Líquido de arrefecimento - radiador
-
BrunoCurioso
- Novato
Re: Líquido de arrefecimento - radiador
Narizudo escreveu:Exatamente.Gelous escreveu:Lógico que não vai ferver se usar aditivo puro, o motor pode até fundir por excesso de calor, mas ferver, não!Narizudo escreveu:Mas está no manual isso?itazura escreveu:Interessante, pois tive que reformar o radiador do opala além de ter que trocar as sedes de refrigeração devido à corrosão, estavam enferrujados.
Por outro lado, aqui, os carros usam líquidos refrigerantes no radiador sem mistura com água, e, fica limpa, como se acabasse de colocar... Mesmo após vários anos de uso.
Tenho conhecidos que praticam wheeling e dizem que usam o produto puro, sem água, sendo assim não ferve mais.
Eu aprendi que quem faz a troca de calor é a água, o aditivo aumenta o ponto de fervura e evita o congelamento.
-
Helder.soares
- Dinossauro
motos de corrida usam apenas água.. e não fervem.. não dão pau.. aditivo é importante com carro que vive parado..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
-
sirangelo
- Motociclista
Vcs usam a válvula termostática?Helder.soares escreveu:motos de corrida usam apenas água.. e não fervem.. não dão pau.. aditivo é importante com carro que vive parado..
- Narizudo
- Motociclista
Aditivo ajuda nas motos que andam dentro de trânsito travado e até mesmo na cidade, pois motos de 600cc e 1000cc esquentam demais, sendo assim elevam o ponto de fervura da água. Nos países frios a não congelar.Helder.soares escreveu:motos de corrida usam apenas água.. e não fervem.. não dão pau.. aditivo é importante com carro que vive parado..
Agora na rodovia é outra coisa, o vento resfria o sistema.
Penso que deve ser o mesmo de pista, porém no achismo, não sei.

-
Helder.soares
- Dinossauro
não mexemos nisso.. exceto caso da r6 que sofre demais com nossa tropicalização..sirangelo escreveu:Vcs usam a válvula termostática?Helder.soares escreveu:motos de corrida usam apenas água.. e não fervem.. não dão pau.. aditivo é importante com carro que vive parado..
É mesmo? E quando ficam esperando pra largar, por exemplo, não corre o risco de ferver?Helder.soares escreveu:motos de corrida usam apenas água.. e não fervem.. não dão pau.. aditivo é importante com carro que vive parado..
-
Helder.soares
- Dinossauro
lógico que não..rsrsrs.. tem o sistema circulando normalmente... o radiador é um trocador de calor... a ventoinha auxilia essa troca forçando vento...Gelous escreveu:É mesmo? E quando ficam esperando pra largar, por exemplo, não corre o risco de ferver?Helder.soares escreveu:motos de corrida usam apenas água.. e não fervem.. não dão pau.. aditivo é importante com carro que vive parado..
para vc ter uma ideia, as ninjinhas nem radiador precisa..rsrsrsrsr.. só colocaram radiadores e ventoinhas nas de corrida depois que a organização "puniu" metade do grid por conta da ausencia desse item, que não estava no regulamento sua retirada...
-
BrunoCurioso
- Novato
Mais informações...

- O liquido convencional (glicol e agua) tem cerca de 4 vezes a viscosidade da água e apenas 70% da condutividade térmica da água;
- O coeficiente de convecção térmica para o liquido convencional é aproximadamente 50% do coeficiente de convecção térmica da água;
- Água no sistema de arrefecimento é capaz de transferir o dobro de calor em comparação com liquido convencional.
- Vapor de água tem apenas 5% da condutividade térmica da água;
- Se ferver.....fudeu.....ops....fundiu....

- O liquido convencional (glicol e agua) tem cerca de 4 vezes a viscosidade da água e apenas 70% da condutividade térmica da água;
- O coeficiente de convecção térmica para o liquido convencional é aproximadamente 50% do coeficiente de convecção térmica da água;
- Água no sistema de arrefecimento é capaz de transferir o dobro de calor em comparação com liquido convencional.
- Vapor de água tem apenas 5% da condutividade térmica da água;
- Se ferver.....fudeu.....ops....fundiu....
- Yell
- Motoqueiro
Lembrando que o aditivo serve pra aumentar o ponto de ebulição da solução refrigerante e diminuir o ponto de congelamento (ou congelação, segundo um livro qu e li), evitando que a solução de base aquosa congele nas temperaturas invernais dos paises frios...Narizudo escreveu:Aditivo ajuda nas motos que andam dentro de trânsito travado e até mesmo na cidade, pois motos de 600cc e 1000cc esquentam demais, sendo assim elevam o ponto de fervura da água. Nos países frios a não congelar.Helder.soares escreveu:motos de corrida usam apenas água.. e não fervem.. não dão pau.. aditivo é importante com carro que vive parado..
Agora na rodovia é outra coisa, o vento resfria o sistema.
Penso que deve ser o mesmo de pista, porém no achismo, não sei.
Acredito que o uso de água mais o aditivo seja para baaratear os custos...coisas de anos passados...
Os radiadores das motos são de composição mais sensivel a alguns aditivos, o que já não ocorrem nos carros...um dos aditivos seria monoglicol e o outro tipo seria poliglicol...só nao lembro qual era de carro e qual era de moto...
assim falou o pastor, assim falou o rebanho!!!!! (by Porkys )
Yell
Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
- Fabio Ninja
- Dinossauro
eu vi que a diluição das motos nacionales, normalmente é 50% - 50% , e ducati é 60% -40%, que liquido usar......
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
- Yell
- Motoqueiro
Nesse caso específico, com alto valor agregado, ou o original Ducati ou um similar muito igual...por diferença de 20 reais, eu nem arriscaria...Fabio Ninja escreveu:eu vi que a diluição das motos nacionales, normalmente é 50% - 50% , e ducati é 60% -40%, que liquido usar......
Yell