Melhor Rpm para o motor

Grupo de discussão geral sobre motos.
queiroga
Motociclista

Melhor Rpm para o motor

Mensagem por queiroga »

Pois é, em outro tópico falávamos sobre forçar o motor....e isso é bem relativo a sensibilidade do piloto.....ou não?

Em vez de procurar no Google, fiz melhor...consultar os mestres do M@d.....

Oque sempre ficou na minha cabeça é que o melhor para o motor é rodar numa faixa de rpm, próximo ao seu torque máximo....e que num aclive é melhor sempre estar com o giro mais alto do que baixo para não forçar o motor....verdades? Mentiras? Mitos?

Enviado da Pqp!
"Por um Brasil Melhor"
Narizudo
Motociclista

Re: Melhor Rpm para o motor

Mensagem por Narizudo »

Além de manter na proximidade de uma rotação intermediária ideal, em que ao acelerar sente o motor com toda sua disposição. Sei que, ou pelo menos... pelo menos faço:
Não manter a mesma rpm na viagem por tempo prolongado
Não enrolar o cabo com a rpm lá embaixo
E o melhor, e o motor gosta, e eu também, acelero de vez em quando até o giro alto para dar uma descarbonizada.
Imagem
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Nunca entendi essa de "não manter a mesma RPM por muito tempo" que todos falam e inclusive consta nos manuais das motos (carro não lembro de ter visto).
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Tentem fazer isso na Ruta 16 da Argentina, sem exagero, 500 km de uma reta só. Fiz uns 400 na mesma rotação da mini Teneré.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Esticar todas as marchas até o redline

Tipo o Saurus palpitando em todos os topicos
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Segundo o ADG, motor nenhum gosta de RPM alto.
Já andar em sexta marcha com velocidade baixa pode fazer com q o motor não tenha uma lubrificação ideal, mas vale fazer isso se estiver acabando a gasolina e não houver posto nas proximidades, BCWS já testou e isso é a melhor maneira de consumir o mínimo.

Acho q o lance de não manter a rotação por longo período, é pra não desgastar o câmbio. Isso deve ser ainda mais forte em câmbio CVT, já q a polia vai ficar no mesmo local sempre.

Geralmente qto menor o motor mais ele aguenta rodar próximo do limite.

Uma CG q dá 110 km/h de máxima roda na boa até uns 105 km/h (95,5% do motor) por muito tempo.

Já uma litrão q dá lá 300 km/h de máxima for aplicar a regra da CG daria uns 286,50 km/h e salvo algumas exceções o motor vai estourar vide o famoso teste de Nardo onde um monte de litrão teve o motor arrebentado rodando no limite por algum tempo, a Suzuki quebrou o bloco, MV Agusta e KTM tb abriram o bico e a R1 (modelo anterior) ferveu e fumou.
Kawasaki, BMW, Honda e Ducati aguentaram o teste sem problemas.

[ ]'s
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Narizudo escreveu:Além de manter na proximidade de uma rotação intermediária ideal, em que ao acelerar sente o motor com toda sua disposição. Sei que, ou pelo menos... pelo menos faço:
Não manter a mesma rpm na viagem por tempo prolongado
Não enrolar o cabo com a rpm lá embaixo
Nada disso vale para uma Harley, eheheheh...
Editado pela última vez por Russo em 11 Jul 2017, 10:22, em um total de 2 vezes.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

isso é uma coisa que sempre me questiono, prejudica a moto usar as marchas finais com baixa rotação?

na ducatis nem da pra fazer muito disso, pois bate tudoooo, mas na 4 cc vai de boa...
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Queiroga,

Esse é um assunto que faz uma diferença danada para a durabilidade da moto e principalmente do motor.
Como tudo, acredito que não tenha receita pronta. Vai da sensibilidade do piloto.
Acredito que motos pequenas e monos, seja mais fácil perceber se o motor está trabalhando em um bom regime. Quando comprei minha Tornado zero km (10 anos atrás), fiquei muito atento a esse ponto, principalmente no amaciamento. Sempre deixo óleo ’subir’ antes de rodar e uso a moto dentro das limitações de uma 250cc, em aceleração (gradual, evitando trancos e aliviando quando as válvulas dão sinal, ainda mais com garupa), velocidade (em viagem de 90 a 110km/h) e cuidando da manutenção.
Em resumo a máquina dura muito e funciona muito bem!
Uso todos os dias da semana, há uma década! Com 64kkm ainda está com a corrente original! Motor funciona muito bem, sem engasgos e fazendo média de 27 km/l, com garupa.

Ou seja, cuidando e usando corretamente, vai longe!

Abs
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

No dia dia,
Em moto geralmente ando entre 3000 e 5000 rpm sempre acelerando bem leve.
Acho ruim acelerar fundo em baixo giro ou ficar dando giro alto atoa.

Quando quero acelerar nunca deixo chegar ao corte ou faixa vermelha, passo um pouco da rpm de potência máxima e troco a marcha.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Fabio Ninja escreveu:isso é uma coisa que sempre me questiono, prejudica a moto usar as marchas finais com baixa rotação?

na ducatis nem da pra fazer muito disso, pois bate tudoooo, mas na 4 cc vai de boa...

O TC 88 (1450 cc) do Harlão gera 11 kg de torque a 3.500 rpm. Normalmente eu viajo abaixo disso na maior parte do tempo, mantendo algo em torno de 2.800 e 3.000 rpm, rodando a velocidades entre 100 a 120 km/h na última marcha (5ª) e quando o giro cai, dá prá enrolar o cabo com vontade em 5ª, pois ele já desenvolve cerca de 80% do torque por volta das 2.000 rpm.

Na Ducati 800 o tórque só começa a aparecer prá valer um pouco antes dos 6.000 rpm, dai a necessidade de se usar o câmbio com mais frequência, para não deixar o giro cair
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Narizudo escreveu:E o melhor, e o motor gosta, e eu também, acelero de vez em quando até o giro alto para dar uma descarbonizada.
Eu não sabia disso, sempre andei com giro baixo num Kadett que eu tive. Chegou um ponto que se eu precisasse subir o giro (como os putos da CONTROLAR faziam na inspeção), o danado do Kadett soltava uma cortina de fumaça, parecendo o carro do James Bond em fuga.

Levei bronca do mecânico. Disse que de vez em quando a gente tem que rodar num giro alto pra limpar. Desde então eu aproveito aquelas subidinhas encardidas pra jogar o giro lá pra cima. Eu sei que o carro tem torque de sobra pra subir girando pouco numa marcha alta, mas agora obedeço o mecânico.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Leandro escreveu:Nunca entendi essa de "não manter a mesma RPM por muito tempo" que todos falam e inclusive consta nos manuais das motos (carro não lembro de ter visto).
Essa recomendação tem a ver com o amaciamento. A variação de rotações permite que as peças tenham duas "arestas" aparadas simetricamente, o que não acontece em carga constante.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Gs500 2 cilindros carbossauro :

Gosto de andar na metade da rpm do painel
Isso dá 5500 rpm e 110 km/h
Vibração, turbulência, barulho e fiscalização não incomodam nessa rpm

Dá pra andar mais? Óbvio que sim... quando quero maior velocidade constante mantenho ate 2/3 da rpm max...

Mais que isso o consumo dispara...

saudações
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

queiroga escreveu:o melhor para o motor é rodar numa faixa de rpm, próximo ao seu torque máximo
O problema é que neste ponto o motor está empurrando com tudo. O veículo vai acelerar.
Não dá pra manter uma velocidade constante com o RPM no ponto de melhor torque.

Ah, dá sim! É só ir pisando no freio ao mesmo tempo. :-D
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

esse manja!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Minhas preferências:

1) Uso urbano no plano --> giro baixo~médio (entre 30 e 40% do giro máximo antes do red-range), uso bem leve do acelerador.
2) Rodovia no plano --> sempre entre 40 e 70% do giro máximo limite antes de entrar no red-range, mas em ultrapassagens uso a elasticidade do motor, o que for necessário para ultrapassar com segurança, mas se estimo que precisarei usar mais do que 90~95% do giro suportado pelo motor, não arrisco a ultrapassagem.
3) Em subidas --> giro necessário para o motor responder com certa rapidez ao acelerador
4) Em descidas --> uso a mesma marcha que usei para a subida.
5) Red-range --> casos extremos de necessidade (nunca ou quase).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Estranho
Motociclista

Mensagem por Estranho »

Harlão beleza, mas rodar com giro baixo em moto pequena velocidade tb é baixa, e isso é veneno para motor refrigerado a ar.

A XL do Luiz terminou de ir para o brejo qdo resolvi fazer um caminho para casa com trecho longo de 40km/h de limite...
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

A minha gosta de andar na rotação de maior torque. Não a satisfaço quase nunca.

E a melhor rpm para o motor é zero, evidentemente...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Estranho escreveu:Harlão beleza, mas rodar com giro baixo em moto pequena velocidade tb é baixa, e isso é veneno para motor refrigerado a ar.

A XL do Luiz terminou de ir para o brejo qdo resolvi fazer um caminho para casa com trecho longo de 40km/h de limite...
A minha XTE é arrefecimento a ar e roda quase sempre em giro baixo (2.500~4.000 rpm) e nem por isso tem problema com desgaste. A vela está sempre indicando queima normal (eletrodo marrom claro, seco).

Sempre que vai para revisão o mecânico retira a vela para ver o estado dela e coloca aquele aparelhinho para olhar a cabeça do pistão, válvulas e câmara de combustão (para ver se está muito carbonizado). Sempre com carbonização normal, sem crostas.

Na troca de óleo nunca apareceu sinais de contaminação do óleo por gasolina. Já vai para mais de 80.000 Km rodados e tudo normal.

Mas pode ser que alguns motores com arrefecimento a ar seja mais sensíveis a temperatura.

Aliás, aquela xizéli que o LA comprou por saudosismo não é exemplo para nada, ele pegou aquela moto já totalmente detonada. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Responder