Antena "corta-linha". Afnal, é obrigatório ou não?
- Saurus
- Mito
Antena "corta-linha". Afnal, é obrigatório ou não?
Ontem, voltando para casa de scooter, parei num sinal fechado e outro motoqueiro ao meu lado falou que a PM e PR estão multando motoqueiros em cuja moto não há a tal antena "corta-linha". Eu achei estranho e consultei o Orágoogle. Encontrei algumas notícias falando sobre o projeto de lei, no Estado do (argh) Rio de Janeiro, de autoria de mais um altamente provável corrupto, que foi jogador de futebol e que deveria ter permanecido dando palpite somente no que se refere a futebol, pois não entende merda nenhuma de mais nada. Este debilóide era conhecido pela alcunha de Bebeto.
Também li menções que a tal lei havia sido vetada e também que há alegações que os Estados (UF), não tem competência para legislar sobre esses aspectos (equipamentos automotivos), sendo de competência apenas da União, através de seus órgãos.
A Federação de Moto-Clubes do RJ esperneou (ao meu entender, com toda razão e propriedade) e está na batalha para enfiar esta lei na bunda do dito de puta do fluminense acima mencionado.
Alguém aí tem alguma notícia mais recente sobre esta bagaça toda?
Afinal, obrigar que todas as motocicletas tenham antena "corta-linha" alegando que é para proteger o motoqueirociclista e eventual garupa tem o mesmo valor que obrigar todas as pessoas a terem e usarem coleta à prova de balas para protege-los contra eventuais balas perdidas.
Também li menções que a tal lei havia sido vetada e também que há alegações que os Estados (UF), não tem competência para legislar sobre esses aspectos (equipamentos automotivos), sendo de competência apenas da União, através de seus órgãos.
A Federação de Moto-Clubes do RJ esperneou (ao meu entender, com toda razão e propriedade) e está na batalha para enfiar esta lei na bunda do dito de puta do fluminense acima mencionado.
Alguém aí tem alguma notícia mais recente sobre esta bagaça toda?
Afinal, obrigar que todas as motocicletas tenham antena "corta-linha" alegando que é para proteger o motoqueirociclista e eventual garupa tem o mesmo valor que obrigar todas as pessoas a terem e usarem coleta à prova de balas para protege-los contra eventuais balas perdidas.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Re: Antena "corta-linha". Afnal, é obrigatório ou não?
Ae Kamerad TioSaurusRex...
Ó uso da antena corta pipa é obrigatório apenas motofretistas e mototaxistas (Lei Federal 12.009, que modificou o CBT).
E no meio de tantas lei que nos obrigam a gastar com equipamentos de segurança, eis que aparece um alento:
O projeto de lei 1.221/2015, da Deputada Christiane Yared (PR) prevê isenção de IPI para os ítens de segurança obrigatórios, entre eles, a antena corta pipa, capacetes e viseira.
Ó uso da antena corta pipa é obrigatório apenas motofretistas e mototaxistas (Lei Federal 12.009, que modificou o CBT).
E no meio de tantas lei que nos obrigam a gastar com equipamentos de segurança, eis que aparece um alento:
O projeto de lei 1.221/2015, da Deputada Christiane Yared (PR) prevê isenção de IPI para os ítens de segurança obrigatórios, entre eles, a antena corta pipa, capacetes e viseira.
Christiane Yared escreveu: "É de se reconhecer o grande mérito das normas que obrigam o uso dos equipamentos acima mencionados, pois objetivam conferir segurança principalmente àqueles que se encontram em posição de maior fragilidade no trânsito. Contudo, para se garantir a efetividade das previsões legais, é preciso que os equipamentos sejam acessíveis pela população em geral."

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Eu ando com duas antenas, uma corta pipa tradicional e outra de px (maria mole).
Eu também me acostumei a usar antenas nas motos.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
tenho nas 2 mas só levanto qdo vejo pipa... n gosto de ficar olhando praquela merda
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- Saurus
- Mito
Eu não tenho problema nenhum em ter antena corta-linha na moto, desde que não seja uma SS/SBK/ST ou uma big/muscle naked, pois fica feio e pouco prático pracarálhu. Em scooter, street/city, trail/dual-porpose e coisas assim, sem crise.
O problema é a obrigatoriedade. Os governos e polícias preferem jogar o ônus do cerol para o motoqueiro, em vez de efetivamente coibir a produção, venda e uso de cerol e similares.
Eu vejo, analogamente, como se o governo/polícias não coibirem a produção, venda e uso de armas ilegais, obrigasse o cidadão comum a ter e usar coletes à prova de balas, por causa da balas perdidas (especialmente de fuzis) que vira e mexe, atinge um inocente.
Em vez de acertar o banquinho, está empurrando piano.
O problema é a obrigatoriedade. Os governos e polícias preferem jogar o ônus do cerol para o motoqueiro, em vez de efetivamente coibir a produção, venda e uso de cerol e similares.
Eu vejo, analogamente, como se o governo/polícias não coibirem a produção, venda e uso de armas ilegais, obrigasse o cidadão comum a ter e usar coletes à prova de balas, por causa da balas perdidas (especialmente de fuzis) que vira e mexe, atinge um inocente.
Em vez de acertar o banquinho, está empurrando piano.
Eu também uso a tal antena, mas penso que se for obrigatório as motos novas já deviam portar a dita cuja.
-
sirangelo
- Motociclista
Se ficar esperando o governo acertar o banquinho, vc não consegue tocar o piano.
ô tédio...
Eu uso as antenas porque, apesar de feias, são preferíveis a um "colar vermelho".
Antes eu não usava na cidade, mas estou lecionando a uns 3 anos numa Faculdade que fica perto de uma favela e a molecada empina pipa na beira da rua... pelo sim, pelo não, antena na motoka...
Russo escreveu:Ae Kamerad TioSaurusRex...
O uso da antena corta pipa é obrigatório apenas motofretistas e mototaxistas ... (Lei Federal 12.009, que modificou o CBT).
Eu uso as antenas porque, apesar de feias, são preferíveis a um "colar vermelho".
Antes eu não usava na cidade, mas estou lecionando a uns 3 anos numa Faculdade que fica perto de uma favela e a molecada empina pipa na beira da rua... pelo sim, pelo não, antena na motoka...

- Narizudo
- Motociclista
Não custa nada usar e segurança nunca é demais. Tô nem aí se é obrigatório.

Eu uso sempre em período de férias, dezembro a março. E em julho
Enviado por celular
Enviado por celular
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Ontem morreu mais um na linha Vermelha....a linha pegou na jugular....um amigo parou para presta socorro....fala ou que o sangue esguichava........
Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
"Por um Brasil Melhor"
- Fernando-(Beraite)
- Roda Presa
Também acho válido o uso da antena, o problema que aqui no RJ tem que ser fixa não dobrável e é obrigatório, algumas motos a dificuldade de instalar, eu já tentei arrumar um lugar para colocar na minha CBR600RR e não achei, vou ter que mandar fazer uma gambiarra
Motociclista, respeite a vida use capacete
Antenna me salvou terça passada Antenna me salvou. Eu VI a linha agarrando na Antenna e depois partindo. Gelei na hora!
O foda q vi na minha frente duas motos sem Antenna e qnd olhei pro céu uma porra da de papagaio. Qnd olhei de volta pra frente estava lá a linha passando nas minhas antennas.
O foda q vi na minha frente duas motos sem Antenna e qnd olhei pro céu uma porra da de papagaio. Qnd olhei de volta pra frente estava lá a linha passando nas minhas antennas.
Tornado 300
- Narizudo
- Motociclista
Fernando-(Beraite) escreveu: algumas motos a dificuldade de instalar, eu já tentei arrumar um lugar para colocar na minha CBR600RR e não achei, vou ter que mandar fazer uma gambiarra
Tem umas antenas de retrovisor,
Veja se da para prender no suporte do fluido de freio, ou na mesa, aqueles parafusos
Já aconteceu de pegar linha de pipa 2 vezes, uma sem antena e foi por Deus, ergui o braço e grudei no freio, estava de xt660, a bicha parou, morreu e não cai. Logo atrás um carro desviou de mim, cantando pneu. Esse dia de PT na cueca.
Na segunda a antena me salvou, mas é tenso do mesmo jeito, abaixei a cabeça e mandei a mulher baixar também. Fez um barulho, senti a antena entortar no limite. Entrei na cidade e fui aconselhar o menino, blablabla, que podia ter me matado, que podia ser o pai dele....tomara que pelo menos aprenda alguma coisa.

Vc tem duas rmd?
Enviado por celular
Enviado por celular
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Daninean escreveu:Vc tem duas rmd?
Enviado por celular
duas dessas Eu cheguei a colocar so uma. Mas nao estava muito confiante, pois sempre pensei q poderia pegar na antenna e "dobrar" pro meu lado e me cortar do mesmo jeito. COm as duas isso nao acontece.

Fica maiis ou menos assim. So q na neo elas fica viradas pra dentro. A carenagem da neo encima é mais alta.

Como disse acima. Eles me salvaram essa semana. Nunca tinha passado um cagaço assim em 8 anos andando de moto. é uma sensacao muito desagradavel.
Tornado 300
Na Mirage 250 eu uso uma antena retrátil, de fixar no guidão, e só estico ela nos dias que vou lecionar na Faculdade perto da favela ou rodar na periferia.
Na maioria das vezes eu a uso recolhida, pois rodo pelo centro e por bairros mais centrais, onde não se vê pipas.

No Harlão eu uso uma fixa apenas quando viajo. Eu a fixo nas ferragens do parabrisa.

Na maioria das vezes eu a uso recolhida, pois rodo pelo centro e por bairros mais centrais, onde não se vê pipas.

No Harlão eu uso uma fixa apenas quando viajo. Eu a fixo nas ferragens do parabrisa.

Aqui no RJ este imbecil do bebeto e um outro tal que dirigia ônibus escolar e virou político criaram esta lei.
Acontece que nem os PMs nas ruas , nem na vistoria do detran estão cobrando a antena.
Tem mais um problema, a tal lei obriga que seja antena fixa não dobrável.
Isso impossibilita de colocar capa na moto, para quem estaciona no "tempo". Uma sacanagem.
Aí a galera coloca a retrátil (retrátil mas não dobrável) e alega que pode, pois a lei não diz nada de retrátil, embora a justificativa na lei seja para que o motociclista esteja sempre protegido.
Eu não coloquei e nem vou colocar, 99% das motos não usam isso aqui. Fora as de motoboy e quem trabalha com a moto.
Na minha ZX6R não tem onde colocar, e se você coloca na gambiarra, ela bate na bolha ao virar o guidon.
Parece que existe artigo no CTB dizendo que não somos obrigados a alterar as características do veículo diferente do que ele sai de fábrica.
Um colega advogado estava comentando isso, apesar de ele usar a antena.
Nenhuma moto sai da loja com a antena aqui.
Só um detalhe, as melhorzinhas estão custando 60 reais depois dessa lei.
As piores 30 reais. O jeito é comprar no mercado livre para quem for usar.
Pegar moleque soltando pipa com linha proibida e cerol (tem lei pra isso) ninguém faz.
Acontece que nem os PMs nas ruas , nem na vistoria do detran estão cobrando a antena.
Tem mais um problema, a tal lei obriga que seja antena fixa não dobrável.
Isso impossibilita de colocar capa na moto, para quem estaciona no "tempo". Uma sacanagem.
Aí a galera coloca a retrátil (retrátil mas não dobrável) e alega que pode, pois a lei não diz nada de retrátil, embora a justificativa na lei seja para que o motociclista esteja sempre protegido.
Eu não coloquei e nem vou colocar, 99% das motos não usam isso aqui. Fora as de motoboy e quem trabalha com a moto.
Na minha ZX6R não tem onde colocar, e se você coloca na gambiarra, ela bate na bolha ao virar o guidon.
Parece que existe artigo no CTB dizendo que não somos obrigados a alterar as características do veículo diferente do que ele sai de fábrica.
Um colega advogado estava comentando isso, apesar de ele usar a antena.
Nenhuma moto sai da loja com a antena aqui.
Só um detalhe, as melhorzinhas estão custando 60 reais depois dessa lei.
As piores 30 reais. O jeito é comprar no mercado livre para quem for usar.
Pegar moleque soltando pipa com linha proibida e cerol (tem lei pra isso) ninguém faz.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- Saurus
- Mito
É disso que estou falando.marquinho escreveu:...