais" filtros de ar e óleo e óleo do motor. Já encomendei o filtro de óleo e o óleo numa revenda daqui da cidade. Acham necessário trocar (velas, líquido de arrefecimento, fluídos) mesmo com essa baixa km?
- Fabio Ninja
- Dinossauro
no manual da ducati esta assim, verificar e se necessario trocar, veja o nivel e a cor da agua , se estiveranderson666 escreveu:Minha Speed Triple chegou aos 2 anos, está com 9.000km. Nem um pouco afim de levar na revisão da concessionária $$$$$$. No manual informa que nessa revisão (2 anos ou 20.000km) deve ser trocado velas, fluídos de freios, líquido de arrefecimento, além dos "normais" filtros de ar e óleo e óleo do motor. Já encomendei o filtro de óleo e o óleo numa revenda daqui da cidade. Acham necessário trocar (velas, líquido de arrefecimento, fluídos) mesmo com essa baixa km?
marrom tipo ferrugem , é uma boa trocar, ou se estiver com nivel baixo.....
- Saurus
- Mito
Sei lá, mas até onde sei, os 180 são para as SS, SBK e ST menos obesas que a Haya. Eu fico imaginando a deformação do pneu em top-speed na Haya. Os pneus tem que ter uma construção equilibrada, hamônica em massa, resistência, durabilidade... As forças e pressões que um pneu sofre @ 300 Km/h ou mais (como a Haya pode atingir) são imensas. Pressão é inversamente proporcional à área. Um pneu menor vai sofrer pressões maiores. Um pneu com mais área vai sofrer pressões menores.Baeta escreveu:190/50
Aí eu pregunto: Esse 180 pode aguentar a pressão de uma Haya @ 300+ Km/h???? Não corre o risco dele explodir?
Trocar velas com 9 mil km é um absurdo. Só se fosse moto 2 tempos! Se tiver acesso a elas, retira, olha a cor, verifica a distância do eletrodo. Só troca se encontrar problemas.
Na minha BM as velas trocam aos 50 mil km, se bem lembro!
Caramba o escrito angel GT na borda do meu pneu está intacto
Fábio ali era pra ter uma espécie de anel que impediria o pino de sair
-
anderson666
- Motociclista
rods escreveu:Trocar velas com 9 mil km é um absurdo. Só se fosse moto 2 tempos! Se tiver acesso a elas, retira, olha a cor, verifica a distância do eletrodo. Só troca se encontrar problemas.
Acho que vou só nos filtros e óleo mesmo e dar uma conferida nos líquidos.
Saurus, vez ou outra, mas raro mesmo, que tento dar top speed. Não tem saco para isso. Fico muito tenso na hora e para ser sincero, não me dar prazer algum. Como disse, minha praia são as curvas
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Consegui desmontar, e na base da pancadinha até o pino sair mesmo, achei muito paia,jmerlin escreveu:Caramba o escrito angel GT na borda do meu pneu está intacto![]()
ainda mais da marca brembo, lembro que os antigos que eu tinha , era um parafuso alen
esse pino central, vc bate e marcar tudo o tambor, poderiam ter caprichado mais....
sim, bom que ja limpei tudo , agora vou numa casa de parafusos , providenciar essa travinha
creio que essa aqui vai dar... que acham?

Como vai colocar essa travinha no pino? Vai fazer um rebaixo nele?
-
Robson
kkkkk
projeto BOM é projeto simples e funcional.
mas aí vem o newbão, acha que pq a moto é cara e o fabricante do freio é renomado, aí tem de ser complicado, ter ferramentas especiais, consultar um manual mecanico de marte para auxiliar a montar e desmontar...rsrs
Fabio, se vc bateu e marcou o tambor, vc usou a ferramenta ERRADA, apesar de ser um sistema simplório.
projeto BOM é projeto simples e funcional.
mas aí vem o newbão, acha que pq a moto é cara e o fabricante do freio é renomado, aí tem de ser complicado, ter ferramentas especiais, consultar um manual mecanico de marte para auxiliar a montar e desmontar...rsrs
Fabio, se vc bateu e marcou o tambor, vc usou a ferramenta ERRADA, apesar de ser um sistema simplório.