Ferramenta para fechar corrente de transmissão
-
Silvio Melges Molina
- Roda Presa
- Contato:
Re: Ferramenta para fechar corrente de transmissão
Robson escreveu:Silvio, obrigado pela info, anotei aqui !
RMD, arrumei um mecânico para fazer, ele tem a ferramenta e vai fazer tudo nos conformes.
foda de martelar é o seguinte... uma martelada fora do lugar e vc fode a vida do retentor e por consequência fode a vida útil da corrente.
Que bom que a motoca está em ordem novamente. Só falta agora, gastar gasolina pódium.
CBR 1100 XX SUPERBLACKBIRD 1997
Quanto troquei a da Bandit eu acompanhei a troca, e não foi martelado, foi usada una ferramenta para abrir a corrente original, e outra para rebitar a corrente nova, sem martelo algum no processo.RMD escreveu:Provavelmente a grande maioria dos mecânicos irão usar essa ferramenta para tirar um pino (eu ate tenho uma aqui em casa). Diminuir alguns elos e depois martelar outro pino para fechar.
Vai pagar um mecanico para martelar.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
- Saurus
- Mito
Quando eu era criança pequena lá em Barbacena aqui no Rio, eu sempre ia fuçar na oficina da concessionária do meu avô.
Certa vez um sujeito apareceu na oficina com o carro acelerado e peidando tudo.
Meu avô, chamou o mecânico (empregado dele) e disse para o mecânico acertar a regulagem de mistura e ponto de ignição.
O cliente perguntou quantos dias ia demorar e meu avô respondeu que ele podia ir tomar um café e voltar que o serviço estaria feito.
O sujeito não foi tomar o café e ficou olhando o mecânico pegar duas ou três ferramentas, gira um parafuso no carburador e soltar/reapertar o base do distribuidor. O motor ficou liso, marcha lenta certinha, etc et al....
Então perguntou quanto era o serviço e meu avô mandou o mecânico levar a OS para o setor de emissão de notas e cobrança. O cara ficou assustado com o valor pois viu que o mecânico fez somente um pequeno (des)aperto (distribuidor) e girou um pequeno parafuso (mistura e aceleração do carburador).
Aí ele alegou esse serviço "simples" para reclamar e perguntou por que tão caro. Meu avô respondeu que soltar e reapertar uma porca e girar um parafuso era praticamente de graça, mas 99,99...n% do valor cobrado era "valor do conhecimento de 'o que/qual' e 'como' soltar/apertar/girar porca e parafuso".
Certa vez um sujeito apareceu na oficina com o carro acelerado e peidando tudo.
Meu avô, chamou o mecânico (empregado dele) e disse para o mecânico acertar a regulagem de mistura e ponto de ignição.
O cliente perguntou quantos dias ia demorar e meu avô respondeu que ele podia ir tomar um café e voltar que o serviço estaria feito.
O sujeito não foi tomar o café e ficou olhando o mecânico pegar duas ou três ferramentas, gira um parafuso no carburador e soltar/reapertar o base do distribuidor. O motor ficou liso, marcha lenta certinha, etc et al....
Então perguntou quanto era o serviço e meu avô mandou o mecânico levar a OS para o setor de emissão de notas e cobrança. O cara ficou assustado com o valor pois viu que o mecânico fez somente um pequeno (des)aperto (distribuidor) e girou um pequeno parafuso (mistura e aceleração do carburador).
Aí ele alegou esse serviço "simples" para reclamar e perguntou por que tão caro. Meu avô respondeu que soltar e reapertar uma porca e girar um parafuso era praticamente de graça, mas 99,99...n% do valor cobrado era "valor do conhecimento de 'o que/qual' e 'como' soltar/apertar/girar porca e parafuso".
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
As pancadas são bem de leve... Achei que seria algo mais bruto.Kuati escreveu:
Rapai, estava com dificuldade pra entender que iria martelada ali na ferramenta, mas vai mesmo.
[ ]'s
Então será moleza quando eu precisar fazer. É só ir de leve e olhando a expansão da ponta do pino da corrente.
Abs!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
como ele achatou a cabeca do pino?Luigi escreveu:Quanto troquei a da Bandit eu acompanhei a troca, e não foi martelado, foi usada una ferramenta para abrir a corrente original, e outra para rebitar a corrente nova, sem martelo algum no processo.RMD escreveu:Provavelmente a grande maioria dos mecânicos irão usar essa ferramenta para tirar um pino (eu ate tenho uma aqui em casa). Diminuir alguns elos e depois martelar outro pino para fechar.
Vai pagar um mecanico para martelar.
Tornado 300
-
Robson
RMD... o pino é esse, a DID chama de "rivet ZJ":

Ele não é de "achatar", é de expandir.
por isso tem de usar a ferramenta especial.

Ele não é de "achatar", é de expandir.
por isso tem de usar a ferramenta especial.
Isso, tem uma ponta que expande a cabeça do pino, igual a foto ai de cima
Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Este é interessante pois and achata faz de uma forma mais uniforme. Realmente martelar nesta situação é diferente. A minha relação era um pino maciço.
Aquelas relações com grampos são as melhores. Muito fácil trocar ou diminuir o tamanho. Mas acredito que essas motos maiores não devem usar essas.
Aquelas relações com grampos são as melhores. Muito fácil trocar ou diminuir o tamanho. Mas acredito que essas motos maiores não devem usar essas.
Tornado 300
- Saurus
- Mito
Quando tive a Yes tive que trocar a relação cedo (@ 2.500 Km rodados, bosta de relação chinesa). Então mandei colocar uma corrente dessas de grampo. Ficou perfeita, sem barulhos, sem muito trabalho para colocar, sem ter que desmontar suspensão traseira, etc. Excelente, desde que você coloque o grampo na posição correta, pois é fácil errar o posicionamento do grampo, pois o grampo encaixa mesmo colocado na posição errada.RMD escreveu:...Aquelas relações com grampos são as melhores. Muito fácil trocar ou diminuir o tamanho. Mas acredito que essas motos maiores não devem usar essas.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
-
Robson
MInha ZX11 tem corrente com emenda de clip (ou grampo) e já uso há muito tempo sem problemas.... mas parece que para motos grandes as correntes já não vem mais com emenda de clip...
Eu tenho um extrator para uso em corrente de bicicleta que o princípio é o mesmo desse vídeo mas não tem martelada e sim uma chaveta que a gente vai torcendo e expulsando o pino do elo da corrente. Depois para recolocar o pino é inverter o processo. Pelo que sei existe isso também para corrente de motos.
Não vejo problema em uso de grampo, mesmo em correntes mais parrudas. O problema é que muito mechânico não confere o serviço que faz e coloca invertido, ou não encaixa direito o grampo no elo. Aí se criou a lenda que corrente com grampo é um perigo.
Não vejo problema em uso de grampo, mesmo em correntes mais parrudas. O problema é que muito mechânico não confere o serviço que faz e coloca invertido, ou não encaixa direito o grampo no elo. Aí se criou a lenda que corrente com grampo é um perigo.
Sempre que troquei corrente da transmissão usei com emenda por grampo, tanto na CB400 CR quanto na Mirage 250.Saurus escreveu:Quando tive a Yes tive que trocar a relação cedo (@ 2.500 Km rodados, bosta de relação chinesa). Então mandei colocar uma corrente dessas de grampo. Ficou perfeita, sem barulhos, sem muito trabalho para colocar, sem ter que desmontar suspensão traseira, etc. Excelente, desde que você coloque o grampo na posição correta, pois é fácil errar o posicionamento do grampo, pois o grampo encaixa mesmo colocado na posição errada.RMD escreveu:...Aquelas relações com grampos são as melhores. Muito fácil trocar ou diminuir o tamanho. Mas acredito que essas motos maiores não devem usar essas.
No entanto, uma noite eu perdi a corrente da Mirage na rua, devido a uma infeliz sequência de acontecimentos:
- primeiro, o mecânico instalou o grampo "ao contrário", isto é, com a abertura apontando para o pinhão;
- depois, ao passar por um buraco, o protetor de corrente quebrou e a ponta quebrada funcionou como uma "alavanca" para extrair o grampo.
A moto perdeu tração e eu parei sem entender o que tinha acontecido... achei que tinha entrado um falso neutro. De repente vem uma garota arrastando a corrente pela ponta e disse: "moço", esse "negócio" caiu da sua moto lá atrás... Mandei montar a corrente novamente, dessa vez com o grampo na posição certa, com a abertura voltada para a coroa.
Já nas duas vezes que eu tive que trocar corrente do comando de válvulas (da Savage e da Mirage), o mecânico usou esse tipo de ferramenta para instalação.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Uma vez comprei uma corrente DID pra ninja300 que a esposa tinha.
Ela só anda de punho virado e não adianta eu reclamar... Se passasse outra ninjinha então tacava-lhe o pau...
Um mecânico colega meu recomendou usar emenda mesmo, colocamos nos conformes (foi a emenda do tipo certo).
Um dia voltando de penedo pro RJ a corrente dela estourou exatamente na emenda. O elo arrebentou do lado de dentro, a trava inclusive estava no lugar ainda.
Foi aquela dor de cabeça pra chamar seguro e rebocar a moto até em casa, pois não conseguimos outra emenda. Nada pior aconteceu.
Depois disso nunca mais uso corrente com emenda em moto média pra cima.
Hoje ela usa minha ex ZX6R e o fogo de acelerar baixou... rsrs
Ela só anda de punho virado e não adianta eu reclamar... Se passasse outra ninjinha então tacava-lhe o pau...
Um mecânico colega meu recomendou usar emenda mesmo, colocamos nos conformes (foi a emenda do tipo certo).
Um dia voltando de penedo pro RJ a corrente dela estourou exatamente na emenda. O elo arrebentou do lado de dentro, a trava inclusive estava no lugar ainda.
Foi aquela dor de cabeça pra chamar seguro e rebocar a moto até em casa, pois não conseguimos outra emenda. Nada pior aconteceu.
Depois disso nunca mais uso corrente com emenda em moto média pra cima.
Hoje ela usa minha ex ZX6R e o fogo de acelerar baixou... rsrs
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Esse negocio de relação com trava do tipo clip é meio complicada mesmo, não sei se voces observaram os motoboys, eles até andam com um joguinho de elos com clip avulso... geralmente penduram até nos cabos de embreagem ou freio.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Como o preço não é tãão diferente, quando eu precisar trocar, prefiro o modelo rebitado.
Eu tinha uma emenda dessas de reserva, levava junto sempre que viajava com moto com corrente, mas como viajava mais com motos com correia dentada, acabei tirando essa emenda do meu kit e acho que se extraviou. Mas lembro que custou baratinho.Daninean escreveu:Esse negocio de relação com trava do tipo clip é meio complicada mesmo, não sei se voces observaram os motoboys, eles até andam com um joguinho de elos com clip avulso... geralmente penduram até nos cabos de embreagem ou freio.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Helder.soares
- Dinossauro
eu ando em todas as minhas motos com corrente com uma emenda reserva.. deixo em algum cantinho ou embaixo da moto.. de fazer já me salvou...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Helder, quando te salvou vc tinha negligenciado a troca? Deixado até o limite?
Enviado por telefone
Enviado por telefone
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
eu usei relacao de grampo em varias motos minhas. a unicas vez q tive problema foi na xtz125.
tinha convertida ela pra trilha, fiquei + ou - uma ano fazendo trilha com ela e essa relacao. depois voltei ela para rua. A relacao estava no fim da vida nao dava mais pra esticar e ja estava com uma folga enorme. quando fazia curva a corrente queria sair do pinhao ou coroa. Finalmente um dia soltou o grampo e fiquei a pe.
mas como podem ver foi burrice minha. eu nao tenho problemas algum com grampos. nas verdades ate prefiro. agora q li essa dica de andar com grampos reserva, gosto mais ainda.
tinha convertida ela pra trilha, fiquei + ou - uma ano fazendo trilha com ela e essa relacao. depois voltei ela para rua. A relacao estava no fim da vida nao dava mais pra esticar e ja estava com uma folga enorme. quando fazia curva a corrente queria sair do pinhao ou coroa. Finalmente um dia soltou o grampo e fiquei a pe.
mas como podem ver foi burrice minha. eu nao tenho problemas algum com grampos. nas verdades ate prefiro. agora q li essa dica de andar com grampos reserva, gosto mais ainda.
Tornado 300
Então Kameraden...
Nas motokas que tive anteriormente (Daelim 125, CBs400/450, Teneré 250 e Mirage 250) eu nunca vi nenhum empecilho em utilizar corrente com emenda.
Agora com a Ducati, que tem muito mais torque e potência que as anteriores, eu já não sei se usaria corrente com emenda.
Nas motokas que tive anteriormente (Daelim 125, CBs400/450, Teneré 250 e Mirage 250) eu nunca vi nenhum empecilho em utilizar corrente com emenda.
Agora com a Ducati, que tem muito mais torque e potência que as anteriores, eu já não sei se usaria corrente com emenda.