Super Tenere 1200 - analise desapaixonada

Grupo de discussão geral sobre motos.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Como já tem uns anos desde a última vez que abri tópico aqui e estou sem fazer nada nesse exato momento resolvi fazer um topico ao estilo Pretti ou tipo querido diário.

Peguei a moto em um rolo que fiz com a minha ex Fatboy, tem uns quinze dias mais ou menos, já rodei 3.500 km nesse tempo. A moto era único dono, fabricação-modelo 11/12, e estava com 9.000 km rodados originais, sim, o dono era "coxinha mor" mesmo. }:)

O motor é torcudo e forte em todas as faixas como todo bom motor 1.2 L, gosto de rodar na média dos 120 km/h pois em sexta marcha o motor gira a 4000 rpm cravado.

Já umpurrei 200 km numa reta e a moto parece no trilho, nem balança. Andando com uma velocidade cruzeiro de 140 a 160 a sensação é que estamos, sei lá, parados. Dá pra usar muito o freio motor também coisa que é característica nesses motores 1.0L +.

Possui dois modos de potencia mas estou usando mais no modo "S - Sport" pois não gostei muito do comportamento modo "T - Touring", lembra uma maNCa ou coisa que o valha, a única vantagem nesse ultimo modo é a economia de combustível.

O controle de tração pro off é muito bom pois a moto tem muita potencia/torque e esse controle eletrônico ajuda a não termos sustos ou surpresas com roda traseira desgarrada numa aceleração brusca.

Sistema de freios muito bom apesar de não ser Brembo, considerando ser a big trail de topo da Yamaha merecia um aeroquip de fabrica e um ABS combinado, não poder desligar o ABS é ruim em situação de descidas ingrimes.

Suspensão: Múltiplas regulagens de compressão retorno e pre carga da mola, muita estabilidade, principalmente em curvas, a moto é um capeta pra deitar nas curvas, porém, esta ainda com a configuração que sai de fabrica e ainda preciso acertar a regulagem para o uso em asfalto ruim ou off pois pro meu gosto esta muito "on" ainda.

Faróis excelentes, o feixe de luz sai tipo em formato de diamante.

Proteção aerodinâmica muito boa pois o enorme tanque (23L) (o que da uma boa autonomia também) mais as carenagens fornecem uma boa proteção contra o vento, porém, a bolha original para indivíduos com 1.80+ deixa a desejar na proteção contra o vento.

Banco horrível! Apesar de ter uma grande área pro sujeito colocar a bunda mas o formato não é nada anatômico. A sensação é que você sentou em cima de uma tabua de passar roupas, pois ele é bastante horizontal, reto. Resolvi esse problema com minha Air Hawk (item obrigatorio pra pegar a estrada)

Achei a posição do guidon baixa para minha altura (1.82) fazendo com que meu tronco fique levemente inclinado pra frente, vou colocar um alongador regulável pois resolve o problema da altura e tem a opção de regulagem para ir mais para frente ou mais para trás.

Posição dos joelhos razoável mas vou colocar também um protetor de motor com descanso de pedal para vez ou outra dar uma esticada, fiquei mal acostumado com a Fatboy. :lol:

Um ponto negativo é o posicionamento do radiador que fica abaixo da carenagem lateral esquerda, o calor gerado no local dissipa com o vento e aí já viu... vai todo para nossa coxa! É algo suportável porque não chega a queimar só esquenta mas não deixa gerar incomodo.

Com a moto parada ou manobrando-a dá para sentir o drama causado pelo peso, é preciso calma e cuidado porque senão é chão certo caso ela venha a pender para qualquer lado, por outro lado, esse peso rapidamente desaparece quando passamos a primeira marcha e pegamos a estrada pois a ciclística da moto te passa muita confiança.

O maior ponto negativo que felizmente foi corrigido nos modelos 2015+ é a navegação no painel e computador de bordo que não pode ser feita nos manetes, os botões infelizmente ficam no painel fazendo com que o piloto se distraia mais pois tem que tirar as mãos da pilotagem e inclinar o corpo para poder acessar diretamente no painel. Da pra fazer tudo "on the road", ou seja, sem a necessidade de parar a moto salvo o controle de tração que só pode ser alterado com a moto parada.

A transmissão por cardã é uma maravilha, acredito que seja melhor até que a correia em termos de não precisar de manutenção salvo trocar o oleo periodicamente, mas, para toda essa praticidade vem o preço que é o barulho, em primeira marcha é muito barulhento sem contar as trocas de marcha também, há uma marcha, não sei qual é ainda, que sinto uma leve vibração na pedaleira esquerda justamente a que fica a transmissão.
Editado pela última vez por jsamuel em 20 Mar 2018, 15:01, em um total de 4 vezes.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Ander
Motoqueiro

Re: Super Tenere 1200 - analise desapaixonada

Mensagem por Ander »

Sobre freio, sugiro vc ler o manual de serviço pra entender como funciona. O freio é combinado, UBS=unified brake system.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Positivo. Não sabia desse detalhe, alias, se quer senti nas frenagens que fosse combinado.

Chegando em casa pego o manual e vejo.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Tem como comparar com a Tiger que você já teve também?

Sobre o banco, da ST me pareceu mais confortável que da Tiger mas rodei apenas 150 km.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Tem sim. Vou aproveitar esse tópico então.

PS: Evandro, no geral ambos são equivalentes em termos de não ter conforto. :lol:

O da Tiger tem menos espuma mas é levemente inclinado.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

É dessa inclinação que não gosto. Até 400km dia vai, mais que isso apelo pra almofada de gel.

Airhawk não ficou boa nesse banco.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Aí vai muito do porte físico e gosto de cada um.

A Airhawk não fica boa no banco da Tiger já no da Super fica excelente pois o formato do banco favorece o melhor uso do equipo.

Depois vou comprar uma almofada de gel no ML e testar pra ver se fica melhor ainda que com o A.H

Não consigo mais usar a moto na estrada sem esse item, alias, nunca consegui com a Tiger também. Para andar na cidade sem problema nenhum com as duas.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Confort Gel no Mercado Livre, aprovada.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Estava olhando exatamente essa lá.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Imagem
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Tenho uma dessa também, a garupa aprova. Ela não gosta muito da AH, acha que deixa muito "solta".

Uso a AH pro piloto.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Isso aí Luigi, na Tiger a ah deixa a condução muito bamba, não gostei.

Quando fui pra Argentina com a tezinha eu peguei um banco pedrinho e tirei espuma dele deixando bem reto e na altura ideal. Aí a ah se acomodou e cumpriu seu papel.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Com relação a Tiger, bem...

A primeira coisa que posso considerar com relação a Tiger era o peso pois a moto me passava a sensação de ser mais pesada e muito mais indomável que a Super. Não sei se isto esta ligado a centralização de massa ou centro de gravidade, mas, manobrar a Tiger era um sacrilégio tanto ela parada como com o cabra sentado sobre. Sentia dificuldade nas curvas também para deitar e subir a moto tinha que brigar um pouco com o peso.

Segunda coisa é com relação a tocada do motor. O motor da Tiger parecia bem elástico e em alta tinha um belíssimo rugido mas a sensação do torque no motor da Yamaha é bem mais presente, deve ser por conta dos dois canecos, particularmente prefiro motores mais torcudos, não sei se isso se traduz em números, não me recordo se a Super tem mais torque que a Tiger ou se ele aparece mais cedo, me refiro a sensação que você tem ao andar nas motos.

Apesar de não ter radiador de lado jogando vento quente na coxa mas a Tiger no geral esquentava mais, passava mais sensação de calor, deve ser por conta das trÊS bocas, sei lá.

A Tiger que tive era 2014 e ela já tinha toda a navegação do painel e comp de bordo nos punhos, ponto positivo pra ela.

Ronco do motor que na Super é zero e chega a ser broxante, na Tiger era show.

Acho o rendimento do freio da Super melhor no geral, a Tiger usava pinça Nissin e também não tinha aeroquip. Ponto positivo em poder desligar o ABS.

Farol da Super é melhor.

Bolha da Tiger melhor e maior e bem mais pratica de se regular, não vi necessidade de troca-la pra minha altura.

Suspensão da Tiger uma bosta na configuração de fabrica, muito barulho seco nas carenagens da frente ao passar em estradas ruins, a configuração original da Super é um tiquinho melhor. Suspa da Tiger totalmente regulada para uso on road, não cheguei a mexer nas regulagens, a Super tem a vantagem de poder regular compressão e retorno na suspa dianteira e pre carga, no caso da Tiger só pre carga.

Na Tiger não senti necessidade de pedaleira pra descanso mas coloquei alongador pois pro meu gosto sofre do mesmo problema que a Super com relação a inclinação do corpo e altura.

Tanque de 19L na Tiger da menor autonomia comparado a Super que tem 23 L.

Manutenção: É infinitamente mais fácil trocar um óleo na Super que na Tiger, remover o filtro de oleo, remover carenagens e tanque para trocar filtro de ar e velas, isso nem se fala também, a Super é uma moto mais pratica pro sujeito que curte um do it yourself ou pra dá manutenção.

Acho que no geral é isso, posso ter esquecido alguma coisa.
Editado pela última vez por jsamuel em 20 Mar 2018, 17:46, em um total de 1 vez.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

eclinck escreveu:Isso aí Luigi, na Tiger a ah deixa a condução muito bamba, não gostei.

Quando fui pra Argentina com a tezinha eu peguei um banco pedrinho e tirei espuma dele deixando bem reto e na altura ideal. Aí a ah se acomodou e cumpriu seu papel.
No piloto eu gostei da AH, mas eu deixo ela com "pouco" ar, se encher muito fica ruim mesmo!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Jota

Mensagem por Jota »

AH só presta com pouco ar.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Comigo é ao contrário! Só fica bom com muito ar. Gozado que na DL 650 antiga era assim como vcs tão dizendo, já na Super
..
Jota

Mensagem por Jota »

deve ser pq vc é algo esferóide, por assim dizer. aí, se tiver pouco ar afunda tudo e fica sem efeito, rsrs.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Ou seja, é gordo! kkk

Se usar com muito ar (primeira vez que usei) parece que você está solto em cima da moto, tem que deixar ar suficiente para quando sentar, ela "abraçar" a buzanfa e sobrar um pouco de ar entre você e o banco.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

É motão, gosto muito dessa moto. Parabéns Jsamuel.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Jota escreveu:...esferóide...
Tucanaram o gordo! :lol:
Responder