Manutenção ER6N x MT07
Manutenção ER6N x MT07
Pessoal, para variar, não consigo ficar muito tempo com a moto, e surgiu a oportunidade de eu fazer um "side-grade" para uma das duas motos.
Todos os testes dão vantagem para a MT07 em termos de motor e agilidade, e para a ER6N em acabamento e curvas. A grande verdade é que, para meu nível de pilotagem, isso não me importa muito: ambas entregam mais desempenho e agilidade do que jamais precisarei.
O que mais me preocupa mesmo é que também é unânime o papo de que a manutenção da MT07 é mais barata do que a da ER6N; alguns falam que é apenas aquela diferença básica, por conta do maior número de concessionárias Yamaha em relação à Kawasaki, enquanto outros falam que, se cair com a ER6N, teria que vender um rim para pagar um filtro de ar (claro, exagero meu).
A diferença de preço de manutenção é tão absurda assim? Pergunto isso porque a aparência da MT07 não me desce bem, mesmo sendo melhor do que aquela desgraça desconexa que é a MT09, enquanto que a ER6N eu acho bem agradável visualmente.
Valeu.
Todos os testes dão vantagem para a MT07 em termos de motor e agilidade, e para a ER6N em acabamento e curvas. A grande verdade é que, para meu nível de pilotagem, isso não me importa muito: ambas entregam mais desempenho e agilidade do que jamais precisarei.
O que mais me preocupa mesmo é que também é unânime o papo de que a manutenção da MT07 é mais barata do que a da ER6N; alguns falam que é apenas aquela diferença básica, por conta do maior número de concessionárias Yamaha em relação à Kawasaki, enquanto outros falam que, se cair com a ER6N, teria que vender um rim para pagar um filtro de ar (claro, exagero meu).
A diferença de preço de manutenção é tão absurda assim? Pergunto isso porque a aparência da MT07 não me desce bem, mesmo sendo melhor do que aquela desgraça desconexa que é a MT09, enquanto que a ER6N eu acho bem agradável visualmente.
Valeu.
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Re: Manutenção ER6N x MT07
Vai na que mais lhe agrada e faça um curso de pilotagem que vale a pena cada centavo.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Optimus Leo
- Mito
Facil, pesquisa no ML as peças basicas de manutenção e desgaste, olha também na Bibbos e liga para algumas Kawasaki, ai vai ter uma ideia dos preços de cada uma
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Minholi, é essa realmente minha sensação - os valores devem ser bem próximos, mas, depois daquele caso da ninja400, com peças custando 3 vezes o valor da moto, e de tanta gente falando que Kawasaki tem manutenção absurda, fico um pouco com o pé atrás.
Sobre o curso de piloagem, agradeço a dica, mas tenho interesse zero nisso, estou bem satisfeito com o jeito que piloto.
Sobre o curso de piloagem, agradeço a dica, mas tenho interesse zero nisso, estou bem satisfeito com o jeito que piloto.
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
A MT07 é uma CG com motorzão, moto miúda, ágil, leve... mas realmente, eita moto sem graça visualmente, principalmente ao vivo onde ela se mostra muito mirradinha.
E vc acha o mesmo, ou seja, não vale a pena pegar algo q vc não acha lá tão agradável, a não ser q o uso seja totalmente racional (difícil em se falando de motos).
Eu pegaria a ER6 mesmo. Qto as peças, são caras em caso de acidente, mas aí vc pode apelar para sites internacionais como o wemoto e ebay.
Se se importar com o ronco, vai numa 4 canecos, como a XJ6, Bandit, CB650F... acho que a Bandit por ser rara e ter baixa liquidez, vc encontra com preços muito interessantes, é uma puta moto boa.
[ ]'s

Defina "manutenção" ...Juca escreveu:O que mais me preocupa mesmo é que também é unânime o papo de que a manutenção da MT07 é mais barata do que a da ER6N
Tipo, pastilha de freio ou pastilha de válvula?
Ainda, "dizem", é complicado... Cada um diz uma coisa a seu gosto. .
saudações
Rauber, ambos os tipos de manutenção. Em que pese eu nunca ter caído, ou mesmo tido qualquer problema mais sério com minhas motos ao longo do tempo que ando, eu não gostaria de ter a desagradável surpresa de saber, após uma queda boba, que o retrovisor da minha moto custa 3 vezes mais do que a da concorrente apenas "porque custa e pronto". Sobre a manutenção de rotina, eu já pesquisei e me parece compatível.
E sobre o "dizem", é o que eu tenho escutado em testes de internet, outros fóruns e dos poucos conhecidos que não torcem o nariz para 2 cilindros (mas, aparentemente, torcem para a Kawa...).
E sobre o "dizem", é o que eu tenho escutado em testes de internet, outros fóruns e dos poucos conhecidos que não torcem o nariz para 2 cilindros (mas, aparentemente, torcem para a Kawa...).
@Kuati eu ja gosto do visual da mt07 por sem BEM compacta. Parece ter tudo no lugar certo, sem excessos.
Unico porém é o tanque q parece caber 2lts. mas se nao fosse assim nao teria esse visual.
Unico porém é o tanque q parece caber 2lts. mas se nao fosse assim nao teria esse visual.
Tornado 300
Eu tbm curto, acho mais bonita que a ER6.RMD escreveu: 10 Out 2019, 16:36 @Kuati eu ja gosto do visual da mt07 por sem BEM compacta. Parece ter tudo no lugar certo, sem excessos.
Estou trocando as pastilhas, retentores e óleo das bengalas amanhã, na ER6N. A minha é 2011 mas acho q da na mesma.
Pastilhas 300, dianteira e traseira,
Retentor 70 cada, são 2.
Óleo e MO vou pegar na oficina, q cobrou 200 de MO e mais 150 o óleo.
Troca de óleo e filtro gasta uns 250, filtro de ar foi 200 pau mas pode por um K&N de 350 e esquece isso.
Eu acho que salvas raras exceções, os valores são bem próximos.
Abraços.
Pastilhas 300, dianteira e traseira,
Retentor 70 cada, são 2.
Óleo e MO vou pegar na oficina, q cobrou 200 de MO e mais 150 o óleo.
Troca de óleo e filtro gasta uns 250, filtro de ar foi 200 pau mas pode por um K&N de 350 e esquece isso.
Eu acho que salvas raras exceções, os valores são bem próximos.
Abraços.
Tbarros,
na real te atravessaram no meio...
Tanto nas peças como na mão de obra...
Mas se tu não manja, ou tem dinheiro sobrando, ou não quer sujar as mãos, ou confia, tá valendo...
Juca,
qualquer moto que não seja cg tem peças de acabamento caras
Tanto que espelhos retrovisores e escapamento original da minha estão guardados pois sei que o valor deles são estuprantes...
Insisti na manutenção, pq manutenções normais tem preço parecido... Meio que indifere entre elas... E manutenções mais complexas, uma guia de válvula por exemplo, pesquisando se acha, óbvio que não em qualquer esquina, mas pesquisando se acha sim fora das cc... Mas salvo motos problemáticas, isso é fator de compra? Tipo, algo que faz a, digamos, cada 100.000 km? Pra mim não.
saudações
Mas se tu não manja, ou tem dinheiro sobrando, ou não quer sujar as mãos, ou confia, tá valendo...
Juca,
qualquer moto que não seja cg tem peças de acabamento caras
Tanto que espelhos retrovisores e escapamento original da minha estão guardados pois sei que o valor deles são estuprantes...
Insisti na manutenção, pq manutenções normais tem preço parecido... Meio que indifere entre elas... E manutenções mais complexas, uma guia de válvula por exemplo, pesquisando se acha, óbvio que não em qualquer esquina, mas pesquisando se acha sim fora das cc... Mas salvo motos problemáticas, isso é fator de compra? Tipo, algo que faz a, digamos, cada 100.000 km? Pra mim não.
saudações
Rauber, eu concordo contigo, tanto que nunca me importei, nas minhas motos, primariamente com o valor da manutenção, mesmo porque rodo pouco. O que eu não gosto é de bancar o idiota, e comprar uma moto de manutenção cara sendo que há outra igual ou melhor com a manutenção BEM mais barata. Foi assim com minha BMW 650, vi que estava pagando mais caro na manutenção dela na concessionária do que pagaria na Tiger 800...
Rauber..depende.Rauber escreveu: 11 Out 2019, 12:37 Tbarros,
Mas se tu não manja, ou tem dinheiro sobrando, ou não quer sujar as mãos, ou confia, tá valendo
Fazer tenho q fazer, e moro em apartamento.
Estou em São Paulo capital, não sei qual sua referência, mas 300 pau nas pastilhas pesquisei bastante, obviamente que não vou colocar Cobreq.
200 pau de MO achei normal pra SP, só o óleo que de fato tá caro.
Sim oficina de confiança, mas cotei em várias e não mudou muito.
Não, não tá sobrando, estou andando de ER6...kkkkk
Abraços.
Esses preços aí q o Tbarros postou não são muito diferentes dos daqui.
[ ]'s
[ ]'s

Ok quati
Mas volta ao que Tbarros falou: depende
Aqui a mão de obra pra trocar óleo de bengala e retentores é 80 pila
Um cara bom, sem ficar no WhatsApp, faz em uma hora. Uma hora por 80 pila tá mais que bom.
E é mecânico bom, de confiança
Não é mecânico Youtuber nem tem uma loira peituda na recepção
Retentores ele falou em 150
Achei em segundos o par por 70 e poucos
Por isso minha "abordagem"
saudações
Mas volta ao que Tbarros falou: depende
Aqui a mão de obra pra trocar óleo de bengala e retentores é 80 pila
Um cara bom, sem ficar no WhatsApp, faz em uma hora. Uma hora por 80 pila tá mais que bom.
E é mecânico bom, de confiança
Não é mecânico Youtuber nem tem uma loira peituda na recepção
Retentores ele falou em 150
Achei em segundos o par por 70 e poucos
Por isso minha "abordagem"
saudações
Entendi q ele pagou 200 de mão de obra pela troca do óleo e todas as pastilhas de freio e mais algum retentor aí.

Seis tão bêbado sexta não dá p conversar
200 Mo pra trocar tudo pastilhas óleo das bengalas e retentores.
Os retentores paguei 70 originais.
150 é o óleo só... isso sim tá caro e o dobro do preço de mercado o resto ok.
Abraços
200 Mo pra trocar tudo pastilhas óleo das bengalas e retentores.
Os retentores paguei 70 originais.
150 é o óleo só... isso sim tá caro e o dobro do preço de mercado o resto ok.
Abraços
Então tá certo, mão de obra chata do caralho, eu querendo todo o tempo de diversão q me é possível não perderia tempo trocando pastilhas de freio (certamente eu faria cagada), óleos de bengalas, retentores e óleo do motor...
Mas, é questão de cada um, tem gente q curte meter a mão na massa (eu sempre espano parafuso), tem os amiguinhos pra trocar (eu só tenho amigo de copo), enfim, cada um cada um, eu achei o preço caro mas só isso mesmo, só caro, não é um absurdo ou motivo pro cara se sentir estuprado.
E o de sempre, cada um cada um, cada um sabe o dinheiro q tem, o dinheiro q gasta... caro mesmo é gastar com remédio, isso verdadeiramente é caro, aí dói.
[ ]'s
Mas, é questão de cada um, tem gente q curte meter a mão na massa (eu sempre espano parafuso), tem os amiguinhos pra trocar (eu só tenho amigo de copo), enfim, cada um cada um, eu achei o preço caro mas só isso mesmo, só caro, não é um absurdo ou motivo pro cara se sentir estuprado.
E o de sempre, cada um cada um, cada um sabe o dinheiro q tem, o dinheiro q gasta... caro mesmo é gastar com remédio, isso verdadeiramente é caro, aí dói.
[ ]'s

Apenas para dar o feedback que liguei nas concessionárias daqui e, incrivelmente, a manutenção de rotina dos 30.000km (as motos que me interessam estão ambas com um pouco menos do que isso) ficou bem mais barata na ER-6N - R$450,00 contra R$750,00 (arredondados) da MT-07. Além disso, o intervalo de revisão da kawa é 6.000km, enquanto que o da Yamaha é de 5.000km...
Preço das peças de acabamento realmente é maior na kawasaki, mas as de uso normal é o contrário!
Preço das peças de acabamento realmente é maior na kawasaki, mas as de uso normal é o contrário!
Só quero ver achar uma CC da Jakasaki aberta e operacional quando precisar.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!