Óleo X Graxa

Grupo de discussão geral sobre motos.
Athos
Roda Presa

Óleo X Graxa

Mensagem por Athos »

E ai, pessoal?

Qual o melhor tratamento para a corrente? Óleo ou graxa (aquela branca) ?
jabsb
Dinossauro

Re: Óleo X Graxa

Mensagem por jabsb »

Já usei óleo. Só não consegui aceitar a pingação. E tem que renovar constantemente, no meu caso quase todo dia, pois rodo bem. Na chuva então, nem se fala.

Daí passei pra graxa.

Prós: dura mais, não sai com facilidade, não pinga.

Contras: a aplicação é mais xarope (se você gostar de fazer como eu faço, ao menos), a limpeza é mais trabalhosa, etc. Em resumo, é a mesma manutenção que você faria com o óleo, só que mais trabalhosa. Digamos que com a graxa a coisa é mais nojentinha... só vendo pra entender. :twisted:

Mas, ainda assim, fico com a graxa. A aplicação dura mais, então o tempo extra que gasto é compensado depois. A limpeza mais trabalhosa idem - corrente tem que ser limpa sempre, não interessa o tipo de lubrificação. A única diferença é que uma corrente lubrificada com graxa dá mais trabalho para limpar, mas não é aqueeeela coisa. E a inconveniência de uma moto pingando óleo é de lascar. Minha avó pediu que eu parasse de colocar a moto na calçada de sua casa, pois pingou óleo ali e ela não conseguiu limpar :pqp: :lol: - até eu explicar tudo direitinho e prometer que não ia acontecer de novo, foi uma novela...

Tem aqueles óleos sprays que são o melhor dos mundos: duram bem, não saem com facilidade, não pingam, etc. Mas, no meu caso não compensam pelo custo. Custam caro e vem pouco, minhas motos tem a relação barata demais pra receber tanta tecnologia...

Ah, sobre o tipo de graxa, ainda estou indeciso. Usava a branca, passei para a grafitada, mas voltei para a branca. Tive a sensação de que a grafitada é mais "suja" que a branca, não apenas pela cor (dã), mas pelo comportamento da relação logo após a limpeza e aplicação de graxa nova (ruídos, etc).

Infelizmente eu não tirei fotos, mas eu aplico graxa com um pincel. E simples, e previne que você aplique muita graxa. Demora um pouco mais, mas traz alguns benefícios: evita que acumule sujeira excessiva na corrente e na capa do pinhão, por acúmulo excessivo de grana nessas partes.

O sistema é simples: passe um filete de graxa na corrente e espalhe com o pincel, por cima e por baixo, e também pelas laterais (para proteger contra corrosão). Isso faz com que a graxa penetre bem, o melhor que ela pode (o resto fica por conta do movimento da roda, quando você for andar!). Usando a branca fica fácil evitar falhas na hora de passar, você ve que fica branquinha. Gire a roda e vá fazendo isso na corrente até acabar. Não precisa passar demais, o suficiente para deixá-la bem lubrificada. Mas também não precisa economizar. Algumas correntes são legais e tem os roletes bem soltinhos, quando você passa o pincel por cima e por baixo você percebe eles girando bem livres... é um bom indicador de que o nível de graxa está bom. Se eles começam a prender demais você pode maneirar e espalhar mais a graxa que alí está. Em algumas motos, porém, esse indicador não funciona bem. Por exemplo, as duas Fazer que tive contato tem correntes bem rígidas, que não giram roletes com facilidade. Mas com prática você descobre o nivel ideal de graxa - que lubrifica bem sem melecar demais.

[]s!!
Editado pela última vez por jabsb em 12 Out 2008, 22:07, em um total de 1 vez.
orgulho de ser CGzeiro!
itazura
Roda Presa
Contato:

Mensagem por itazura »

Que tipo de corrente voce usa?
Com retentor ou sem?
Com emenda ou sem?

Se não tiver retentor, pode passar um WD40 uma vez por semana, limpar/secar com um pano, aplicar óleo 90 ou 120, que por ser mais consistente não faz lambança na roda.

Quando for viajar, é bom repetir esse processo a cada 500 km, mais ou menos, e manter a corrente no ponto certo, no centro do vão, ao empurrar com o dedo pra cima, deve fazer uma flecha de 2 cm, não pode ficar muito frouxa, nem muito apertada.

Pode usar graxa sim, mas, se usa muito pouco a moto, ou se ela frequenta lugares com muita terra ou areia, pode acelerar o desgaste.

Com graxa, o ideal é ser um ambiente meio quente, para que ela possa dissolver e penetrar nos elos. Muita gente critica a graxa, o que realmente tem alguma razão, pois geralmente ela é usada em equipamentos com rotação menor.

Voce pode derreter sebo de boi e aplicar, ainda quente na corrente, serve muito bem para o propósito, mas, de modo algum pode ter sal.

Quanto às correntes com emenda, elas são mais comuns em motos de baixa potência, e que desenvolvem baixas velocidades.

No mais, exte texto é um resumo dos milhares de tópicos postados nesse fórum (e no antigo também, principalmente), com algumas experiências próprias. Com um cuidado constante, o conjunto passa facilmente dos 30.000 km. Claro que também dependo do uso e maneira de pilotar.
ImagemImagem
George
Motociclista

Mensagem por George »

Nem um nem outro.
Vai de REPSOL chain lube.

http://www.hparts.com.br/index.asp?loja ... 0&id=28248

PS - O Motul chain lube é melhor mas o mesmo tubo custa 3X+....
MSM by now.

" I woke up this morning, and I got myself a beer..."
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

itazura escreveu:QSe não tiver retentor, pode passar um WD40 uma vez por semana, limpar/secar com um pano, aplicar óleo 90 ou 120, que por ser mais consistente não faz lambança na roda.
Já usei 90 ou 140. Faz sim :cry: E pingam, não interessa o tanto que você aplica, eles pingam.
itazura escreveu:Pode usar graxa sim, mas, se usa muito pouco a moto, ou se ela frequenta lugares com muita terra ou areia, pode acelerar o desgaste.
Não tem muito o que fazer em lugar com terra e areia, exceto aumentar bastante a frequência com que se limpa a relação. Sou maníaco por limpeza e já morei na roça... é uma batalha árdua!!!
itazura escreveu:Com graxa, o ideal é ser um ambiente meio quente, para que ela possa dissolver e penetrar nos elos. Muita gente critica a graxa, o que realmente tem alguma razão, pois geralmente ela é usada em equipamentos com rotação menor.
Pois é... eu até sei os motivos pelos quais a criticam, e concordo com a maioria. A graxa não é perfeita.

Pena que o óleo consegue ser pior. Pinga muito e sai fácil. Que adianta penetrar e sumir?

E, ah, como tenho um laboratório de testes ambulante aqui (Hunter), com sua relação custando R$ 40, achei que não custava nada testar. E não me arrependo. Afinal, rodar 11 mil km e ter relação pra 20 mil km fácil... só na graxa... bem, acho que funciona, não?

Lembrando que boa parte dos km's foram na estrada. Ou seja, no limite da relação. Minha bisnaga de graxa branca atual foi comprada em Curitiba! Hehehehe.

Outra coisa: eu nem sempre LIMPO a relação. Quando to com preguiça, apenas renovo a camada. :shock: Não é o ideal, mas, o mais importante é ter uma meleca lá lubrificando, ainda que imperfeita. A gente fica tão ligado em "ah, mas tem terra/sujeira/micropartículas de isso/aquilo"... bem, qualquer coisa é melhor que nada, na média.
itazura escreveu:No mais, exte texto é um resumo dos milhares de tópicos postados nesse fórum (e no antigo também, principalmente), com algumas experiências próprias. Com um cuidado constante, o conjunto passa facilmente dos 30.000 km. Claro que também dependo do uso e maneira de pilotar.
Esse tem poucos.

Esse assunto não é definitivo. Eu quando procurei achei muita gente dizendo o que usava, mas poucos relatos de durabilidade e modo de aplicação, por exemplo. Por isso desenvolvi o meu próprio e relatei ele aqui... ;-)

[]s
orgulho de ser CGzeiro!
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

George escreveu:Nem um nem outro.

Fino demais...

já usei e achei um lixo... ;-)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
luis
Roda Presa

Mensagem por luis »

Amigos , eu uso o CHAIN-LUBE da MOTUL. ;-)
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Pois olha, já usei de tudo, não tem como óleo mesmo, o 140, o Motul á bão, mas não para usar sempre, eu uso o Motul intercalado com o óleo 140, uma coisa é certa, lubrificante é óleo

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

Spidi XX escreveu:
George escreveu:Nem um nem outro.

Fino demais...

já usei e achei um lixo... ;-)
fino porem se você aplicar duas rodadas cada vez que passar fica bala
nunca escutei corrente rangendo ou barulhos estranhos vindo da caixa , tanto na fazer quanto agora na Falcon
minha fazer não tinha 1 ponto sequer de ferrugem ou parte danificada , era lubrificada 2 em 2 semanas
e lavada com querosene de 30 em 30 dias . falcon já peguei com ferrugem , quando for pro beleu a corrente garanto que a procima não vai ter ferrugem na minha mão ...

que eu mais gosto do repsol .
não respinga , não faz meleca , não atrai sujeira como a graxa ou Sae 90
gruda e lá fica , so sai com querosene :D
vale os 15 reais , dura 3 a 4 meses na minha mão a lata ...

se que algo mais top , bom tem o Motul Chain lub Factory , custa caro mas é o top do top em oleo para corrente
outras linhas são Motul Chain Lub Road e off-road ... factory é a top

jabsb de uma chance ao Repsol chain lub ...
lave corrente e caixa com querosene , enxague com agua até sair todo querosene , e aplique o Repsol na caixa e na corrente
garanto que você vai curtir ... se achar fino , aplique duas vezes na corrente
البحث عن السلام
luis
Roda Presa

Mensagem por luis »

Esse chiclete da Motul realmente é o TOP ;-)
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

georgesjr escreveu:jabsb de uma chance ao Repsol chain lub ...
lave corrente e caixa com querosene , enxague com agua até sair todo querosene , e aplique o Repsol na caixa e na corrente
garanto que você vai curtir ... se achar fino , aplique duas vezes na corrente
Rapaz, eu dou. Já usei uma vez e adorei. Quem não dá é minha carteira. O troço é caro e dura muito pouco - R$ 10 o frasco pequeno. Pro tanto que eu rodo e com duas motos na garagem, não vale a pena de jeito nenhum. Ainda mais se você considerar que o jogo da relação da Hunter completo - Riffel, coroa corrente e pinhão - custa R$ 40 :rof:

Eu pago R$ 2,70 em uma bisnaga de graxa branca e passo meses sem lembrar desse assunto. E quando lembro, já saio e compro duas. :D

[]s
orgulho de ser CGzeiro!
Mike_sp
Novato

Mensagem por Mike_sp »

Bagé escreveu:Pois olha, já usei de tudo, não tem como óleo mesmo, o 140, o Motul á bão, mas não para usar sempre, eu uso o Motul intercalado com o óleo 140, uma coisa é certa, lubrificante é óleo

.
Faço do mesmo jeito.. Motul Chain intercalado com óleo 140 e até agora na Hornet em 5 mil não precisou de nenhum ajuste ..abraçoss..
Não se esqueçam '' Ladrão só conhece uma lei , cacete e bala o resto é papo furado e conversa mole ''

No antigo MAD desde 01/2005

__Bmw 850gs viagem, dia dia kymco downtown 300i __
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Já usei tudo que é lubrificante, e hoje prefiro o óleo 140, não coloco muito na corrente, diminui o tempo de reaplicar, mas não fica aquela nojeira.

Aplico com um frasco de Ketchup, possui um bico ideal para aplicar na corrente, vendi a Falcon com quase 20 mil kms e o conjunto da relação mostrava que rodava tranquilo mais uns 10 mil kms.

Mesmo assim em viagens costumo usar o Repsol, pois acho mais prático.

O Motul Chain Lube é o top dos tops para lubrificar corrente, porém custa um pequena fortuna, se a relação custa pouco para a troca, não compensa $$$$.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Como esse assunto sempre foi muito polêmico, e no final só serve para criar mais dúvidas ainda :lol: :lol: :lol: , vou avacalhar logo e indicar o antigo M@D com o link do Pérolas do M@D, falando muito sobre esse assunto, boa leitura:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 95&nrpag=1
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Faz igual o tio russo...
Mete cebo de vaca na corrente e seja feliz.

:-)
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Diogo A.
Motoqueiro

Mensagem por Diogo A. »

Já usei muito aquela graxa grafitada, mas caga a porra toda.
Já fiz mistura de óleo 140 + grafite. Muito bom, mas caga a porra toda.
Tava usando repsol chainlub, não to achando pra comprar. De fato, muito fino, mas duas camadas resolvem o problema, e como é baratinho, não dói fazer isso.
To usando um lubrificantezinho aê superlub, é um óleo de elevado peso molecular + grafite (é assim q ta escrito, acho). Ta resolvendo, mas caga um pocado tb.
Nunca usei o motulchainlub, mas nao duvido da sua eficiencia, pelo menos todos elogiam bastante !
Agora, rola aquela diferença né, do factory line pro outro lá q não sei o nome... oq q rola de diferente na verdade ?
Guerreiro-BA
Roda Presa

Motul Chain Lube

Mensagem por Guerreiro-BA »

luis escreveu:Esse chiclete da Motul realmente é o TOP ;-)
Eu também só uso o Motul Chain Lube. Sempre que vou a Sampa a trabalho, trato de comprar dois tubos prá minha reserva, lá na General Osório. Geralmente está na faixa de R$ 42,00. O produto realmente é dez!!! ;-)
----\\\\|/-------
------( @@)-------
---ooO--(_)--Ooo--
Imagem
Cid Guerreiro
Kawa Ninja Verde ZX14 2013
Kawa Ninja Preta ZX14 2010
Kawa Z750 Branca 2010
Suzi GSX750F Preta 2007
Suzi GS500E Preta 2003
Tio
Dinossauro

Re: Motul Chain Lube

Mensagem por Tio »

guerreiro escreveu:
luis escreveu:Esse chiclete da Motul realmente é o TOP ;-)
Eu também só uso o Motul Chain Lube. Sempre que vou a Sampa a trabalho, trato de comprar dois tubos prá minha reserva, lá na General Osório. Geralmente está na faixa de R$ 42,00. O produto realmente é dez!!! ;-)
Como eu lavava sempre a moto no mecânico, eles lubrificavam com a tal graxa branca com pincel. Quando não dava tempo eu mesmo aplicava uma graxa branca klüber (acho q é assim q escreve) e quando acabou eu passei a usar um spray de graxa branca da Vaz. É bem grudento e como faz tempo que eu comprei nem lembro o preço, mas acho q foi baratinho. É meio grudento e não faz tanta sujeira. Quando acabar vou comprar esse Motul aí pra experimentar... é bão mesmo? Agora eu mesmo lavo a moto por que cansei de deixar grana no mecânico, vai se f... 25 mangos pra lavar! Na casa do meu sogro onde a moto fica tem Wap, e eu ganhei um cavalete pra colocar o pneu traseiro, muito fácil de lavar e passar a graxa assim...
Quem usa aí o Motul, dura mais ou menos quanto o tubo?
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

De vez enquando eu uso o Repsol e geralmente óleo para motor a Diesel baratinho .... Suja um pouco, mas resolve ...

No mais o que tiver eu passo ... WD40, Óleo 25w50, Graxa branca, com grafite, óleo Singer ....

Não sou tão meticuloso com a corrente como alguns aqui ... 500 km ?? que isso ... lubrifico a cada 1.000 e nada de relação esta ruím ...

25.000 km e a relação ainda vai rodar um bocado ...

[]'s
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Eu só sei que nas viagens longas eu uso só a tal GRAXA BRANCA...

XX foi e voltou do Peru sem aperto na corrente: 11.500km
CB500 também: 9.500km sem aperto
CB500 outra também: 12.500km sem aperto...

se não presta, eu não sei o que utilizar. Esses percursos engraxando a corrente todas as noites,
pois rodava de 400 a 600km por dia...

detalhe: lotado... carregadíssimo...

fui...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Responder