Longas viagens de moto: quando menos é mais!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Re: Longas viagens de moto: quando menos é mais!

Mensagem por Russo »

No vídeo o camarada deixa implicito que se você quiser rodar rápido por estradas asfaltadas, com garupa, carregado de bagagens e em viagens não muito longas ( menos de 1.000 km :shock: :lol: ), as Big Trail são uma ótima opção... e eu creio que essa sim seja a realidade de muitos.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Lordphoenix escreveu:Gostaria de saber quando é que a Honda vai se tocar e lançar a CRF 500L (Mid Africa Twin, com o atual motor bicilíndrico de 470cc). Com um tanque de 22 litros seria A Moto Perfeita! Pelo menos pra mim...
É isso. ;-)
X2 ;-)

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

Fazer 1000km ou mais na Vstrom 1000 é muito tranquilo..... fui e voltei de Ushuaia numa boa com ela.... fizemos 2300 km nos primeiros dois dias, foram 10.000 km no total.... e pegamos os últimos 70 km de rípio na Ruta 40 sem nenhum problema....muita pedra solta, mas peguei a mão e toquei 60-70 km/hrs e deixei uma gs1200, duas versus 650 e um Triumph 1200 pra trás....

Pro meu biotipo a Stromzona é perfeita, pesada ela é, mas seguro ela tranquilo.

E mais uma, tem grande vantagem no vento da Patagônia, pelo peso e torque, considero q sofri pouco por causa disso.

Nesse tipo de percurso não troco elas, Big Trail, por uma menor, agora se for pegar estrada enlameada etc..., off mais pesado, aí sim a menor vai levar vantagem.
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Fabio Ninja escreveu:Coisa que acho estranho , são poucas pessoas falando das Tiger, acho uma bela moto, mas tem algum problema cronico?
Um amigo tem uma Xcx 800. Adora. Mais confortável que a Versys 650. Motor mais liso ( 3 cilindros ). Bebe pouca coisa mais. Seguro um pouco mais caro. Manutenção ele ainda não fez, mas é um pouco mais cara. Por outro lado parece que o mercado é melhor.

Estabilidade não posso opinar. A dele é roda raiada e pneu misto. Versys é fantástica então não acredito que Tiger seja melhor em curvas no asfalto.

Abraços Du.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Pra "competir" com a Versys tem a XRX, negócio é bom de curva. Mas ai acaba perdendo um pouco no off.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Quem tem uma Tiger é o Jota. Se já não vendeu.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

froesdamotta escreveu:Quem tem uma Tiger é o Jota. Se já não vendeu.
Acho que o Jota já teve tanto a XR quanto a XC.

Ele adora o motor, sempre fico na dúvida entre Vstrom 1000 ABS e Tiger XRx.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

Não vi o vídeo....mas
1. tenho certeza que o cidadão não anda garupado.
2. Xt660 é loucura total. Conforto absolutamente zero, vibra mais que trator. Tá louco viajar muitos quilômetros com ela.
3. Não sei aonde o cidadão andou, mas no subdesenvolvimento não tem essa de planejar. Tem muita estrada por aí que não tem posto em muitos quilômetros. Se a gasosa não tá no tanque vai ter que estar em galões. Ou seja, melhor ficar no tanque e ainda ter galões em casos extremos. Tem muito Brasil que a maioria dos brasileiros não conhecem e nem sonham que exista. Portanto, só o nosso Brasil já põe por terra essa teoria.

Para mim é o seguinte em longas viajens:
1. Mais de um cilindro é fundamental.
2. Potência e torque que permitam andar garupado e com bagagem (o mínimo possível).
3. Autonomia não inviabiliza, mas quanto maior melhor.
4. Robustez mecânica.
5. Cardã torna a vida mais fácil.

E por aí vai.

Agora pra nós mortais que não temos a condição de sair viajando por meses com a moto, vale aquela que nos dão mais prazer.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Augusto Intruder escreveu:Não vi o vídeo....mas
Se tiver um tempinho, assista-os. A minha motivação ao criar o tópico foram justamente o conteúdo dos vídeos do camarada que divergem, de maneira muito bem fundamentada na minha opinião, de muito daquilo que é tido como "senso comum" entre o pessoal que viaja com motos grandes.
Augusto Intruder escreveu: ... Agora pra nós mortais que não temos a condição de sair viajando por meses com a moto, vale aquela que nos dão mais prazer.
Sim, o ponto focal dele não são viagens com motos, mas sim aventuras com motos. Não é viajar por estradas predominantemente asfaltadas ("it's so boring", segundo ele), com garupa e muita bagagem, que é a tônica do moto turismo.
O foco dele são viagens por lugares ermos, estradas precárias, por semanas, meses até, percorrendo milhares de kms. Com base na experiência de mais de 15 anos viajando nessas condições, ele argumenta que "menos é mais", principalmente com relação o peso, tanto da moto quanto da equipagem.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Muito boa dica Russo.

É uma coisa meio 'natural' a gente ir subindo de cilindrada como se mais fosse sempre melhor.

Eu já tive uma 1200cc e volta e meia penso em subir para uma big-trail. Sair da F800R, que por muitos motivos penso ser uma moto média, e pular para uma F800GS ou R1200GS. Mas sempre acabo colocando razão no jogo e fico onde estou. Tenho potência, torque, consumo, conforto. Não tenho a versatilidade do todo-terreno, é verdade, mas sou mais do asfalto mesmo.

Nas vezes que andei nessas bigs desejadas sempre me pareceram altas demais, pesadas demais, trambolhosas demais.

Creio que hoje uma moto que seria A pedida para uma grande viagem é a Honda CB500X. Infelizmente o seguro dela é proibitivo.

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

rods escreveu:
... Nas vezes que andei nessas bigs desejadas sempre me pareceram altas demais, pesadas demais, trambolhosas demais.
Eu também tive a mesma sensação, e olha que eu tenho uma Harley que tem quase 2 m de entre eixos e pesa mais de 300 kg.
Entretanto, me sinto muito mais seguro e confortável montado num "crocodilo" feito a Harley do que num "camelo" que é o que as Big trail me parecem.

Pensando nisso, testei quase todas as "girafas" (midle trails) que pude: VStrom 650, Versys 600, Tenere 660, GS 650, Triumph 800, BMW 800 e CBX 500. Delas, gostei muito da GS 650, peso e altura ideais para mim e detestei a Te660, pois achei-a alta demais.

Mas o tempo passou e quando fiz o teste-bunda na Ducati 800, pensei comigo: tai, é essa: peso, tamanho e potência na medida pro tio Russo rodar por ai e tudo isso sem aquele visual de moto moderna que eu não curto.
Editado pela última vez por Russo em 10 Jun 2018, 12:01, em um total de 1 vez.
Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Então, já assisti alguns vídeos dele. Vale à pena, os lugares que ele anda são legais.

Mas em relação à moto. Ele adora a Ténéré, ele acredita que é o melhor custo benefício no caso dele. ( É bem alto / anda na terra / peças batatas / ele consegue fazer alguma manutenção sem ferramentas sofisticadas / ele anda sempre sozinho / ele não gosta de correr velocidade dele é até 130 km/h / gosta de motor sobrando mas pensando apenas em ultrapassagens )

Ele fez teste drive em muitas motos ( de Versys até Himalayan ) mas buscando uma Ténéré melhorada. Ele gostou muito do motor da MT07, mas imaginando que será o motor da Ténéré 700.

Não lembro de uma moto que ele não tenha achado o banco baixo ou que tenha para brisas baixo.

No penúltimo vídeo ele pediu para os assinantes ajudarem a achar um motor Ténéré 660 com menos de 10.000 km para ele comprar. Ele não acredita em recondicionar já que outras partes do motor ( cambio / alternador / bombas / etc ) já estariam gastas também. E não quer comprar outra Ténéré 660 mais nova, porque a dele ele alterou suspensão dianteira e mais algumas coisas que não entendi.

Abraços Du.
Fenner
Roda Presa

Mensagem por Fenner »

Muito bom relato, ele explora bem a qualidade da moto para o que ele gosta e quer.

Cada um tem suas necessidades e para a dele a xt é ótima.

Eu no meu estágio atual jamais compraria uma moto dessas, quero uma moto para rodar 1.000 km por dia com conforto e para dar pau ou muito trabalho para as zx-10 da vida nas serras.

A única que me atende nisso hoje, que eu conheça, é a multistrada. a xr não é tão estável em alta quanto.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Augusto Intruder escreveu: Para mim é o seguinte em longas viajens:
1. Mais de um cilindro é fundamental.
2. Potência e torque que permitam andar garupado e com bagagem (o mínimo possível).
3. Autonomia não inviabiliza, mas quanto maior melhor.
4. Robustez mecânica.
5. Cardã torna a vida mais fácil.
Se eu fosse viajar por longas distâncias por lugares inóspitos, piso não tapete concordo, menos o cardã...
A Strom 650 tem tudo isso aí, menos o cardã q é um troço fácil pra destruir a viagem, quebrou cardã tem que sentar, chorar pedir socorro e voltar de avião.

Nunca esqueço daquele relato que rolou aqui de um cabra que foi fazer a AL de GS1200, esperando um semáforo abrir levou cotó na traseira de um táxi (acidente comum) e quebrou o cardã... o cara não tinha grana pra voltar, tinha compromisso com datas, a moto teve de ficar lá, não havia quem consertasse, depois ele não conseguia voltar pra buscar a moto... um verdadeiro pesadelo.

Galera admira demais quem vai de Biz/CG, eu já admiro quem vai com uma moto mais problemática, Biz tu vai e volta com ela na boa, passa apuro não, além de não quebrar, mas caso quebre conserta fácil em qquer canto.

[ ]'s
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

Pra mim ainda acho difícil bater dl650 como padrão, ainda mais agora, que tem dela com roda raiada sem câmara.

CB500x quase seria uma opção, mas aquela roda 17 de liga na frente com suspa de pouco curso pode deixar o cabra à pé em um primeiro buraco mais fundo.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Jota escreveu:Pra mim ainda acho difícil bater dl650 como padrão, ainda mais agora, que tem dela com roda raiada sem câmara...
Concordo, "alhas" (by GG), não é de hoje que eu falo que a VStronzinha é uma das motos mais versáteis que existem.
Só não comprei uma porque não curto o visual modernoso e o motor lisinho. Fiquei por muito tempo namorando a BMW G 650 GS, que de todas as midle trail era a que mais se aproximava do meu gosto quanto a estilo e motor... até que lançaram a Ducati Scrambler, ai não deu outra, foi "amor à primeira vista" e "casamento após a primeira trepada", digo teste bunda, eheheheh...
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

KLR bem melhor que a weeeeeeee strom, pena não ter no Brasil

Lá fora a KLR é a queridinha, weestrom só pros que querem pagar de descolados
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Jota escreveu:Pra mim ainda acho difícil bater dl650 como padrão, ainda mais agora, que tem dela com roda raiada sem câmara.

.
Até hoje não consegui entender, ou me convencer, de qual a vantagem de roda raiada pra uma de liga convencional, ambas sem câmara. A raiada tem o aro de alumínio, que também é caaaro caso precise trocar, além de ter a manutenção de verificação/reaperto de raios.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Se tempo não fosse problema, eu viajaria de CG125 curtindo cada km rodado, ok. Mas para os mortais, que cumprem férias de 30 dias, não existe nada que renda mais do que uma Big Trail com autonomia para 400/500 kms, capacidade para carregar a casa e conforto para rodar milão todo dia por dias a fio. Mas para os "imortais" que podem rodar 1/2 anos por viagem, rodam sem garupa (para poder encarar offroad pesado) e procuram aventura: tem que ser monocilíndrica, leve e inquebrável. Poucas vezes concordo com o OL, mas também iria de KLR650 ou Tenere, ponto.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

froesdamotta escreveu:
Jota escreveu:Pra mim ainda acho difícil bater dl650 como padrão, ainda mais agora, que tem dela com roda raiada sem câmara.

.
Até hoje não consegui entender, ou me convencer, de qual a vantagem de roda raiada pra uma de liga convencional, ambas sem câmara. A raiada tem o aro de alumínio, que também é caaaro caso precise trocar, além de ter a manutenção de verificação/reaperto de raios.

Pelo q sei as raiadas absorvem melhor os impactos. Um buraco que racharia uma roda de liga a raiada passaria com certa tranquilidade. Além de poder desamassar uma roda raiada danificada. Se uma de liga amassar, já era pode comprar outra.
Tornado 300
Responder