só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Grupo de discussão geral sobre motos.
welder
Motociclista

Re: só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca..

Mensagem por welder »

Bira escreveu:
Betao Atibaia escreveu:Bira, o calor do tanque de oleo da TC é o mesmo da Sportster? Pergunto pq sei que vc teve os 2 motores.
Eu para falar a verdade sinto o calor mas nada que me incomode, talvez esterilize, mas não incomoda muito não.
Pra mim a mesma coisa da sportster. A softail twinkie é que era foda. Sentava em cima da fritadeira com óleo fervente.
conselho do mecânico passou de 3 minutos desliga-
imagina temperatura do cabeçote dia de verão parada no transito-
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

welder escreveu:
Bira escreveu:
Betao Atibaia escreveu:Bira, o calor do tanque de oleo da TC é o mesmo da Sportster? Pergunto pq sei que vc teve os 2 motores.
Eu para falar a verdade sinto o calor mas nada que me incomode, talvez esterilize, mas não incomoda muito não.
Pra mim a mesma coisa da sportster. A softail twinkie é que era foda. Sentava em cima da fritadeira com óleo fervente.
conselho do mecânico passou de 3 minutos desliga-
imagina temperatura do cabeçote dia de verão parada no transito-
não é questão de desligar ou religar.

no trajeto de 15 minutos de casa ao trabalho, ao estacionar no trampo (desligando imediatamente) eu já tinha que pular da moto pra não fritar os ovos. a posição do tanque de óleo daquela encrenca é ingrata demais.

sim, na sportster fica no mesmo lugar, mas o tanque de óleo das softail pré-2018 não fica de um lado só como o da sportster. ele É tudo o que tem embaixo do banco, não tem aquelas tampinhas pra é um tanque de óleo bem maior. resultado, o calor incomoda bem mais.

essa peça preta embaixo do banco da sportster é o tanque, fica só desse lado da moto, do outro lado fica a bateria e uma tampinha.

Imagem

já nas softail pré-2018, essa peça cromada aí (entre o banco e o escapamento) não é uma tampinha como na sportster, é o próprio tancão de óleo que vai de um lado a outro, "envolvendo" a bateria que fica no meio dele, não tem nenhuma barreira, nenhum isolamento térmico aí, e essa bagaça se estende para os dois lados da moto, fritando as suas duas pernas no processo (na sportster pelo menos só frita uma - por isso incomoda "menos" hehehe).

Imagem
Imagem

essa era uma característica específica da softail, as demais Twin Cam como as dynas e tourings tinham o tanque de óleo sob o motor. Sim, o motor esquenta igual, mas você pelo menos não tinha uma panela de óleo quente no meio das pernas e perigosamente próxima aos seus "nuts".

ou seja, o problema do calor das softail twin cam não é o calor DO MOTOR, até porque o motor novo (sendo maior) deve provavelmente, na prática, esquentar um pouco mais. O problema é a localização do tanque de óleo que traz mais uma peça absurdamente quente para perto do piloto. As softail novas usam a mesma solução das dynas, o tanque de óleo vai lá pra baixo e você não fica sentado sobre uma fritadeira de óleo quente.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Bira,

Tive Sportster e e tenho uma Softail, e nunca senti essa diferença tão grande entre o calor que uma e outra geram...
... ai pensei, pensei, pensei e conclui que o problema do calor que você e o Welder citam deve ser por causa da difererança do motor, uma vez que a minha Softail é TC 88 (1450 cc) e a sua era, s.n.m.e., TC96 (1600 cc).
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Perguntei para 2 amigos um com uma Heritage e outro com uma Fat, ambos TC96.
O da Fat não reclamou, disse ser normal e o da Heritage disse que é um calor dos infernos
Super conclusivo... :lol:
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

Russo escreveu:Ae Kamerad Bira,

Tive Sportster e e tenho uma Softail, e nunca senti essa diferença tão grande entre o calor que uma e outra geram...
... ai pensei, pensei, pensei e conclui que o problema do calor que você e o Welder citam deve ser por causa da difererança do motor, uma vez que a minha Softail é TC 88 (1450 cc) e a sua era, s.n.m.e., TC96 (1600 cc).

muito provavelmente sim.

a Softail TC103 deve ser o inferno na terra. :lol: :lol:
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

que tal essa russo?

البحث عن السلام
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

georgesjr escreveu:que tal essa russo?

Não gostei! Um quadro todo esquisito feito para acomodar um pneu traseiro largo, que não combinou direito com a frente springer.
Além disso a marcha-lenta dela é tudo menos lenta ... na minha opinião, apenas estragaram uma Shovel Bicuda...

Lenta de Shovel tem que funcionar assim:

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

bem diferente.

alhas lindo demais essa lenta, falhas registradas.

parece uma melodia.
البحث عن السلام
Betao Atibaia
Motociclista

Senhores, a Sporty tá um parto para encontrar o Neutro.
Na ultima troca de óleo há 3.000 km atrás, botei um Lubrax de moto e agora quando quente tá foda.
Aí tenho algumas suspeitas:
Será a regulagem da embreagem do EVO?
Sintomas de Spring Plate indo pro saco?
Óleo que não presta mesmo e trocar esse com o do motor em mais 2.000 KM?
Ela está com 26.000KM agora.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

melhor óleo para primária é 90 GL4.
Betao Atibaia
Motociclista

Mesmo na Sportster? Vi uns posts tem tempo sobre ferrar com o estator no caso de oleo 90.
Bom para as TC ruim para os EVO
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

O estator, nas duas, é banhado pelo óleo da primária.
Betao Atibaia
Motociclista

e o Oleo 90 por não ser JASO não ferra com os discos de embreagem?
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Por ser GL4 não ferra com a embreagem. Não pode ser GL5.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

tudo verdade, mas aposto no spring plate from hell. abre essa bosta e olha q o prejuizo pode ser grande!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Não viaja em spring plate. Primeiro regula a embreagem direito e depois começa a pensar em problema...
Procura no youtube que tem um vídeo do cara do Garage metallica ensinando a fazer direitinho a regulagem no parafuso do centro da campana.

Quanto ao óleo, já usei bastante esse lubrax 20w50 e sempre foi ok. De um tempo pra cá uso o 90w gl4, e tá ok também. Não senti diferença entre eles.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Não é HD, mas comecei a sentir câmbio duro com o lubrax, voltei ao Mobil e melhorou, não gostei desse óleo.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

mumorato escreveu:Não viaja em spring plate. Primeiro regula a embreagem direito e depois começa a pensar em problema...
Imagem
Imagem
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

A lenta da minha ratoeira fica parecida com essas aê. Uso o regulador manual.

Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

mumorato escreveu:A lenta da minha ratoeira fica parecida com essas aê. Uso o regulador manual.

Show essa lenta! Essa sua Sportster é injetada, não é?

A minha ex-Sportster 883C tinha uma lenta assim, mas ela era carburada, ai ficava fácil de regular.
O Harlão FX é injetado e, uma vez, eu instalei um regulador manual desses. Depois de quente, segurava bem a lenta, mas a dificuldade era que enquanto o motor estava frio tinha que deixá-lo acelerado prendendo o acelerador (usava a borboletinha de debaixo do punho direito), pois caso contrário morria. Esses dias, procurando se-lá-o-que achei o tal do lentador-manual numa gaveta.
Imagem
Responder